12 incríveis praias no Nordeste para você conhecer neste verão!

Para o Brasileiro, ir à praia faz parte de sua cultura, do seu viver. O território brasileiro é abençoado com quase 300 dias de sol por ano e isto faz com que as pessoas que vivem em áreas de litoral saiam sempre para passear, se banhar em nossas águas tépidas e tranquilas. O Brasileiro vai à praia para socializar, descansar, comer, fazer festas e mesmo quando não há sol, fazer os famosos luaus à beira das praias e até mesmo para jogar futebol.

Não há como negar, a praia é uma das paixões dos Brasileiros! Paixão e privilégio cobiçado por muitos estrangeiros que quando aqui vêm, se encantam com as belezas de nossos litorais!

Muitos buscam o Caribe, que sem dúvida é um dos lugares mais belos do planeta com resorts magníficos de cair o queixo! Mas em nosso país e em especial em nossa região Nordeste nós iremos encontrar praias encantadoras que te deixarão com saudades na hora de partir! Conhecemos a maior parte delas e nunca nos arrependemos de irmos outra vez a cada uma delas!

Com certeza o leitor de Viagem e Arquitetura irá sentir falta aqui de uma outra praia ou uma outra região que porventura visitou e amou! Disso eu tenho certeza, pois uma lista de 12 praias é muito pouco para os lugares maravilhosos que o Nordeste proporciona a cada um de nós! Por favor deixe sua dica de praias que deixamos de comentar ao final do artigo!

Vamos viajar?

Praias para relaxar e esquecer do mundo!

Praias para relaxar
As praias do Nordeste são ideais para relaxar e esquecer de tudo!

As praias do Nordeste podem variar desde praias agitadíssimas de grande número de visitantes com atrações para todas as tribos até as mais calmas e inexploradas, como algumas praias selvagens da Paraíba e do Rio Grande do Norte, acessíveis apenas por barcos ou trilhas através das matas verdejantes.  Você vai encontrar também lugares espetaculares com parques aquáticos de primeira e instalações moderníssimas como se vê em Fortaleza,  Ceará.

O que se percebe nas praias do Nordeste é que cada estado tem sua característica própria com relação ao seu litoral. Dificilmente iremos encontrar uma região de praia semelhante a outra. Muitas vezes uma mesma praia é capaz de se tornar diferente ao ser visitada em outra época do ano. A Bahia, por exemplo, é reconhecida mundialmente por suas áreas infinitas de praias ao longo de sua costa de areias branquinhas e impressionantes, pontuada por magníficos resorts. Ao deixar o litoral da Bahia vamos encontrar um mar de águas tépidas que banha a costa sergipana e se estende até o Rio Grande do Norte passando pelas Alagoas, Pernambuco e Paraíba. As águas assumem em cada lugar uma cor que varia desde o azul celeste ao azul esverdeado incrível que deixaria qualquer praia do Caribe com inveja. As impressionantes dunas do Rio grande do Norte dificilmente são encontradas em outra região do país e marcam a beleza do litoral potiguar.

12 praias do litoral do Nordeste que você não pode deixar de conhecer.

1

Carneiros, Pernambuco

Uma das melhores do mundo.

Eleita recentemente como a 12ª melhor praia do Mundo – Quanta honra! – e a 2ª melhor do Brasil, atrás da Baia do Sancho em Fernando de Noronha, a praia dos Carneiros é um lugar que você dificilmente irá esquecer. Praia de lugares bucólicos e piscinas naturais que irão encantar adultos e crianças. A Praia dos Carneiros pertencia aos herdeiros da Viscondessa do Rio Formoso e depois ao Sr. José Henrique Carneiros daí o nome do lugar. Por tratar-se de propriedade particular, o acesso de carro só pode ser feito pelos restaurantes, ou pelos hotéis. Você pode conhecer um pouco mais sobre Carneiros aqui em Praia dos Carneiros, Pernambuco – Uma das melhores praias do mundo!

Carneiros - Crianças na praia

 

2

Tambaba, Paraíba

Intimidade com a natureza.

