Os segredos da Espetacular Coluna de Trajano

Os antigos imperadores e generais romanos celebravam suas grandes vitórias no campo de batalha de forma espantosa. Construindo monumentos que os lembrassem para a eternidade. Ao longo de toda a cidade de Roma, vemos diversos monumentos e construções idealizadas com tal fim. Umas mais conhecidas que outras. Hoje iremos conhecer uma das mais marcantes de toda a cidade. muito embora simples, se levarmos em conta que é apenas uma “grande coluna”, porém que teve e tem consequências ainda hoje em nosso mundo moderno, a coluna de Trajano.

Coluna

A Coluna de Trajano é um incrível monumento construído sob a ordem do próprio imperador, pelo arquiteto Apolodoro de Damasco. Começou a ser construída em 106 a.C e foi acabada em 113 a.C. Marco Úlpio Nerva Trajano, em latim Marcus Ulpius Traianus, nasceu em Itálica, hoje Santiponce, na Bética no ano 53. Foi imperador de 98 a 117 a.C.

 

Fonte: Google Inc. https://www.google.com.br/maps/place/Trajan%27s+Column/@41.8933909,12.4845584,339a,35y,39.44t/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x132f61b2d423ee1f:0x9dc836ce4ae28be8
Fonte: Google Inc.
https://www.google.com.br/maps/place/Trajan%27s+Column/@41.8933909,12.4845584,339a,35y,39.44t/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x132f61b2d423ee1f:0x9dc836ce4ae28be8

Fica situada em frente à chiese della Madonna di Loreto e próxima à Chiesa Nome di Maria.

Erguida em 113 d.C. para comemorar as vitórias do imperador Trajano nas Guerras Dácias. A coluna tem aproximadamente 40 metros de altura, contando a base e o pedestal, e 3,7 metros de diâmetro . É formada por 8 blocos de mármore carrara. Seu interior é oco e nele existe uma escada em espiral que dá acesso a plataforma onde existe hoje uma estátua em bronze de São Pedro.

Imagem

Essa estátua foi colocada aí por volta de 1588 por ordem do papa Sixto V substituindo uma estátua de Trajano, também em bronze. Com a morte de Trajano em 117, foram colocadas em uma urna na base da coluna suas cinzas e as de sua mulher.

Coluna 2Externamente ela tem a aparência de um grande livro – volumen – o qual fala, através de gravuras, da conquista da Dácia, atualmente a Romênia, que foi provavelmente a maior empreitada militar do imperador, coroada de vitórias. A narrativa se inicia com a travessia do Danúbio e termina com a deportação dos Dácios conquistados. Curiosamente, todas as imagens mostram os Romanos como benevolentes, ao contrário de outros relevos narrativos, como a Coluna de Aureliano, onde se demonstra  barbare e violência advinda dos inimigos e também de Roma. Trajano aparece no mínimo 60 vezes no relevo narrativo.

 

Coluna detalhes

Esse tipo de escultura recebe a denominação de Relevo Narrativo e são encontradas também nos arcos triunfais romanos.

Calchi della Colonna Traiana – Moldes da Coluna de Trajano Fonte: Divulgação http://en.museociviltaromana.it/

Hoje em dia essas esculturas podem ser vistas de perto e por partes em moldes de gesso no Museu da Civilização Romana. http://www.museociviltaromana.it/

 

http://i2.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/37/Trajanssaeule_fuss_1860.jpg?resize=618%2C801
Base da Coluna de Trajano em meados de 1860. Fonte: Domínio Público. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/37/Trajanssaeule_fuss_1860.jpg

Em sua base como se pode ver na foto acima, vemos inscrições.

 

Inicialmente, as letras romanas escreviam-se (ou esculpiam-se) sem acabamentos terminais e com hastes de grossura regular; só gradualmente, com o aperfeiçoamento das ferramentas para trabalhar a pedra, é que se desenvolveram as terminações designadas por patilhas ou serifas. Fonte: Tipografos.net http://www.tipografos.net/escrita/letra-dos-romanos-1.html

A coluna de Trajano foi o modelo para caracteres tipográficos usados até hoje.

Em 1916 o calígrafo Edward Johnston patenteou uma fonte sem serifas (pequenos traços no fim das letras – Ex. U,T,A) inspirada nas inscrições da coluna de Trajano. Foi denominada inicialmente de Railway.

 

Tipologias
Design gráfico das Tipologias Mais informações aqui: http://www.amaury.pro.br/textos/tipologias.pdf

 

Essa fonte hoje tem o nome de Underground.

 

Tipologia de Edward Johnston Fonte: London Transport Museum http://www.ltmcollection.org/

Johnston aprimorou o símbolo criado por Jack Pick trocando um disco por um circulo e com as letras na faixa azul criou o famoso logo do metrô que conhecemos hoje, um dos maiores símbolos do designer gráfico inglês.

 

Fonte: Divulgação.
Símbolo do metrô Londrino escrito em Johnston Sans – quase sempre confundido com Gill Sans. Fonte: Divulgação.

 

 

A tipografia Railway serviu de inspiração também para Eric Gill que criou a tipografia Gill Sans usada durante a II Guerra Mundial nos cartazes motivacionais “KEEP CALM AND CARRY ON ”, encomendados pelo governo.

 

Um póster original encontrado entre escombros. Fonte: The Guardian - UK http://www.theguardian.com/lifeandstyle/gallery/2009/mar/17/keep-calm-carry-on-pictures
Um póster original encontrado entre escombros.
Fonte: The Guardian – UK
http://www.theguardian.com/lifeandstyle/gallery/2009/mar/17/keep-calm-carry-on-pictures

A Gill Sans é muito usada por seu imenso apelo comercial. Ela é utilizada em situações onde nós nem sequer imaginamos.

Veja algumas situações.

tommy

E imaginar que tudo isso se iniciou com um imperador que apenas queria contar suas vitórias!

Até a próxima!

Review Overview

Gostou?

Gostou? DÊ seu voto nas estrelinhas abaixo! Seu voto é muito importante!

User Rating: 4.5 ( 2 votes)

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

Maragogi-Capa small

Conhecendo o Caribe Brasileiro – Maragogi Alagoas!

  Maragogi, no Estado das Alagoas, é uma região do litoral Norte do Estado e …

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?