11 impressionantes lugares subaquáticos que poucos sabem que existem!

christ-of-the-abyss-key-largo-GettyImages-108316987

Nosso planeta é formado em grande parte por água e de fato pouco sabemos sobre o que há em nossos oceanos. Grandes segredos se escondem sob suas águas que apenas alguns afortunados têm o prazer de conhecer.

Neste post, trazemos 11 lugares impressionantes escondidos sob as águas em diversos lugares do mundo que são um espetáculo mostrado a apenas algumas pessoas!

 

11 Lugares Impressionantes

A Condè Nast Traveller, trouxe este mês uma compilação de lugares fabulosos que poucos têm o privilégio de conhecer. Não que eles sejam difíceis de se chegar. De fato, muitos deles estão bem pertinho de você, mesmo estando debaixo d’água. Não, eles não são impossíveis de se chegar! Muitos deles estão quase na superfície e alguns você nem precisa saber mergulhar para apreciar! Trouxemos alguns deles para você conhecer e quem sabe te inspirar para uma viagem de aventura como estas!

Vamos conhecer?

 

Yonaguni Monument, Japão

yonaguni-island-japan-GettyImages-575058701

O impressionante monumento subaquático de Yonaguni foi descoberto quase por acaso por mergulhadores na costa do Japão em 1986. Através da história, inúmeras civilizações tem desafiado a ciência e estimulado as inúmeras teorias da conspiração dos defensores das civilizações alienígenas e colonizações por extra-terrestres. Na época moderna, a cada nova evidência e a cada nova descoberta de legados do passado uma demanda maior de trabalho de cientistas, investigadores, geólogos  antropologistas acontece, na luta por trazer à luz estes fatos obscurecidos de um passado tão longínquo.

Isto acontece no Japão, no Chamado Monumento Yonaguni ou anomalia Yonaguni na ilha de Okinawa. O lugar também é carinhosamente chamado de a Atlântida japonesa. Desde sua descoberta pelo mergulhador Kihachiro Aratake um intenso debate se formou em torno da origem da gigantesca formação rochosa, a qual se acredita que constitua os remanescentes de uma civilização que ali vivera a cerca de 10 mil anos atrás. Um dos seus maiores pesquisadores é o geólogo marinho Masaaki Kimura da Universidade de RyoKyus no Japão. Ele dedicou cerca de 15 anos de sua vida à pesquisa e mergulhos na anomalia de Yonaguni. O Professor Kinura chegou à impressionante e muito debatida conclusão de que a formação tem origem humana e não acidental ou advinda da erosão marinha.

 

ziggurat_ur
O Zigurate de Yonaguni e o famoso Zigurate de Ur, na Mesopotâmia. Você vê as semelhanças?
Fonte: http://www.collective-evolution.com/

yonaguni_maqueta2

 

A estrutura maior pode ser vista em um mergulho simples pois esta se ergue de uma profundidade de 25 metros e em tempo de águas limpas pode ser vista inclusive por amadores dispostos a irem mais fundo. ela em sua formação lembra um Zigurate, que é um monumento em forma de pirâmide, construído em patamares superpostos. Junto a ela ainda se pode ver, estruturas impressionantes como um castelo, 5 regiões semelhantes a templos e um estrutura muito semelhante a um estádio imenso. E todas elas são interligadas por estradas!

O vídeo a seguir tem cerca de 3 minutos e mostra com detalhes a impressionante Anomalia de Yonaguni no Japão!

 

 

 

Museo Subacuático de Arte (MUSA), Cancun, Mexico

cancun-underwater-museum-GettyImages-183788436

O MUSA ou Museo Subacuático de Arte, é um dos maiores espetáculos subaquáticos do Hemisfério Norte e fica em Cancun, México. Como se não bastasse a maravilhosa região do caribe conheceido por suas águas cristalinas e seus abundantes espetáculos naturais como Cenotes, cavernas e parques espetaculares, ainda encontramos este incrível Museu!

Foi criado em 2009 nas águas do oceano que circundam cancun, Isla Mujeres e Punta Nizuc. Aqui você vai encontrar mais de 400 esculturas no solo submarino em cenas do cotidiano, todas destinadas a promover a vida marinha e a preservação dos corais, pois os materiais usados por Jason deCaires Taylor para esculpir as estátuas promove o crescimento destes.

Pode-se chegar ao MUSA em um dos barcos com fundo de vidro ou através de empresas que fazem este passeio. A profundidade não é tão grande e se pode fazer snorkel. Com certeza um passeio espetacular!

