Home / Destinos e Viagens / Destinos Nacionais / Praia de Tamandaré, Pernambuco – Você conhece este paraíso?

Praia de Tamandaré, Pernambuco – Você conhece este paraíso?

Tamandaré - São pedro Igreja

Localizada a aproximadamente 105 km de distância de Recife a praia de Tamandaré é um dos tesouros do litoral sul de Pernambuco e não bastasse a beleza do lugar ainda possui como vizinha a espetacular praia dos Carneiros que até pouco tempo atrás o acesso só era realizado a partir de Tamandaré.

Chegando em Tamandaré

 

Tamandaré
Mata Preservada, tesouros naturais e praias belíssimas! Chegando a Tamandaré!

A chegada em Tamandaré já é uma mostra do que você vai encontrar pela frente. Saindo da PE 060 e entrando na PE 076 você estará na Reserva Biológica do Saltinho que é uma das últimas áreas de preservação da Mata Atlântica.

São 548 hectares de floresta de onde é proibida toda e qualquer forma de exploração de seus recursos naturais. Nessa área a estrada não é asfaltada, então aproveite que a velocidade do carro obrigatoriamente vai ser menor, baixe um pouco o vidro e sinta o cheiro da mata . Antes de começar a estrada asfaltada á esquerda encontra-se a Cachoeira da Bulha, também conhecida como Bica de Tamandaré. É possível ir até lá e até tomar um banho gelado, fique atento ao início do asfalto pois não há placas.

Tamandaré - Mapa

 

Tamandaré - Cachoeira
foto: Madoka Kitani/Webventure

Até 1997 a cidade era um distrito de Rio Formoso, apesar de ter crescido muito ainda conserva um ar de povoado onde grande parte das edificações são casas de veraneio , o que deixa a cidade lotada principalmente nos meses de janeiro e fevereiro quando a população chega a quadruplicar. No mês de janeiro acontece o Tamandaré Fest com vários shows de artistas nacionais o que deixa acidade nos finais de semana ainda mais cheia. Por ser uma cidade recente, a infra estrutura ainda não suporta tantas pessoas e certamente necessita de melhoramentos. Mas isso não tira o brilhantismo das praias que são fantásticas!

Um pouco de História

Tamandaré - Entardecer

Para alguns historiadores a palavra é de origem indígena, TAMANDARÉ vem do tupi “tab-moi-inda-ré” e significa o repovoador, que segundo a lenda era um pajé que avisado por Tupã sobre o dilúvio sobreviveu e reiniciou o povoamento após o extermínio dos homens. Já outra linha de pesquisa afirma que a palavra vem de Tamanduá e seria portanto “aquele que se assemelha com um Tamanduá”. Seja como for sua origem, o nome do patrono da marinha Brasileira é uma herança desse lugar.

Curiosidades

250px-Marquis_of_tamandare_1873O Município de Tamandaré foi quem deu o nome ao patrono da Marinha Brasileira, Marquês de Tamandaré. Joaquim Marques Lisboa, no ano 1859, numa viagem pelo norte do Brasil, pasando por Tamandaré, pediu ao imperador D. Pedro II para trazer os restos mortais de seu irmão morto no ano 1824 na Confederação do Equador, Manuel Marques Lisboa Pitanga. Os despojos estavam sepultados no cemitério do pequeno porto de Tamandaré. Pelo gesto, o imperador no ano seguinte deu para ele o título de barão de Tamandaré.” – Fonte http://www.praiadetamandarecarneiros.com/historia_de_tamandare.html

As Praias de Tamandaré

Tamandaré Cidade

Toda a área conhecida como Praia de Tamandaré na realidade subdivide-se em 4 praias:

A Praia de Tamandaré

Tamandaré - Tapera

Entre as praias de Campas e Portal do Lira fica a praia de Tamandaré propriamente dita. Toda essa área é protegida por corais com mar calmo e águas cristalinas, o banho de mar é imperdível! É nessa parte da cidade que ficam os quiosques na orla com gastronomia local.

Por falar em gastronomia, ali pertinho fica o restaurante Tapera do Sabor, ambiente super agradável e comida maravilhosa! Recomendamos.

Tamandaré - Heitor

Aqui também ficam as ruínas da igreja São José de Botas erguida no final século XVIII em propriedade particular, a igreja curiosamente tem em seu frontão o brasão da Maçonaria.

 

Tamandaré - São José de Botas
Fonte: http://cavaleirosoriente4.blogspot.com.br/2012/02/igreja-de-sao-jose-de-botas-localiza-se.html

Isso se deve pelo fato dela ter sido construída por meio do Padroado ( quando o Papa concede ao rei de Portugal o direito de ser o patrono e protetor da Igreja ) depois o Estado passou a conceder Licença para Construção das Igrejas geralmente aos comerciantes ricos, as Confrarias ou Irmandades; A igreja foi tombada pela FUNDARPE em 1999 e marca o limite entre Tamandaré e Campas.