Mesmo quem não busca um roteiro de eco aventura ou turismo por áreas pouco exploradas irá se encantar com esta maravilha da natureza que é a Praia de Tambaba, no litoral da Paraíba. Fica a pouco mais de 35 quilômetros da capital do Estado, João Pessoa. Só a chegada ao lugar já é de impressionar qualquer um, com uma mata intocada e uma chegada em uma altíssima falésia que é um ponto de observação. Sua viagem vai valer muito a pena!

O grande destaque de Tambaba é, sem dúvida o fato de ela ser a mais conhecida praia de Naturismo do Brasil e provavelmente do mundo, uma vez que recebe visitantes de todas as partes. Sua topografia parece ter sido criada especificamente para esse fim, com rochas enormes e corais milenares, que dão origem a piscinas naturais e recantos de descanso e lazer. Uma topografia intimista, isolada, com água tépidas e límpidas vai encantar quem ali chegar. Tambaba é um paraíso que muitos gostariam de conhecer de perto. Antes de partir para lá, você precisa conhecer algumas importantes recomendações e alguns segredos do lugar!

Tambaba, Brasil.
Tambaba, Brasil. Uma beleza impressionante!

3

Tamandaré, Pernambuco

O lugar perfeito para fotos inesquecíveis!

Um paraíso para os fotógrafos. O lugar é belíssimo e possui inúmeras praias, cada uma com sua beleza própria e peculiar. Aqui se fazem ensaios de moda e comerciais de TV, ensaios para capas de revista e muito mais. Quer tirar fotos inesquecíveis, venha para a Praia de Tamandaré, Pernambuco. Ela fica há pouco mais de 100 quilômetros do recife. ela é um dos maiores tesouros do litoral de Pernambuco e ainda de quebra tem duas características marcantes: Sua entrada é através da reserva ecológica de Saltinho e fica vizinha à magnífica Carneiros. Tamandaré se destaca de muitos outros lugares por sua vida noturna igualmente marcante, onde durante o verão o Fest Tamandaré atrai turistas de todos os lugares do país por seus shows com artistas do cenário musical nacional.

Fotos em Tamandaré
Excelentes lugares para fotos inesquecíveis!

4

Boa Viagem, Pernambuco

Onde acontece de tudo, até tubarões!.

A Praia de Boa Viagem em Recife, Pernambuco,  recentemente tem sido alvo de críticas e causado medo aos turistas que desembarcam em Recife em busca das emoções que a capital é capaz de prover. Muitos apanham receptivos e se afastam dela indo em direção ao litoral belíssimo de Alagoas. A área ficou marcada pelos ataques dos tubarões que não simpatizam com os banhistas mais ousados. Existem realmente histórias trágicas como esta descrita pelo Portal G1.

Mas não há o que temer em Boa Viagem. Eu e minha família costumamos ir a Boa Viagem e nos divertimos muito quando ali estamos! Não esqueça que é uma PRAIA e como toda praia a diversão é garantida. Só não exceda os limites predeterminados pelas autoridades e atente para todas as normas de segurança. Nunca se aventure além dos recifes que formam as piscinas naturais e servem como barreira. À noite é incrível na orla e acontece de tudo! Um ótimo lugar para encontrar outras pessoas, conviver com amigos, admirar o luar. Os bares da orla são fenomenais! Não deixe de conhecer e desfrutar da noite de Boa Viagem! ela parece não acabar nunca!

Praia de Boa Viagem
Um lugar para conhecer outras pessoas e se divertir muito! Aqui acontece de tudo!

5

Praia da Pipa, Rio Grande do Norte

Esculturas da natureza e um mar de esmeraldas.

