Conhecendo o melhor de Roma em 4 dias – 1ª parte

Você já deve ter ouvido a frase que diz : “Per conoscere Roma non basta una vita” . E não é exagero, é tanta coisa para se ver na cidade que certamente o visitante terá que escolher suas prioridades dentre uma lista enorme de lugares interessantes.

Como em qualquer roteiro de viagem, deve-se SEMPRE levar em conta os imprevistos e mudanças de planos de quem viaja com crianças e também com as condições do tempo. Muitas vezes seu roteiro original deverá ser adaptado dia a dia.

Neste post mostramos uma sugestão de roteiro para a cidade eterna em quatro intensos dias.

Fontana1

1º dia:

Comece seu passeio pela Piazza Venezzia. Os ônibus de turismo passam todos por lá e se você sair da estação Termini, pode pegar o ônibus 40, 64 ou 170. Já na Piazza Venezia a pé mesmo pode-se fazer todos os passeios da região como se pode ver no mapa abaixo.

 

Direitos Reservados - Google inc.
Monumento a Vittorio Emanuele II (Vittoriano)
Piazza Venezia
Roma – Itália

1. Monumento a Vitorio Emanuelle II

 

Monumento a Vitorio Emanuele II
Monumento a Vitorio Emanuele II

Construído em homenagem a primeiro rei da Itália unificada, o excêntrico monumento destoa das edificações ao redor por ser todo de mármore branco, por esse motivo é conhecido como o “bolo de noiva”. Nele fica o Museu do Ressurgimento e sua entrada é gratuita. Você só pagará se quiser subir no elevador panorâmico que fica do lado direito da edificação, pra ter uma vista ainda mais espetacular! É altíssimo e rende  além de emoções fortes, uma belíssima vista!

Mapa 2Mas mesmo não usando o elevador, as vistas são incríveis ao redor de toda a edificação e encontramos mapas indicativos das vistas em diversos pontos.

Gaivotas

Atenção para os pássaros que parecem posar para as fotografias dos turistas!

2. Igreja Santa Maria in Aracoeli e Scalinata dell’Aracoeli

Construída onde antes era o templo de Juno, a igreja é do século VI. Suas colunas, que totalizam 22 foram tiradas de diferentes prédios antigos. Pode-se entrar na igreja por uma porta lateral bem ao lado do Vittorio Emanuele.

 

Santa Maria D'Aracoeli. Aqui não se pode fotografar!
Santa Maria D’Aracoeli.
Aqui não se pode fotografar!

Como a igreja fica no alto do Monte Capitolino, por volta de 1350 foi construída uma escada com 124 degraus como forma de agradecimento pelo fim da Peste Negra.

 

Chiesa Santa Maria in Aracoeli e Scalinata dell'Ara Coeli
Chiesa Santa Maria in Aracoeli e Scalinata dell’Ara Coeli

Ao descer as escadas, ao lado direito podemos observar as ruínas da Insula Romana (blocos de casas do séc. II d.C.). A ínsula Romana é o remanescente de uma habitação para as massas romanas. Guarda em seu âmago uma história belíssima e cheia de percalços, que vale a pena conhecer. Veja sua história aqui em A Ínsula Romana. Não deixe de fazer uma visita.

 

Insula
Insula

A visita à Insula só com hora marcada. Caso não esteja com disposição para descer tanto degrau faça a volta pelo Vittorio.

 

Scalinata dell'Ara Coeli
Scalinata dell’Ara Coeli

3. Cordonata e Piazza del Campidoglio

Ao descer a Scalinata dell’Ara Coeli, logo em seguida vemos a Cordonata (projetada por Michelangelo, que é uma incrível e espetacular rampa em aclive que se alarga aos poucos, principal acesso para a inesquecível Piazza del Campidoglio, também projetada por Michelangelo.

 

Em italiano "Cordona" que é uma linha delimitada. Neste caso por linhas horizontais.
Em italiano “Cordona” que é uma linha delimitada. Neste caso por linhas horizontais.

Duas espetaculares estátuas de Castor e Polux encantam os que ali chegam. Ficando por trás delas consegue-se ver as marcas cruéis do tempo por sobre as gigantescas estátuas, que perduram até hoje. Foram realmente feitas para durar eternamente e impressionar!

A Piazza possui seu piso em formato geométrico e em seu centro uma réplica da estátua de Marco Aurélio domina a paisagem.

4. Museus Capitolinos

 

O belíssimo Campidoglio e os museus Capitolinos.
O belíssimo Campidoglio e os museus Capitolinos.

Em volta da praça encontram-se 3 magníficas edificações: á esquerda o Palazzo Nuovo e á direita o Palazzo dei Conservatori. Os dois formam os Museus Capitolinos e são ligados por uma passarela sob a Piazza.

O ingresso vale para os dois edifícios e a entrada principal é pelo Conservatori.

Loba

Esculturas e pinturas famosas como A Loba de bronze e o São João Batista de Caravaggio são as atrações desse museu.

5. Vista do Forum Romano

 

Uma dos clássicos trajetos de Roma! Via FORUM ROMANO!

Caso você não queira ou não tenha tempo de ir ao Fórum, um bom lugar para se ter uma vista geral e do alto é seguindo a esquerda do Palazzo Senatori pela via di San Pietro in Carcere.

 

Não deixe de tirar uma foto clássica aqui!
Não deixe de tirar uma foto clássica aqui!

Não esqueça de levar uma garrafinha em seus passeios. Em Roma existem várias fontes de água potável. É só encher a garrafa e matar a sede. Você verá muitas pessoas fazendo o mesmo, sejam turistas ou não. Tire uma foto clássica bebendo água em uma fonte romana!