 

Tamandaré - São José Botas
Fonte: http://cavaleirosoriente4.blogspot.com.br/2012/02/igreja-de-sao-jose-de-botas-localiza-se.html

Praia de Campas

Tamandaré - Campas

Parte do município de Tamandaré localizado entre o Hotel Marinas e a igreja de São José. Com uma barreira de recifes de corais os passeios de barco sempre dão uma paradinha para o mergulho nas águas cristalinas das piscinas naturais. Sabe aquela praia que convida para o mergulho? Não dá pra ficar só olhando!

Tamandaré - Campas Mergulho

Nessa área fica a Igreja de São Pedro padroeiro de Tamandaré uma pequena igreja mas muito charmosa a beira mar. Construída no século XIX possui na sua fachada principal uma cruz de madeira em cima do frontão triangular, porta almofadada, etc. Quando a maré está cheia o acesso só é possível pela parte de trás.

Praia Pontal do Lira

Tamandaré - Lira Pontal

Entre Tamandaré e Boca da Barra, é aqui que fica o Forte de Santo Inácio de Loyola e a escola de Pesca (CEPENE/IBAMA) que possui um ancoradouro para pequenas embarcações . O mar nessa área é um pouco mais perigoso e há alerta para banhistas terem cuidado com as correntes marinhas.

Tamandaré - Pontal do Lira

Aqui é um dos melhores lugares para fotos de moda, comerciais e outras modalidades devido ao encanto que traz a região e as áreas muito abertas e com uma vegetação muito atraente. Aqui se tiram fotos inesquecíveis!

Fotos em Tamandaré
Excelentes lugares para fotos inesquecíveis!

 

O Forte de Tamandaré

 

O Forte de Tamandaré
O Forte de Tamandaré

Para defender o ancoradouro, o Mestre-de-Campo João Fernandes Vieira ergue em jul/1646 uma fortificação “Esta fortificação será conquistada por forças holandesas, que lhe procedem reparos, e posteriormente recuperada por forças portuguesas. Abandonada ao final da campanha após 1654.” Fonte : fortalezas.org

Tamandaré - Forte Interno

A forma como o vemos hoje foi construída pelo engenheiro Francisco Correia Pinto no estilo Valban , ou seja, de formato quadrangular e com baluartes pentagonais nos vértices, estes eram ligados pelo pavilhão superior frontal e por terraplenos; quase nada resta hoje do pavilhão frontal , o fosso e a ponte móvel também não existem mais.

Tamandaré - Lighthouse

Canhões de Tamandaré
Canhões defendem a praia em batalhas épicas da História Brasileira

Foi local de numerosas batalhas, Já serviu como prisão política e durante a 2ª Guerra Mundial (1939-45), serviu como quartel para tropas do Exército brasileiro. Tendo sido também palco da Guerra dos Cabanos no século XIX.

Tamandaré - Forte Igreja

A capela e o farol são posteriores a construção do Forte. A capela só foi construída em 1780 e reconstruída em 1808,em homenagem a Santo Inácio. O Farol foi inaugurado em 1902 e até hoje está ativo guiando as embarcações

O Belíssimo Farol de Tamandaré
O Belíssimo Farol de Tamandaré

O Brasil tem grande tradição de Faróis com perfil Arquitetônico marcante. Outro farol de grande beleza é o encontrado em João Pessoa, na Paraíba que você pode conhecer aqui em João Pessoa, Paraíba – 25 razões pela qual esta pode ser a sua melhor viagem.

Farol do Cabo branco
Farol do Cabo Branco
Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br

Praia Boca da Barra

Praia Boca da Barra - Tamandaré Pernambuco
Praia Boca da Barra – Tamandaré Pernambuco

É aqui que o rio Mamucabas encontra-se com o mar. Um lindo cenário com bancos de areia e área de mangue. É uma área mais deserta, porém muito frequentada por turistas.

Tamandaré - Barra

Tamandaré - Boca da Barra mar

Tamandaré é um dos Paraísos do Nordeste do Brasil. Aqui fica um convite para todos os leitores de Viagem e  Arquitetura! Venham conhecer!

Nosso próximo post será sobre a ainda mais bela Praia dos Carneiros, uma das mais belas do Litoral Pernambucano! Não conhece? Então aguarde nosso post e venha conhecer!

Um grande abraço a todos!

Review Overview

Gostou?

Gostou deste post? Então dê seu voto aqui nas estrelinhas! Quantas estrelas ele merece?

User Rating: 4.9 ( 1 votes)

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

Vale do Catimbau Arruma MTur

O Parque Nacional Vale do Catimbau – Relato de Viagem

Localizado na cidade de Buíque no estado de Pernambuco, há cerca de 280 km do …

Neve Aldeia do Papai Noel

10 Programas Divertidos para se fazer em Gramado e Canela com crianças

A imagem da Serra Gaúcha sempre está associada a um destino lua de mel, e …

Capa

Mergulhando nas águas azuis de Japaratinga, Alagoas!

  Cada vez mais pessoas são atraídas pelas impressionantes águas azuis de Japaratinga, Alagoas. Com …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?