Lisboa, Portugal – Um guia para sua próxima viagem.

Lisboa - Vista Rossio

Quem visita Lisboa hoje, vai se deparar com uma cidade digna de fazer parte da União Europeia. Desde a chegada por sobre a Costa da Caparica, cruzando a impressionante ponte vermelha símbolo da cidade e em seguida cada vez mais baixo e próximo aos telhados das seculares residências se vê que estamos entrando em uma cidade que irá impressionar você. Da acanhada Lisboa de 20 anos atrás, símbolo de pobreza e desorganização pouco ou quase nada se vê. Me arrisco a dizer que não há mais nenhum sinal do subdesenvolvimento que tanto ameaçou a permanência de Portugal  dentro da UE.

Nestes últimos 20 anos, Lisboa abriu orgulhosamente suas portas para o mundo, mostrando o poder de sua cultura e de sua história centrada no heroísmo das grandes navegações, a melancolia de sua vida cotidiana expressa em seu espetacular fado e a visão de passado e futuro de seus impressionantes escritores, como Fernando Pessoa, Camões e o visionário  Saramago. Desde sua entrada na Comunidade Europeia em meados de 1986, o crescimento foi marcado por saltos de gigante, como a renovação do minúsculo Aeroporto da Portela em um gigantesco HUB para o mundo, a criação do espetacular Parque das Nações, Surgimento de novos Shopping Centers e muito mais que aquele que visita irá descobrir e mostraremos neste conjunto de posts que traremos a seguir. Lisboa é um exemplo espantoso de uma arquitetura secular e moderna com a presença dos mais renomados arquitetos dando vida a projetos impressionantes, preservação de sua cultura e arte além de uma moderna e vibrante vida noturna com ruas plenas de vida e diversão.

Morei em Portugal por um tempo enquanto cursava a Faculdade de Medicina na Universidade de Lisboa. Minha estada em terras lusitanas foi uma das melhores experiências que eu pude ter. Apenas recentemente, em uma de nossas viagens ao velho continente tive o prazer de voltar a Lisboa e rever os locais que tanto costumava passar. A surpresa foi enorme, ao ver como o desenvolvimento fez Lisboa uma cidade de contrastes impressionantes sem perder aquele ar de passado sem porém estar preso a ele. Nesta série de posts iremos explorar Lisboa trazendo tudo o que de melhor se pode encontrar na Capital do Fado.Uma cidade antiga, permeada de história, mas nunca presa dentro dela como antigamente. Mostraremos uma Lisboa moderna, rejuvenescida e cheia de diversidades culturais.  Uma cidade para se trazer nossas crianças para lugares maravilhosos como o Oceanário Vasco da Gama, o Jardim Zoológico e muitas outras atrações. Uma cidade para se divertir à noite, uma cidade para se caminhar e degustar os maravilhosos cafés de diversos sabores e os vinhos típicos do país.

Conhecendo Portugal

Padrão dos Descobrimentos - Lisboa
Olhando para o Futuro.

Portugal fica situado no sudoeste europeu e ocupa apenas uma parte muito pequena desta. Sua população é superior aos 10 milhões de habitantes e vem ano após ano sendo cada vez mais preferido por turistas e imigrantes devido ao seu clima mais ameno e oportunidades crescentes. Possui uma fronteira de cerca de 1300 km o separando da Espanha, que é o único país fronteiriço. Sua costa é banhada pelo Oceano Atlântico por cerca de 900 km e possui o belíssimo arquipélago dos Açores e da Madeira como parte de seu território. Uma marca registrada de Portugal, que é aliada ao seu tamanho reside no fato de que dentro de um espaço de poucos quilômetros a realidade histórica, cultural e até mesmo geográfica pode mudar completamente. De fato, você terá diversas viagens dentro da própria viagem!

Para o país antes considerado o mais pobre de toda a Europa, denominação que hoje se perdeu no tempo, Portugal possui uma diversidade social e cultural impressionante, fruto de séculos de história de lutas e conquistas, declínio e ressurgimento. Um país que possui uma diversidade climática e geográfica igualmente fascinante, indo desde as maravilhosas paisagens costeiras com suas praias de encostas íngremes, passando por regiões áridas Alentejanas mescladas com áreas de clima temperado de onde saem os melhores azeites de oliva do mundo, muito admirados no nosso país. Ainda sem falar nas áreas extremamente misteriosas nas cercanias de Évora e Fátima, além da belíssima linha costeira da cidade do Porto, hoje patrimônio da humanidade.