Um dos destinos mais buscados e badalados do litoral do Rio Grande do Norte. Saindo de Natal e rumando em direção ao sul, iremos seguir a famosíssima Rota do Sol onde encontraremos praias e mais praias que irão se estender desde a capital do Estado até os limites deste, na fronteira com o Estado da Paraíba. A variedade de atrativos é enorme nesta faixa costeira, onde nós iremos encontrar desde praias tranquilas e com pouquíssimas ondas a praias de ondas enormes e poderosas muito buscada por surfistas ávidos. Há praias selvagens com dunas gigantes acessíveis apenas através de bugres ou 4X4.

Pipa é uma destas praias maravilhosas bem ao sul na rota do Sol. Um lugar jovem e cheio de muita energia, vibrante e lindo! Suas falésias parecem ter sido esculpidas a mão pelo criador de tão perfeitas. A beleza é indescritível. Dependendo de que região você chegue a Pipa, o espetáculo será diferente. Nós aconselhamos que se chegue até ela por Tibau do Sul, que permite uma chegada deslumbrante onde se vê a localidade bem do alto, com sua águas rebrilhando no sol do Verão! Imperdível!

 

Praia da Pipa, Rio Grande do Norte. Esculturas da natureza em suas falésias seculares! Fonte: Embratur

6

Ipióca, Alagoas

Espetacular! Sem nenhum exagero!

Um dos melhores refúgios do Nordeste. Sem nenhum exagero!Uma das praias mais perfeitas para quem quer descansar e trazer as crianças. Praia de águas de um azul indescritível, calma e com uma faixa de areia muito grande que permite brincar e relaxar! Para se chegar até ela você precisa atravessar um condomínio fechado em direção ao Hibiscos, que é um bar de altíssima qualidade! Um dos melhores que eu já estive! Este é um dos segredos que o Paraíso das Águas reserva a quem o procura!

Um destaque vai para o Hibiscos, Alagoas, que fica dentro deste condomínio fechado, que você tem que atravessar para chegar até a praia. O lugar é simplesmente perfeito, tanto para os adultos como para nossas crianças. Tem de tudo, inclusive redes para descansar após o almoço – que é variadíssimo – e parques e piscinas para crianças. Além do mar que é de deixar qualquer um sem querer ir embora mais! reserve uma manhã e uma tarde para este lugar! Acredite, você vai querer ficar mais tempo! Confira o site deles: Hibiscos, Alagoas.

 

Hibiscos Maceió
Hibiscos Maceió – O lugar Perfeito! Sem exageros!

7

Fernando de Noronha

Muitas e muitas praias. Todas maravilhosas!

O arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil é um dos melhores destinos do Brasil e do Mundo para se conhecer. O sonho de muitas pessoas é vir aqui, inspiradas pelas maravilhosas imagens que daqui são trazidas. Não há como negar, o lugar é esplêndido e há muito o que se descobrir ali além das rotas comuns do turismo. A nuance de cores e tons que cada praia apresenta não é apenas belo! É inspirador!É aqui que as pessoas sonham em se casar, outras sonham em morar outras sonham em mergulhar em suas águas incríveis.

A ilha recebeu seu nome em homenagem a Fernão de Loronha, o financiador da expedição de Américo Vespúcio, que a descobriu em 1502. Fica a cerca de 350 km da costa do Rio Grande do Norte, mas faz parte do estado de Pernambuco. Em 1988 foi criado o Parque nacional Marinho de Fernando de Noronha, com o objetivo de proteger a frágil ecologia e vida marinha do arquipélago de 21 ilhas. O lugar é de impressionar qualquer um e começa pela sua simplicidade, onde tudo beira o rústico e despojado estilo de vida de alguns moradores.

A combinação de águas claras quase transparentes, vida selvagem fascinante e vida marinha diversificada faz de Noronha um paraíso para nunca se esquecer. Aqui se podem ver tubarões descansando em plena praia, peixes que se aproximam de você como velhos conhecidos, tartarugas que parecem gostar da presença humana e até baleias! Mas os grandes animadores da festa marinha são os Golfinhos que saltam ao lado dos barcos e que acompanham você! Impressionante e inesquecível!

Um dos lugares mais belos com as praias mais legais do litoral nordestino!

