Conheça as 10 Pontes mais Incríveis do Mundo

San Francisco Bridge

Exemplos da mais vibrante arquitetura, as pontes que são vistas ao redor do planeta encantam e impressionam. Feitas de materiais diversos como ferro ou concreto, advinda de idéias megalíticas ou mesmo simples passagens entre dois pontos, em art deco ou mesmo ultra modernas e futurísticas estas pontes que apresentamos representam lugares que deixarão você literalmente de boca aberta!

Neste post vamos conhecer as mais espetaculares pontes através do mundo, obras belíssimas capazes de nos encantar e impressionar. Nem todas são gigantescas, mas todas são obras especiais que trazem consigo um sentimento arquitetônico único! Vamos conhecê-las?

Ponte da Baía Hangzhou, China

 

Hangzhou Bay Bridge
Fonte: haiyan.gov.cn

Uma das maiores e mais impressionantes pontes do mundo oriental. Liga Zhengjiadi de Haiyan no norte até Shuiluwan de Chixi no sul da China. Uma obra de causar espanto e é considerada a mais complexa obra de engenharia sobre o mar da atualidade e também uma das maiores pontes por sobre o mar existente, perdendo apenas para Jiaozhou Bay Bridge em Qingdao também na China e a ponte do Lago Pontchartrain na América.

Tem impressionantes 35 quilômetros de extensão e começou a ser construída em 2003. Tem 6 pistas e sua velocidade está programada para os 100 km/h e sua estimativa de vida útil é de 100 anos. O conceito arquitetônico por trás da sua concepção, levou em consideração a atividade frenética dos motoristas que precisavam de um trajeto de mais de 2 horas para atingirem seu destino, a impressionante e belíssima baía de Hangzhou e no trajeto curvo que as águas desta baía fazem. Desta forma, seu formato lembra um “S” grande e dinâmico que parece mudar dependendo da posição em que o observador se encontra.

Service title
Vista de cima, a ponte se assemelha a um belo, vigoroso e dinâmico “S”. Vista de lado, existem dois canais salientes grandes no sul e no norte, onde os navios do rio Qiantang Tide podem passar, tornando a plataforma ondulante como uma forma animada. Os trilhos da ponte possuem cores do arco-íris, vermelho, laranja, amarelo , verde , índigo , azul e violeta do sul ao norte, cada cor cobrindo cerca de 5 km (3 milhas) .

Seven Mile Bridge, Flórida

 

Fonte: amusingplanet.com/
Fonte: amusingplanet.com/
A Seven Mile Bridge, é uma das mais icônicas pontes do mundo e se encontra na Flórida, mais especificamente nas Keys da Flórida, um dos lugares que você deve obrigatoriamente conhecer, pois a Flórida não é apenas Disney e Compras, ela tem muito mais a oferecer!

A impressionante ponte, se alonga por cerca de 30 quilômetros e liga Knight’s Key até Little Duck Key no extremo sul da Flórida. Por ocasião de seu término, ela era a mais longa ponte já construída. Ela consiste atualmente de 2 pontes que se situam na mesma localização, como se pode ver na foto acima. A ponte mais velha, era chamada de Knights Key-Pigeon Key Bridge. O nome remete ao trajeto que ela cobria. Foi construída no período de 1909 a 1912, como parte da chamada Overseas Railroad. Com o poderoso furacão de 1935 e com o Furacão Donna de 1960, os danos foram irreparáveis e a decisão de se construir uma nova ponte foi aceita.

A nova e moderna ponte foi criada no exato local da outra, porém preservando a anterior que passaria ao seu lado. A obra foi iniciada em 1978 e finalizada em 1982, extinguindo assim a antiga Seven Mile Brigde das rotas do transporte público, sendo hoje usada apenas como atração turística ou para atividades de pesca. A nova ponte tem pouco mais de 10 quilômetros.

