Tire Fotos Melhores: 20 dicas para criar imagens inesquecíveis em suas viagens!

Tire melhores fotos de viagem!

 

Qualquer um pode tirar uma boa foto, mas poucos podem registrar uma imagem inesquecível.  Uma foto bem batida, uma imagem bem criada força o expectador a ver além da foto, a acessar suas áreas emocionais e se impactar com a mistura de sentimentos que aquela imagem carrega consigo. Neste guia básico, trazemos dicas simples que irão melhorar de forma rápida e sensível a qualidade de suas fotos trazendo muito mais emoção às recordações de suas viagens!

Crie Imagens inesquecíveis!

Estátua Puerto varas e Ososrno

Não há quem resista ao impulso de sacar sua digital e sair fotografando tudo aquilo que vê e acha bonito. De fato as câmeras mais modernas já se prestam a este serviço no momento em que você abre a sua caixa. Não se precisa nem esperar a bateria carregar! Ela já vem carregada!

É uma aventura irresistível! Não é mesmo?

Fotografar aquele por do sol, ou quem sabe o bolo antes de ser cortado pela noiva ansiosa ou até mesmo a brincadeira das crianças em uma festa de aniversário… os mais ousados buscariam aquele clique mágico dos pássaros voando por sobre aquela cachoeira e os mais urbanos talvez se contentassem com uma visão da Brooklin Bridge iluminada pelo entardecer.

Manhattan Bridge

Tudo… tudo mesmo pode ser seu tema! Aquilo para o qual você apontar a sua câmera se torna seu tema, seja trazendo detalhes que ninguém nunca viu, seja registrando momentos inusitados ou cotidianos. A câmera irá filtrar o seu olhar e criar imagens que só você é capaz de ver através dela!

Como é sabido, uma imagem bem sucedida, ou uma foto bem batida é aquela que atinge o seguinte objetivo:

Permitir ao expectador ver algo extraordinário naquilo que ele já viu tantas vezes!

Ela cria uma aura de mistério, de encantamento, traz aquela sensação de ” eu já olhei tantas vezes isto e nunca vi…”

Esta é a sensação que uma foto ou imagem inesquecível nos traz!

Você não precisa de uma super câmera!

 

Florença ao Entardecer!
Florença ao Entardecer! Foto de celular pode também sair muito boa!
Você pode se perguntar:

“Para grandes fotos, eu preciso de uma câmera melhor?”

A resposta pode variar muito.

Talvez você precise de uma câmera melhor, mas em certos casos seu celular pode fazer um bom trabalho! Capturar boas imagens tem mais a ver com a sua visão artística e sua veia criativa do que propriamente com seu equipamento de última geração. Em nossas viagens optamos por levar sempre os mesmo equipamentos, e ainda não resolvemos trocar nenhum deles por versões mais atualizadas pois obtemos bons e satisfatórios resultados com o que possuímos.

Brennand - Esculturas 2

É claro que a animação que uma câmera nova traz pra nós todos é indescritível e pode sem dúvida nos impulsionar a comprar câmeras cada vez mais modernas, não é mesmo? Mas não faça disto o responsável por suas boas ou más fotos.

É na verdade o olhar por detrás do visor da câmera que é o responsável por tudo, seja ela moderna ou não!

 

Saia do Comum para o extraordinário!

 

O menino de Ébano. Tirada em João Pessoa, Paraíba.
O menino de Ébano.
Tirada em João Pessoa, Paraíba.
Para conseguir boas fotos você deve sempre ver o que os observadores comuns não vêm. Desenvolva aquele jeito único de olhar para as coisas que parecem comuns no dia a dia, aquilo que circunda você. Talvez aquele prédio que você olhe todos os dias se for olhado de maneira diferente renda uma grande foto!

 

Violonista em fim de tarde. João Pessoa, Paraíba.
Violonista em fim de tarde.
João Pessoa, Paraíba.

