O que fazer em Maceió, Alagoas? Venha descobrir!

Capa Jangadas

A capital alagoana é conhecida como o paraíso das águas, também pudera, com seus quase 40 Km de litoral e 22 Km de lagoas a cidade oferece passeios e diversão para todos os gostos. Maceió é conhecida em nosso país e no mundo pelas suas belíssimas praias urbanas, classificadas entre as melhores do Brasil. As mais conhecidas, tem nomes que hoje já ressoam entre os mais populares destinos dos viajantes, entre elas destacamos Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara e mais ao longe a espetacular Ipioca.

A linda orla é protegida em quase sua totalidade por arrecifes de forma que poucas oportunidades são vistas para o surf. em compensação, as águas tépidas e convidativas, com seu azul turquesa tipicamente caribenho vão encantar você. Maceió é uma capital para se estender nas areias da praias, ou caminhar em sua orla e perder a hora contemplando um dos mais belos poentes do Brasil.

Maceió passou a ser capital de Alagoas no ano 1839.  Hoje possui cerca de Um milhão de habitantes chegando a ocupar uma extensão territorial de 511 mil Km quadrados, e uma temperatura média é de 26 graus centígrados.  “Maceió foi proveniente de um engenho de cana-de-açúcar que tinha o nome de Maçai-ok, no século 18, daí a origem do nome que significa “o que tapa o alagadiço”. “ – Secretaria de Estado do Turismo (www.turismo.al.gov.br)

Como dizem nossos amigos Alagoanos, “Maceió é a cidade!” Vamos conhecer um pouquinho dela?

Maceió em poucas Palavras e Muito som!

Este clipe da TV Ponta Verde diz muito sobre o lugar que você vai conhecer! Curta a cidade e o som!

Chegando a Maceió

O aeroporto de Maceió passou recentemente por excelentes reformas e recebe voos regulares de diversas partes do país e é a forma mais segura e simples de se chegar À capital Alagoana. Alguns preferem vir dirigindo a partir de capitais próximas, como por exemplo o Recife. É algo a ser bem estudado e planejado antes.

A partir do Aeroporto, os transportes seguem pela BR-101 em direção às praias ou a outras rotas da cidade. Andar pela cidade é bastante simples, pois ela é muito bem sinalizada e o trânsito ainda não é tão caótico como em outras localidades do país. Alugar um carro é uma opção bastante viável uma vez que a locomoção fica bem mais fácil pelas inúmeras praias. E não é difícil se orientar por lá.

Indo para Maceió de Carro

Recife e Maceió tem excelentes aeroportos, com muitos voos diários e conexões para diversas partes do país. Apenas recife possui um Aeroporto Internacional – O Internacional dos Guararapes. Saindo do Recife, o visitante pode seguir pela espetacular costa em direção a Maceió, numa viagem de cerca de 4 horas desfrutando paisagens e praias muito legais. Mas atenção: Indo pela costa a viagem muda ao se chegar em Porto Calvo. Ela deixa de ser pelo litoral para se adentrar o estado para muito depois retornar ao litoral. Dentro do interior do estado a viagem pode requerer um pouco mais de paciência, uma vez que quase sempre as condições podem estar difíceis para o tráfego ou sob mesmo com estradas em manutenção. NUNCA  faça este trajeto à noite! Vá de tanque cheio e leve MUITA MUITA água!

Nosso conselho é que pegue o voo direto para Maceió e faça o passeio pela orla de carro alugado ou próprio saindo da própria capital em direção às praias fora do eixo urbano. É imperdível! E BEM mais seguro!

As Praias Urbanas

A praia de Pajuçara

Jangadas, Maceió Alagoas
Jangadas, Maceió Alagoas

Pajuçara é bem tranquila e protegida por arrecifes, a 2 km encontrem-se as piscinas naturais e o acesso até lá é feito de jangada. A jangada é um dos símbolos de Maceió. Faz muito tempo que fizemos esse passeio as piscinas naturais, mas já ouvi comentários que a visibilidade não é mais a mesma. Apesar disso um passeio de jangada e a vista que se tem da costa sempre vale a pena. Caso você não consiga ver os peixinhos tão bem como gostaria, dê uma esticadinha até a praia de Maragogi no litoral norte .

É em Pajuçara que ficam a maioria dos hotéis e por lá também a feirinha de artesanatos e quase em frente o pavilhão de artesanato em ambos você vai encontrar lindas lembrancinhas, objetos de decoração e muita renda Filé, tipicamente alagoana.

