10 Lugares espetaculares do mundo que inspiraram filmes da Disney

Carl-and-Ellie-from-Up

O s filmes da Disney inspiram adultos e crianças há gerações. Desde os primeiros e perfeitos desenhos como Cinderela e a bela Adormecida, onde a Disney conseguiu trazer para a película movimentos humanos perfeitos, sem precedentes para a época até a data de hoje onde os desenhos assumem uma importância tão grande na indústria cinematográfica, ela é sem dúvida uma fonte de inspiração para muitos. 

Não é difícil encontrar aqueles que se encantam com os desenhos e com suas cidades, castelos imaginários, vilarejos distantes e até mesmo aquelas montanhas e vales encantados! Mas você sabia que as mentes criativas por trás de toda esta fantasia se inspiraram em lugares reais?

A revista Condè Nast Travel fez um passeio pelos arquivos da Disney e encontrou pelo mundo a verdadeira inspiração para seus criadores! Trouxemos uma parte destes lugares para você! Vamos conhecer as verdadeiras locações de cada desenho da Disney? Elas são tão espetaculares quanto nos filmes!

Os filmes da Disney

Walt and Brother

 

A Walt Disney Company foi criada em 1933. Na época era uma empresa minúscula, ocupando um espaço diminuto em Los Angeles. Foi lá que junto com seu irmão Roy, Walt Disney começou uma série de animações curtas, chamadas de “As Comédias de Alice”. Em apenas quatro meses o espírito de equipe e empreendedor dos irmãos Disney começou a atrair mais mentes brilhantes e rapidamente o negócio começou a prosperar, passando assim para uma sala muito maior. Deste momento em diante, a companhia passou a se chamar “Disney Bros. Studio.” Dois anos depois, a equipe já era enorme e foi necessário mudar novamente. Foi então que adquiriram um armazém abandonado na Hyperion Avenue, em Los Angeles. Ali começou a construção dos estúdios Disney e a criação dos tão famosos personagens que ainda hoje encantam o mundo e muita coisa aconteceu depois disto!

Walt desenhando

O compromisso da Disney desde sua fundação é com a perfeição. E isto se viu nos primeiros desenhos longos da empresa, como Branca de Neve e a Bela Adormecida, que trouxeram um nível de perfeição sem precedentes para a época! É só observar como os personagens humanos se movem. O movimento é impressionante!

Cartoonist

15 Lugares espetaculares do mundo que inspiraram filmes da Disney

A pequena Sereia

 

O Castelo do Príncipe Eric e sua real inspiração: O Castelo de Chillon na Suiça.
O Castelo do Príncipe Eric e sua real inspiração: O Castelo de Chillon na Suiça. http://www.cntraveler.com/
O Belíssimo castelo do Príncipe Eric, foi inspirado pelo igualmente belo “Chateau de Chillon” que fica na Suíça, Às margens do Lago Genebra. Sua história remonta muitos séculos e em sua longa existência, já passou de fortaleza, arsenal, prisão e até mesmo luxuosa residência para a realeza.

Mermaid

 

Você pode encontrar referência a ele na literatura mundial. Lorde Byron imortalizou o Castelo de Chillon em seu poema “O prisioneiro de Chillon”[/su_service]

Mulan

Mulan, Cidade Proibida
A cidade Proibida Chinesa inspirou a Cidade Imperial em Mulan. Fonte: http://www.cntraveler.com/
O interessantíssimo Mulan, é um dos filmes que traz a temática de fidelidade, amor e honra bem ao estilo oriental. A história é baseada em uma conhecida e popular lenda Chinesa. A jovem Mulan sente que deve honrar seu país que é invadido por tropas inimigas e se disfarça de soldado para defender seu país. A história é comovente e muito profunda.

