10 programas para curtir com suas crianças em Santiago, Chile.

Museu Histórico Nacional

Santiago é uma cidade com muitos atrativos para crianças, muitos parques urbanos com áreas livres para os pequenos gastarem as energias e vários museus que os pequenos vão amar. Selecionamos os nossos preferidos e garanto que não só as crianças irão se interessar.

O Chile para Crianças e famílias

 

Flamingo no Zoológico de Santiago
Flamingo no Zoológico de Santiago

O Chile é para crianças, o Chile é para famílias. Santiago, a capital do Chile tem muito a oferecer para quem se aventura a descobri-la. Há museus, praças, parques belíssimos, história em cada esquina, lugares luxuosos e até dinossauros! Viajar a Santiago com suas crianças vai ser uma experiência gratificantes e inesquecível para elas – e para você também! Você irá encontrar muito o que fazer e muitos programas que irá prender a atenção de seus pequenos viajantes e vai ouvi-los pedindo por mais e falando deles pelo resto da viagem! Vamos conhecer?

10 programas para curtir com suas crianças em Santiago, Chile.

1

Parque Bicentenário

 

Parque Bicentenário Santiago Chile
Parque Bicentenário. Divertido até para os adultos!

Uma imensa área verde e divertida

Localizado no bairro de Vitacura, com vista para os modernos prédios da cidade e também para a Cordilheira dos Andes, o parque agrada crianças e adultos. Com parque de diversão e brinquedos super modernos, com piso emborrachado a criançada faz a festa. Além disso lagos com carpas onde você pode comprar comidinha – em máquinas – para alimentar os peixes, um área com lindos flamingos e muito espaço para brincadeiras e bicicleta. No final do parque fica o restaurante Mestizo . A dica é programar um horário perto do almoço ou jantar e aproveitar pra reservar uma mesa no badalado restaurante, pegando uma mesa na área externa as crianças podem ficar brincando enquanto aguardam os pedidos.

2

Parque das Esculturas

 

 

Pertinho de tudo e muito divertido!

Esse fica no bairro da Providência (nosso bairro preferido para se hospedar). Não há um parquinho como no outro mas é uma ótima oportunidade de mostrar arte para as crianças de uma forma bem tranquila enquanto eles passeiam pelas esculturas. Rende belas fotos. Já falamos com mais detalhes neste post do Parque das esculturas. vale a pena conhecer!

3

Parque Quinta Normal

Parque Quinta Normal.
Museu do trem no Parque Quinta Normal. Passeio imperdível!

Gigantesco e com muito a se ver e aprender!

É o parque mais antigo da cidade e foi criado para ser um jardim botânico em 1841. Esse é o paraíso dos museus para a criançada, há museus bem interessantes por lá como o Museu ferroviário, o museu de Ciência e Tecnologia, o Museu de História Natural e o Artequin que fica em frente ao parque. Além disso dá pra andar de bike, de pedalinho no lago, fazer piquenique, caminhar etc. Super fácil de chegar pelo metrô Quinta Normal.

4

Museu de História Natural

Museu de História Natural de Santiago, Chile. Os pequenos vão adorar!
Museu de História Natural de Santiago, Chile. Os pequenos vão adorar!

Uma tarde no museu com dinossauros e tudo!

Passeio obrigatório para os pequenos onde vão encontrar vários animais empalhados desde tigres de bengala até borboletas e o mais impressionante no salão principal é o enorme esqueleto de uma baleia azul. O museu conta a história da civilizações antigas como o povo Rapa Nui da Ilha de Páscoa e do Império Inca.

Um esqueleto completo de uma gigantesca baleia azul.
Um esqueleto completo de uma gigantesca baleia azul.

Para quem gosta de arquitetura, o prédio no qual está instalado o Museu é um caso a parte. Construído em 1875 e reformado após o terremoto de 1927 o edifício é lindo e voltou a sofrer danos em 2010 no último grande terremoto. Quando estivemos em Santiago em 2012 ele ainda se encontrava fechado, mas dessa vez (2015) não tinha como não ir. Ainda era possível ver em alguns locais os danos causados a edificação.

Os pequenos viajantes irão amar as exposições! São Ultra-realistas!
Os pequenos viajantes irão amar as exposições! São Ultra-realistas!

O museu sempre tem exposições temporárias além das permanentes. Quando fomos, logo na entrada havia a exposição dos dinossauros do filme Uma Noite no Museu. Claro que o pequeno viajante amou!

Dinossauros irão conquistar as crianças!
Dinossauros irão conquistar as crianças!

 

5

Museu Artequin – Santiago

Museu Artequim, Santiago
Museu Artequin, Santiago

Ensinando arte às crianças!

