Conhecendo o melhor de Roma em 4 dias – 2ª Parte

Tempio Dei Castori Forum - Roma Italia

Roma, a cidade eterna nos reserva inúmeras surpresas a cada passo que nós damos. Em cada esquina, em cada rua, a cada momento. Não será diferente neste nosso segundo dia dessa nossa intensa jornada de 4 dias pelo melhor que Roma tem a oferecer. Temos a plena convicção de que imensa como Roma, irá propiciar sempre alternativas e novos roteiros, igualmente fenomenais!

Você poderá acompanhar o 1º dia de nosso Guia para conhecer o melhor de Roma em 4 dias neste post anterior. Em posts futuros mostraremos roteiros alternativos de uma Roma pouco conhecida por muita gente! vale a pena conferir! Vamos por os pés na estrada?

CONHECENDO O MELHOR DE ROMA – 2º Dia

 

Vista do Coliseo Roma - Itália
Vista do Colosseo
Roma – Itália

Desembarcando na estação de metrô Colosseo você verá o maior símbolo da arquitetura de Roma bem na sua frente. As filas são sempre grandes e é melhor você já estar com seu ingresso em mãos. Ele vale para o Fórum e para o Palatino também. Não compre seu ingresso dentro do Coliseu. Alguns metros à frente, na entrada do Palatino, você encontrará uma bilheteria, que é sempre mais vazia. Tempo em Roma é algo que passa rápido, por isto é bom uma fila a menos. Outra boa ideia é chegar cedo para esse ser o primeiro passeio do dia. O tempo que você ficará lá dentro depende muito dos seus interesses, como em qualquer outro lugar visitado.

No Coliseu os números falam por si só. Seu maior eixo em sua forma elíptica mede 188metros e seu menor 155 metros. Suas paredes do anel exterior se elevam a cerca de 52 metros acima do solo. Relatos contam que cerca de 100.000 metros cúbicos de mármore travertino foram usados para construí-lo, o que levou à construção de uma via especial  para conduzir este material de 6 metros de largura.

Vendo esta magnífica obra em ruínas, não se tem ideia do esplendor que ele tinha à época em que foi criado. Conta-se que era visto a muitos quilômetros, de forma a impressionar aqueles que ali chegassem, tanto inimigos como amigos. Nas fotos abaixo, retiradas da Obra de Staccioli – Inside Imperial Rome, pode-se ter uma ideia do colosso arquitetônico que era o Colosseo. As duas imagens se sobrepôem.  São impressionantes!

A visita é mais do que obrigatória. Quer conhecer alguns fatos incríveis sobre o Coliseu que poucas pessoas sabem? Veja neste post aqui.

 

O Coliseu na antiguidade. Roma - Itália
O Coliseu na antiguidade.
Roma – Itália

 

 

Coliseu Hoje Roma - Itália
Coliseu Hoje
Roma – Itália

 

 

Vista interna do Coliseo Roma - Itália
Vista interna do Coliseu
Roma – Itália

 

O ARCO DE CONSTANTINO

Ao sair do Coliseu não esqueça de admirar o que fica à sua volta. Outrora ficava ali uma praça com construções imensas como o Colosso de Nero e o templo de Venus. Hoje pouco se vê, exceto o gigantesco Arco de Constantino. Construído em 312 d. C.  pelo próprio senado Romano em honra ao imperador Constantino I e para comemorar sua vitória sobre o tirano Massenzio, na sangrenta batalha da ponte de Mílvia. A monumental obra tem cerca de 25 metros de altura, e algumas estátuas e medalhões foram retiradas de outros monumentos da época de Trajano, Adriano e Marcos Antônio.

 

Arco de Constantino Roma - Itália
Arco de Constantino
Roma – Itália

Seguindo pela via sacra você verá em frente o Arco de Tito.

 

Arco de Tito Roma - Itália
Arco de Tito
Roma – Itália

Ali perto há uma entrada para o fórum e Palatino, geralmente mais lotada. Como dito anteriormente, às vezes é mais vantajoso caminhar um pouco e enfrentar uma fila bem menor na outra entrada seguindo pela Via di San Gregorio, como se pode ver no mapa abaixo.

 

Um caminho alternativo ao Palatino. Filas menores muitas vezes! Fonte: Google Maps
Um caminho alternativo ao Palatino. Filas menores muitas vezes!
Fonte: Google Maps

 

PALATINO

 

Vista geral do Monte Palatino
Vista geral do Monte Palatino

O Palatino é conhecido como o morro dos Césares e de Rômulo. Em nenhuma outra parte de Roma vemos tantas histórias associadas às lendas que a originaram, como por exemplo, a lenda de Rômulo e Remo, cuja cesta foi conduzida pelo rio Tibre e terminou sendo achada ali aos pés do Palatino, onde foram alimentados pela loba que os criou. Diz-se que quando Enéas fugiu de Tróia e chegou à região da Lácia, foi recebido pelo rei Evandro, neste morro.

 

Ruínas no Monte Palatino Roma - Itália
Ruínas no Monte Palatino
Roma – Itália

Lugar agradável com áreas verdes e ruínas arqueológicas. Tranquilo e relaxante, o que torna o caminhar uma atividade fácil e muito enriquecedora, enquanto se aprecia a história. Aqui moravam habitantes ilustres de Roma como o imperado Augusto e sua mulher Lívia. Você vai andar bastante se quiser ver tudo que o local tem a oferecer. Portanto, sapato confortável e uma garrafinha de água para ir sendo abastecida nas fontes pelo caminho.

