Home / Destinos e Viagens / João Pessoa, Paraíba – 25 razões pela qual esta pode ser a sua melhor viagem. – 1ª Parte

João Pessoa, Paraíba – 25 razões pela qual esta pode ser a sua melhor viagem. – 1ª Parte

João Pessoa - Guerreiros

João Pessoa, a capital da Paraíba fica situada em meio ao Nordeste Brasileiro. Ladeada por dois outros importantes estados, Pernambuco e Rio Grande do Norte, a pequenina e ensolarada Paraíba  possui o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas, que é a região mais próxima do continente Africano, em especial o Senegal, que qualquer outra região do hemisfério sul. A Paraíba tem uma imensa riqueza cultura e histórica. Sua característica mais marcante é seu fantástico litoral, que possui uma combinação de praias imensamente populosas e cheias de vida e regiões intocadas, além de paraísos secretos que poucos conhecem.

Em João Pessoa pode-se encontrar uma grande variedade de pontos a serem explorados, desde a arquitetura colonial da cidade velha às moderníssimas instalações futurísticas da impressionante obra de Oscar Niemeyer na cidade, a Estação Ciência. Saindo um pouco da vida urbana pode-se encontrar experiências marcantes nas praias que ficam ficam fora do eixo urbano, como Jacaré e a mundialmente famosa Praia de Tambaba, que você pode conhecer um pouco mais sobre seus segredos em Segredos de Tambaba. Uma viagem à capital onde o Sol e a alegria Nascem Primeiro, não seria completa se não visitássemos os maravilhosos destinos que ficam fora da capital, como Ingá, onde se podem ver inscrições misteriosas nas enormes pedras ribeirinhas e o Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras, com sua impressionante e intocada geografia.

Sem sombra de dúvidas, a cidade tem um arsenal de atrativos que irá encantar aquele que vier conhecê-la. E quando falamos João Pessoa envolvemos todos os roteiros que podem ser feitos a partir dela, enriquecendo assim ainda mais sua estada. As opções são diversas! Seja para aqueles que apenas desejam descansar, como para os mais ousados que desejem aventura, explorações ou ecoturismo. O visitante irá encontrar desde praias mais tranquilas a praias de mares bravos e próprios para a prática do Surfe. Ainda: Roteiros de compras e roteiros em uma impressionante arte sacra e moderna. Um misto de opções para agradar a quem chegar. Com certeza, João Pessoa pode ser uma grata surpresa em sua próxima viagem e quem sabe a sua MELHOR viagem!

Nesta série de 4 posts detalharemos a fundo tudo o que esta maravilhosa cidade tem a oferecer.

Conhecendo sua história

João Pessoa - Phelipea
Phelipea de Nossa Senhora das Neves. Um dos primeiros nomes da cidade de João Pessoa. Local: centro histórico de João Pessoa.

A cidade foi fundada em 1585 e por sua vez teve o privilégio de já nascer como cidade, ao contrário de muitas outras que precisaram passar pelos estágios de vila ou aldeia ou mesmo povoado. João Pessoa desta forma é a terceira mais antiga cidade do Brasil. Nos primórdios da colonização Portuguesa no Brasil, a região que correspondia ao território paraibano, pertencia à capitania de Itamaracá, regida por Pero Lopez de Souza. Com o posterior desmembramento de Itamaracá, surgiu a pequena capitania da Paraíba.

Rio Sanhauá e Centro Histórico
Rio Sanhauá e Centro Histórico
Rio Sanhauá - João Pessoa
Rio Sanhauá em sua extensão. Fonte:http://www.joaopessoa.pb.gov.br

Curiosamente o nome, Paraíba vem do Tupi que significa Rio Ruim, ou difícil de navegar e a formação da cidade se deu às margens do rio Sanhauá, braço do rio Paraíba, cujas águas escuras separam a cidade do mar.

