Home / Destinos e Viagens / Destinos Internacionais / América Central / 30 Dicas para você planejar sua viagem para Cancún

30 Dicas para você planejar sua viagem para Cancún

cancun-capa

Cancún é um dos destinos mais badalados e visitados do mundo! Suas praias são paradisíacas e a cor da água deixa qualquer um de boca aberta!
Quando se fala em Cancún se fala em baladas, praias, diversão, belezas naturais, muito sol e tudo isto associado ao ritmo e ao estilo caribenho de se viver!
Você já fez suas malas? Está planejando vir pra este paraíso?

Será que você está mesmo por dentro de tudo o que você precisa para visitar este lugar e aproveitar tudo que ele oferece? Você sabe mesmo diferenciar entre as coisas boas e aquelas que podem fazer você perder seu precioso tempo?

O que será que vale a pena?

Neste post vamos te mostrar como planejar sua viagem para este lugar espetacular de forma simples e objetiva! E vamos te dar algumas dicas de como preparar sua viagem, o que fazer ao chegar! Como evitar estresses na chegada e na saída! Como evitar perder tempo entre as atrações e acima de tudo: como escolher as atrações e os lugares certos para você visitar!

Cancún: Um sonho de muitos!

Cancún é um sonho de muitos viajantes!
Cancún é um sonho de muitos viajantes!
Cancún é o sonho de muitas pessoas quando se fala em Caribe ou mesmo de viagens! Uma pesquisa feita para um site importante de turismo internacional mostrou que cerca de 53% das pessoas sonham em ir ao caribe em sua vida. E destas, quase 90% sonham em ir a Cancún!

Cancún é o seu sonho também?

Não há como negar! O lugar é simplesmente maravilhoso!

Você vai encontrar sem dúvidas praias paradisíacas, Resorts fantásticos, vai viver durante dias ao sabor da vida caribenha e se divertir muito! Mas muito mesmo! E trazer pra casa lembranças inesquecíveis!

Mas a pesquisa mostrou também, um lado bem interessante!

Poucos na realidade sabem o que realmente vão encontrar lá em Cancún!  Quando se fala em Cancún, duas coisas rapidamente vêm à mente dos viajantes! PRAIA e BALADA!

É a mesma coisa que achar que a Flórida é apenas Disney e Compras!

Com certeza, Praias e baladas, você vai encontrar aos montes por lá! Mas Cancún não vive apenas disto!

pirate-ship-cancun

E se você é um viajante que acha que Cancún é só praia e Balada, então você realmente precisa ler este post antes de programar sua viagem. Além das praias, a região  guarda muitas atrações como espetaculares ruínas da misteriosa civilização Maia com seus sítios cerimoniais, cidades fortificadas e coloniais, Pueblos, rios subterrâneos, os impressionantes e indescritíveis Cenotes (que são aberturas no solo com cavernas inundadas),parques aquáticos e ilhas belíssimas como a famosa Cozumel.

Ficou confuso com tudo isto? Deu pra perceber a infinidade de coisas que dá pra se fazer em Cancún e região? Se você já se preparou para viajar, ou quem sabe está de malas prontas e quer conhecer o que se fazer por lá, nós vamos te mostrar em nosso próximo post o TOP 10 de Cancún, as melhores coisas para você aproveitar ao máximo sua viagem!

Nosso objetivo neste post é te ajudar a preparar sua viagem!

Para continuar ajudando você a programar a viagem vamos primeiro nos localizar! Que tal conhecer um pouco do lugar?

A Península Yucatán

A Península Yucatán possui 3 grandes estados: Quintana Roo, Campeche e Yucatán
A Península Yucatán possui 3 grandes estados: Quintana Roo, Campeche e Yucatán
A Península de Yucatán, é para muitos a primeira e por vezes única experiência do viajante com o México, uma vez que a região oferece tanto o que se ver e se maravilhar que dificilmente haverá espaço em suas lembranças para uma outra viagem a outro lugar do país!