Perfeito para apresentar as obras de arte mais famosas as crianças. Nesse museu você não encontrará obras originais, são réplicas dispostas na altura dos pequenos para que eles possam ver de perto e com detalhes esculturas e pinturas famosas. Sou apaixonada por esse museu e seu conceito.

O edifício é fascinante! Obra do arquiteto francês Henri Picq é todo em aço com cúpulas de vidro e foi construído para a Exposição Universal de Paris em 1889, depois de abrigar a mostra chilena na exposição, foi totalmente desmontado e trazido para Santiago. Lindo, lindo, lindo! O Museu só abre para o público nos finais de semana, durante a semana só para excursões escolares o que é mais uma prova da preocupação com a educação cultural das crianças em Santiago.

O grito Artequim

Pintado em 1893 pelo pintor norueguês Edvard Munch, a obra ícone do expressionismo ganha uma versão interativa nos jardins do museu em Santiago. O Grito retrata o desespero e segundo o autor seria “o resultado final do amor”.

6

Museu Artequin em Viña del Mar

Artequim Viña del Mar
Artequin Viña del Mar

Arte interativa! Arquitetura divertida em Viña del mar!

Além desse museu em Santiago, em 2008 foi inaugurado a filial em Viña del Mar. Em um edifício de arquitetura Moderna e localizado no parque Quinta Vergara, tem o mesmo conceito do existente em Santiago tenta passar de forma lúdica o mundo das artes para as crianças, já na entrada tem uma praça baseada na obra de Joan Miró – que produziu obras surrealistas bastante lúdicas e com o uso expressivo da cor- a praça com cores vibrantes brinca com formas e cores.

Praça Jean Miró. Museu Artequim Viña del Mar.
Praça Jean Miró. Museu Artequin Viña del Mar.

Os bancos em volta do museu são uma homenagem as obras de Pierter Cornelis Mondrian – Pintor Holandês e que destacou-se por suas obras abstratas e com formas geométricas principalmente retângulos, usando as cores amarelo, vermelho, azul, preto e branco considerava essas como sendo as cores elementares do Universo. Mondrian foi o fundador da corrente artística conhecida como Neo Plasticismo.

Bancos em homenagem a Mondrian.
Bancos em homenagem a Mondrian.
Jardim de las esculturas no Artequim Viña del mar.
Jardim de las esculturas no Artequin Viña del mar.

Quer forma melhor de mostra pra criança que arte não é chata e ao contrário pode ser interessante e divertida?

7

Museu Interativo Mirador

Museu Interativo Mirador
Museu Interativo Mirador
Fonte: Divulgação

A regra é mexer em tudo! Sim tudo mesmo!

Esse museu, nem devia de chamar MUSEU, pois mais parece um centro de atividades com áreas interativas onde a criançada se diverte com robôs, fluidos, eletromagnetismo, energia, luz. Ainda desvenda os mistérios da mente, se diverte em salas 3D e salas que se movem! Se pode mexer em tudo! O maior barato! Esse estava na nossa lista mas devido alguns imprevistos na viagem não deu pra conhecer. Apesar de não ter ido acho importante acrescentar na lista do que fazer com crianças em Santiago, é um museu onde as crianças são estimuladas a interagir com tudo. Alguns amigos foram até lá com crianças e contam tudo e muito mais para você: Leia mais sobre ele no blog Chile para crianças.

Mapa do Museu interativo.
Mapa do Museu interativo.

O site do museu também é bastante interessante. Dá uma passadinha por lá!

8

Zoológico de Santiago

Pinguins no zoológico de Santiago.
Pinguins no zoológico de Santiago. Aqui as crianças conseguem interagir com os animais que ficam bem próximos delas!

Diversão com os animais!

Outro passeio que agrada toda a família. Para se ir ao zoo que fica no Bairro Bella Vista você pode subir a pé pela pracinha com barraquinhas de artesanato ou aproveitar e subir no Funicular – espécie de bondinho- que tem sua primeira parada no zoo e após a visita continuar subindo para a última parada do Funicular que é o Cerro São Cristovão, vista maravilhosa de Santiago e claro passeio obrigatório. Lá em cima há um santuário onde a subida é uma aventura por si só e rende uma boa vista! Vale salientar que o ingresso do funicular é separado do ingresso do zoológico, ou seja, você pagará pelos dois.

O zoo não é muito grande mas tem uma grande variedade de animais que as crianças adoram como zebras, urso polar, girafas, hipopótamos, flamingos, etc. No aviário você pode entrar e olhar mais de perto lindos pássaros. Apesar de não ser tão grande é um passeio bem cansativo já que fica na encosta do cerro, então é um sobe e desce sem tamanho.

