Conheça o Espetacular Oceanário de Lisboa.

Oceanário de Lisboa Vasco da Gama

O Parque das Nações e sua melhor atração, o Oceanário de Lisboa são os melhores destinos da cidade para levar suas crianças e é uma pausa bem dada na visita a monumentos, igrejas e museus. O parque das nações é uma espetacular área que foi construída tendo em vista a Expo 98 e atrai milhares de visitantes todo o ano em especial na primavera e verão. Interessantemente, até antes da Expo 98, esta região era uma abandonada zona industrial cercada por armazéns e até um matadouro do município de Lisboa. Hoje ela se estende por cerca de 2 km, num terreno que cobre cerca de 300 hectares.

O Oceanário Vasco da Gama, é hoje o maior da Europa e o segundo mais completo do mundo. Possui milhares de espécies em exposição, além daquelas que ocasionalmente ali chegam para exposições, como é o caso da exposição “Tartarugas Marinhas. A Viagem“, a exposição temporária do Oceanário de Lisboa, que encerrará suas atividades ao público no próximo dia 28 de setembro. Fica localizado ao final de um imenso píer cercado por água, dando uma impressão de isolamento, tão típica da vida marinha. Sua estrutura é impressionante com tanques gigantescos que simulam diversos habitats dos oceanos. São tão grandes que irá dar a você uma visão em escala real da vida marinha em diversos níveis! É impressionante! Só vendo para crer! Mas não encontramos apenas espécimes da vida marinha. Mamíferos e aves são igualmente vistos. O oceanário possui áreas de clima controlado onde se veem até pinguins em seus habitats simulados. Tanques menores com espécies raras como o peixe palhaço e áreas exclusivas para anfíbios onde se vêm uma impressionante amostra de espécies de todo o globo. Foi idealizado pelo arquiteto americano Peter Chermayeff, o lugar é bonito e fascina quem ali chega. É educativo e suas crianças irão adorar o tempo que ficarem lá.

Um oceano ao alcance dos seus olhos.

O oceanáro de Lisboa traz uma gigantesca área onde se vêm espécies advindas dos oceanos e habitats do Atlântico, Pacífico, Índico e Antártico, além de uma fauna e flora perfeita e em ambientes com climas simulados. Uma experiência inesquecível.

[/intense_promo_box]

Conhecendo o Oceanário de Lisboa

O oceanário tem uma ligação íntima com o passado de Portugal e sua expansão ultramarina, a conquista dos mares “nunca d’antes navegados” e dá uma grande lição ao mundo sobre a conservação de nossos oceanos. Para as crianças é mostrada a grande importância que se dá à vida marinha e elas aprendem através de exemplos ao vivo sobre isto. O prédio que abriga o gigantesco complexo é de difícil caracterização. É uma construção de pequena altura, porém com formas que lembram algo recém-saído de um filme futurista. Para se chegar até ele pode se vir caminhando pela calçada ao se sair da estação Oriente no sentido Oceanário – que é à direita.

Ponte Vasco da Gama
A imensa Ponte Vasco da Gama e o Teleférico por sobre a calçada ribeirinha.

A falta de placas pode deixar o turista confuso, por isto siga para a direita ao sair da estação. Outra opção – e a melhor – é ir até a via ribeirinha e andar pela calçada que ali fica. A vista é privilegiada com a maravilhosa Ponte Vasco da Gama à sua esquerda, que é um enorme complexo de viaduto e ponte suspensa que possui cerca de 17 km de comprimento sobre a água. Caminhe tranquilamente pela calçada até chegar ao enorme píer que te levará ao Oceanário. A vista é muito boa e você se verá cercado de água por todos os lados ao andar por ali e ainda poderá mostrar alguns peixes aos seus filhos na água circundante que fica próxima da ponte. Pode-se optar pelo teleférico que te leva ao oceanário, que sai à direita da estação e te dá uma vista aérea muito interessante. Sempre leve um casaco pois o vento é intenso em certas épocas.

DSC05598

 

Parque das Nações Lisboa
Siga pela calçada ribeirinha! A vista é espetacular!

Viajando com crianças nunca deixe de levar um carrinho adequado à idade do seu pequeno viajante. Aqui o trajeto é longo e as paradas para fotos são inevitáveis. Ao chegar no oceanário você se surpreenderá com o preço da entrada. É sem dúvida a atração mais cara de toda a cidade, mas o ingresso é muito bem pago por tudo que o lugar pode oferecer. Para mais informações confira aqui no site oficial. O visitante tem a opção de comprar o ingresso para o oceanário e para as exposições, ou para os dois em conjunto. Visite as exposições se tiver muito tempo sobrando, pois o oceanário lhe consumirá um tempo enorme. Reserve pelo menos uma manhã inteira para ele. As filas podem ser enormes, enormes mesmo, por isso se programe para chegar cedinho ali!

Suba a rampa – e que rampa – até a entrada principal e se prepare para a aventura. Já nesta chegada você será inundado por uma experiência sensorial. Você ouvirá sons de ondas que se quebram, aves marinhas, baleias, golfinhos. Os alto-falantes são tão bem distribuídos e tão ocultos que você sente que está realmente num habitat destas criaturas.

Percorrendo os Oceanos

Oceanário de Lisboa

Ao chegar você verá uma iluminação delicada e programada para dar ênfase aos habitantes do Oceanário. O imenso tanque central é onde tudo acontece. Aqui você verá tubarões, raias, peixes exóticos com destaque para o estranho peixe-lua e cardumes imensos convivendo pacificamente nas diversas profundidades que o habitat permite.