TAP over Belem
TAP A330 voando sobre Belém.

Portugal é um país que merece ser conhecido. Curiosamente a rota inversa tem sido muito mais valorizada, uma vez que encontramos mais de 10 voos diários da TAP – Transportes Aéreos Portugueses para diversas capitais do Brasil. Como se diz por aí o Brasil descobriu Portugal, agora precisa redescobri-lo.

 

 

 

 

Conhecendo Lisboa

Torre de Belém - Família

Lisboa, a capital possui uma população de quase 600 mil habitantes, podendo chegar a mais de 2 milhões se incluirmos a grande Lisboa. As áreas de interesse são inúmeras mas as principais se estendem desde Belém, com seus impressionantes monumentos históricos como o padrão dos descobrimentos e a torre de Belém e mosteiros impressionantes como os Jerônimos, passando por diversas áreas até a costa onde encontramos o moderníssimo Parque das Nações. A cidade possui tesouros arquitetônicos e preciosidades históricas capazes de encantar qualquer um que ousar explorar esta magnífica cidade. Neste post apresentamos nosso roteiro de Lisboa, pelas regiões e seus conjuntos de atrações, as quais serão apresentadas em posts subsequentes. Vamos conhecer um pouco de Lisboa?

Lisboa Medieval

Castelo de São Jorge Alfama Catedral da Sé

Lisboa Central

Baixa Chiado e Santa Justa Rossio

Belém

Descobrimentos Torre de Belém Jerônimos

O parque das Nações

Oceanário Ciência VivaShoppings

Lisboa Medieval

 

Castelo
Castelo de São Jorge - lisboa
Castelo de São Jorge
Fonte: http://castelodesaojorge.pt/

Situado em um dos pontos mais altos de Lisboa, ele se destaca na paisagem como uma atração obrigatória. Pode ser visto de quase todos os pontos da cidade baixa e sua visita é imperdível. Possui vistas espetaculares de Lisboa e de seus arredores, além de proporcionar fotos maravilhosas ao por do sol. Seus muros antigos de um amarelado forte se destacam quando a luz poente recai sobre eles. Programe seu dia para estar ali ao por do sol.

Alfama

Um dos lugares mais poéticos da cidade. Um labirinto de inesgotáveis ruas estreitas, viela, escadas que surgem do nada, ruas sem saída. É o bairro mais antigo de Lisboa e um testamento à presença Moura na cidade. Seu nome tem raízes árabes e visitar esta parte requer uma mente aberta, pois ali se verá pessoas mais pobres, ruas apinhadas de gente, varais em plena ruas esticados nas janelas das casas coloridas. Um lugar cheio de vida e traz uma ardente recordação de um passado há muito deixado para trás.

Catedral da Sé - Lisboa
Fonte: Câmara Municipal de Lisboa]www.cm-lisboa.pt

Uma das mais belas igrejas de toda a Europa, devido à sua riqueza e diversidade cultural. Em 714, quando Lisboa foi tomada pelos mouros, estes enriqueceram a cidade com obras arquitetônicas de grande porte. Construíram ai uma enorme mesquita, onde ambas as religiões conviviam amigavelmente. A reconquista veio muitos anos depois e a mesquita deu lugar a uma catedral com aspecto de fortaleza, tendo sido construída sobre ela.

Lisboa Central

Baixa

Baixa - Lisboa

A Baixa é considerada o centro de Lisboa. Aqui você verá o maior exemplo da organização do século XVIII, onde as ruas foram traçadas em forma de retas perfeitas formando grades e quarteirões bem pequenos. A Baixa atual é uma reconstrução da anterior que foi destruída pelo terremoto de 1775. É um lugar encantador  com uma fervilhante vida noturna e exemplos arquitetônicos de muito bom gosto.

Rossio

Rossio - Lisboa

Um região de convergência de várias ruas e vias dentro da cidade. Aqui você verá carros apressados, pessoas a passos rápidos e toda a efervecência que Lisboa tem a oferecer. Mas não deixe esta região caótica enganar você. O Rossio e seus arredores, como por exemplo os Restauradores, é uma região riquíssima em arquitetura e história.