Quem sabe aquele menino na esquina que você vê todos os dias hoje esteja numa situação inusitada e que renda uma foto atraente! Quem sabe um homem com um violão a caminho de casa, não renda uma foto diferente?

Siga as regras básicas em cada foto.

Carneiros - Peixes e Corais

Você não precisa se tornar um Ansell Adams, ou um Cartier Bresson ou mesmo um Sebastião Salgado da noite para o dia. Nenhum deles se tornou fotógrafo de primeira em sua primeira foto. Eles estudaram muito e fotografaram muito mesmo antes que suas primeiras imagens pudessem ser reconhecidas no mundo todo.

Estude e siga as regras mais básicas e as siga com frequência e só isto proporcionará a você uma alegria imensa quando as suas fotos começarem a serem notadas pelos amigos! Aquele “UAU, que foto!” vai se tornar cada vez mais comum!

 

Florença, Itália
Uma das cidades mais belas do mundo. Florença!

A mais importante regra da fotografia é a Composição Fotográfica. É ela que traz vida às suas imagens. É ela que permite que você traduza em imagens exatamente aquilo que você viu através do visor da câmera.

As dicas abaixo são bem simples e você pode carregar com você para onde for. Nada sofisticado, tudo muito simples para que você possa lembrar na hora de fotografar.

Por exemplo: “Chegue mais perto!” Uma regra que parece óbvia, mas de que adianta se tirar uma foto que você acha legal e o expectador nem sabe se ela é sobre a torre da igreja ou sobre o telhado dela.

Tenha sempre um objetivo e apenas um. Parece lógico, mas algumas fotos nos deixam confusos por serem poluídas demais. Sempre se pergunte:

Sobre o que esta foto fala? OU: O que eu quero realmente mostrar nesta foto? E foque neste assunto e somente nele.

O infográfico abaixo vai de ajudar bastante em suas próximas fotos! Vamos conhecer as dicas básicas?

 

Tire Melhores fotos – Infográfico

Fotos Melhores - InfográficoFotos Melhores - Infográfico

Surpreenda-se! Fotografe Sempre!

Isso mesmo! Fotografe, fotografe e fotografe! Fotografe sempre e em todo lugar! Faça de sua câmera sua companheira mais fiel! Quanto mais você fotografar, mais sua percepção irá ser ampliada e por consequência, melhor você irá fotografar!

Você pode também conhecer os outros artigos sobre fotografia que temos aqui no Blog. São um pouco mais técnicos e completos, e eu recomendo que os leia depois de ter lido este aqui.

Fotografando em Viagens – Uma Introdução

Fotografando em Viagens – A Composição Fotográfica

Estes sites podem te dar algumas dicas legais sobre fotografia e sobre alguns fotógrafos famosos:

Magnum Photos – Onde você pode encontrar fotos com estas abaixo de fotógrafos espetaculares como:

Henry-Cartier Bresson

 

INDIA. Kashmir. Srinagar. 1948. Muslim women on the slopes of Hari Parbal Hill, praying toward the sun rising behind the Himalayas.
INDIA. Kashmir. Srinagar. 1948. Muslim women on the slopes of Hari Parbal Hill, praying toward the sun rising behind the Himalayas.

David Alan Harvey

 

SOUTH KOREA. Jeju Island. 2014. The sea shimmers with beauty as the sunlight reflects off its calm surface. For haenyeo, the scene registers differently: it’s just another day of work.
SOUTH KOREA. Jeju Island. 2014. The sea shimmers with beauty as the sunlight reflects off its calm surface. For haenyeo, the scene registers differently: it’s just another day of work.

 

Espero que tenham gostado! Um grande abraço e até a próxima!

 

3d postman with envelope and bag

Gostou deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

E você pode se descadastrar a qualquer momento!

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Infográfico gorjetas Capa

Como dar gorjetas em Viagens. Um Guia Rápido para você não errar mais em suas próximas viagens!

Não há nada mais inconveniente e vexatório que estar diante de uma situação onde você …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?