 

yucatan-flag
Brasão de Yucatán

A Península Yucatán se estende por sobre a massa continental do México como um grande divisor natural. De um lado as águas mornas do Golfo do México. Do outro lado o belíssimo mar Caribenho. Devido às suas fronteiras com os países Centro-Americanos da Guatemala e Belize, muitos pensam que esta região é a porção mais meridional do México. Na verdade as cidades de Cancún e Mérida, se encontram mais ao norte que a Cidade do México e Miami fica a meros 1100 km de distância.

 

campeche
Brasão de Campeche

A península é composta de 3 estados gigantescos: Yucatán, Quintana Roo e Campeche. Curiosamente eles perfazem a gigantesca península de cerca de 84 mil quilômetros quadrados de uma plataforma formada por pedra calcária natural, material quase sempre encontrado nos corais da região e submersos. Milhões de anos geológicos atrás a Península Yucatán se encontrava submersa e aos poucos foi deixando o fundo do mar, como fazem as tartarugas – assim dizem os descendentes Maias e as histórias passadas de geração a geração!  E nesta região agora encontramos as melhores praias do mundo!

cancun-beach-relax

O clima na Península Yucatán é sempre ensolarado e quente. Por vezes o calor se torna insuportável, mas em geral a temperatura é amena e agradável durante todo o ano. Você não irá encontrar ali as quatro estações bem definidas como em boa parte do hemisfério Norte. Ao invés disto irá encontrar apenas duas: Um inverno leve, que dura de Novembro a Abril e a estação quente e chuvosa que vai de Maio a Outubro. Mas não deixe as palavras “Chuvoso” e “Frio” trazer para sua mente imagens de pessoas deprimidas e entocadas em seus quartos de hotel. Isto não acontece. Nem sequer se imagine preso em seu quarto de hotel assistindo aquelas novelas mexicanas…

Em nossa experiência, na Península Yucatán as chuvas são efêmeras e as trovoadas também. E assim realmente são. Assim como chegam fazendo todo aquele estardalhaço, também partem no horizonte sem deixar qualquer vestígio. Esta é considerada a região mais quente do país, um verdadeiro paraíso tropical. Porém, este é um detalhe que deve deixar os viajantes bem alertas. Fique atento pois as temperaturas podem por vezes se tornarem insuportáveis uma vez que muitas das atividades e atrações se encontram em céu aberto. Uma preparação adequada, com cuidado especial para as crianças é imprescindível. Sempre ande com água ou isotônicos.

quintana-roo
Brasão de Quintana Roo

Furacões

Cancún e Cozumel muitas vezes estão nos roteiros mais cobiçados do Caribe para os Iates de Luxo e os cruzeiros. E quem faz estes roteiros deve estar atento para as épocas dos furacões que assolam a região. De fato, a península se encontra exatamente no caminho de qualquer tempestade tropical ou de qualquer furacão que tenha como destino o Golfo do México e o Caribe. A costa é completamente vulnerável especialmente na região de Tulum. Os estragos podem ser incalculáveis quando os grandes furacões resolvem passear por lá! Em 1988 um dos mais poderosos que se tem registro, o furacão Gilbert trouxe prejuízos da ordem de 10 bilhões de dólares, segundo o Governo Mexicano. A época de furacões ocorre entre Agosto e Outubro, sendo Setembro a mais prevalente.

Se receber o aviso de Furacão, não faça de conta que nada está acontecendo. Deixe as praias imediatamente e busque os abrigos recomendados. Nunca facilite com estas forças da natureza, especialmente se você nunca passou por elas!

Um México diferente

calaveras

A impressão que se dá é que a Península Yucatán é uma região completamente separada do resto do país. Os historiadores atribuem esta diferenciação à grande influência Maya que durou séculos, especialmente em seus movimentos de resistência aos espanhóis. Interessante se notar que alguns descendentes Maias, que ainda se comunicam entre si na língua nativa, não aceitam o México como República. A imposição religiosa e bélica dos conquistadores trouxe episódios sangrento que a história registra em muitos detalhes.

