Um Tour Arquitetônico por 5 mil anos de Design e Estilo

A arquitetura é o ato de construir, não apenas visando o senso e bem comum, mas acima de tudo, construir com arte! Quantas vezes não estivemos diante de um monumento, de uma edificação ou mesmo diante de um belíssima escultura e nos perguntamos: Como aquilo foi construído? Por que razão as janelas são assim? Por que os Domos são tão complexos e porque tão suntuosos? Além de suscitar perguntas eles são capazes de nos impressionar, não é mesmo?

Todos sonhamos. Sonhar é uma das formas de liberar nossa imaginação. E os grandes artistas do passado seguiram seus instintos e sua imaginação para expressar seus sentimentos no decorrer das eras imortalizando suas ideias através de obras. E são estas que nos fazem cruzar oceanos, cidades, países para admira-las in loco. Desta forma arte e arquitetura caminham lado a lado.

Neste post vamos trazer um guia visual e instigante sobre construções, estilos arquitetônicos, arquitetos importantes e suas obras impressionantes ao redor do nosso planeta. Uma viagem rica através do coração das mais importantes obras que marcaram nosso tempo. Vamos embarcar nesta viagem e conhecê-los? Com certeza em sua próxima viagem você estará bem mais apto a admirar ainda mais o que se esconde por trás das obras primas que tanto nos encantam através dos séculos!

O que é Arte?

O que é arte e por que ela nos encanta? Esquecendo todas as definições possíveis que o conceito possa ter, a arte representa a idealização mais profunda dos conceitos e aspirações de seu criador. O artista tem em seu interior o desejo ardente de reestruturar seu ambiente de uma maneira ideal e igualmente bela. Eis por que uma grande obra, cujo propósito é servir ao bem comum é capaz de nos deixar profundamente emocionados.

De fato, uma obra prima tem um grande efeito sobre muitas pessoas. É impressionante a reação que se vê no rosto das pessoas quando se encontram diante de um palácio ou de uma escultura ou de qualquer obra imortal pelo mundo. Lembro eu mesmo de minhas reações eufóricas frente à maravilhosa Capela Sistina, que infelizmente não pode ser fotografada e que foto nenhum irá retratar seu esplendor. Em seu interior jaz o desejo do artista de criar um lugar de oração e respeito, porém o efeito que Michelangelo conseguiu foi além deste propósito. Hoje milhões de pessoas se aglomeram para ver o espetáculo

 

A arquitetura começou quando dois tijolos foram CUIDADOSAMENTE empilhados um sobre o outro! – Ludwig van der Rohe

 

Qual o Estilo Arquitetônico?

 

Basílica de São Pedro - Roma
Basílica de São Pedro – Roma
Um estilo arquitetônico é um conjunto de características presentes em uma dada obra arquitetônica que permite que esta seja identificada como pertencente a um determinado período da história humana ou a uma determinada região.

Como exemplo, podemos pensar na Catedral de São Marcos, em Veneza e compará-la com a Basílica de São Pedro em Roma. Percebemos que mesmo em se tratando de obras sacras de mesmo conteúdo e profissão de fé, ao adentrar seus pórticos nos sentimos envolvidos por atmosferas diferentes, iluminações diferentes! Em outras palavras ESTILOS DIFERENTES.

Cada artista em seu estilo buscou em si próprio traduzir aquilo que sentia e que se passava ao redor de seu mundo e transformar o seu cotidiano com beleza. O que torna a arquitetura tão fascinante!

Dicas para entender o que você vai ver!

Uma das espetaculares Cúpulas de Santa Maria Maggiori em Roma
Uma das espetaculares Cúpulas de Santa Maria Maggiori em Roma

Já se imaginou em frente a um monumento famoso ou obra monumental ou até mesmo uma catedral famosíssima e deslumbrante e ser o único de seu grupo a saber exatamente o que cada coisa significa?

Você sabe o que é um frontão? Ou uma coluna Dórica? OU quem sabe um Friso esculpido? Os nomes assustam? Estes e alguns outros são elementos básicos das obras arquitetônicas, uma espécie de vocabulário básico para se comunicar para se fazer entender. Não é tão difícil quanto parece. Vamos conhecer? Alguns deles são mostrados abaixo.

Eu garanto que você meu amigo leitor e assinante de Viagem e Arquitetura, irá surpreender seus amigos ao saber descrever cada obra arquitetônica que passe à frente de seus olhos daqui pra frente! Afinal de contas um viajante bem informado é um viajante capaz de aproveitar muito mais!

O Conjunto dos elementos básicos

O conjunto de elementos básicos da arquitetura. Fonte: arteehistoriaepci.blogspot.com.br
O conjunto de elementos básicos da arquitetura.
Fonte: arteehistoriaepci.blogspot.com.br

 

  • As colunas de um templo sustentavam um entablamento horizontal, que é o conjunto da arquitrave, friso e da cornija.
  • A cornija é um ornato que assenta sobre o friso de uma obra, protegendo o pórtico.
  • O friso é  um espaço compreendido na parte superior do entablamento, que separa a cornija da arquitrave.
  • A arquitrave é a famosa “Viga mestra” que se assenta horizontalmente sobre colunas ou pilares para vencer o vão entre eles.
  • O fuste é uma parte da coluna entre o capitel e a base.
  • O capitel é a parte que concentra e transmite a carga da arquitrave na coluna. A parte superior ou coroamento do fuste de uma coluna.
  • Colunata é uma série de colunas dispostas simetricamente.
  • Frontão é o elemento que adorna a parte superior de uma fachada.
  • Cariátides são figuras humanas, geralmente femininas, esculpidas com a função de suporte de cornija ou arquitrave.

