Home / Destinos e Viagens / Instituto Ricardo Brennand – Um dos melhores museus do mundo fica no Brasil.

Instituto Ricardo Brennand – Um dos melhores museus do mundo fica no Brasil.

Brennand - Castelo Interior

Você certamente conhece o museu do Louvre em Paris, ou a Galeria Borghese em Roma na Itália ou até mesmo os Guerreiros e Cavalos de Terracota do Museu de Qin Xian, China. Todos considerados patrimônios da humanidade e inesquecíveis e até mesmo imperdíveis de se visitar. Você certamente irá querer visa-los um dia.Mas se nós disséssemos que há um museu ainda melhor que estes e que fica bem pertinho de você, você acreditaria? E se disséssemos que ele é considerado por milhares de viajantes DO MUNDO INTEIRO como um dos melhores do planeta, deixando para trás estes patrimônios da humanidade acima, você acreditaria?

Pois é bem verdade o que você acaba de ler. Esse museu fica aqui no Brasil, em Pernambuco: O Instituto Ricardo Brennand, um dos melhores museus do mundo segundo uma pesquisa mundial do Trip Advisor. Vamos conhecê-lo?

O Museu

cst_005
Instituto Ricardo Brennand – Um dos melhores museus do mundo.

O espetacular Instituto Ricardo Brennand fica em Recife, no bairro da Várzea. Um lugar distante, mas de fácil acesso – você pode ver o acesso no Box como chegar. Foi criado pelo empresário Pernambucano Ricardo Brennand que para guardar suas preciosas coleções ergueu um suntuoso castelo – Isso mesmo! – numa área gigantesca onde você encontrará uma vastíssima coleção que vai desde obras de artes e réplicas de esculturas importantes no mundo até livros raríssimos como por exemplo o Exemplar do único dos grandes livros ilustrados antigos, com as famosas gravuras dos índios do Brasil, da viagem de Hans Staden publicadas por De Bry. Simplesmente imperdível.

 

O Criador

Ricardo Brennand
Ricardo Brennand

Ricardo Brennand é Pernambucano, nascido no Cabo de Santo Agostinho em meados de 1927. Um empresário de sucesso procurou durante toda a sua vida colecionar exemplares de obras de arte, livros, armas e objetos raros em geral. Na década de 90 resolveu criar uma área para que pudesse guardar classificar e posteriormente expor ao público sua imensa coleção. Um colecionador meticuloso e de grande visão. Segundo ele próprio, sua coleção começou quando tinha 12 anos, quando ganhou de seu pai o primeiro canivete. Hoje sua coleção de armas, derivadas de diversas partes do mundo, reúne atualmente mais de 3 mil peças, entre as quais 27 armaduras medievais completas. É sem dúvida uma das maiores coleções de armas brancas do mundo.

Na minha vida, meu sucesso como empresário foi, em grande parte, fruto do apoio que sempre recebi da minha gente, dos meus colaboradores e da permanente companhia do meu Pai Antônio e do Tio Ricardo.Assim, para resgatar parte do que de todos recebi, com desapego pelas coisas materiais e coragem indispensável para enfrentar os desafios, pude ver o nascimento desta obra, ao fincar, aqui, em São João da Várzea, terras de João Fernandes Vieira, as bases do Instituto Ricardo Brennand em homenagem ao meu Tio. – Ricardo Brennand

 

Como Chegar?

Como Chegar?
Como Chegar?
Fonte: Instituto Brennand

Quem vem da Zona Sul, Boa Viagem e Aeroporto, deve pegar a Av. Recife, passando pelo viaduto da BR-232, seguir em frente pela BR-101 e fazer o retorno no girador à frente da reitoria da UFPE. Depois, deve entrar à direita no 7o Regimento Militar e continuar em frente, passando pela Escola Técnica (CEFET-PE) e seguindo adiante até chegar ao instituto.

Para quem vem do centro da cidade, o melhor caminho é vir pela Av. Caxangá, pegar a BR-101 (sentido Aeroporto), passar pelo girador da reitoria da UFPE. Depois, deve entrar à direita no 7o Regimento Militar e continuar em frente, passando pela Escola Técnica (CEFET-PE) e seguindo adiante até chegar ao instituto.

Quem parte da Zona Norte deve vir pela Av. 17 de Agosto, como quem vai para dois Irmãos. pegar a BR-101 (sentido Aeroporto), passar pelo girador da reitoria da UFPE. Depois, deve entrar à direita no 7o Regimento Militar e continuar em frente, passando pela Escola Técnica (CEFET-PE) e seguindo adiante até chegar ao instituto.

Fonte: Instituto Ricardo Brennand

Conhecendo o Instituto Brennand

Brennand chegada.
A Beleza já começa na chegada!

O espetacular Instituto impressiona aquele que ali chega e eu tenho certeza que você vai querer tirar fotos já no estacionamento. É tudo muito grande e espaçoso e de muito bom gosto. As obras de arte já começam ali ao lado do seu carro. O lugar possui mais de 77 mil metros quadrados e se divide em 3 regiões: O Castelo, a Biblioteca e a Pinacoteca.

Obras de Arte já no Estacionamento.
Obras de Arte já no Estacionamento.