Mulan

Como era de se esperar, as locações Chinesas teriam que mostrar um patrimônio Chinês que é a Cidade Imperial. No filme ela serve como a casa do Imperador e ali também ocorre as mais importantes cenas. Ela não há como se negar, foi inspirada na famosa Cidade Proibida de Beijin, na China. Seus palácios com suas lindas torres e seus portões espetaculares. O Imperador viveu realmente ali no período de 1420 até meados de 1920 e hoje o complexo é protegido pela UNESCO.

Um dos esboços originais de Mulan.
Um dos esboços originais de Mulan.

 

Procurando Nemo

Sidney em Procurando Nemo
Sidney é a inspiração de Procurando Nemo:
Fonte: http://www.cntraveler.com/
Procurando Nemo, é uma das histórias mais conhecida entre as crianças ao lado do excelente Rei Leão. Marlin cruza o oceano em busca de seu filho Nemo que foi levado por mergulhadores e acabou em um aquário em Sidney, na Austrália. A animação e perfeição dos detalhes da Baía de Sidney é simplesmente impressionante!

Nemo

 

Peter Pan

Big Ben and Peter Pan
O Big Ben de Londres parece fazer parte de um passeio noturno!
Fonte: http://www.cntraveler.com
A viagem à terra do nunca é uma clássica chamada à alegria e à mágica que envolve cada um de nós! Basta confiar no pozinho Magico e seguir em frente! Este clássico da Disney ensinou a muitos adultos de hoje que a magia não tem idade! Na cena mais famosa, a do primeiro voo das crianças com Peter Pan, a paradinha rápida acontece no Big Ben de Londres. A cena é mágica, mas pare e observe como os animadores recriaram com exaustiva perfeição cada detalhe arquitetônico deste ícone mundial! É perfeito!

Pan

Enrolados

Mont Saint Michel
A divertida saga de Rapunzel é recriada tendo o Mont Saint Michel como inspiração!
Fonte: http://www.cntraveler.com
O filme reconta de forma divertida a história de Rapunzel, uma jovem sonhadora e apaixonada que tem um poder incomum… seus longos cabelos! O filme é até hoje considerado um dos mais belos e artísticos da Disney. A ideia de se fazer Rapunzel existe desde 1937 e originalmente seria realizada após Branca de Neve.

Tangled-Facts-Castles

 

 

O Monte Saint-Michel na Normandia foi a inspiração para o belíssimo e misterioso castelo onde vive Rapunzel. O conceito de arte foi inspirado em versões a óleo do século 18 e aos poucos a recriação foi adicionando elementos de tendências Medievais e Renascentistas Franceses, como por exemplo as torres edondas que foram inspiradas no Château de Chenonceau. Alguns elementos de arquitetura moderna também foram incorporados à criação do castelo.

Tangled-Facts-Lanterns-2

As cenas são lindas e o filme tem visuais de impressionar qualquer um.

Tangled

 

Branca de Neve e os Sete Anões

Castelo da Branca de Neve
Um dos mais famosos Castelo da Disney, também foi inspirado em um Castelo real!
Fonte: http://www.cntraveler.com
O castelo do filme foi modelado tendo em mente o Alcázar of Segovia, que fica na Espanha. Assim como o Castello Chillon, também serviu como prisão, forte e casa para a realeza Francesa.

Snow

 

Valente

Brave
Fonte: http://www.cntraveler.com
A história de Merida, a divertida princesa de cabelos vermelhos, que é uma talentosa arqueira e também teimosa filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor. Ela decide trilhar um caminho próprio e desafia as tradições de sua família! A história é baseada nas tradições Escocesas, para isto a equipe da Disney se aprofundou nas terras altas escocesas, as conhecidas Highlands e trouxeram uma história comovente e divertida.

Brave

A equipe se inspirou no Castelo Urquhart, às margens do famosíssimo Lago Ness e de outra área na Ilha de Lewis. Porém, o interior do Castelo DunBroch onde vive Merida, foram inspirados no Castelo Eilean Donan, uma obra do século 13 também na escócia.

