25 Fascinantes Fotos que mostram Veneza ao Longo dos Séculos

Naya,_Carlo_(1816-1882)_-_n._01_-_Venezia_-_Il_molo

Veneza é uma das cidades mais belas e importantes da história mundial. Muito se debate sobre sua origem, sobre os motivos que levaram os primeiros habitantes a criarem um lugar tão traiçoeiro e destinado a desaparecer! Mas a cidade mostra a todos que está destinada a sobreviver por muitos longos séculos! Veneza continua a mesma cidade, praticamente desde a sua criação há centenas e centenas de anos atrás. Este post irá mostrar que muito pouco foi alterado nela desde então. É impressionante olhar para uma área da cidade e saber que ela permanece a mesma há séculos! Uma cidade praticamente imutável! Vamos mergulhar na história?

Veneza: Uma cidade imutável!

 

The-Piazza-San-Marco
Em direção à Basílica de San Pietro. Nada mudou!
Fonte e Arte: http://www.thorntonmedia.co.uk/
Um dos aspectos mais interessantes de Veneza, não é apenas o fato de ela ser uma cidade sob as águas de uma Laguna. Nem tampouco o fato de ela estar prestes a desaparecer. Nem que ela é uma das cidades mais belas do planeta. Ela é tudo isto e muito mais, um lugar para se ter recordações para a vida inteira.

Um aspecto que gostaríamos de compartilhar esta semana é o fato de que Veneza, mudou muito pouco ao longo dos séculos de sua existência, pelo menos no aspecto mais importante, o Arquitetônico. Como se ela houvesse sido feita para durar eternamente da forma em que foi concebida.

O Post desta semana mostra este aspecto de Veneza. Toda sua beleza ao longo dos séculos e como as mudanças sofridas foram pouco sentidas. Se hoje nos impressionamos com esta maravilha da humanidade, com certeza a impressão era a mesma há muitos séculos atrás.

Veneza ao Longo dos Séculos – Pinturas

Um dos maiores expoentes da considerada Arte de Veneza, é chamado Canaleto. Seu nome real é Giovanni Antonio Canal, que é Veneziano e filho do pintor Bernardo Canal. É famoso por suas pinturas não apenas belas, mas acuradas de uma Veneza cheia de brilho e história. Muitos dos trabalhos de Canaleto, foram feitos à mão livre, tendo apenas a natureza como seu modelo, fato este que diferia de seus contemporâneos que completavam os procedimentos em estúdio. Desta forma, o que ele via, ele pintava e pintava com uma precisão indescritível.

Ele registrou Veneza ao longo dos dias, dos anos e das estações, Veneza se escondendo nas águas do Inverno e Veneza florida nas primaveras. Tudo isto com uma clareza de detalhes tão grande que seus trabalhos são hoje usados como fonte histórica para a cidade sob a Laguna.

Observe nas pinturas a seguir a precisão dos detalhes e como eles pouco mudaram ao longo das eras!

The Stonemason’s Yard – 1720

Esta pintura, hoje considerada a obra prima de Canaleto, foi feita em 1720 e representa o antigo Campo San Vidal com Santa Maria della Carità ao fundo. A obra repercutiu muito pois traduz fielmente o cotidiano Veneziano, onde se vê pessoas trabalhando com o Campo di San Vito ao fundo ao longo do canal, provavelmente preparando o material para a reconstrução da igreja. Em meados de 1730 a sua fachada, no estilo europeu chamado Paladiano, derivado do arquiteto Veneziano Andrea Palladio, foi renovada. Ao longe se vê na pintura, se elevando por sobre os telhados a milenar Torre da Igreja de San Trovaso, que data de 1028 e reconstruída em 1584, cujo arquiteto foi Francesco Smeraldi. Imagine em uma só pintura, todos este detalhes arquitetônicos e históricos! Uma cidade que mal mudou alguma coisa em milênios!

 

Stonemason's yard Venice
Canaleto The Stonemason’s Yard. Uma representação da Veneza muito antiga.

A mesma igreja vista de outro ângulo por Canaleto. Observe a torre da Igreja e a fachada com seus detalhes e seus pináculos. Os detalhes são impressionantes!

Grand_Canal_From_Santa_Maria_Della_Carita_To_The_Bacino_Di_San_Marco_1730_33

Veja agora esta mesma cena nos dias atuais!

 

Observe os detalhes da igreja sem entretanto a presença dos pináculos nem da torre.
Observe os detalhes da igreja sem entretanto a presença dos pináculos nem do campanário lateral.

O local mudou muito pouco desde 1720. A vista que se teria como a pintura, hoje é em parte bloqueada pela Ponte della Academia e como se vê a fachada da Chiesa della Carità foi alterada. O campanário que se via ao lado, foi ao chão em 1740 demolindo as casas ao lado. A nave que se via ao lado se tornou Accademia di Belle Arti di Venezia em meados de 1800 e a Gallerie dell’Accademia se encontra no complexo da Scuola. O campo de San Vito, ainda permanece amplo como antigamente como o poço em seu centro como é característico da Veneza antiga. As demais construções permanecem de pé!

San Giacomo di Rialto – 1724

A alegre e colorida San Giacomo di Rialto, também chamada de San Giacometto é considerada pelos Venezianos como a igreja mais antiga da cidade. A igreja original data do século XI, crida tendo em vista o comércio que já acontecia nesta área. Seu formato visto na imagem de Canaleto data de 1601. O famoso relógio de San Giacometto data de 1401! O formato assimétrico e característico dá a ela o aspecto que nem sequer lembra uma igreja. Canaleto se utilizou de réguas e compassos para capturar o local com tanta precisão! Impressionante, hein!

