Los Angeles, California – Terra do Cinema e da Arquitetura 1ª Parte.

Our Lady of the Angels

Los Angeles é a mais populosa cidade dos Estados Unidos, uma das maiores economias do mundo, conforme declarou a revista Forbes, tempos atrás e é merecidamente conhecida como a capital mundial do entretenimento. Quem ali chega, sempre terá em mente que sua viagem será repleta de passeios, visitas a casas de celebridades – pelo menos na frente das prováveis residências, ver a famosíssima calçada da fama, o imortal letreiro do monte  Hollywood, e tantas coisas já imortalizadas pelo cinema e pela Televisão. Los Angeles é de fato uma cidade impressionante e digna de ser visitada inúmeras vezes. É de fato uma cidade gigantesca e caótica, com longas freeways apinhadas de automóveis, ruas e avenidas que se entrelaçam de forma labiríntica e surpresas que se apresentam a cada momento.

Você pode passar o dia inteiro em Los Angeles, no parque temático dos Estúdios Universal, um excelente passeio com crianças, exceto nas visitas guiadas para adultos, ou você pode seguir tantos outros turistas e descer pela imensa Hollywood Boulevard e se deliciar com a calçada da fama, vendo as interessantes estrelas em homenagem aos artistas que pelo menos ali se tornaram imortais, ou mesmo comprar um mapa com as direções corretas – e falsas às vezes – para encontrar a estrela de seu ídolo, ou talvez tirar fotos com super heróis em troca de algumas moedas. Talvez você preferira algo mais sofisticado como Beverly Hills ou Bel Air ou até mesmo sair dos arredores da cidade e partir em direção oposta à Disneyland em Anaheim, ou até mesmo conhecer a impressionante University of California – UCLA.

Mas você não terá conhecido a verdadeira essência de Los Angeles.

E é isto que este post tentará trazer.

Estivemos em Los Angeles recentemente a trabalho e devido ao tempo curto, foi preciso fazer o máximo para extrair a essência de Los Angeles em curto tempo. O desafio era conhecer as áreas emblemáticas da cidade e ao mesmo tempo se deliciar com seus possíveis tesouros arquitetônicos, ou seja aliar a viagem à arquitetura. O que sugerimos neste post é o resultado desta viagem que espero que agrade a quem vá conhecer a belíssima Los Angeles.

Los Angeles, Califórnia – Terra do Cinema e da Arquitetura.

Nem só de cinema vive Los Angeles.

Hall of Fame - Journey

Caminhar pela Hollywood Boulevard é como estar em íntimo contato com nossos ídolos. É muito fácil estar ao lado do nome de alguém que admiramos  como Tom Cruise, Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone ou mesmo grupos como Journey, ícones do cinema como Fred Astaire e tantos outros. Pode-se encontrar réplicas perfeitas de celebridades no Madame Tussaud e você pode tirar fotos com elas! Ver o altíssimo letreiro de Hollywood é saber que você está na terra do cinema. Quilômetros a frente pode-se entrar no terra dos grandes estúdios e se deparar com a magia que inunda o lugar e encanta nossos olhos e desafia nossas mentes.Hall of Fame - Stalone

Você encontrará diversas figuras de inúmeras nacionalidades oferecendo passeios à casa dos seus ídolos, outros até garantem que eles podem estar em casa às 3 horas e que você irá poder vê-los nas varandas. Los Angeles te oferece muitas oportunidades se seu interesse é imergir na magia que o cinema oferece, muito embora seja preciso se livrar de todos as armadilhas para turistas, que falaremos em outro post e dos caça-níqueis que se escondem em cada esquina. Caso seja este seu objetivo, este é o lugar que você deve ir. Saindo de Downtown Los Angeles em direção a Hollywood e em seguida Studio City mais a frente. Tudo que se pode querer do cinema encontrará nesta região.

Mas nem só de cinema vive Los Angeles. E com efeito, você verá muito mais residentes de Los Angeles FORA desta região, com exceção é claro dos que moram em Bel Air e Beverly Hills, que é uma área a parte. Você respirará muito mais o ar desta magnífica cidade longe daí. Vamos conhecer o que a cidade dos anjos tem a oferecer além de Hollywood.

O magnífico Downtown Los Angeles

Downtown Los Angeles

Downtown LA é simplesmente magnífico. São 65 quarteirões de muita beleza e áreas renovadas com uma vitalidade de cidade grande de impressionar. Um lugar diferente de muitos centros de cidade dos Estados Unidos e também do Brasil. Aqui se pode morar seja em apartamentos, condos ou lofts, se divertir e explorar a vibrante noite, trabalhar e até mesmo ser turista pois o que não faltam são atrações para quem visita. E a cada dia que passa o centro de Los Angeles vem vivendo uma poderosa renovação sem precedentes. Nesta região vamos encontrar mais de 17 atrações culturais e históricas que irão deixar você de queixo caído e água na boca desejando voltar mais uma vez!