 

Click to Tweet: Afinal de contas um viajante bem informado é um viajante capaz de aproveitar muito mais!

Um Tour pela Arquitetura

 

Arquitetura Clássica (grega e romana)

Parthenon, Greece
Uma das estruturas arquitetônicas mais conhecidas da história e da terra!
Fonte: Photo Library National Geographic

Enfatiza a simetria e o balanço das partes. Uso extenso de colunas e elementos decorativos em frontões e frisos decorados. Exemplos: Parthenon, Templo de Zeus, Pantheon Romano

Arquitetura Bizantina

Istanbul_Hagia_Sophia
Hagia Sofia – Istambul Fonte: www.globeholidays.net

Com os novos rumos do império romanos ao Oriente, sua arquitetura se tornou mais ambiciosa. Em Constantinopla, a “Nova Roma” ela tomou rumos inesperados.  Uma arquitetura cada vez mais cheia de cúpulas exóticas, mosaicos decorados e riquíssimos, como se pode deslumbrar em Istambul e em Veneza, que carrega em si partes desta vertente arquitetônica.

Arquitetura Românica

Catedral de Pisa
Catedral de PisaFonte:viajeaqui.abril.com.br

Caracterizado pela solidez de suas construções, firmes como castelos. Foi o estilo dos reis guerreiros cristãos que tentavam rivalizar com os grandes imperadores e generais Romanos do passado. Adotaram muitas formas da Roma Antiga, porém deram a elas uma nova versão baseada na visão cristã e islâmica. Exemplo: A catedral de Pisa

Arquitetura Gótica

Notre Dame de Paris
Notre Dame de ParisFonte: www.travelandtourworld.com

Uma aventura rumo ao céu! O estilo gótico valorizou os arcos pontiagudos, abóbadas altas e suntuosas com arcobotantes e pináculos. As rosáceas belíssimas são muito utilizadas. Engenheiros altamente precisos e pedreiros extremamente hábeis foram os responsáveis por estas obras fantásticas.Exemplos: Notre Dame de Paris

Arquitetura do Renascimento

Florença e sua Maravilhosa Catedral
Florença e sua Maravilhosa Catedral Renascentista. Atente para o indescritível Domo.

O Renascimento foi uma tendência mundial poderosa que se utilizou dos elementos romanos antigos acrescidos de muita imaginação e ousadia, alçando voo arquitetônicos inimagináveis. Vide para isto os espetaculares Domos de Florença e de Roma que encantam pela sua arrojada construção e pela precisão milimétrica de cada detalhe.

Arquitetura Barroca

Vista Externa da Basílica de São Pedro - Vaticano
Vista Externa da Basílica de São Pedro – Vaticano

Um estilo de opulência e teatralidade. Caracterizado por construções audaciosas, curvas amplas, aproximação ao divino e um imenso efeito dramático. exemplo: A Suntuosa Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Pálacio de mateus, Portugal. Com sua fachada Clássica Extravagantes com excessos, porém cuidadosamente controlada.
Palácio de Mateus, Portugal. Com sua fachada Clássica. Extravagante e com excessos, porém cuidadosamente controlada.

Costuma-se associar o barroco ao Rococó, porém este é um estilo mais alegre mais ligado á beleza e à decoração que à suntuosidade Barroca.

Arquitetura Modernista e Contemporânea

Brasília, capital do Brasil.
Brasília, capital do Brasil.

Uma quebra com os modelos antigos, fazendo utilização de materiais mais recentes, dando um aspecto arrojado e bonito às cidades e obras públicas. Como exemplo temos em Brasília, o congresso Nacional, cuja qualidade escultural possui pouquíssimos rivais e a sua belíssima Catedral.

A Catedral de Brasília
A Catedral de Brasília
Fonte: www.oscarniemeyer.com.br
Guggenheim Bilbao
Guggenheim Bilbao
O Espetacular Edifício Londrino, na St. Mary Axe nr 30.
O Espetacular Edifício Londrino, na St. Mary Axe nr 30.

Cinco mil anos em apenas um post?

Passear por tantos séculos de tradições arquitetônicas, tema tão vasto e viciante não é possível em apenas um post. Difícil espremer tanta beleza espalhada pelo mundo em uma série de poucas imagens. Mas nosso intento ao criarmos este artigo era o de trazer uma visão diferente ao viajante, que poderá aprender a olhar os diversos monumentos e até mesmo prédios antes apenas atrações turísticas com olhos de viajante bem informado. Nos posts seguintes traremos cada período em mais detalhes! Será uma viagem inesquecível por cerca de 5 mil anos de arquitetura, design e estilo! Fique ligado!

 

3d postman with envelope and bag

Está gostando deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!


Não fazemos spam! Odiamos isto também!
E você pode se descadastrar a qualquer momento!
Potala, Tibete
Palácio Potala, no longínquo Tibete. Uma maravilhosa construção que se destaca na paisagem. Fonte: National Geographic

 

Espero que tenham gostado! Deixe seus comentários! Um grande abraço e até a próxima!

Review Overview

Gostou?

Dê seu voto ao nosso post!

User Rating: 4.63 ( 2 votes)

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

O espetacular Convento do Carmo! Um museu a céu aberto

10 lugares imperdíveis em Lisboa que o viajante comum não conhece!

Lisboa tem uma capacidade de encantar aqueles que a visitam. Ela possui uma aura mágica, …

Carl-and-Ellie-from-Up

10 Lugares espetaculares do mundo que inspiraram filmes da Disney

Não é difícil encontrar aqueles que se encantam com os desenhos e com suas cidades, …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?