 

 

Você pode conhecer um pouco mais do MUSA aqui.cancun-underwater-museum@2x

http://musamexico.org/

Este vídeo mostra um pouco da criação das esculturas no MUSA! Interessante demais e dura só 6 minutinhos!

 

 

Ginnie Springs, Florida

ginnie-springs-florida-GettyImages-599723095

Ginnie Springs, é uma das mais interessantes atrações da Flórida, um daqueles passeios imperdíveis que poucos conhecem. Um leito de águas mais do que cristalinas! Tão grande é a visibilidade que dizem que o famoso Jacques Cousteau disse que ali a visibilidade era eterna! Fica facilmente localizada na saída da Interstate 75 e de fácil acesso partindo-se de Jacksonville, da Gold Coast ou Costa do Golfo. Até mesmo quem vem das Keys tem fácil acesso para High Springs em em seguida Giinnie Springs!

roadmap

É considerado um dos lugares mais bonitos para se mergulhar dos Estados Unidos e também o lugar das águas mais transparentes da natureza e segundo eles mesmo, sem nenhum exagero! Os visitantes podem se acomodar por lá mesmo, pois existem diversas áreas de Camping tanto locais ditos “selvagens” como aqueles com apoio de eletricidade. Há muito o que se fazer por lá, mas a grande atração mesmo são os mergulhos no leito do Rio que leva ao Rio Santa Fé. A região é mágica e não se precisa de treinamento formal para se mergulhar em algumas regiões de Ginnie Springs. Os mais experimentados podem explorar as cavernas subaquáticas e se deparar com cenas como essas onde a luz se filtra através da entrada criando um espetáculo visual! Vale a pena conhecer, não vale?

 

ginnie-springs-florida

 

 

Você nunca viu nada igual! este vídeo vai te dar uma ideia de como a coisa é espetacular! 3 minutinhos de impressionante beleza! E não se esqueça.. isto não é o mar do Caribe! Isto é um Rio!

Você pode acessar o site deles e conhecer um pouco mais aqui: http://www.ginniespringsoutdoors.com/#

Piccaninnie Ponds

piccaninnie-ponds-australia

 

No sistema de Parques da Austrália, o Picanine Ponds é um dos mais impressionantes e preservados de todo o país. Seu grande atrativo é a facilidade de acesso e que as atividades de mergulho estão abertas até mesmo para aqueles sem treinamento formal em mergulho. Pode-se inclusive usar o snorkel em algumas áreas. As águas são impressionantemente claras e através dos anos foram ficando cada vez mais limpas permitindo um espetáculo àqueles que ali mergulham inesquecível! VocÊ pode usar seu snorkel e espiar as profundezas do lago ou se aventurar e mergulhar na caverna profunda conhecida como “A Catedral”!

 

piccanninnnie-ponds-diver-hero
Picanine Ponds
Fonte: http://www.environment.sa.gov.au/

Este vídeo mostra a profundidade do lago!

 

 

Dos Ojos, Tulum, Mexico

dos-ojos-tulum-cr-gallery-stock

Mais uma maravilha da Península de Yucatán. no México. Mais precisamente em Tulum. Quem for a este paraíso vai sem dúvida querer conhecer os Cenotes. O nome vem do dialeto Maia, “Dzonot” que literalmente significa “Poço Sagrado”. Na península de Yucatan, onde ficam Cancun, Tulum e Playa del Carmen, elemento geológicos únicos propiciaram a criação destes incríveis ecosistemas de cavernas subterrâneas inundadas pela mais pura e clara água existente na região. Estas cavernas com seus rios subterrâneos foram eventos criados pela natureza e alguns deles datam de 6500 anos atrás! O grande público nem sequer imagina a enorme quantidade de canais e passagens interligadas que existem nestes Cenotes. Mas você não precisa se aventurar tão profundamente assim! Na Península você vai encontrar centenas deles de fácil acesso e de diversas profundidades!

Este Cenote dos Ojos, literalmente “Dois Olhos” é assim chamado por possuir duas entradas alternativas. Só é permitido em certas áreas para aqueles com treinamento de águas abertas marinhas e treinamento formal. Mas vale a visita! Recentemente foi mostrado no Discovery Channel no documentário Planet Earth!