O Museu de Armas Castelo São João

Criado para guardar o gigantesco acervo cultural de Ricardo Brennand, o castelo, construído no estilo Tudor à semelhança dos castelos Ingleses. É considerado um pastiche, ou seja uma cópia de obras de períodos anteriores, o que não é considerado original na visão arquitetônica atual. Polêmicas à parte, os visitantes acabam se encantando com o lugar. É lindo assim mesmo!

 

O Museu de Armas Castelo São João.
O Museu de Armas Castelo São João. A espetacular coleção é uma das maiores do planeta.

 O Rapto das Sabinas

 

O Rapto das Sabinas
O Rapto das Sabinas

Logo à entrada o visitante é recebido pela espetacular escultura do lendário episódio da história Romana, o Rapto das Sabinas de Giambologna.

Armarias

O castelo guarda a impressionante coleção de armas – Núcleo de Armaria, que foi o que iniciou toda a coleção de Ricardo Brennand. É tão importante que é reconhecida como uma das maiores do mundo, com cerca de 3000 peças originárias de diversos países, entre eles Inglaterra, Alemanha, Japão e Itália.

 

Armaduras completas podem ser vistas na coleção de armas.
Armaduras completas podem ser vistas na coleção de armas.

 

3d postman with envelope and bag

Está gostando deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

Não fazemos spam! Odiamos isto também!
E você pode se descadastrar a qualquer momento!

Pinacoteca

A Pinacoteca Brennand
A Pinacoteca Brennand

A Pinacoteca é um prédio enorme com cerca de 1200m² de área que se projeta em torno de uma grama verdejante. Tem a capacidade de agrupar em seu interior duas mostras simultâneas. em uma de nossa visitas havia uma programação para um casamento e a recepção do mesmo, o que deve ser algo muito legal um ambiente como este.

Snapshots Brennand

Raridades Brennand

O Davi de Michelangelo. Uma das cinco réplicas do mundo fica aqui no Brasil.
O Davi de Michelangelo. Uma das cinco réplicas do mundo fica aqui no Brasil.

Você vai encontrar no Brennand também uma obra rara na atualidade,uma réplica perfeita do maravilhoso Davi de Michelangelo,  a escultura de Franco Cervietti tem todas as medidas iguais às da obra original, pesando cerca de sete toneladas e medindo cinco metros de altura.  É uma raridade pois ela é uma das cinco espalhadas pelo mundo. Imagine só!

“Essa escultura é de 1504, mas o original dela se fez cinco réplicas, e uma veio para nós. Temos duas em Taiwan, uma na Austrália, uma em Los Angeles e uma no Instituto Ricardo Brennand. O instituto tem uma peça que é única na América Latina e está ao alcance dos pernambucanos”, afirma o consultor Leonardo Dantas Silva em entrevista ao Jornal Globo PE.

Davi de Michelangelo no Brennand
Davi de Michelangelo no Brennand

Franz Post

Franz Post - Vila de Itamaracá 1627
Franz Post – Vila de Itamaracá 1627

O Instituto Ricardo Brennand possui uma coleção de obras extremamente raras do primeiro paisagista do Novo Mundo, o Holandês Franz Post. Sua produção pictórica retratou a ocupação holandesa no Nordeste do  Brasil. O Instituto se orgulha de possuir 15 óleos de Post o que equivale a cerca de 10% de toda a sua produção artística.

 

Frans Post foi o primeiro paisagista do Novo Mundo e o Instituto orgulha-se de possuir a maior coleção de suas obras, formada por 15 quadros representativos de todas as fases de seu trabalho. Em torno do Brasil Holandês, está sendo constituída uma grande biblioteca e uma coleção de documentos, mapas e objetos relativos ao período. Estas coleções foram organizadas por Bia Corrêa do Lago, autora de amplo estudo sobre Frans Post e curadora desta primeira exposição do acervo do Instituto, tornada possível graças ao apoio do Ministério da Cultura.- Ricardo Brennand

 

Inquisição

Museu de Cera retratando uma cena da inquisição! Em tamanho real!
Museu de Cera retratando uma cena da inquisição! Em tamanho real!

Uma sala dedicada exclusivamente a uma cena da inquisição com impressionantes bonecos de cera em tamanho real. Assustador e assombroso.

Tour Virtual

Comece seu tour virtual ao Instituto Brennand.
Comece seu tour virtual ao Instituto Brennand.

O Instituto permite que você faça um tour completo sem sair de casa. O Sistema é moderno e permite uma interatividade muito boa. Vale a pena conhecer!

Você pode fazer um tour virtual por várias áreas do Instituto é só clicar no link: http://www.tourvirtualbrasil.com.br/tour_virtual_ricardo_brennand/ricardo_brennand.html

 

Um dos melhores do Mundo

cst_016

Um dos melhores museus do mundo fica em nosso país. Não deixe de visitá-lo. A diversão é mais que garantida e um espetáculo aos olhos. Até na hora de ir embora o lugar te emociona.

Até na hora partir o lugar te emociona. Venha conhecer!
Até na hora partir o lugar te emociona. Venha conhecer!

Você já veio aqui? Qual foi a sua experiência? Gostou?

O que achou deste post? Deixe seus comentários!

Um grande abraço e até a próxima!

Review Overview

Gostou?

Dê seu voto!

User Rating: 4.63 ( 2 votes)

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

Vale do Catimbau Arruma MTur

O Parque Nacional Vale do Catimbau – Relato de Viagem

Localizado na cidade de Buíque no estado de Pernambuco, há cerca de 280 km do …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?