A Península Yucatán tem a interessante característica de não possuir rios visíveis. E foi erguida em um misterioso calcário poroso, que ao longo dos anos não permitiu a formação dos caudalosos rios que se vêm em outras regiões do país. Os rios são encontrados abaixo da terra. Eles são sempre subterrâneos e se tornam visíveis esporadicamente nas frestas que aparecem na crosta de Yucatán, os chamados Cenotes, ou poços sagrados. Os Maias reverenciavam muito os deuses, em especial Chac, o deus da chuva, pois sem ela eles não teriam vida. Em seus milênios de história, seu conceito de mundo e de cosmo ultrapassava em muito os conceitos religiosos ainda vigentes.  Desta forma seria impossível que os conquistadores conseguissem vencer um povo tão determinado impondo sua religião.

Chegando em Cancún

O transporte aéreo é certamente o transporte mais comum e mais prático para se chegar em Cancún
O transporte aéreo é certamente o transporte mais comum e mais prático para se chegar em Cancún
Há diversas formas de você chegar a Cancún. Como o transporte aéreo vai ser sempre o mais comum, o viajante irá chegar em Cancún pelo Aeroporto Internacional. Não há voo direto do Brasil para Cancún, você precisará fazer uma escala. No nosso caso, viajamos pela Copa Airlines e a escala foi no Panamá e achei tudo muito rápido e organizado só precisamos encontrar nosso portão de embarque e os voos saíram pontualmente. As bagagens pegamos apenas no destino final. Tudo sem qualquer anormalidade. Tudo feito com muito esmero. Não precisa de visto para ir a Cancún, mas fique atento, se sua escala for nos Estados Unidos, mesmo não ficando lá, você precisará do visto americano.

Quem chega em Cancún proveniente  de qualquer país da América Central ou da América do Sul, será obrigado a ficar no Aeroporto por cerca de 40 minutos e até mesmo por uma hora. Por que estes vôos são rigidamente inspecionados pelo exército mexicano e cada mala é rastreada e inspecionada por cães farejadores.

As regras são bastante simples ao chegar no aeroporto:

aeroporto-internacional-de-cancun
O Aeroporto Internacional de Cancún
  • Não faça nenhuma gracinha.
  • Não tire fotos com os cães farejadores.
  • Não se aproxime dos oficiais do exército ou será duramente repreendido.
  • Não carregue armas de fogo nem objetos que possam de longe sugerir uma arma ou potencialmente perigosos
  • Drogas… Nunca pergunte, nem fale este nome!

As regras são bastante claras e parecem escritas em cada olhar dos oficiais de segurança aeroportuária. Não há nenhum ambiente de pressão por lá, mas dá pra sentir a seriedade com que eles trabalham. Em sua chegada, já dentro do avião, você será avisado das regras e do tempo de espera para sua liberação final. O México tem feito um tremendo esforço para impedir a entrada de drogas em seus território e o fazem com muito afinco.

Ao dirigir pelo país, se você optar por alugar um carro, poderá ser parado em diversas ocasiões pela polícia ou pelo exército que busca drogas ou armas ilegais. Passamos por várias destas experiências. Todos são muito educados e corteses, mas levam muito a sério seu trabalho.

Ao final da espera, você passa por um processo de inspeção aleatória e pode ser revistado junto com suas malas. Mas o que é isso? Não se assuste com o termo, nós vamos te explicar! O sistema é bem simples: Ao passar pela inspeção com o Scanner de Rx, você irá para a última etapa. Aí você será obrigado a pressionar um botão. Se a luz ficar verde, você está liberado para seu destino. Caso fique vermelha, isso vai lhe roubar um pouco mais do seu tempo pois você será conduzido a uma área do aeroporto reservada para uma inspeção mais minuciosa ainda. Neste ponto suas malas serão abertas e meticulosamente revistadas. Você poderá ser revistado também. Não passamos por isto! Por sorte nosso botão foi verde! Mas os relatos e o que lá vimos, apontam para um processo simples, cortês e eficiente.

Não tenha medo, mantenha a calma e o bom humor. Afinal de contas você está chegando em Cancún!