O povoamento do litoral brasileiro começou por volta de 1530 na tentativa de impedir a chegada de outros povos europeus, atraídos pelas riquezas abundantes da recém-descoberta terra, com a criação das capitanias hereditárias. A capitania Real da Parayba surgiu em 1574 e era subordinada a Portugal e sua principal função, era auxiliar na defesa da capitania de Pernambuco, que era o maior produtor de açúcar da colônia.

A cidade de João Pessoa teve vários nomes antes de possuir seu nome definitivo. Primeiro, conforme costume da época, foi denominada em homenagem ao santo do dia, daí seu primeiro nome Nossa Senhora das Neves. Em seguida foi mudado para Felipeía de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao rei de Espanha D. Felipe II, por ocasião do domínio espanhol sob Portugal. Por volta de 1634, teve o curioso nome de Frederica ou mais corretamente Frederikstadt, em homenagem ao Prícipe de Orange, Frederico Henrique, por ocasião da conquista dos Holandeses, que deixaram muitas marcas por nossas terras. O nome seguinte veio com a reconquista, Parayba, o mesmo da capitania.

Bandeira da ParaíbaO nome definitivo, João Pessoa, veio mais uma vez seguindo um costume antigo de homenagear alguma pessoa. Desta vez em homenagem a João Pessoa Cavalcante de Albuquerque, governador do atual estado da Paraíba, que foi assassinado em Recife, que por estas épocas tinha vistas à presidência da nação. De João Pessoa saiu a célebre frase, “Eu Nego!” que dá forma à bandeira do Estado da Paraíba, advinda da negação da aceitação do candidato Júlio Prestes à presidência da República.

Leão - Igreja de Saõ Francisco

Informações Úteis

Chegando a João Pessoa

Chegando
TAM - João PessoaJoão Pessoa é um destino hoje muito procurado por turistas de todo o país e de várias partes do mundo, e não é incomum se ver muitos deles pelas ruas. A maneira mais fácil é através do transporte aéreo que possui voos regulares para lá. João Pessoa é servida por várias companhias nacionais que operam no Aeroporto Internacional Castro Pinto. O visitante pode optar por chegar de carro, advindo das capitais vizinhas, Natal no Rio Grande do Norte, que dista cerca de 180 km ou de Recife, Pernambuco, que dista 124 km.

Dirigindo em João Pessoa

Dirigindo

João Pessoa - StreetsUma vez chegando à cidade, caso o visitante escolha dirigir nela pode usufruir dos serviços de alugueis de carros – Car Rental – em diversos pontos da cidade. Os pontos mais cômodos são no próprio aeroporto ou em seu hotel. Localiza e Avis estão presentes no Aeroporto internacional Castro Pinto e são bastante prestativas. Dirigir em João Pessoa, não é tão intimidante quanto parece. A cidade foi bem planejada pelo arquiteto Francês Pierre Rohn. Uma de suas características são as avenidas largas, retas e com destinos bem definidos. Hoje a cidade apresenta alguns problemas de tráfego devido ao grande crescimento da metrópole, deixando o trânsito um pouco devagar, embora não ainda caótico. Se desejar ir em direção ao interior, a Paraíba possui uma das melhores malhas rodoviárias do país, com pistas muito bem cuidadas.

Placa Velocidade - Brasil

Uma advertência: 

Atenção para as áreas controladas por radar, eles podem trazer ao visitante custos financeiros inesperados na devolução do automóvel. Em geral as áreas são bem sinalizadas e com antecedência com números grandes anunciando o limite de velocidade, portanto fica bastante atento.

As 25 razões pela qual esta pode ser a sua melhor viagem

Explorando João Pessoa: A Costa Urbana

1. A Praia de Tambaú

Hotel Tambaú. Um espetáculoarquitetônico em meio à praia. Foto: Márcio Monteiro.
Hotel Tambaú. Um espetáculo arquitetônico em meio à praia.
Foto: Márcio Monteiro.