9

Cerro Santa Lucia

Cerro Santa Lucia. Um dos melhores lugares de Santiago!
Cerro Santa Lucia. Um dos melhores lugares de Santiago!

Aqui começou Santiago!

O Cerro Santa Lucia foi o lugar onde Pedro de Valdívia fundou oficialmente a cidade de Santiago em Fevereiro de 1541. Com castelo, mirantes e fonte é um passeio bem legal pra se fazer com a garotada. A entrada é fraca e só precisa de disposição pra subir.

Estátua de Pedro de Valdívia no Cerro Santa Lucia
Estátua de Pedro de Valdívia no Cerro Santa Lucia

Você pode conhecer um pouco mais sobre o Cerro Santa Lucia, um lugar espetacular para se contemplar a Cordilheira dos Andes e relaxar! http://viagemearquitetura.com.br/arquitetura/cerro-santa-lucia-santiago/

10

Museu Chileno de Arte Precolombino

 

 

Museu Chileno de Arte Precolombino
Museu Chileno de Arte Precolombino
Fonte: http://www.losprecolombinos.cl/wp/como-vivian/

O mais importante de Santiago!

Este é o museu do qual os Santiaguinos mais se orgulham. As crianças vão adorar as dezenas de múmias chinchorro que vão encontrar ali. Estas são as peças mais importantes de toda a imensa coleção. Esta é a forma mais antiga de preservação de cadáveres humanas conhecidas. O museu é super didático com peças bem agrupadas por cultura e localização. Você e os pequenos viajantes irão se surpreender com esculturas Maias, obras de arte pré-hispânicas, vasos, tecidos incas e muita coisa legal! Não deixe de ver “Los Niños Precolombinos”. Vai atiças a curiosidade de seus pequenos viajantes!Não deixe de ir!

Visite também o site do museu, é bastante interessante: http://www.precolombino.cl/

3d postman with envelope and bag

Está gostando deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

Não fazemos spam! Odiamos isto também!
E você pode se descadastrar a qualquer momento!

Os adultos irão gostar também!

Estes lugares com certeza não irão agradar apenas as crianças. Os adultos também irão se divertir MUITO! O Chile tem uma grande preocupação com a educação infantil bem como uma grande preocupação com seu acervo cultural e faz dele paradas obrigatórias por todos que por ali passam! Vale a pena conferir!

Tenha sempre em mente as suas acomodações!

A hospedagem no Chile é sempre um assunto bastante controverso e delicado. Nem sempre um hotel com 3 estrelas vai te dar um conforto igual às estrelas que ele alega possuir. Para que você escolha com mais eficiência e certeza aonde deve ficar escrevemos este guia completo sobre “Hospedagem no Chile” com dicas profissionais para enriquecer a sua viagem e de suas crianças!

 

Hospedando-se no Chile com segurança e conforto!

Você não deve viajar sem ao menos conhecer um pouco sobre como os Chilenos encaram o processo de Hospedagem!

Em nossas viagens em geral optamos pelo sistema rápido e preciso do Booking.com.  Em nossa viagem a Puerto Varas, que com certeza foi uma das melhores que já fizemos, também reservamos tudo sem problemas e de forma rápida e prática através do site do Booking.com.



Booking.com

 

Quais são suas sugestões?

Tem algum lugar que faltou nesta lista? Deixe sua sugestão e nós publicaremos! Você já esteve em algum destes lugares? Qual foi sua experiência?

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

6 comments

  1. Paulo Fernandes

    Pessoal, estamos planejando em ir entre Julho e Agosto – o que vcs acham? Tenho duas ciranças (8 e 3 anos); obrigado.

    • Olá meu amigo! Nesta época o Chile apresenta temperaturas bem baixas e por ser na Cordilheira vc vai ter que estar preparado com bons agasalhos. Mas nada que comprometa sua viagem! Aproveite e se programe para o Valle Nevado ou o sul do Chile como Puerto Varas, a porta de entrada para a Patagônia, que aliás vc também vai encontrar aí no site! Isto com certeza vai enriquecer muito a sua passagem por lá! Grande abraço e excelente viagem!

  2. Oi gente, esse post me ajudou muito quando fomos em santiago. Minha filha aproveitou para filmar alguns desses locais, quem quiser pode conferir no vídeo do youtube https://www.youtube.com/watch?v=Ko4rDxAZAL4 bjkas e obrigada pelas dicas!

  3. Fomos em alguns desses lugares em nossa viagem a Santiago e vocês acertaram em cheio nessas indicações e sugestões. Quem quiser ficar bem informado quando for viajar , sugiro ler suas publicações. Parabéns!

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?