Chiesa di Santo Ignazio di Loyola – Onde Arquitetura e Fantasia se Misturam

Quem disse que efeitos tridimensionais são exclusivos do mundo moderno? Eles já eram conhecidos desde muito tempo. Hoje vamos conhecer a Chiesa(Igreja) di Santo Ignacio di Loyola, em Roma. Um espetáculo visual!

Front

 

A Chiesa di Santo Ignazio di Loyola, em Roma foi fundada como uma igreja do Colégio Romano, um modelo de instituição educacional-cultural de prestígio de todos os colégios da Companhia de Jesus no mundo, para os jesuítas e outros. Fundada por Santo Inácio, tinha como objetivo ensinar à humanidade a doutrina cristã, de forma gratuitae representava uma instituição de grande importância no movimento de restauração espiritual desenvolvida pelo Concílio de Trento. – Fonte http://www.chiesasantignazio.it/

Construída em 1626 pelo papa Gregório XV para homenagear os jesuítas, e Projetada pelo arquiteto e matemático jesuíta Orazio Grassi a Igreja Barroca de San’t Ignazio di Loyola é imperdível para quem gosta de arte e pinturas em perspectiva. Localizada na Piazza di Sant’Ignazio (praça barroca projetada por Filippo Raguzzini),a igreja surpreende o visitante ao entrar com seu tamanho e riqueza.

Papa 1

Com pedras preciosas e mármore, a igreja tem seu plano principal em cruz latina , com abside central e capelas menores nas laterais. Em uma dessas capelas encontra-se a tumba de Gregório XV e seu sobrinho o cardeal Ludovisi, em uma capela própria e com esculturas de Le Gross, artista que trazia o luxo e a teatralidade para suas obras. A tumba é algo que  impressiona.

papa2

Mármore vermelho esculpido em forma de manto de veludo traz uma suntuosidade à obra que além da estátua do Papa que parece receber o visitante, tem ao lado duas Famas ( figuras da mitologia grega que com suas trombetas trazem mensagens dos deuses) esculpidas por Pierre-Étienne Monnot. As esculturas barrocas tendem a ser dinâmicas com vestes esvoaçantes e corpos em posições torcidas , preocupando-se mais em mexer com as emoções que com o intelecto.

Altar

O interior da igreja é escuro e as luzes do teto são mantidas apagadas propositadamente, já que para se observar direito a magnífica obra prima pintada no teto por Andrea Pozo (arquiteto e crítico de arte italiano) em 1685, o visitante é obrigado a depositar uma moedinha e as luzes são acessas automaticamente e assim permanecem por um tempo. Mas vale a pena, se o teto já é belo no escuro, quando as luzes acendem é de cair o queixo. A pintura parece escultura e o efeito tridimensional é impressionante !

 

Teto sem iluminação.
Teto sem iluminação.

 

Teto com iluminação. Espetacular!
Teto com iluminação.
Espetacular! Um disco no chão de mármore, marca o melhor local para observar o efeito ilusionista da pintura.

Tudo o que você vê aqui são pinturas. Não há nenhuma coluna, nenhum adorno…Tudo é irreal! Tudo é ilusório! É como assistir um filme 3D sem aqueles óculos!

 

A lindíssima cúpula. Só que não é de verdade! Tudo é irreal e ilusório!
A lindíssima cúpula. Só que não é de verdade! Tudo é irreal e ilusório!

Foi projetada uma cúpula, mas nunca foi construída, ao invés disso foi pintada uma falsa cúpula, é tão perfeita que pode confundir os desavisados.

Em todo o interior são observadas pilastras (pilar aderido a uma parede) coríntias, formando toda a estrutura da igreja. A decoração barroca era considerada teatral e ilusionista e com jogos de luz e sombras e está presente em quase todas as igrejas italianas da época, sendo um meio de propagar a fé católica.

 

 

 

Estas colunas são de verdade?
Estas colunas são de verdade?

Na foto a baixo as colunas em segundo plano, que aparentemente sustentam uma das capelas laterais, são na realidade pinturas com efeito ilusionista. Não existem colunas de verdade!

 

As poderosas colunas! Tudo ilusão!
As poderosas colunas! Tudo ilusão!

 

Uma visita feita no fim da tarde, (a igreja é aberta diariamente das 7:30 as 19 horas) rende muitas lembranças inesquecíveis. A penumbra e uma música sacro-barroca interpretada pelo órgão escondido nos fundos da chiesa, geram um clima mágico e emocionante, impossível ser traduzido por fotos. Contorne o altar ao fundo e você encontrará o responsável por todos os sons barrocos que inundam os sentidos dentro deste lugar mágico.

 

A música envolve o visitante!
A música envolve o visitante!

Não deixe de conhecer!

3d postman with envelope and bag

Gostou deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

Não fazemos spam! Odiamos isto também!
E você pode se descadastrar a qualquer momento!

 

Review Overview

Gostou?

User Rating: 6.68 ( 4 votes)

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

La mano Punta del este

Um passeio por Punta del Este, Uruguai – O que fazer e o que conhecer!

  Uruguai é o país mais surpreendente da América do Sul! Neste post vamos passear por …

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?