Chiado

Elevador de Santa Justa

Este é um bairro imperdível. Ligado à Baixa através do famoso elevador de Santa Justa, é rico em atrações possuindo igrejas belíssimas, cafés onde se pode perder um bom tempo conversando e apreciando a vista e esquecer que se é apenas um simples turista se mesclando com os Lisboetas que ali passam. Passear por suas ruas é um verdadeiro prazer e a vista do Santa Justa é fenomenal.

Belém

Esta é a área mais conhecida de Lisboa. Os cartões-postais desta cidade você irá encontrar aqui. esta área pode ser coberta a pé pois os principais monumentos e atrações são bem próximas.

Padrão

Padrão dos descobrimentos

Um dos mais conhecidos monumentos do mundo, lembra a proa de um navio se projetando por sobre a água. Simboliza todo o apogeu Português na época das grandes navegações. Possui esculturas em ambos os lados e atrai visitantes do mundo todo.

Torre

Torre de Belém - Lisboa

Outro famoso monumento que traz a tona o orgulho de Portugal. Proclama Lisboa como capital de um país poderoso e à frente de seu tempo, dando vistas aos navios que dali se aproximariam. Um espetáculo a sua visita. Em seu interior as escadas são super apertadas mas vale a pena subi-las. As fotos são espetaculares.

Jerônimos

Mosteiro dos Jerônimos - Lisboa

O mosteiro dos Jerônimos é outro espetacular ponto obrigatório em Lisboa. É sem dúvida a construção mais marcante da cidade. Foi construido com o dinheiro auferido com as grandes navegações ultramarinas  e comerciais e também simboliza as conquistas Portuguesas.

O Parque das Nações

Parque das Nações - Lisboa

 

Ao chegar nesta região, você esquecerá que andou por vielas, ruas estreitas e subidas. Aqui se ergue uma Lisboa pronta para os séculos vindouros. é aqui onde se percebe o lado moderno da cidade, com um Shopping Center ultra moderno, prédios de design arrojado e uma das melhores atrações da cidade, o oceanário de Lisboa. O metrô chega na espetacular estação Oriente, que foi projetada por Santiago Calatrava.

Oceanário

Uma atração imperdível para trazer nossas crianças. Um dos maiores aquários do mundo com tanques gigantescos que nos dá a impressão de estarmos realmente dentro do habitat marinho. Você pode conhecer o Oceanário de Lisboa aqui neste post.

Ciência

Um moderno museu, onde as crianças vivenciam e se divertem com experimentos científicos, mostras interativas e recreativas. As crianças irão adorar.

Shopping

O Centro Comercial Vasco da Gama, faz parte do complexo que envolve o Parque das Nações e para chegar as atrações você precisa passar por dentro dele. É o maior complexo de compras da cidade e possui 4 andares.

Um guia conciso para sua próxima viagem

Lisboa e Tejo

Esta nossa série de posts nos trará a oportunidade de conhecer de forma simples e intensa a cidade de Lisboa dando uma introdução breve e rica em detalhes de uma das cidades mais atraentes da Europa. Lisboa que em geral é a porta de entrada de muitos brasileiros que vão a passeio ao velho continente, não deve ser encarada apenas como uma parada de descanso para seguir viagem. Iremos mostrar que ela possui muita coisa a ser vista e que dois a quatro dias em terras Lisboetas serão plenamente recompensados com atrações que em nada deixam a desejar em outros países.

“Morei em Portugal por um tempo enquanto cursava a Faculdade de Medicina na Universidade de Lisboa. Minha estada em terras lusitanas foi uma das melhores experiências que eu pude ter. Apenas recentemente, em uma de nossas viagens ao velho continente tive o prazer de voltar a Lisboa e rever os locais que tanto costumava passar. A surpresa foi enorme, ao ver como o desenvolvimento fez Lisboa uma cidade de contrastes impressionantes sem perder aquele ar de passado sem porém estar preso a ele.”

Até nossos próximos posts!

Um grande abraço!

Review Overview

Gostou?

Curta, compartilhe! Comente! Dê seu voto em nossos posts! Sua opinião é muito importante!

User Rating: 4.64 ( 4 votes)

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

One comment

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?