A praia mais famosa da cidade. Uma praia urbana e muito badalada. Possui uma área de cerca de 7 km de faixa de areia onde é possível andar muito, praticar esportes na areia, e se divertir sem incomodar outras pessoas, pois ela conta com uma faixa de terra dourada muito extensa. O mar é muito calmo e as ondas são pequenas. Por ser urbana sua infraestrutura é muito boa, e ideal para um excelente banho na mais morna água da região. Conta com quiosques e barracas com inúmeros produtos e um acesso excelente. O ponto alto desta praia é o arquitetônico Hotel Tambaú. O lugar ideal para se passear à noite e interagir com a população local e com outros visitantes.

 

2. A Praia do Cabo Branco

Cabo Branco - Praia
Praia de Cabo Branco à Noite. Um lugar belo e exótico em João Pessoa – Paraíba.

Talvez a praia mais bonita da cidade. Uma região extensa e de beleza quase intocada em plena região urbana. Quanto mais próximo do famoso Pontal do Cabo Branco que é como se denomina a área onde termina o cabo Branco e se inicia a praia do Seixas, mais intocada ela se parece. A natureza ali é preservada e a faixa de areia é extensa. Ideal para se passar um dia inteiro de descanso ou atividades aquáticas. Um lugar maravilhoso que é preciso conhecer e desfrutar. Possui uma orla imensa que se continua com todas as praias da faixa urbana onde é possível caminhar e interagir com as pessoas, fazer jogging, pedalar nas ciclovias, etc…

 

 

 

 

3. A Estação Cabo Branco – Estação Ciência

Estação Ciência em João Pessoa
A espetacular obra de Oscar Niemeyr, a estação Ciência no Cabo Branco

O mais novo cartão postal da cidade. Inaugurada em 2008, idealizada por Oscar Niemeyer, é um espetacular Centro Cultural que fica a cerca de 5,5 km da praia de Tambaú e se ergue por sobre o altiplano no Cabo Branco, ficando a uma altura onde se pode ver toda a costa. O lugar é belíssimo e as vistas que daí se têm são insuperáveis. Podemos ver estranhas estátuas de mulheres nuas espalhadas por todo o complexo, criadas pelo artista Abelardo da Hora. O complexo principal é espelhado e seu formato geométrico permite fotos incríveis. Em seu interior se podem ver exposição diversas e interessantes.

Logo abaixo do Complexo da estação Ciência, cerca de 600 metros, se chega ao ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas.

 

Disco Voador

Estação Ciência - João Pessoa
Formato de Disco Voador. É preciso explorar o lugar para encontrar a visão correta.

Curiosamente o complexo do Estação Ciência, chama a atenção para suas formas geométricas bastante acentuadas. Mas poucos percebem que em alguns pontos ela lembra um design futurista, algo que lembra o formato de um Disco Voador e outras estranhas combinações de formas e texturas que valem a pena serem descobertas.

Fica assim lançado o desafio aos visitantes ao Estação Ciência. Encontre pontos onde o lugar traga à tona imagens futuristas, como por exemplo esta de um Disco Voador. Há diversas formas a serem encontradas por lá. Mostraremos algumas delas posteriormente.

 

4. A Ponta do Seixas – O Ponto mais Oriental das Américas

Ponta do Seixas
O ponto mais Oriental das Américas.
Fonte:http://patrimoniodetodos.gov.br

João Pessoa dá ao visitante o privilégio de conhecer, a Ponta do Seixas, que é um monumento geodésico que se lança ao mar e se torna o ponto de toda a América onde o sol chega primeiro. Neste ponto o visitante estará mais próximo do continente Africano que em qualquer outro ponto das Américas. Aqui o sol e a alegria nascem primeiro!

 

5. O Farol do Cabo Branco

Farol do Cabo branco
Farol do Cabo Branco
Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br

Acima da ponta do Seixas, e a poucos metros da Estação Ciência se pode encontrar o arquitetônico farol do Cabo Branco, o espetacular monumento que foi inaugurado em 1972 e o projeto é do arquiteto Pedro Abraão Dieb. Sua característica principal e única no país é seu formato triangular.

É um lugar para se tirar muitas e muitas fotos, pois a vista é excepcional uma vez que o farol se ergue sobre uma falésia de cerca de 25 metros de altura. O nascer do sol aqui é de encantar qualquer um. Se for assistir, lembre-se aqui o sol nasce mais cedo…aliás muito cedo!

