Home / Destinos e Viagens / Destinos Internacionais / América do Sul / Cerro Santa Lucia em Santiago, Chile – A cordilheira mais perto de você!

Cerro Santa Lucia em Santiago, Chile – A cordilheira mais perto de você!

IMG_0241

Santiago, a capital do Chile é uma cidade pequena e refém da poderosa Cordilheira dos Andes, mas que guarda encantos e atrações que valem a pena ser descobertos. Encantadora e cheia de charme, Santiago atrai cada vez mais visitantes e nós Brasileiros estamos entre os principais deles! É um lugar de contrastes, como todas as capitais latino americanas, mas cheia de vida e atrações. Possui mercados animadíssimos e muito disputados, com pechinchas em arte e vestuário de primeira, bairros com casarões seculares que valem fotos inesquecíveis, muitos e muitos parques e muita coisa legal para se conhecer.

Hoje vamos dar uma pequena amostra do que é Santiago trazendo algumas dicas do espetacular Cerro Santa Lucia, um monte de grandes dimensões que fica no coração da cidade, que te proporciona, junto com o Cerro San Cristobal, as melhores vistas da imponente Cordilheira dos Andes.

Chegando ao Chile

 

Cordilheira dos Andes
A belíssima cordilheira! Tire fotos, mas respeite as normas de segurança!

Santiago fica localizado quase ao centro do Chile. Fica a impressionantes 50 horas de viagem de carro de São Paulo, porém a apenas 4,5 horas de voo. Os voos são inúmeros e de diversas companhias e em diversos horários. Em nossa opinião a LAN – Hoje em parceria com a TAM, o grupo LANTAM – tem o melhor e mais confortável voo para Santiago, nos modernos jatos 787 da Boeing. A companhia é especialista em crianças e elas serão recebidas com um kit de boas vindas, relacionadas a aviões e diversos assuntos relacionados à aviação para pintar e montar. São muito atenciosos mesmo!

 

 

 

Cordilheira chegando a Santiago
A chegada é de tirar o fôlego!

Na chegada se prepare para normas de segurança específicas do sobrevoo pela Cordilheira. Não é possível nem sair da poltrona em nenhuma hipótese. Nosso conselho é: Siga as normas de segurança da tripulação no momento em que forem anunciadas, pois os momento sobre a Cordilheira são belíssimos para os passageiros, porém tensos e cheio de cuidados para os que comandam o voo. Portanto tire o maior número de fotos das geleiras eternas e se divirta, não dê chance para ser duramente advertido.

Um das características mais marcantes do Chile é o formato de sua área territorial, uma faixa fina de cerca de 4300 km que possui em seu interior uma diversidade extrema de solo e vegetação, indo desde as mais congelantes geleiras eternas ao misterioso deserto com sua aridez e solidão eternas e aos fascínios dos temíveis vulcões adormecidos! Um lugar de contrastes!

Ali você poderá fazer roteiros marcantes a praias encantadoras, como Valparaíso, onde se pode fazer passeios a pé por suas ruazinhas sinuosas e cheias de cor, ou até mesmo um passeio surreal ao deserto de Atacama com seu horizonte etéreo e digno de filmes de ficção científica, ou quem sabe conhecer o lago mais alto do mundo numa jornada onde o tempo parece parar e o espaço desaparecer ao se subir às imensas altitudes Chilenas!

O Chile proporciona encantos que vai levar qualquer viajante a querer retorna muitas e muitas vezes!

Santiago, a Cidade Marcante!

 

A belíssima Santiago. Uma das mais modernas da América do Sul.
A belíssima Santiago. Uma das mais modernas da América do Sul.

Santiago é uma das mais belas e sofisticadas metrópoles da América do Sul, mas apesar de tudo isto ela é ainda um cidade considerada como ponto de partida ou ponto de descanso em roteiros para outros destinos, como Ilha de Páscoa, Tahiti, Lagos Andinos etc… Nada contra estes roteiros, mas Santiago é uma cidade marcante e que deve sem sombra de dúvida ser conhecida a fundo, uma vez que ela não deve nada a tantas outras do mundo!

Santiago - Chile

Situada abaixo da imensa Cordilheira dos Andes, que dá a cidade uma visão espetacular nos dias claros e de pouca nebulosidade, com seus altíssimos picos nevados. Como em toda grande cidade, a poluição é um problema crônico que por vezes não deixa o viajante ver toda a beleza desta imensa construção natural, especialmente durante os meses do inverno.

