Home / Dicas / Fotografando em Viagens – Introdução.

Fotografando em Viagens – Introdução.

Quantas vezes já nos deparamos com esta situação?

Uma cena lindíssima, de tirar o fôlego. Sacamos nossa câmera e clicamos da melhor maneira possível. Pedimos que alguém bata por nós ou clicamos nossos amigos ou queridos ali defronte àquela cena esfuziante! Quando vamos rever o que clicamos…lá está ela…aquela cena maravilhosa. Só que não é a mesma coisa. Não foi aquilo que eu quis fotografar. “Não está tão bonita quanto parecia!”  É o que se ouve quase sempre.

O que aconteceu com aquela cena maravilhosa? Eu tenho certeza que cliquei no momento em que o sol fazia aquela sombra linda! Eu tenho certeza que o sol estava se pondo com aquelas cores fortíssimas! E assim vai nosso momento decisivo.

 

Museu Brennand - Recife Pernambuco
Imagem em espelho. Museu Brennand – Recife Pernambuco

Nesta séries de posts, vamos embarcar numa jornada através de algumas ideias e técnicas que nos ajudarão a entender como uma fotografia pode ser melhorada, trazendo para nós e para outros aquela sensação de entusiasmo, pois conseguimos capturar o que realmente víamos na cena.

Em primeiro lugar, venha munido de uma boa dose de imaginação, pois sem ela não há fotografia. E em seguida carregue sua câmera para onde você for, faça dela sua companheira inseparável. E FOTOGRAFE, FOTOGRAFE E FOTOGRAFE mais um pouco. Mostre suas fotos para amigos e pessoas mais experientes. Os resultados com certeza virão. Use estes posts como um início para sua jornada, não temos a pretensão de que seja completo. Muita coisa será derivada de muito estudo e cursos, mas também haverá muita recomendação advinda de experiências pessoais.

FUNDAMENTOS:

O olho e a câmera não enxergam as mesmas coisas, como diz David Präkel. O cérebro recebe as informações de forma ativa e constante, enquanto a câmera, por estar presa a uma pequena região chamada Frame, recebe estas informações de forma passiva.

Cena e Frame Fonte:diccan.com

Quem carrega consigo uma câmera vai ser sempre atraído para cenas que atraírem seu olhar, sejam pessoas, cenas cotidianas, paisagens, etc… Quando algo chama sua atenção, imediatamente leva a câmera à altura dos olhos e por vezes sem pensar clica no obturador no auge daquela sensação de “Isto vai dar uma boa foto!” Este processo nem sempre nos dá bons resultados. As imagens são em geral desalentadoras. Muitas vezes precisamos explicar o que estava acontecendo, onde foi tirada e em que circunstâncias.

Como diz David Präkel, a “câmera está sendo usada para se registrar o que não se pode registrar.” A câmera foi usada para se capturar uma interpretação pessoal, uma emoção íntima e não apenas um evento. Cada cena é recebida por nós com um misto de elementos gráficos e emoções que são incorporadas e processadas em nosso cérebro de forma dinâmica.

Na foto abaixo, os dois meninos à beira da piscina parecia uma boa foto. Mas o que o cérebro via não era isto. Via uma combinação de elementos que mostravam céu azul, crianças pequenas, prédios gigantes, serenidade, etc… Isto a câmera não podia capturar.

Piscina Cropped

Após a cena ser composta seguindo as regras básicas da fotografia, obtivemos o seguinte resultado que é um pouco melhor. em outras palavras a imagem foi COMPOSTA.

Piscina

Uma das primeiras lições que devemos ter em mente é que é possível e muito fácil fazer boas fotos, aquela que irá refletir o seu estado de espírito naquele momento em que você clicou, aquele momento decisivo.

A composição é o elemento que nos ajudará a lidar com o que está em nossa frente, com os sentimentos que a cena evoca e com a ansiedade que acompanha em cada clique.  Nos próximos posts mostraremos algumas ideias básicas de composição fotográfica que nos ajudaram a transformar nossas fotografias.

Até a próxima!

 

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

Roma

10 Regras de etiqueta a bordo de aviões que você precisa conhecer hoje mesmo! – Infográfico

iajar é sem dúvida o desejo e aspiração de muita gente! Quem afinal de contas …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Whale

As 20 mais incríveis fotos de viagem do ano.

Sumário:1 Viajar e Imortalizar os momentos!2 As Vencedoras de 20153 Outras finalistas.4 Quer conhecer mais?5 …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?