A Ponte dos Suspiros, Veneza – Itália

Veneza, Itália

Pode parecer estranho esta ponte de apenas 11 metros de comprimento figurar entre as mais belas pontes da arquitetura mundial. Porém, esta belíssima obra de arte em forma de Ponte, é um dos mais clássicos exemplos da arte  Italiana. A Ponte liga o Palácio Ducal com as Novas Prisões (Prigione Nuove) e atravessa o Rio di Palazzo. Foi construída por volta de 1600 pelo arquiteto Antonio Contino, sobrinho de Antonio da Ponte e que ajudou o tio na construção da Ponte de Rialto. Sua construção foi completada em apenas 2 anos.

A origem do seu nome não é tão romântica e se remete aos condenados à prisão que por ali passavam.

Veneza tem inúmeras pontes recheadas de muita história e segredos que você pode conhecer em As Pontes de Veneza – Obras Primas do Ocidente.

 

Service title

Mascaron

Para aqueles que passam sob ela de gôndola, é possível se perceber os enigmáticos mascarons, que são máscaras em escultura mostrando faces tristes ou raivosas.

 

Ponte do Lago Pontchartrain, New Orleans – USA

 

Fonte: www.travelandleisure.com
Fonte: www.travelandleisure.com
É uma das mais importantes obras da Engenharia e Arquitetura deste século. Situada em Nova Orleans, na Louisiana ela se estende por mais de 30 quilômetros e é conhecida como uma das vias mais assustadoras dos Estados Unidos. O tráfego é de impressionantes 30 mil veículos por dia e serve como uma via de evacuação rápida no evento de um tornado ou furacão ou eventos desta natureza. Foi iniciada a sua construção em 1955 e seu processo de construção foi considerado revolucionário para a época com a construção de uma fábrica para prensar o concreto no próprio local da construção e depois preparados para instalação com guindastes gigantescos. A produção do material e sua preparação para uso, possuía altíssimos níveis de qualidade e de rapidez de forma que a estrutura completa desta obra descomunal durou apenas 14 meses.

 

Pontchartrain Lake Bridge
Fonte: google.com

Com o passar do tempo o tráfego passou a exceder o esperado, de forma que uma segunda ponte foi necessária.  A ponte original, agora fica ao sul, possui vãos de 17 metros – 56 pés, enquanto que a ponte nova, ao norte, tem no seu projeto, vãos com intervalos de  25 metros ou 84 pés. A nova ponte consiste em concreto pré-moldado, que incorporam as vigas, o deck, e o parapeito da ponte.

 

 

O Lago Pontchartrain, tem este nome devido ao Conde de Pontchartrain que serviu como Ministro das Finanças para Louis XIV, de onde Louisiana recebeu o seu nome. O lago é enorme e é território de espécies diversas de pelicanos, patos e muitos outros animais.

Ponte Rio – Niterói, Brasil

 

Ponte Rio Niterói. Obra espetacular Brasileira.
Ponte Rio Niterói. Obra espetacular Brasileira.
“Rio Bridge” por Arthur Boppré – Ponte Rio-Niteroi (Viagem helicóptero).
Licenciado sob CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Localizada na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói. Também chamada de Ponte Rio-Niterói, seu nome real é Ponte Presidente Costa e Silva. A imensa obra faz parte do complexo das Rodovias federais, a BR 101 que corta o país de Norte ao Sul. Possui mais de 13 quilômetros de extensão sendo mais de 8 deles por sobre as águas da baía, uma das mais movimentadas do país e 27 metros de largura e 4 faixas de circulação em cada sentido.

 

 

Rio Niterói via Magé. Mais de 100 quilômetros.
Rio Niterói via Magé. Mais de 100 quilômetros.

A ideia da construção de uma ligação entre os municípios vizinhos dando continuidade à BR 101, não era nova e nem sempre foi o de uma ponte. Até mesmo um túnel já foi cogitado para que a integração fosse realizada. Observe no mapa acima que a distância é enorme entre o Rio e Niterói indo pelo município de Magé, um trajeto longo cansativo e de mais de 100 quilômetros.

Em meados de 1968, o então presidente Costa e Silva, assinou o decreto autorizando os trabalhos e projetos para uma ponte sobre a baía de Guanabara, uma obra sem precedentes na época, uma medida ousada e muito visionária. Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes foi o encarregado de levar a obra a cabo e por suas mãos a obra foi concluída.