 

Arquitetura vigorosa e bela em Santiago.
Arquitetura vigorosa e bela em Santiago.

A Arquitetura é outro fato marcante desta cidade linda e acolhedora. Os planejadores e arquitetos tiveram pouca intenção em dar continuidade ou criar um estilo de arquitetura próprio. Ao invés disto preferiram trazer modelos importados de outros países e adaptados à sua realidade. Desta forma em seu skyline se pode ver exemplos interessantes de construções que apresentam um vigor moderno e cheio de beleza. Com os violentos terremotos do passado, muitas construções coloniais ruíram e a decisão de não restaurá-las adveio do grande peso econômico. Mas há exceções nos belos bairros de Providencia e Vitacura, onde ainda pode se ver belíssimas ruas arborizadas com parques e mansões antigas. Um passeio que vale a pena.

O Cerro Santa Lucia

Castelo Hidalgo no Cerro Santa Lucia
Castelo Hidalgo no Cerro Santa Lucia

É um dos lugares mais importantes da cidade de Santiago. Um monte alto e que parece brotar do meio do nada no centro da cidade. Tem um formato triangular e é por muitos considerada uma das atrações mais legais de Santiago. Quem o vê nos dias atuais não imagina que este deslumbrante lugar foi um dia, séculos atrás, nada mais que um lugar abandonado, apesar de sua importância histórica.

 

Estátua de Pedro de Valdívia no Cerro Santa Lucia
Estátua de Pedro de Valdívia no Cerro Santa Lucia

O Cerro Santa Lucia foi o lugar onde Pedro de Valdívia fundou oficialmente a cidade de Santiago em Fevereiro de 1541. O lugar era chamado pelos índios Mapuche de “O lugar da maldição.” Imagine só! Foi o programa de reformulação do lugar efetuado pelo então prefeito Benjamin Vicuña em 1872 que recrutou cerca de 150 prisioneiros para trabalharem ali sem cessar até que o lugar se tornasse habitável e aprazível que fez o cerro passar a ser visto com outros olhos.

 

Santiago e sua cordilheira vista do Cerro Santa Lucia.
Santiago e sua cordilheira vista do Cerro Santa Lucia.

Hoje em dia turistas, pensadores, cineastas, modelos e até mesmo funcionários locais são vistos passeando por seus belos jardins e seus sinuosos caminhos. O lugar é aberto diariamente e a entrada é grátis. O acesso pode ser pela Alameda Santa Lucia, porém o acesso principal é pela Avenida Alameda, que leva ao Castelo e aos mirantes por uma magnífica escadaria que se inicia na Plaza Netuno, onde fica uma magnífica fonte aos moldes da Fontana di Trevi.

Castelo Hidalgo

Se prepare para subir e subir e subir! São caminhos sinuosos que testarão seu preparo físico! Vicuña, que foi enterrado aqui em uma pequenina capela, transformou o lugar em uma atração belíssima com jardins generosos, folhagem densa, balaustradas de estilo gótico, fontes lindas e mirantes de onde se tem a maravilhosa visão da Cordilheira.

Hidalgo - Santiago

No topo da subida está o maravilhoso Castelo Hidalgo. Você terá ali ainda exposições de artes e de culturas indígenas além de roupas e outros elementos que atraem os turistas. Atenção, do outro lado da avenida há um mercado semelhante onde podem ser encontradas ofertas melhores!

Santiago e Cerro Santa Lucia

Um lugar que vale a pena ser conhecido e desfrutado por horas e horas. Um lugar de vistas incríveis da cidade e da imponente Cordilheira que se estende no horizonte de Santiago.

 

Santiago de belas vistas e lugares encantadores!
Santiago de belas vistas e lugares encantadores!

Você gostou deste post? Deixe seu e-mail para receber atualizações semanais de Viagem e Arquitetura!



A belíssima Santiago e sua Cordilheira.
A belíssima Santiago e sua Cordilheira.

Você já foi a Santiago? Já conheceu o Cerro Santa Lucia? Qual a sua opinião? Tem alguma dica para este lugar? Conta pra gente aqui nos comentários!

Um grande abraço e até a próxima!

Review Overview

Gostou?

Você gostou deste post? Dê seu voto!

User Rating: 4.73 ( 4 votes)

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?