Um passeio nessa área a tardinha ou a noite é obrigatório, além das compras você pode visitar o Memorial ao Menestrel das Alagoas Teotônio Vilela, o local foi projetado por Niemeyer e possui um lindo vitral com as cores da bandeira do Brasil da artista plástica Marianne Peretti. A entrada é gratuita e fica aberto das 9:00 ás 21:00.

Sorvetes bali
Sorvetes bali

Depois de conhecer o monumento, um sorvete logo em frente, na sorveteria Bali www.sorvetesbali.com.br é uma excelente opção.

Bicicletas Maceió Alagoas
Bicicletas Maceió Alagoas

Pertinho da feirinha de artesanato você pode alugar uma bicicleta no Pedala Maceió e circular pela orla, se não quiser voltar para o mesmo lugar do início do passeio você tem a opção de mais 3 pontos de entrega em Ponta Verde e Jatiúca. Sozinho ou acompanhado as opções para pedalar são muitas, bike convencional ( 1 hora R$ 14,00), triciclo e até trenzinho onde a turma toda pode ir junta. Nós adoramos a experiência!

Ciclofaixas Maceió, Alagoas
Ciclovias Maceió, Alagoas

Um passeio de bicicleta ou uma caminhada com esse visual é maravilhoso! A ciclovia vai de Jatiúca até Cruz das Almas em frente ao Hotel Ritz Lagoa da Anta.

A praia de Ponta Verde

Por do Sol em Maceió, Alagoas
Por do Sol em Maceió, Alagoas

A estrutura aqui é melhor, com duas barracas famosas a Lopana http://www.lopana.com.br/ e a Kanoa http://www.kanoabeach.com.br/  aqui também tem um quiosque dos sorvetes Bali. È um bom lugar para se ver o pôr do sol, outro lugar imperdível para o pôr do sol é a Lagoa do Mundaú.

Fora do eixo Urbano

Praia do Mirante da Sereia

Sereia de Pratagi - Lugar Icônico para Fotos.
Sereia de Pratagi – Lugar Icônico para Fotos.

Um lugar icônico. O mar avançou muito e destruiu boa parte das construções da orla. Ali vemos a famosa Sereia de Pratagi.

Praia de Ipioca

Hibiscos Maceió
Hibiscos Maceió – O lugar Perfeito! Sem exageros!

Um dos melhores refúgios do Nordeste com destaque para o Hibiscos, Alagoas, que fica dentro de um condomínio fechado, que você tem que atravessar para chegar até ela. Mas o lugar é simplesmente perfeito, tanto para os adultos como para nossas crianças. Tem de tudo, inclusive redes para descansar após o almoço – que é variadíssimo – e parques e piscinas para crianças. Além do mar que é de deixar qualquer um sem querer ir embora mais! reserve uma manhã e uma tarde para este lugar! Acredite, você vai querer ficar mais tempo! Confira o site deles: Hibiscos, Alagoas.

Arquitetura e História em Maceió

Monumento à República - Maceió
Monumento à República – Maceió

 

Continuando o passeio pela orla, outro local interessante é o Monumento à República que fica no histórico bairro do Jaraguá , Tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Alagoas. O bairro preserva armazéns, casarios e igrejas criando aquele clima histórico. O Monumento foi inaugurado em 2005 para homenagear os dois primeiros presidentes do Brasil, os alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Projeto do arquiteto alagoano Alex Barbosa. Do monumento tem-se uma bela vista da praia e do porto.

Monumento à República - Marechal deodoro
Monumento à República
Maceió - Monumento à República
Maceió – Monumento à República

Além das maravilhosas praias, Maceió também tem um centro histórico onde uma rica demonstração de bom gosto arquitetônico pode ser visto. Na região do Jaraguá e no Centro, encontramos uma região rica em Prédios históricos muito bem preservados que traz para nós uma atmosfera de século 19, quando ocorreu o alvoroço do Boom açucareiro. Leve sua máquina. Há bons lugares para fotos. O museu Theo Brandão é um excelente exemplo de beleza arquitetônica e preservação na cidade. Vale a pena conferir.

Checklist: Arquitetura em Maceió.

  • Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore, cuja construção do início do século 20 reúne as mais expressivas coleções sobre a cultura e a arte popular alagoana;
  • Catedral Metropolitana de Maceió, estilo neoclássico, foi inaugurada em 1859, com a presença do Imperador Dom Pedro II;
  • Biblioteca Pública Estadual palacete erguido em 1840, abriga um importante acervo arquitetônico histórico de Alagoas
    Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída em 1853, apresenta um estilo eclético com detalhes barroco e neoclássico;
  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, inaugurado em 1869, possui biblioteca e pinacoteca – uma contribuição inestimável à história e à cultura de Alagoas;
  • Igreja Bom Jesus dos Martírios tem um estilo eclético e possui ligeiros traços orientais. Foi Inaugurada em 1881;
    Museu Histórico Palácio Marechal Floriano Peixoto, inaugurado em 1902, prédio de estilo neoclássico, foi sede do Governo do Estado até 2005, conhecido como Palácio dos Martírios;
  • Museu de Arte Sacra Pierre Chalita, construído no início do século 20, guarda um dos maiores acervos de imagens e pinturas de arte-sacra do Brasil dos séculos 17 a 20;
  • Teatro Marechal Deodoro da Fonseca, cuja fachada apresenta frontões triangulares decorados ao gosto da época de sua construção em 1905. Possui estátuas de musas que representam uma alegoria às artes.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – http://www.turismo.al.gov.br

Vale a pena conhecer também

A Lagoa do Mundaú

A Lagoa do Mundaú - Maceió Alagoas
A Lagoa do Mundaú – Maceió Alagoas

Gastronomia de Primeira!

Bodega do Sertão - Maceió Alagoas
Bodega do Sertão – Maceió Alagoas

Culinária de primeira e divertida! Venha conhecer este lugar que é um show. Desde a entrada tudo é extremamente bem ambientado e preparado para que você coma muito bem e se divirta ao fazê-lo. Não dá para não conhecer! Um grande abraço aos nossos amigos da Bodega do Sertão que tão bem nos receberam! Até a volta!

Viagem e Arquitetura
Viagem e Arquitetura

Conheça um pouco mais dela aqui: Bodega do Sertão.

Dicas para sua próxima Viagem

Praia de Hibiscos

 

 

  • Jangadas
  • Lagoa do Mundaú
  • Pontal da Barra
  • Mirante de São Gonçalo
  • Tapiocas na Orla
  • Mercado de Artesanato
  • Desfrutar a Imensa e deliciosa Orla
  • Jaraguá
  • Museu Théo Brandão
  • Monumento da República
  • Museu de Arte Sacra

 

 

Não esqueça de:

Trembike

  • Andar de Bicicleta na Orla pelas ciclovias – uma aventura e tanto, especialmente com uma boa companhia!
  • Navegar nas Jangadas com velas coloridas até as piscinas naturais, formadas pelos recifes de corais da Praia de Pajuçara;
  • Passear de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba, entre ilhas e canais ir ao encontro de suas águas com o mar;
  • Conhecer o Pontal da Barra, bucólico bairro à margem da Lagoa Mundaú, onde as rendeiras tecem o filé, renda de origem portuguesa tipicamente alagoana;
  • Admirar a cidade do Mirante São Gonçalo que oferece uma visão panorâmica da enseada de Jaraguá até o Pontal;
  • Degustar as deliciosas tapiocas, comercializadas nas barracas que ficam nas praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca;
  • Sentir o prazer da gula em um restaurante que serve a culinária regional, nacional ou Internacional;
  • Conhecer o Mercado do Artesanato, considerado uma vitrine da arte popular.
  • Passear pela orla, tomar água de coco e apreciar a criatividade dos trabalhos confeccionados em coco, madeira, palha, bordados, cerâmica, renda, que são expostos na Feirinha da Pajuçara;
  • Reconhecer o talento dos artesãos numa visita ao Pavilhão do Artesanato. Várias lojas exibem peças que são verdadeiras obras de arte.
  • Enriquecer os conhecimentos numa visita aos atrativos históricos do Bairro de Jaraguá:

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – http://www.turismo.al.gov.br

 

O paraíso das Águas!

Nos despedimos desta cidade maravilhosa – Maravilhosa mesmo pessoal – ao som de uma das mais famosas homenagens feitas a esta cidade! Até a próxima e um grande abraço a todos!

 

Review Overview

Gostou?

Gostou? Foi Útil? Dê seu voto!

User Rating: 4.68 ( 4 votes)

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?