A construção nos remete às grandes obras mundiais, pois uma equipe complexa e trabalhando 24 horas por dia foi responsável por cada etapa e a estimativa é de que cerca de 25 mil pessoas tenham trabalhado por ali. Sua construção se iniciou em 1969 e foi concluída em 1974.

O documentário abaixo nos dá uma ideia dos desafios enfrentados para a construção de uma obra de um porte megalítico por volta de 1974. é interessante se assistir e ver a complexidade desta que é uma das maiores obras da atualidade. No ano em que foi construída era a segunda maior ponte do mundo, perdendo apenas para a Ponte do Lago Pontchartrain que vimos acima. Se manteve como a segunda até a construção na Malásia da ponte Penang em 1985, mas ainda hoje é considerada a maior do hemisfério sul e uma das maiores do mundo.

 

Bow Bridge, Central Park

 

Bow Bridge Central park
Foto: Patrick Batchelder
cnntraveller.com

 

Talvez uma das mais conhecidas pontes, ou cenas ou cartões postais que se conhece. Cada um que por aqui passa ou a contempla através de fotos, não consegue deixar de se emocionar com esta belíssima ponte de ferro no Central park em Nova York, que atrai turistas do mundo todo! Você não vai ter privacidade aqui, não vai ter tanto sossego, exceto se viajar no inverno quando tudo é mais calmo, mas este lugar é imbatível se você é alguém romântico! A pequena ponte cruza o lago e dependendo da estação em que você se encontre as folhagens pitorescas irão impressionar você. Até mesmo o acolchoado de neve será inesquecível, mesmo em uma temperatura de -3ºC!

 

 

Aiola Island Bridge

Fonte: http://www.cntraveler.com/
Fonte: http://www.cntraveler.com/

 

A ligação entre dois pontos não precisa necessariamente ser uma linha reta! Por que não uma coisa bela e arquitetônica? Afinal a Arquitetura é uma forma de arte! O que é arte e por que ela nos encanta? É o que mostra a encantadora ponte criada para simplesmente atravessar o rio Mur em Graz na Áustria, pelo Arquiteto Novaiorquino Vito Acconci.

A ponte para pedestres concebida pelo artista foi inaugurada em 2003 e possui em seu centro uma ilha artificial que flutua sobre o rio Mur, por isto se chama Ponte da Ilha Aiola. Sua criação foi idealizada para a candidatura de Graz como capital Européia da Cultura em 2003.

O projeto foi feito apenas para durar poucos meses para depois ser relocado ou vendido, mas o sucesso foi tão impressionante que ela logo virou cartão postal e parada obrigatória da cidade. Hoje ela é um dos pontos mais importantes de Graz!

O projeto de Acconci era simplesmente criar um elo de ligação entre a Ilha de Mur e a cidade através do rio Mur. Mas ele foi além, criando uma plataforma futuristica e multifuncional que promove a integração da cidade e das pessoas.

Service title

800px-Mur_Island_17

” … Queríamos criar algo que demarcasse claramente duas zonas, enquanto se entrelaçassem. [..] Como a água flui ao redor da ilha com os movimentos permanentes, eu que queria construir algo para continuar fluindo e mudando o tempo todo … ” . ( Vito Acconci , 2003)

 

Fonte: google.com
Fonte: google.com

Em sua parte externa, vemos um anfiteatro azul que quando não está em uso é um local para interação, conversas e diversão. Sua parte fechada, coberta pelo belo domo de vidro, é o café Azul e Branco onde as pessoas podem apreciar a vista e socializar. Há uma área para crianças que se conecta com o anfiteatro.

Quer conhecer um pouquinho mais veja o vídeo abaixo. As imagens vão te dar vontade de ir lá agorinha mesmo!

 

Curta um pouco mais desta ponte aqui: http://architecturelinked.com/profiles/blogs/aiola-island-bridge.

O que é arte e por que ela nos encanta?