O Formulário de Imigração

O formulário de Imigração! Não perca!
O formulário de Imigração! Não perca!

Nunca esqueça! Eu repito: Nunca esqueça seu formulário de Imigração!

Ele é seu documento de permanência no país. Nenhum tipo de visto é necessário para se entrar no México, mas você precisará preencher o Formulário de Imigração, que é um procedimento comum para quem viaja ao exterior. Em geral ele já é fornecido dentro do avião mesmo, e possuir uma caneta com você irá facilitar muito sua vida! Leia atentamente e preencha todos os campos obrigatórios, exceto aqueles que dizem”Uso Oficial”. Em geral eles são válidos por 180 dias.

À saída ele será solicitado novamente e sua apresentação é OBRIGATÓRIA!

Você não quer ser considerado um imigrante ilegal, quer?

O Que fazer em Cancún?

O Azul do Mar em Cancún é impressionante!
O Azul do Mar em Cancún é impressionante!
Agora você chegou e pode estar se perguntando: O que eu vou fazer neste paraíso?

A resposta é muito simples e ao mesmo tempo muito complicada! Os Romanos dizem de sua capital que ” Uma vida só não basta” para conhecê-la! Talvez esta lema se aplique a Cancún também! Há muito o que se fazer aqui! E com certeza em uma só viagem você não conseguirá faze tudo! E ficará com aquela coisa ardendo dentro de você e dizendo: “Puxa, eu deveria ter ido ao…” ou ” eu deveria ter feito…”

Os Romanos dizem de sua capital que ” Uma vida só não basta” para conhecê-la! Talvez esta lema se aplique a Cancún também! Há muito o que se fazer aqui!

Em um próximo Post mostraremos detalhadamente cada atração que você pode desfrutar aqui em Cancún e em nosso Livro” O Essencial de Cancún” que em breve será publicado também traremos muito mais informações.

Veja alguma das melhores coisas a se fazer por aqui!

A Península Yucatán: Alguma de sua melhores Atrações!