 

 

dos-ojos-mexico

 

The Grotto at Bruce Peninsula National Park

grotto-bruce-peninsula-national-park-canada

Um lugar de difícil descrição. Na Costa do Canadá, no Parque Nacional da Península de Bruce, fica o impressionante Grotto, que é uma enorme caverna na costa. Um lugar de inigualável beleza que foi escavado ao longo dos milhares de anos pelas ondas do mar. E sua característica mais impressionante é sua bioluminescência. Você irá encontrar trilhas espetaculares neste parque, mas todos irão te levar até o mar. E a trilha que leva ao Grotto é de longe a mais disputada. Nada como se banhar em águas cor turquesa após uma caminhada, não acha? Dê uma conferida no vídeo abaixo e veja que lugar espetacular!

 

 

 

 

 

 

Christ of the Abyss, San Fruttuoso, Italy

christ-of-the-abyss-italy-EG49CG

Uma visão sobrenatural para aqueles que mergulham na costa Italiana. O Chamado Christ on the Abyss, está localizado no mar mediterrâneo na Costa de San Frutuoso e se encontra ali, desde a década de 1950 com seus braços levantados em uma oração silenciosa e seus olhos perdidos para o céu da Itália! Sublime ou assustadora, o fato é que a estátua se encontra ali há muitas décadas e tanto encanta quanto assusta aos mergulhadores. E mais uma vez tudo que você precisa é um bom par de óculos e um bocadinho de fôlego!

 

Christ of the Abyss, Key Largo

The open arms of Christ of the Abyss statue, located underwater at Key Largo Dry Rocks, Key Largo, Florida, September 9, 2007 offer peace to those who see the statue. The bronze statue was placed near the coral reef in August of 1965 after being donated to the Underwater Society of America.

Esta é outra versão de Christ on the Abyss. Desta vez você a encontrará na Flórida na lindíssima região das Keys. Os braços em oração aos céus traz paz para aqueles que ali mergulham. A estátua de Bronze foi colocada ali entre os corais em Agosto de 1965. Mergulhar aqui é um dos 10 lugares secretos que os floridianos não querem que você conheça! Você pode conhecê-los em nosso ebook Flórida Secreta! É só fazer o download!

 

 

Great Blue Hole, Belize

 

The Great Blue Hole
The Great Blue Hole in Belize

Fonte: www.belizehub.com

O enorme “Blue Hole”, é uma gigantesca caverna submarina na costa de Belize na América Central, talvez um dos lugares mais famosos do mundo subaquático. Tem cerca de 300 metros de diâmetro e mais de 120 metros de profundidade! E você percebe pela foto que esta formação acontece em uma área de águas bem rasas! Os mergulhadores descrevem a descida como um mergulho no desconhecido. E a cada metro que se desce, mais claras as águas se tornam e mais se observa com detalhes as formações de estalactites e estalagmites! Um mergulho bem corajoso, não acham?

 

blue-hole-belize-underwater-cr-alamy

 

Silfra fissure, Thingvellir National Park, Iceland

silfra-fissure-iceland-02-GettyImages-534791550

A Fissura Tectônica de Silfra na Islândia é um fenômeno único no planeta! Onde mais se poderia mergulhar em um lago de águas doces que abriga a fissura tectônica que separa dois continentes? É um dos lugares mais bonitos para mergulho na Islândia e facilmente acessível a mergulhadores sem qualquer experiência!  Sua visibilidade excede os 100 metros, o que é um achado espetacular e tornando estas águas nas mais claras do planeta e você ainda terá a única oportunidade de mergulhar entre as placas continentais da América e da Europa. Há lugares na fissura onde você pode tocar os dois continentes ao mesmo tempo!

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

 

Amphitrite statue, Grand Cayman, Cayman Islands

amphitrite-grand-cayman-GettyImages-90804322

Não sei se você acredita na existência de sereias, mas se você quiser ficar cara a cara com uma delas, considere fazer das Grande Cayman seu próximo destino de férias! Ela é uma das mais assustadoras atrações da ilha e fica a pouco mais de 16 metros de profundidade. A estátua que está ali desde 2000 é enorme e tem cerca de 3 metros e pesa cerca de 270 kg. Ela simboliza Amphitrite, a deusa dos mares e esposa de Poseidon.

 

3d postman with envelope and bag

Gostou deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

E você pode se descadastrar a qualquer momento!

Que tal se aventurar em sua próxima viagem?

E aí, gostou? Os lugares são impressionantes não são mesmo? Que tal um destino de aventura em sua próximas férias?

Você conhece algum destes? Conta pra gente suas experiências! Deixa seus comentários e enriqueça esta comunidade!

Um grande abraço e até a próxima!

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?