Downtown LA

Parada Obrigatória: Union Station e seus arredores.

 

Union Station Los Angeles
A espetacular Union Station Fonte:http://www.metro.net/

Conhecida como “A última das grandes Estações de Trem do mundo”, a Union Station é um colosso arquitetônico em meio à efervescente Los Angeles. Ainda é, e provavelmente será por muito tempo a maior Estação do Oeste americano. Sua espetacular arquitetura é um misto de Art Deco e design espanhol, além de lembrar um pouco as antigas missões coloniais tão difundidas por esta região e se deve à dupla de pai e filho John e Donald Parkinson. Seu custo final se aproxima dos 11 milhões e foi aberta ao público em 1939, numa festividade de grande escala que durou três dias inteiros onde quase meio milhão de pessoas esteve presente. É o mais importante ponto de conexão para ônibus, metrôs e trens de Los Angeles.

 

Los Angeles Union Station
Union Station Los Angeles – Vista Externa do Pátio Fonte:http://www.metro.net/

Se você pretende conhecer LA a pé ou de transporte público, que é muito bom e diversificado e falaremos dele mais à frente em outro post, esta é uma parada mais do que obrigatória. Seu transporte o deixará lá, então explore o lugar! Tire muitas fotos, desça pela passagem subterrânea que corta a Union Station que é espetacular. Atente para os avisos de não entrar nas plataformas pois você pode ser duramente advertido se estiver ali sem um bilhete válido.

 

Union Station Los Angeles - Interior View
Union Station – Visão de seu interior Fonte:http://www.metro.net/

Saia daí e vá a pé até nossas próximas atrações.

 

Find you way in LA
Encontre seu caminho pelas placas espalhadas pela cidade.

The Hall of Justice – Los Angeles Court House

 

The Hall of Justice - Los Angeles Court House
The Hall of Justice – Los Angeles Court House

Seguindo a pé no sentido da gigantesca Santa Ana Freeway, siga até a Spring Street e você estará entrando na maior área de justiça do país, o Civic Center. Aqui você encontrará o magnífico prédio da Corte de Justiça Americana, o United States Court House. Um espetáculo! Dá para se parar ali por horas apreciando cada centímetro do lugar. Foi construído entre 1937 e 1940 pelos arquitetos Gilbert Stanley Underwood e Louis A. Simon. Seu estilo é moderno e seu design é arrojado lembrando as grandes construções do velho continente. Esta mesma vertente de construções grandes e arrojadas lembra muito o estilo arquitetônico utilizado em Chicago. Vale a pena fotografar ali. Só não exagere com muitas bolsas ou ficando em um lugar só o tempo todo ou com atitudes que possam chamar a atenção. Lembre que está de frente à suprema corte dos Estados Unidos.

 

Los Angeles Court House
Los Angeles Court House

Our Lady of The Angels Cathedral

 

Our Lady of the Angels Cathedral
Our Lady of the Angels Cathedral

Continue subindo a Temple Street para chegar à impressionante Catedral de  Our Lady of the Angels. Foi feita em substituição à Catedral original, Santa Viviana, que foi fechada depois de sofrer graves danos no terremoto de 1994. Um concurso envolveu arquitetos de renome, como Robert Venturi, Tom Mayne, Frank Gehry e Santiago Calatrava.

 

Our Lady of the Angels in LA
O campanário fica fora do prédio principal.

 

Our Lady of the Angels - External Tower
O vencedor do concurso foi o arquiteto espanhol, José Rafael Moneo Vallés nascido em 1937. Moneo se formou pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri e após se formar estudou em Roma por dois anos. Para Moneo : “ A arquitetura pode se servir dos instrumentos da modernidade, sem abandonar o respeito e o diálogo com o passado”.

A arquitetura pode se servir dos instrumentos da modernidade, sem abandonar o respeito e o diálogo com o passado! – Rafael Moneo

Sua única torre, o campanário, fica fora do prédio central. As portas de entrada são de bronze e têm 8 metros de comprimento. Numa concessão à diversidade étnica e cultural da cidade, elas são decoradas com símbolos que representam o paraíso e a harmonia para as culturas japonesa, judaica e celta e até com uma cruz croata em relevo. Não tem vitrais, e há poucas imagens de santos. Destaque vai para a tocante escultura de São José e o menino Jesus. Uma obra de arte. Destaque também para uma das mais belas obras de tapeçaria da atualidade, o batismo de Jesus. Ela vai te deixar impressionado.