dsc01012

  1. Cancún – A Razão principal de sua viagem! Estando aqui curta as praias de areias branquinhas e a água morna. Curta os Resorts e tudo que eles tem a oferecer. Não deixe de se aventurar na vida noturna, vá ao Coco Bongo, faça compras nos shoppings ao céu aberto e visite el centro, onde há muito o que se pechinchar! Se deseja aventura, ouse praticar esportes aquáticos na Laguna Nichupté, mas cuidado com os crocodilos, vá a Punta Cancún o fervilhante centro da Zona Hoteleira! Divirta-se!
    Laguna Nichupté
    Laguna Nichupté. Atenção para os crocodilos!
  2. Isla Mujeres – Curiosamente este foi o primeiro ponto de parada dos espanhóis no México e seu nome deriva dos numerosos ídolos em forma de mulheres, da Deusa Ixchel que eles encontraram por lá. Um lugar espetacular e de uma beleza impressionante. Um lugar perfeito para se mergulhar!
    Isla Mujeres, um dos lugares mais belos da Região de Cancún. Fica bem próxima e seu acesso é por barco.
    Isla Mujeres, um dos lugares mais belos da Região de Cancún. Fica bem próxima e seu acesso é por barco.
  3. Playa del Carmen – Para fugir do agito de Cancún ou pela logística de fazer os passeios da Região, Playa del Carme é a sua escolha ideal quando se fala em Riviera Maya. Um lugar muito legal para se começar a sua viagem!
  4. Cozumel – Ideal para aqueles que tem espírito aventureiro ou que querem descansa. Lugar ideal para famílias. Jacques Costeau a elegeu como um dos melhores lugares do mundo. E com certeza não vai decepcionar você. O México possui a segunda maior barreira de corais do mundo e Cozumel está encrustada neste biossistema, dando ao visitante uma experiência inesquecível!
    A Ilha Mágica de Cozumel em uma visão aérea. Um excelente local para uma visita em família e para o refúgio dos enamorados! Também espetacular para mergulhos e aventuras!
    A Ilha Mágica de Cozumel em uma visão aérea. Um excelente local para uma visita em família e para o refúgio dos enamorados! Também espetacular para mergulhos e aventuras!
  5. Akumal – Esta considero uma das experiências mais gratificantes de nossa viagem! Aqui a praia é livre, mas sua maior atração são as tartarugas. E você pode mergulhar com elas. Contrate o guia, não perca tempo indo sozinho! É simplesmente inesquecível!
  6. Chichen Itza – Uma das sete maravilhas do mundo moderno. Uma das maiores cidades do Mundo Maia e possuindo as maiores construções já feitas por eles. Foi a maior e mais poderosa cidade do Período Clássico  ( 750–950 DC). Venceu todas as outras cidade anteriores nas guerras e era muito temida!
    Chichen Itza, uma das Sete Maravilhas da Humanidade.
    Chichen Itza, uma das Sete Maravilhas da Humanidade.
  7. Cobá – Outra cidade Maia, desta vez bem mais antiga. Uma das primeiras, menos conservadas que Chichen Itza, porém mais original pois remonta a muitos anos antes dela. Tem a temida pirâmide de Nohoch Mul de 42 metros de altura, que pode ser escalada!
  8. Tulum – Outra ruína Maia também espetacular. Fica às margens do oceano e dá a ela uma aura de sonho, tranquilidade e paz. Mas seu passado não foi assim tão pacífico. Vivia em guerra constante com outras cidades e foi lentamente destruída pelos conquistadores espanhóis.
  9. Xel-Ha, Xcaret e outros parques temáticos – Um passeio obrigatório para quem deseja aventuras e diversão diferente daquilo que você já viu na vida! No Xel Ha você pode mergulhar e conhecer muitos exemplares da vida marinha!
  10. Uxmal – Os historiadores reconhecem Uxmal como a mais majestosa de todas as ruínas Maia. Uxmal significa “Construída 3 vezes”. E foi uma das mais poderosas cidades construídas e seu apogeu foi de 700 a 920 DC. Fica distante, mas vale muito à pena! Uma das mais poderosas cidades Maia de Yucatán!
  11.  Mergulhar com o Tubarão Baleia –  Mergulhar em alto mar com tubarões pode ser assustador! Mas este você vai querer conhecer! O gigante dos mares abertos, dá sempre uma passadinha por aqui na Riviera Maya nos meses de Junho até Setembro. A viagem te leva à espetacular Isla Holbox, refúgio de celebridades como Tom Cruise e de lá mar adentro para ficar cara a cara com os gigantescos animais! O preço é tão salgado quanto a água do mar. Em média US$ 500 por pessoa!

Como escolher o que visitar?

Tulum, México

Você pode estar se perguntando: E agora, cheguei! Vou fazer o que aqui neste lugar espetacular? Você já viu a imensidão de coisas que há para se fazer por lá! Como saber o que escolher ou o que visitar? como ter certeza que você vai gostar ou não? Como não cair em nenhum roubada?

Já sei você quer que eu responda esta pergunta para você, não é?

Não sou eu quem vai responder esta pergunta!

É você mesmo! Primeiro você tem que saber que tipo de viajante você é?

Você é fã de baladas? De compras? De aventuras? Adora descobrir coisas novas? Prefere planejar tudo nos mínimos detalhes? Em Cancún há um lugar certo para todo mundo e para todo tipo de viajante!

Eu te garanto que se você evitar os três erros mais comuns que nós viajantes cometemos, com certeza sua viagem se tornará mais produtiva!

Mas você sabe quais são os principais erros de quem vai para Cancún ou para qualquer outro lugar?

Erros dos viajantes

Os 3 erros que todo viajante comete. Evite-os a todo custo!

Existem 3 erros bastante comuns que nós viajantes cometemos quando vamos a um lugar pela primeira vez. E em Cancun não é diferente, fique atento para não cometer estes erros

Primeiro:

Não levar em conta que cada lugar tem sua particularidade! E isto é bem verdade aqui em Cancun. Por exemplo, se você estiver hospedado em um All-Inclusive e quiser fazer passeios que te levem o dia todo, provavelmente irá aproveitar MUITO pouco do hotel! Mas mesmo assim, no nosso caso, achamos que valeu muito a pena.