 

Monte Palatino Roma - Itália
Monte Palatino
Roma – Itália

Um excelente ponto para se iniciar sua jornada é na área próxima ao Arco de Tito, de onde se pode subir o monte Palatino. Esta rota irá te levar por uma viagem arquitetônica e cronologicamente perfeita, que irá te dar uma ideia completa da evolução histórica e do desenvolvimento dos monumentos. As ruínas são exuberantes e te darão um vislumbre do que realmente teria sido esta espetacular região.

Palatino ruins

 

FORO ROMANO

 

A espetacular vista dos Jardins do Monte Palatino! Não perca!
A espetacular vista dos Jardins do Monte Palatino!
Não perca!

Pelo Palatino mesmo tem-se acesso ao espetacular Fórum Romano. Você irá andar muito até chegar lá. Antes de chegar nele, aproveite as vistas dos jardins que ficam no Palatino, de onde se pode ver boa parte da cidade e do foro Romano, logo abaixo. Não deixe de ir! Rende excelentes fotos.

 

As fotogênicas Gaivotas!
As fotogênicas Gaivotas!

Ali você vai encontrar nossas amigas gaivotas do post anterior. Tire fotos delas! Elas são clássicas!

 

Siga à Esquerda ao Foro romano.
Siga à Esquerda ao Foro romano.

Você está prestes a entrar em uma das mais complexas áreas da história Romana. Seus monumentos foram construídos em diversos períodos e nem sempre todos estavam em uso ao mesmo tempo. Siga as rotas mostradas nos mapas que ficam pelo caminho. Eles te darão uma ideia mais arquitetônica do que histórica. Para quem entra pelo arco de Tito, a Via dei Foro Imperiali é o caminho inicial.

Teatro - Forum

Muito antes desta região se tornar o centro do poder de Roma, por volta do século 8 AC, na época da monarquia, o que se via era uma área inóspita, imunda, pantanosa, usada pelos habitantes das vilas dos morros adjacentes. Estes a utilizavam para jogar dejetos e enterrar seus mortos. Com a chegada de Numa Pompílio, que ali estabeleceu sua residência, começou a mudança gradual.  A famosa Cloaca Máxima, uma das mais antigas redes de esgoto da história, criada por Tarquínio Prisco, drenava as águas imundas desta região em direção ao rio Tibre.

Forum - Templo de Apolo

Ele era o centro da Roma antiga , era ali que ocorriam reuniões políticas e onde se decidiam as questões jurídicas. Vários tipos de edificações (em ruínas) são encontradas, algumas mais bem conservadas que outras. As ruínas são de épocas bem diferentes. O Arco de Sétimo Severo por exemplo estava semi enterrado até o século XVIII quando as primeiras escavações arqueológicas começaram.

 

PIAZZA NAVONA

 

Vista panorâmica da Piazza Navona
Vista panorâmica da Piazza Navona

Seguindo a forma do que era antes o Stadium Domiciniano, essa belíssima praça não pode faltar no seu roteiro. Para os que recordam, Anjos e Demônios, filme baseado no famoso livro do escritor Dan Brown teve uma de suas mais tensas cenas realizadas aqui, numa de suas fontes.

 

A magnífica Piazza Navona Roma - Itália
A magnífica Piazza Navona
Roma – Itália

O entardecer nessa praça é muito agradável! Artistas de rua fazem seus números e vendem suas telas, em meio a obras barrocas como a Fontana dei Quatro Fiumi ( fonte dos quatro rios: Nilo, Danúbio, Granges e Prata) de 1651 projetada por Bernini.

 

Piazza Navona e suas magníficas estátuas.
Piazza Navona e suas magníficas estátuas.

 

Uma surpresa agradável! A embaixada brasileira em Roma.
Uma surpresa agradável! A embaixada brasileira em Roma.

É na praça, no Palazzo Pamphili – antiga residência do papa Inocêncio X – que fica a embaixada brasileira, o prédio abriga também um centro cultural.

 

Piazza Navona e a chiesa de Sant’Agnese in Agone.
Piazza Navona e a chiesa de Sant’Agnese in Agone.

A igreja de Sant’Agnese in Agone também merece uma visita. A igreja projetada por Girolamo e Carlo Rainaldi em 1652 por encomenda do papa Inocêncio X. Os arquitetos foram substituídos no ano seguinte por Borromini que continuou a obra modificando apenas a forma da fachada, deixando-a côncava.

 

Piazza Navona à noite. Imperdível!
Piazza Navona à noite.
Imperdível!

Esta é com certeza, ao lado da Fontana di Trevi, uma das atrações mais emblemáticas de Roma. Não saia dali por que a noite chegou. Por toda a área existem bares e restaurantes de excelente qualidade e tem mais…à noite ela fica ainda mais bela! Não tenha pressa, aproveite o lugar, tome um chocolate quente, tire fotos noturnas! Se precisar de dicas para fotografar em viagens, siga nossos posts de fotografia. Você terá ali muitas informações que irão melhorar suas fotos.

Aproveite bem! Nos vemos no terceiro dia!

 

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

cancun-capa

30 Dicas para você planejar sua viagem para Cancún

Cancún é um dos destinos mais badalados e visitados do mundo! Suas praias são paradisíacas e …

3 comments

  1. Pingback: Turismo internacional | MeetingPoint

  2. Pingback: 7 incríveis fatos sobre o Coliseu Romano que você precisa conhecer | Eu Tambem Quero Ir

  3. Pingback: 7 incríveis fatos sobre o Coliseu Romano que você precisa conhecer | Nada Certo

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?