 

Mais escadas! Está de sapato confortável?
Mais escadas! Está de sapato confortável?

Desça as escadas (já percebeu que tem que ir com sapato confortável?) e chegará em outro ponto excelente para fotografar o Arco de Sétimo Severo . Também nessa área está o cárcere Mamertino onde São Pedro foi aprisionado. Pode-se fazer visita guiada.

 

Um mirante onde se sente o clima do Forum romano.
Um mirante onde se sente o clima do Forum romano.

 

Vista do Forum Romano.
Vista do Forum Romano.

 

Uma panorãmica do magnífico FORUM ROMANO.
Uma panorâmica do magnífico FORUM ROMANO.

Siga pelo Clivo Argenatario para alcançar a Via del Foro Imperiali, atravesse esta via e chegará ao Mercado e Foro de Trajano.

Mapa 4

 

Il Mercati di Traiano
Il Mercati di Traiano

 

O mercado de Trajano. Fonte: ROMA CAPITALE - Divulgação.
O mercado de Trajano.
Fonte: ROMA CAPITALE – Divulgação. http://en.mercatiditraiano.it/il_museo/storia

Um pouco mais à frente você verá a magnífica Coluna de Trajano (número 7 no mapa). Você poderá conhecer um pouco mais sobre ela neste post.

6. Deixando a Piazza Venezzia

Mapa 5

Seguindo em frente pela Piazza Venezia pela Via del Corso vire a esquerda na Via del Caravita e chegará na Piazza di Sant Ignazio onde encontra-se a belíssima igreja de Sant Ignazio, que tem em seu teto uma impressionante pintura barroca em perspectiva. Um lugar para não se deixar de visitar.

Teto

Impressionante a arte barroca em seu teto que vai deixar você de boca aberta com perspectivas e ilusões de ótica. Você verá colunas e cúpulas perfeitas. As imagens saltam das paredes! Quando se aproximar delas dificilmente perceberá que são pinturas em perspectiva. A ilusão é impressionante!

Não deixe de por uma moedinha para acender o teto da Chiesa di Sant’ Ignazio di Loyola. é impressionante. Deite-se rapidamente no chão para tirar uma foto do teto. Use uma grande angular e seja muito rápido, pois você pode ser advertido duramente. Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre a impressionante Chiesa di Sant’ Ignazio di Loyola. Ela é realmente impressionante. Uma atração praticamente esquecida nos circuitos tradicionais de Roma, mas é inesquecível!

Ruazinha

De lá siga para o Pantheon. Siga sempre a pé, e aproveite para explorar cada ruela que há ao longo do caminho. Se as luzes estiverem acesas o espetáculo estará completo!

 

O magnífico Pantheon!
O magnífico Pantheon!

Ao chegar ao magnífico Pantheon,  encante-se com este que já foi o templo de todos os deuses convertido depois em igreja e por 13 séculos. A magnífica construção possuiu o maior domo já construído com 43,2 metros cuja grandiosidade só é percebida em seu interior. Aqui o ambiente é extremamente reverente. Não se deite no chão!

Lá encontra-se o túmulo de Rafael e dos reis da Itália Humberto I e Vitór Emanuel I. Vale a pena tirar fotos dos túmulos, são impressionantes!  A entrada é franca e fica aberto todos os dias. Como esse roteiro é extenso, cuidado pra não chegar muito tarde e encontra-lo fechado. O horário de visitação é seg.-sáb de 8:30 ás 19:30h e dom. das 9:00 as 18:00h .

O Pantheon fica na Piazza Della Rotonda, essa área a noite é bem movimentada com restaurantes e cafés por toda parte. Aproveite para jantar por lá mesmo, pois os restaurantes são de excelente qualidade. O metrô mais perto é o Barberini 20 minutos a pé. Mas toda caminhada em Roma vale a pena pois sempre tem surpresas no caminho.

Fontana 2

E a surpresa desse percurso ao metrô é nada menos que a espetacular Fontana di Trevi que a noite ganha um encanto ainda maior com a iluminação.

Volte pela Via del Seminario e na Piazza sant Ignazio pegue a Via Dé Burrô e em seguida a direita na Via De Pietra, siga em frente e logo estará na Fontana.

Uma parada para o descanso e jogar uma moedinha e tirar mil fotos é indispensável! Aproveite para provar o delicioso gelato (delicioso mesmo!!!). Pertinho da Fontana fica o famoso Il Gelato di San Crispino (http://www.ilgelatodisancrispino.it/), se você assistiu ao filme Comer, Rezar e Amar deve lembrar-se de Julia Roberts deliciando-se com o sorvete. e não deixe de provar se estiver frio ou for à noite! A experiência vale a pena mesmo!

 

Piazza Barberini.
Piazza Barberini.

 

Piazza Barberini. Hora de pegar o metrô e recarregar as energias.
Piazza Barberini. Hora de pegar o metrô e recarregar as energias.

Hora de voltar pro hotel. Última parada: Piazza Barberini para pegar o metrô. Mas sempre dá tempo pra uma última foto.

Fim do primeiro dia! Pronto para mais um dia intenso?

Review Overview

Gostou?

Gostou deste artigo? Foi útil? deixe seu voto nas estrelinhas abaixo. Ele é muito importante. Obrigado!

User Rating: 4.78 ( 2 votes)

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

Maragogi-Capa small

Conhecendo o Caribe Brasileiro – Maragogi Alagoas!

  Maragogi, no Estado das Alagoas, é uma região do litoral Norte do Estado e …

La mano Punta del este

Um passeio por Punta del Este, Uruguai – O que fazer e o que conhecer!

  Uruguai é o país mais surpreendente da América do Sul! Neste post vamos passear por …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?