 

 

Explorando João Pessoa: Aventuras na Costa Urbana

 

6. Picãozinho

Picãozinho Paraíba
Picãozinho.
Fonte: PBTUR e ABAV-PB

Picãozinho é um agrupamento de corais que fica a cerca de 2 kilômetros mar adentro, em frente à praia de Tambaú. Com a maré baixa o espetáculo que ele proporciona é imperdível. Aqui se tem uma das melhores piscinas naturais de todo o litoral brasileiro. Eu acredito que comparado a elas apenas as de Porto de Galinhas, em Pernambuco e Maragogi, em Alagoas. O passeio é feito em lanchas apropriadas e seguras chamadas Catamarãs e com uma frequência grande de idas e vindas, porém não há uma regularidade no serviço pois ele depende da tábua das marés. Consulte seu agente de viagens ou seu hotel antes de ir. O ambiente é fenomenal e a sensação de se estar DENTRO do oceano é incrível. Os peixes parecem não ter medo dos visitantes e ficam sempre por perto. Não deixe de alugar óculos de mergulho e acima de tudo NÃO DEIXE DE PECHINCHAR pelo passeio nem pelos óculos. Em João Pessoa negociar é palavra de ordem. Prefira sempre os Catamarãs às lanchas regulares. Eles são lotados, mas são mais confortáveis e estarão lá com você todo o tempo!

Picaozinho
Picãozinho, um passeio inesquecível!
Fonte: PBTUR e ABAV-PB

Um dos melhores passeios da cidade!

 

 

 

 

7. Areia Vermelha

Areia vermelha - João Pessoa
O enorme banco de areia e corais se forma na maré baixa. Fonte: PBTUR e ABAV-PB

Outra espetacular atração que só ocorre durante a maré baixa. Semelhante a Picãozinho, porém muito maior em extensão e de características diferentes. Aqui você irá encontrar um enorme banco de areia e corais que visto do alto possui uma coloração avermelhada, daí o nome “Areia vermelha” Fica em frente à praia de Camboinha, cerca de 20 km da praia de Tambaú, numa área tranquila e de águas límpidas e mornas.

O local é visível por cerca de 21 dias a cada mês e o acesso é feito por catamarãs e lanchas a exemplo de Picãozinho.  Alguns mais ousados chegam a ir a nado ou por vezes até mesmo a pé, uma vez que a maré fica incrivelmente baixa permitindo o acesso desta forma. Não recomendamos aos turistas tal forma. O acesso a esta maravilha de lugar é feito pela praia de Camboinha.

Aproveite para passar boa parte do seu dia por lá. O lugar é impressionante e enorme. Há inclusive bares flutuantes que oferecem vários tipos de refeições. Não deixe de ir!

 

Nos próximos artigos

Praia de João Pessoa Noturna
Orla de João Pessoa à noite.

Nos próximos artigos iremos detalhar mais sobre o fantástico litoral sul, com suas praias abundantes de belezas naturais e onde iremos encontrar a espetacular e mundialmente famosa praia de naturismo, a Praia de Tambaba, que você pode ler um pouco mais em Segredos de Tambaba. Iremos detalhar a impressionante riqueza intocada do pequeno e revitalizado Centro histórico e seus tesouros Barrocos da Igreja de São Francisco, com seus segredos escondidos revelados apenas a poucos. Você pode conhecer neste outro post um pouco mais sobre João Pessoa, onde o sol e a alegria chegam primeiro.

Envie seus comentários! Você tem alguma experiência em João Pessoa? Compartilhe conosco!

Review Overview

Gostou?

Gostou deste artigo? Deixe seu voto nas estrelinhas abaixo! Sua opinião é muito importante!

User Rating: 4.4 ( 3 votes)

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

Roma

10 Regras de etiqueta a bordo de aviões que você precisa conhecer hoje mesmo! – Infográfico

iajar é sem dúvida o desejo e aspiração de muita gente! Quem afinal de contas …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?