San Giacomo di Rialto
San Giacomo di Rialtovisto por Canaleto em 1724

Compare agora San Giacomo di Rialto nos dias atuais! Observe a precisão do relógio e como ele nada mudou em tantos séculos de vida! E olhe que já era antigo mesmo antes desta pintura! Até a hora parece ser a mesma!

Campo San Giacomo di Rialto.
Campo San Giacomo di Rialto.

Ponte de Rialto – 1727

 

Grande Canal e a Ponte de Rialto visto por Canaleto em 1727
Grande Canal e a Ponte de Rialto visto por Canaleto em 1727

Nos dias atuais!

Veneza Rialto

 

Santi Giovanni e Paolo and the Scuola di San Marco – 1725

Santi Giovanni e Paolo, é uma das mais importantes Igrejas Dominicanas de Veneza. Na pintura de Canaleto ela está representada à direita com o famoso monumento equestre em homenagem a Bartolommeo Colleoni criada pelo escultor Italiano Andrea Verrocchio à sua frente. No centro da composição e ao lado da igreja, encontramos a Scuola Grande di San Marco, a mais poderosa e mais rica de todas as fraternidades filantrópicas de Veneza. Na pintura se vê mais uma vez o cotidiano com mendigos, comerciantes ilegais, uma mãe com seu filho e pessoas elegantes com seus cães.

Santi Giovanni e Paolo em 1725
Santi Giovanni e Paolo em 1725

A mesma igreja agora já em fotografias por volta de século XIX pelo famoso fotógrafo Carlo Naya, que retratou Veneza  da forma que muitos gostariam hoje… sem ninguém nas ruas! As fotos de Carlo Naya são um registro impressionante do passado de Veneza há mais de 4 séculos atrás!

Naya,_Carlo_(1816-1882)_-_n._307_-_Venezia_-_Chiesa_SS._Giovanni_e_Paolo

E agora nos dias atuais! Impressionante não é mesmo? Pouco mudou ao longo dos séculos!

santi-giovanni-e-paolo

 

Palazzo Ducale – 1730

Riva_degli_Schiavoni_Looking_East_1730

Piazzeta San Marco – 1733

The_Piazzetta_1733_35

 

Palazzo Ducale, Veneza no Inverno.
Palazzo Ducale, Veneza no Inverno.

 

Piazza San Marco – 1730

Piazza_San_Marco_1723_24

 

Veneza ao Longo dos Séculos – Fotografias

venice-as-it-was17-large

 

Carlo Naya, é um fotógrafo nascido em uma cidade próxima a Turim, Itália. embora houvesse se formado em direito em 1840, Naya se tornou um fotógrafo profissional, que naquelas épocas se chamava Daguerreotipista. Percorreu diversas partes da Europa registrando o cotidiano das cidades e de seus habitantes. Viajou muito com seu irmão, Giovanni e montaram um estúdio em Praga por volta de 1845. Seu irmão faleceu em 1857 e ele decidiu retornar à Itália, onde se estabeleceu em Veneza. Abriu um estúdio na Piazza San Marco e aos poucos foi crescendo a ponto de ser um dos mais importantes fotógrafos da região. Faleceu em 1882 e seu trabalho é impressionante e histórico! Vamos conferir como Veneza pouco mudou ao longo das eras através das fotos – daguerreótipos de Carlo Naya.

Em igual importância temos Carlo Ponti, que trabalhou extensamente com Naya e foi o criador do Aletoscopio, um aparelho para visão de fotos com maior precisão em grande formato. Em 1866 Ponti foi o rpincipal fotógrafo de Victorio Emanuelle II, quando o Vêneto se tornou parte da Itália.

 

venice-photochrome4-large
Não, não é pintura. É uma daguerreótipo colorido pela policromia. Foto do Século XVII

Um processo importante que foi criado em 1880, a Fotocromia, que foi um processo para adicionar cores às fotos em preto e branco da época. Trouxe muita vida às insípidas monocromias daquela época.

 

 

Piazza San Marco
Piazza San Marco

 

Foto de Carlo Naya no Século XVIII e colorida a mão.
Foto de Carlo Naya no Século XVIII e colorida a mão.

 

 

Ponte dos Suspiros.
Você conhece esta ponte?

 

 

Chiesa della Salude
Chiesa della Salude

 

 

Ponte della Paglia. Foto noturna.
Ponte della Paglia. Foto noturna.

Carlo Ponti

Carlo_Ponti_Venezia_12

 

Carlo_Ponti_Venezia_04

 

Outros fotógrafos.

 

O secular Vaporetto!
O secular Vaporetto! Parece que nada mudou por lá!

 

venice-as-it-was23-large

 

Em sua próxima visita!

 

Gôndolas em Veneza
Gôndolas em Veneza. Uma cidade destinada a desaparecer.
Em sua próxima visita a esta maravilha de cidade, não esqueça que você estará pisando em séculos de história! E muito mais! História intocada e em muito pouco alterada!

Um grande abraço e até a próxima!

 

 

 

3d postman with envelope and bag

Gostou deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

E você pode se descadastrar a qualquer momento!

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

Roma

10 Regras de etiqueta a bordo de aviões que você precisa conhecer hoje mesmo! – Infográfico

iajar é sem dúvida o desejo e aspiração de muita gente! Quem afinal de contas …

La mano Punta del este

Um passeio por Punta del Este, Uruguai – O que fazer e o que conhecer!

  Uruguai é o país mais surpreendente da América do Sul! Neste post vamos passear por …

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?