Oceanário de Lisboa - Mezanino
A visão em diversos níveis permite uma experiência intensa.

À primeira vista o enorme tanque parece um só, mas na verdade ele é inteligentemente divido em 4 áreas representando os quatro oceanos e você pode perceber espécies diferente em cada volta que você der pelo lugar. O oceanário permite que se veja o tanque central de diversos níveis de altura o que dá uma impressão que estamos DENTRO dele! O vidro que o cerca é LIMPÍSSIMO! Desta forma parece não haver separação entre o visitante e os seres marinhos! É de arrepiar!

Oceanário de Lisboa - Mergulhadores
Mergulhadores limpam tudo!

A limpeza é feita DIARIAMENTE por mergulhadores que ficam dentro do tanque convivendo entre tubarões e cardumes de peixes.

Mergulhadores no Oceanário de Lisboa
Mergulhadores convivem com tubarões e criaturas marinhas.

O tanque central tem cerca de 1000m² e quatro telas fazem a divisão dos “territórios”. Ele tem a impressionante capacidade de 7 milhões de litros de água preparada especialmente e cerca de 8 metros de profundidade. O tratamento da água é um espetáculo à parte. É filtrada dentro do aquário e continuamente bombeada aos tanques. A salinidade, índice de umidade e a temperatura é milimetricamente ajustada para cada zona climática dentro do tanque e ainda é regulada de acordo com as necessidades dos espécimes que habitam naquela “região”. Um espetáculo invisível aos olhos!

 

Um guia para sua visita.

Oceanário de Lisboa Clima
Está preparado para os climas antárticos!

Siga sempre a ordem dos guias que lhe apontaram sempre o caminho a seguir. É tudo feito de maneira muito ordenada. Comece sua visita pelo andar de cima, onde você caminhará por diferentes áreas climáticas. Neste mapa interativo do site oficial dá para se ter uma ideia de como estão dividido os andares. Você perceberá que o tanque central estará sempre à sua esquerda. Neste andar você terá muitas atrações, com aves exóticas como as Andorinha-do-mar-inca, o Pinguim saltador-da-rocha e o Pinguim-de-Magalhães e até lontras marinhas.

Oceanário de Lisboa - Pinguins nas rochas
Pinguins nas rochas em clima natural antártico.
Oceanário de Lisboa - Pinguins
Pinguins em seu habitat natural
Pássaros da Antártida
As aves do clima antártico.

Desça ao andar inferior após experimentar todas as atrações deste andar. Siga o mesmo trajeto circular tendo sempre o tanque à sua esquerda. A iluminação aqui é diferente e a luz do sol se filtra no tanque trazendo efeitos belíssimos. Tire fotos, muitas fotos! Ajuste sua câmera antes de começar a fotografar. Os tubarões passam por ali muito rapidamente e você pode perder o clique se parar para pensar.

Desfrute de cada galeria e de cada parte do oceanário. O lugar é tão grande que seria preciso um livro para contar todos os detalhes. Vasculhe também os tanques menores e você encontrará surpresas como:

 

Peixe Dragão
Peixe Dragão

 

 

 

 

 

lrg_Pterois_antennata
Peixe Dragão de Antenas

 

 

 

 

 

 

 

lrg_Enchelycore_pardalis
Moréia Dragão

 

 

 

 

 

 

Dragão do Mar
Dragão do Mar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Créditos: Oceanário de Lisboa.

 

Dicas

 

  • O oceanário possui um sistema de audioguias dinâmico e interativo. Um Guia Áudio é um aparelho que contém uma visita guiada previamente gravada. Tudo o que o visitante tem que fazer é requisitar este serviço na bilheteira, seguir as instruções. Tem uma visita guiada personalizada. O serviço encontra-se disponível ao público em Português, Francês, Espanhol, Inglês, Italiano e Alemão.

    • Desligue o celular;

      • Não é permitido tirar fotografias com flash ou com qualquer outro tipo de luz artificial;

        • Não é permitido fumar;

          • Não é permitido comer ou levar quaisquer alimentos;

            • Não é permitido levar animais ou plantas;

              • Não é permitido tocar e mexer nos animais e plantas;

                • O Oceanário de Lisboa está situado na Doca dos Olivais, no Parque das Nações. Utilize o Metrô Linha vermelha – Estação do Oriente.

                 

                 

                Snapshots no Oceanário.

                 

                Um grande abraço a todos e até nossos próximos posts!

                 

                3d postman with envelope and bag

                Gostou deste artigo? Que tal conhecer mais artigos legais?

                Faça como muitos outros leitores!

                Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

                E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

                É super simples e não leva nem 2 minutos!

                Não fazemos spam! Odiamos isto também!
                E você pode se descadastrar a qualquer momento!

                Review Overview

                Gostou?

                Dê seu voto nas estrelinhas abaixo! Sua opinião é muito importante! Compartilhe, comente!

                User Rating: 4.85 ( 3 votes)

                About Giovani da Costa

                Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

                Check Also

                Roma

                10 Regras de etiqueta a bordo de aviões que você precisa conhecer hoje mesmo! – Infográfico

                iajar é sem dúvida o desejo e aspiração de muita gente! Quem afinal de contas …

                La mano Punta del este

                Um passeio por Punta del Este, Uruguai – O que fazer e o que conhecer!

                  Uruguai é o país mais surpreendente da América do Sul! Neste post vamos passear por …

                cancun-familia

                O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

                Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

                Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?