Leia um relato de viagem inspirador aqui em Relato de Viagem – Fernando de Noronha por Givago Richard.

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha, Brasil. Muitas praias em um arquipélago bem brasileiro!

Em Noronha os Golfinhos nadam perto de você!

8

Praia do espelho, Trancoso, Bahia

Uma beleza incrível!

A belíssima praia parece se esconder do mundo em uma região de altas falésias de cor branca. A praia fica entre os povoados de Trancoso e Caraíva e é considerada uma das mais perfeitas praias do litoral Sul do Estado da Bahia. Quem deseja repousar em meio a um cenário bucólico de águas azuis, mornas e convidativas deve vir pra cá neste verão!

Praia do Espelho
Praia do Espelho, Trancoso, Bahia. Uma linda praia que você precisa conhecer. Fonte: http://www.praiadoespelho.net.br/

9

Cumbuco, Ceará

Um lugar de altos contrastes.

Cumbuco é uma das muitas praias legais que se pode desfrutar em Fortaleza. Fica a apenas 28 km de Fortaleza e vale a visita. E vale muito! Caso você não queira passar o dia, é melhor ir de carro, pois os passeios turísticos que contratam-se nos hotéis apesar de serem confiáveis e de boa qualidade só voltam no final da tarde.

Tire o dia para experimentar as deliciosas águas dela e desfrute dos passeios e aventuras quase radicais que o lugar oferece, como andar de bugre e andar a cavalo! Uma região que vale a pena ser explorado!

3d postman with envelope and bag

Está gostando deste artigo? Que tal fazer como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

Não fazemos spam! Odiamos isto também!
E você pode se descadastrar a qualquer momento!
10

Jericoaquara, Ceará

Belíssima!

A internacionalmente famosa praia de Jericoacoara, no Ceará encanta por sua beleza impressionante. Situada em uma minúscula vila de pescadores, a região conserva um ar rústico que fará seu coração desacelerar e esquecer as preocupações e exageros da vida moderna! Um lugar incrivelmente lindo!

11

Porto de Galinhas, Pernambuco

Linda!

Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados do litoral nordestino! Embelezando o litoral de Pernambuco, Porto de Galinhas, apesar de frequentada por turistas do Brasil inteiro, ainda guarda aquele ar de vilarejo! O destaque vai para as fantásticas piscinas naturais, talvez as mais famosas do país!

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas! Um dos Hits deste verão! Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/

12

Praia do Francês, Alagoas

Point das piscinas naturais!

Uma praia localizada a cerca de 18 quilômetros de Maceió. Possui vegetação de restinga e uma enseada natural, o que faz dela um refúgio muito procurado por turistas. Os relatos contam que esta região era habitada pelos índios Caetés à época da colonização do Brasil. A hoje encantadora enseada, por estas épocas surgiu como porto natural para navios piratas, inicialmente Franceses, que contrabandeavam o Pau-Brasil abundante na Mata Atlântica.

Elaé uma das praias mais visitadas de Alagoas, com diversão para todos os gostos. Na enseada é possível mergulhar, passear de barco e se arriscar no banana-boat! Você vai encontrar diversas palhoças – não deixe o nome te enganar – com petiscos, frutos do mar etc. Elas são de alto nível e a culinária é incrível aqui! Aliás, a culinária de Maceió é impressionante!

 

Praia do Francês!
Praia do Francês! Excelente praia num litoral maravilhoso!

Praias, praias e mais praias!

E você? Vai ficar aí em casa esperando o verão acabar? Venha curtir uma destas praias magníficas! O sol te espera!

 

Praias do Nordeste neste verão!
Curta as deliciosas praias do Nordeste neste verão!

 

Há alguma praia que seja a sua favorita? Faltou alguma que você queria ver aqui? Quer dar uma sugestão?

Um grande abraço e até a próxima!

 

Review Overview

Gostou?

Vote neste artigo! Ajude-nos a melhorar nosso Blog!

User Rating: 4.83 ( 5 votes)

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

2 comments

  1. Muito bom o artigo! Parabéns!

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?