 

Cathedral's Interior
O Impressionante interior da Catedral

Our Lady Cathedral Interior

Tendo como verdade teológica que a luz de Deus é revelada na história da salvação, especialmente através de Jesus Cristo. O arquiteto se inspirou nesta questão, escolhendo a luz natural para ser refletido na Catedral. O interior evoca muitas respostas emocionais e espirituais. No centro da igreja, o teto tem a altura de um edifício de dez andares e é iluminado por janelas de vidro em forma de cruz. O seu interior provoca uma sensação de conforto e mesmo não sendo religioso não há como não sentir uma presença superior ali. O ambiente é magnificamente bem planejado e com pouquíssimos adornos, diferente da visão religiosa antiga.

Cathedral - Space

 

Our Lady of the Angels image
Imagem de Nossa Senhora – A soma de todas as raças

Na fachada, uma imagem da Virgem Maria, de 1,60 metro, criada pelo escultor Robert Graham escapa inteiramente às representações tradicionais. Isso se deve, de acordo com o escultor, à intenção de retratar “a soma de todas as raças”. Moneo continua se reportando à história e à urbe criando uma praça interna, refazendo as relações entre a arquitetura e o pedestre, perdidas em uma grande cidade. Os espaços exteriores nos deixam respirar uma tranquilidade, uma paz e nos dá a impressão que não estamos na caótica Los Angeles. de fato, poucos sons em derredor chegam ali. A acústica e o isolamento são de deixar qualquer um impressionado.

Cathedral Meditation Place

Na fachada, uma imagem da Virgem Maria, de 1,60 metro, criada pelo escultor Robert Graham escapa inteiramente às representações tradicionais. Isso se deve, de acordo com o escultor, à intenção de retratar “a soma de todas as raças”[/box]

Dica: Use o skype aqui. O wifi da rua é perfeito e dá para mostrar a catedral para qualquer pessoa em outro lugar através dele no mesmo instante através do vídeo. Uma experiência imperdível.

Los Angeles Grand Park

 

Grand Park Los Angeles

A expressão máxima da vida em Los Angeles. Conhecido como “O parque para todos!” Os Angelenos, como são chamados os habitantes de Los Angeles, ali se encontram para conversar, brincar, desfrutar a imensa área verde que se estende desde o Music Center até a prefitura de Los Angeles – LA City hall. O parque é muito usado para eventos cívicos, eventos populares e atividades gerais. O imenso e agradável parque possui 4 áreas distintas.

    1. A linda fonte do Arthur J. Will Memorial que possui uma película de água que é muito usada pelas crianças em suas brincadeiras
    2. Um gramado para eventos de pequeno porte.
    3. Uma área belíssima com plantas resistentes à seca e intempéries que representa a diversidade cultural da cidade de Los Angeles.
    4. Um gramado enorme e bem cuidado para eventos de grande porte.

Grand Park

 

 Uma série de escadas comunica o maravilhoso parque às ruas que o circundam. O lugar é convidativo e gostoso. Fique ali um tempo, descanse e aprecie a brisa de Los Angeles que chega ali pura e fresca.

The Walt Disney Concert Hall

 

Disney Hall
Disney Concert Hall

O espetacular Disney Concert Hall, foi idealizado pelo renomado arquiteto Frank Gehry. Foi criado para ter uma acústica, não apenas boa, mas perfeita. É tida como a mais sofisticada sala de concertos já criada no mundo e é acusticamente sem paralelos na história, provendo ao público uma experiência sensorial da música. Incrível!

 

Disney Concert Hall
A casa da Los Angeles Philarmonica

É hoje a casa da Filarmônica de Los Angeles. A família Disney, na pessoa de Lilian Disney tornou possível esta obra marcante. Além de ser uma incrível sala de concertos, o Disney Hall é também uma obra arquitetônica impressionante! Um marco da arquitetura contemporânea.

Disney Concert Hall in Los Angeles

 

Abriu suas portas há cerca de 10 anos atrás. O lugar chama a atenção pelas placas de metal retorcidas semelhantes a ondas, formadas em aço inoxidável.

No próximo post continuaremos a explorar a cidade de Los Angeles. Há muito mais para ser visto!

Até a próxima!

Review Overview

User Rating: 4.9 ( 1 votes)

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

La mano Punta del este

Um passeio por Punta del Este, Uruguai – O que fazer e o que conhecer!

  Uruguai é o país mais surpreendente da América do Sul! Neste post vamos passear por …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

Naya,_Carlo_(1816-1882)_-_n._01_-_Venezia_-_Il_molo

25 Fascinantes Fotos que mostram Veneza ao Longo dos Séculos

Sumário:1 Veneza: Uma cidade imutável!2 Veneza ao Longo dos Séculos – Pinturas2.1 San Giacomo di …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?