Segundo:

Se hospedar no local errado: Não levar em consideração as distâncias que são imensas entre cada atração!

Terceiro:

Não levar em consideração seu jeito particular de viajar! O que você quer fazer e não o que os outros querem que você faça!

Onde Ficar?

Você pode optar pelos famosos All Inclusive, que são o sonho de muitos. Mas em Cancún há acomodações para todos os perfis.
Você pode optar pelos famosos All Inclusive, que são o sonho de muitos. Mas em Cancún há acomodações para todos os perfis.
Onde você vai ficar tem uma importância muito grande em Cancún. E vai impactar muito no resultado final de sua viagem.

Cancún é um lugar maravilhoso, se você quer ficar curtindo o hotel e a praia, ir para as baladas e fazer compras. Mas se você é do tipo aventureiro e quer fazer muitos passeios como visitar os Cenotes e as ruínas Maias nossa sugestão é não ficar somente aqui em Cancún?

Como assim? Não ficar em Cancún?

Cancún é o local ideal para quem quer curtir o agito de suas praias e de sua vida noturna! É o maior balneário e resort do Caribe e as atrações são inúmeras a cada minuto. Você nem precisa sair de seu hotel para se divertir. Mas caso você assim deseje a vida noturna é um coração pulsante à parte, com suas atrações super legais!

Mas não espere aqui, grandes belezas naturais, exceto as praias é claro. Também não espere as grandes ruínas Maia por aqui, exceto as de EL REY que se pode ver no final da Zona Hoteleira, em frente à Playa Delfines.

El Rey. Uma das poucas Ruínas Mias que se podem ver na cidade de Cancún. Fonte: Google
El Rey. Uma das poucas Ruínas Mias que se podem ver na cidade de Cancún.

Fonte: Google

Cancún é um lugar para curtir praias, Isla Mujeres mergulhar por lá e curtir os Resorts fabulosos e a vida noturna! E quem sabe até descansar se você assim desejar! As demais e melhores atrações estão situadas TODAS SEM EXCEÇÃO FORA DA CIDADE DE CANCÚN! Por isto leve sempre em consideração quem você é, o que você quer fazer e também as distancias de um lugar para outro!

Nosso conselho: Divida a sua estadia entre Cancún e Playa Del Carmen.

Playa Del Carmen

cancun-view-of-the-sea

Menos conhecida que a vizinha famosa, Playa fica a cerca de 1 hora e meia de Cancún. Alguns só se apercebem de sua existência quando já estão lá!

Playa del Carmen é um dos lugares mais legais de sua viagem a Cancún. Tem praias belíssimas, hotéis de primeira e Resorts gigantescos, mas também tem hotéis mais baratos e hostels bem pertinho da praia, o que não ocorre em Cancún, onde os hotéis simples pode ficar bem distantes do mar do Caribe. Se você planeja conhecer o que a região tem de melhor, comece por aqui sua viagem! Se você tem uma semana para desfrutar em sua viagem, fique aqui por uns 3 a 4 dias.

Playa del Carmen vai te dar uma logística muito melhor e encurtar muito as distâncias para as melhores atrações da região! E pode acreditar… em Cancún tempo é ouro! Tudo é muito longe!

De Playa del Carmen às ruínas de Tulum você não vai gastar nem meia hora, enquanto saindo de Cancún você vai gastar quase 2 horas!

Daqui fica bem pertinho para se ir às espetaculares ruínas de Cobá, não leva nem 45 minutos, enquanto saindo de Cancún a empreitada te leva mais de 3 horas!

Chichen Itza

Chichen Itza, uma das Sete Maravilhas da Humanidade.
Chichen Itza, uma das Sete Maravilhas da Humanidade.

Não há como não ir a Chichen Itza, Patrimônio da Humanidade e uma das sete maravilhas do mundo moderno! Não deixe de ir!