Ponte Juscelino Kubitschek, Brasília

Fonte: www.bigmothernsbrasilia.com.br
Fonte: www.bigmothernsbrasilia.com.br
Considerada uma das pontes mais bonitas do país e também do mundo, a ponte se adequa muito bem à arquitetura futurística da cidade de Brasília, cuja criação ainda ressoa como uma das mais brilhantes concepções da arquitetura mundial e secular. Foi inaugurada em Dezembro de 2002 e já nasceu com o status de ícone arquitetônico. O projeto do arquiteto Alexandre Chan, foi muito bem recebido e por sua teatralidade, adequação ao ambiente e estética da obra ele recebeu a distinção da medalha Gustav Lindenthal pela sociedade dos engenheiros da Pensilvânia.

Ponte do Dragão, Vietnam

Berger Group, 2013.
Fonte: Berger Group, 2013.
A ponte do Dragão tem 37 metros de comprimento e sua construção começou em Julho de 2009 e possui 6 faixas para o tráfego. A ideia era relembrar os parques temáticos mundiais, mas o efeito de seus idealizadores foi além do esperado, como se pode ver o “Dragão” lançando suas chamas!

Foi aberta ao tráfego em 2013 e sua idealização foi do grupo Ammann & Whitney Consulting Engineers e o Louis Berger Group. Sua inauguração foi realizada no aniversário de 38 anos da liberação de Da Nang. Ela cruza o rio Han e foi criada para encurtar a distância ao aeroporto Internacional de Da Nang e outras vias da cidade bem como para as praias de My Khe e Non Nuoc.

 

Ponte Nampu, Shangai

 

Fonte: www.paulreiffer.com
Fonte: www.paulreiffer.com
Talvez uma das mais movimentadas pontes do mundo. Seu fluxo diário de automóveis e outros meios de transporte chega aos impressionantes 140.000 por dia! A ponte Nampu liga PuDong e PuXi por sobre um dos mais movimentados rios do mundo e ligando duas das mais populosas áreas urbanas do mundo oriental!

Sua impressionante arquitetura, não é maior que a impressionante logística que ela possui para lidar com o imenso tráfego que ela possui. Este número absurdo de veículos leva a uma sobrecarga severa sobre as estruturas da ponte que pode ter sua vida útil muito reduzida e até fornecer riscos à população. A solução encontrada foi construir uma ponte circular de 4 quilômetros em três loops até se chegar à base onde acontece a travessia, tudo extremamente controlado e cada carro percorre o trajeto em um tempo predeterminado, balanceando assim a estrutura.

Desta forma sua característica principal, seu design circular foi implementado de forma a reduzir o gradiente de aproximação entre os veículos e se usar o mínimo de área urbana possível. Quando vista em sua totalidade ela lembra um dragão, bem presente no cotidiano oriental, deitado ao longo do Rio Huangpu com sua cauda em espiral e sua cabeça ligando as duas regiões de PuXi e Pudong.

Você pode conhecer um pouco mais dela aqui: http://www.amusingplanet.com/2013/08/nanpu-bridge-in-china.htm

Você tem medo de alturas?

A dramática Ponte Suspensa de Hunan na China! vai encarar? Fonte cnntraveler.com
A dramática Ponte Suspensa de Hunan na China! Vai encarar?
Fonte: cnntraveler.com

Esta talvez seja a mais espetacular e perigosa de todas as pontes aqui apresentadas! Se você tem medo de alturas, fuja desta assustadora atração na China. A Chamada “Ponte dos Homens Bravos” – Tradução livre do Chinês Haohan Qiao – no Shiniuzai National Geological Park, esta espetacular obra de engenharia traz um vão de deixar qualquer um amedrontado: 274 metros! Suspensa a mais de 150 metros acima do acidentadíssimo vale da região! Se acredita que esta região foi a inspiração par o filme Avatar de James Cameron.

E para complicar ainda mais, ela é feita de vidro! Isso mesmo! Vidro. E é a primeira ponte suspensa de vidro do país. MAs seu reinado não deve demorar muito, pois já está em construção outra com um vão de 365 metros no cânion do Zhangjiajie National Forest, na mesma província!

E aí vai encarar?

 

Um grande abraço e até a próxima!

3d postman with envelope and bag

Gostou deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

E você pode se descadastrar a qualquer momento!

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?