 

UP – Altas Aventuras

UP - Disney
A divertida aventura de UP, passou por aqui!
Fonte: http://www.cntraveler.com
Em busca de cenários para UP Altas Aventuras, a equipe do diretor Peter Docter viajou até a Venezuela para encontrar inspiração para o reino perdido de Paradise Falls. A viagem chegou a uma espetacular região onde se encontra uma das mais altas cachoeiras do mundo, a Angel Falls.

Frozen

Frozen
Frozen também teve sua inspiração em um lugar real!
Fonte: http://www.cntraveler.com
A cena da coroação de Elza como rainha de Arendelle, que ocorre em uma belíssima capela os animadores recriaram o interior de uma igreja da Inglaterra, a St. Olaf’s Church. Coincidentemente, os animadores utilizaram o nome dela para inspirar o divertido Olaf, o boneco de neve! lembra dele?

Olaf

Frozen, uma aventura congelante!
Frozen, uma aventura congelante!

 

O Corcunda de Notre Dame

Corcunda
Fonte: http://www.cntraveler.com
Sim, a semelhança é impressionante. O corcunda de Notre Dame não poderia se passar em outro lugar que não fosse a Cathédrale Notre Dame em Paris. É um dos maiores exemplares do Estilo Arquitetônico conhecido como Gótico.

Aladdin

Taj Mahal
Fonte: http://www.cntraveler.com
A divertida história de Aladdin e Abu se passa em uma exótica cidade que lembra muito as cidades das mil e uma noites. Esta é dominada pelo imponente Palácio do Sultão. este por sua vez traz grande semelhanças com o Taj Mahal, que na vida real não é um castelo e sim uma tumba em homenagem À esposa do Sultão em Agra, na Índia.

Aladin

A Bela Adormecida

A Bela Adormecida
Fonte: http://www.cntraveler.com
Talvez o mais famoso castelo da Disney e também inspirado em um dos mais importantes castelos da Alemanha, o Castelo Neuschwanstein uma obra de estilo Românico do século 19. O próprio Walt Disney o visitou em uma viagem à Europa e decidiu construir sua própria versão na Disney.

3d postman with envelope and bag

Está gostando deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

E você pode se descadastrar a qualquer momento!

 

Mais alguns lugares que inspiraram filmes.

As Terras do rei Leão

savannah-1024x595

Reserva Nacional de Maasai Mara, Quênia
Lugar Real: Reserva Nacional de Maasai Mara, Quênia
http://blogs.disney.com.br/

A Bela e a Fera

 

Beast_Exterior-1024x577

Chateau de Chambord , França
Chateau de Chambord , França
Fonte: http://blogs.disney.com.br

Quer conhecer mais?

[fusion_dropcap]V[/fusion_dropcap]ocê conhece mais alguns lugares que inspiraram a Disney? Quer conhecer mais alguns?

Estes links vão te levar lá!

Os Lugares que Inspiraram os filmes da Disney

Você pode ler o artigo original da Condè Nast Travel, neste link:

15 Real-World Locations That Inspired Disney Movies

Um passeio pela Disney em sua melhor época!

Viajando Disney na Primavera

 

 

Um grande abraço e até a próxima!

 

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

Paço do Frevo

O que fazer em Recife, Pernambuco? – O Paço do Frevo no Recife Antigo. Carnaval o ano inteiro.

  Olá viajantes! O que fazer em Recife? Hoje o Viagem e Arquitetura te convida …

Capa

Primavera na Europa: 15 dicas para você aproveitar a melhor época do ano!

A Primavera é sempre algo fabuloso quando se pensa em Europa e esta é sem …

Maragogi-Capa small

Conhecendo o Caribe Brasileiro – Maragogi Alagoas!

  Maragogi, no Estado das Alagoas, é uma região do litoral Norte do Estado e …

2 comments

  1. Embora não tenha sido realizadas filmagens no local, cabe a lembrança dos desenhos animados “Bambi”, em que Walt Disney teve como inspiração as árvores únicas encontradas no bosque de arrayanes na Península de Quetrihue, Argentina. Ótima matéria!

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?