Se resolver este passeio, você terá milhões de opções de transporte! Os ônibus de turismo te levam lá e o trajeto dura cerca de 3 horas! Quase todos preferem esta opção, portanto esteja preparado para as paradas opcionais de comprinhas em Pueblitos que te comem um tempo precioso! Nós preferimos fazer este passeio de carro, a viagem é super tranquila em uma rodovia duplicada, a 180D e a 180, ambas com dois pedágios. Tivemos mais liberdade para passear e ainda fizemos uma parada feita também pelos ônibus de turismo que foi no Cenote Ik-Kil, um espetáculo!

Agora em Chichen Itza, o tempo pode ser pouco para alguns que gostam de arquitetura como nós! E explorar as históricas ruínas é uma coisa que não se esquece jamais!

Nossa sugestão é que se você gosta muito de história e arquitetura estude a possibilidade de passar ao menos uma noite hospedado por lá mesmo! Há hotéis bem próximos e inclusive um excelente quase dentro das ruínas, o Mayaland Hotel & Bungalows, que te dá um apoio espetacular e um restaurante de primeiríssima qualidade (almoçamos lá). Além de vários outros hotéis e pousadas com preços mais acessíveis também próximos de lá. Tem um lugar para cada gosto e para cada bolso!

Os jardins do Mayaland são muito agradáveis e para fugir do calor são uma excelente alternativa!
Os jardins do Mayaland são muito agradáveis e para fugir do calor são uma excelente alternativa!

Optamos pelo Mayaland e a entrada foi por uma área privativa que evitava toda a correria e tumulto dos ônibus de turismo. Uma excelente escolha!

O calor lá é muito intenso e explorar as ruínas no sol forte é muito cansativo! Estando por lá você evitará esses horários de sol forte e de aglomeração de turistas que vão para passar o dia. Além do mais você poderá assistir ao espetáculo de luzes que ocorre por lá à noite, inclusive com a simulação da descida da serpente que ocorre com a luz do sol durante o equinócio de primavera e outono.

Não deixe de se hospedar aqui se quiser uma imersão maior nas Ruínas Maias de Chichen Itza.
Não deixe de se hospedar aqui se quiser uma imersão maior nas Ruínas Maias de Chichen Itza.

Se for em Setembro ou em março, mais uma razão para se hospedar por lá, pois assim você pode curtir o espetáculo do Equinócio do outono e da Primavera onde uma serpente se desenha através das escadarias da Pirâmide de Kukulkan! Um espetáculo que ocorre ao entardecer aproximadamente dos dias 21 de setembro e de março.

Quando Ir a Cancún?

Cancún faz sol o ano todo, a alta temporada é entre dezembro e fevereiro quando a cidade fica muito cheia de turistas. De junho à novembro podem ocorrer furacões (não obrigatoriamente você vai se deparar com um furacão), fomos em setembro e tivemos sol todos os dias e em apenas um desses dias ficou nublado por um período. Do final de fevereiro até a primeira semana de abril ocorre o Spring Break e a cidade fica lotada de estudantes principalmente dos EUA e Canadá, se seu negócio é balada, essa é sua época e ir. Caso não queira praias e cidade lotadas fuja dessa época!

Carro ou ônibus?

O Grand Cenote. Uma atração maravilhosa que deve ser visitada. Os ônibus de turismo te levam lá, mas em geral muito rapidamente!
O Grand Cenote. Uma atração maravilhosa que deve ser visitada. Os ônibus de turismo te levam lá, mas em geral muito rapidamente!
Alugar um carro em sua viagem a Cancún pode ser uma boa dica! Mas nem todos podem querer fazer isto! Se este for o seu caso o transporte público é de excelente qualidade e há também os passeios oferecidos pelas várias operadoras de viagem, que até nos hotéis você encontra.

Se você optar, como nós fizemos, por alugar um carro as vantagens são imensas: liberdade, sem horários fixos, você pode ir para onde quiser mudando o roteiro de acordo com suas vontades e necessidades.

A desvantagem está na polícia Mexicana… e isso é um assunto pra lá de complicado!

Apesar das rodovias serem muito bem sinalizadas e em excelente estado de conservação fique atento para não cometer nenhum deslize pois isso pode resultar em multas ou pagamento de propinitas (aconteceu conosco) já que você sempre estará cruzando com policiais nas rodovias, o que por outro lado trás uma sensação de segurança muito boa. Alugamos um carro pela operadora Álamo por 7 dias através do nosso agente de viagens de longa data, Jônatas Arruda da Arruda Viagens.

Tenha sempre em mente alguns cuidados na hora de alugar um carro como observar o valor do calção que irá deixar, pois este valor ficará bloqueado em seu cartão de crédito e em alguns casos é bem alto!

Alugar um carro?

Optamos por alugar um carro por toda a semana. Nos deu muito mais liberdade de escolha.
Optamos por alugar um carro por toda a semana. Nos deu muito mais liberdade de escolha.

Ao alugar seu carro pela internet, tenha bastante cuidado. O valor ali oferecido é sempre mais baixo que o normal. Mas leia sempre tudo antes de alugar seu carro. Atente para o VALOR DA FRANQUIA que em geral é muitas vezes exorbitante. Este valor chega a 10 vezes o valor do aluguel.

Por exemplo, pela internet fizemos a cotação de um carro intermediário e seu valor nem chegou a 150 dólares por semana. Uma pechincha e tanto! Mas ao final, percebemos que sua franquia, que é um valor que abrange a caução e a alguns valores referentes aos danos e seguros obrigatórios para o automóvel, era de US$ 1.500.

Um absurdo!

Desta forma se houver algum dano ao veículo você é obrigado a indenizar a locadora e o valor é retirado desta franquia. Os sites da internet praticamente te obrigam a fazer um seguro que “cobre” estas despesas de franquia, ou seja caso algum dano aconteça o seguro cobre estes valores. Uma grande ideia, porém financeiramente inviável. Estes US$1500 serão bloqueados de seu cartão de crédito e você não poderá contar com este valor em sua viagem.

Aí fica a pergunta: Será que vale a pena mesmo alugar pela internet? Em nosso caso, preferimos contar com nosso agente de viagens. Nosso conselho: Não conte com a sorte. Saia do Brasil com tudo pronto. Alugue o carro por aqui mesmo. Pagamos por um carro Full Size, que é a classe que abrange os carros maiores e pagamos por uma semana R$ 900,00 ( Setembro 2016) com quilometragem livre e combustível livre, ou seja sem necessidade de entregar o tanque cheio e com todos os seguros inclusos, exceto a caução que ficou por apenas US$ 300, mas pode varias dependendo de alguns fatores.

Os ônibus de Turismo

Os passeios contratados com as operadoras são super fáceis mas incorrem em custos por vezes altos. Faça uma pesquisa SEMPRE e no México a palavra de ordem é PECHINCHAR! Nunca aceite o primeiro preço! Alguns podem até ser tabelados mas no conjunto final pode ficar mais barato!

Planeje sempre a sua viagem com antecedência!

Rio Secreto
A descida de Rapel no misterioso Rio Secreto. Uma descida de quase 20 metros para explorar quase 5 quilômetros de cavernas inundadas! Um espetáculo que poucos se atrevem a enfrentar!
Um viajante bem informado sempre viaja melhor e um viajante bem preparado também! Portanto assim que decidir seu destino, pesquise e pesquise muito! Leia sobre tudo e depois de conhecer a fundo os locais, monte seu roteiro em blocos de dias, pois fica mais fácil administrar a viagem posteriormente. Esta técnica que usamos para criar nossos roteiros vamos ensinar a vocês em um outro post.

Com todas estas informações esperamos que fique mais fácil planejar sua viagem para este destino paradisíaco no México. Nos próximos posts contaremos mais em detalhes os passeios que fizemos.

Você conhece alguém que vai pra Cancún?

Compartilha este post! Gostou do post ou tem alguma dúvida?

Comente ou faça sua pergunta! Dê vida ao nosso blog!

Obrigado e até a próxima!

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?