Home / Dicas / 30 Dicas simples e eficientes para você viajar com seu Pet

30 Dicas simples e eficientes para você viajar com seu Pet

Viajar com Pets.

Quem tem bichos de estimação já passou ou com certeza irá passar pela situação de querer ou talvez precisar  viajar e não saber o que fazer com eles. Neste Post trazemos um guia completo com muitas dicas para viajar com seu animal de estimação de forma segura e ainda se divertir bastante!

Viajar com eles ou deixar em casa?

Viajar com seu Pet
Viajar com seu bichinho pode ser uma grande experiência!

Quem gosta de viajar, em algum momento já considerou a possibilidade de levar seu bichinho de estimação consigo, não é verdade? Quem tem bichos de estimação já passou ou com certeza irá passar pela situação de querer ou talvez precisar  viajar e não saber o que fazer com eles. Só a simples menção, ou o simples pensamento de deixá-lo sozinho em casa, ou aos cuidados de um amigo ou vizinho ou que sabe deixar nos tão temidos Hotéis para Cães, onde eles ficam dentro de ambientes apertadinhos e isolados….

Se você é um destes, que não consegue se separar de seu pet, nem quando viaja, temos muito boas notícias:

É possível viajar para onde você quiser e com segurança! E melhor ainda:

Levar seu bichinho de Estimação com você para onde você quiser e da maneira que você quiser.

E mais:

Você sabia que já existe Seguro – Viagem para cães e gatos? Você sabia que já existem hotéis pet-friendly, inclusive aqui no Brasil? Sabia que existem cabine para pets – Pet Cabin – nos aviões? Sabia que eles ainda podem ir ao seu lado nas aeronaves e aqui mesmo no nosso país?

Ficou surpreso? Neste post vamos mostrar como tudo isto é possível e trazer dicas dos profissionais para você curtir suas férias com seu pet e se divertir muito!

PDF Capa

Bônus gratuito: Este artigo pode ser lido em Ebook PDF de alta qualidade. Você pode imprimir e ler a qualquer momento. Baixe agora e comece já a ler!

Se sinta em um filme da Disney!

Hotel Peabody, Memphis
Hotel Peabody em Memphis
Fonte: Peabody Hotel

Todos os dias, por volta das 4 horas da tarde, os hóspedes do espetacular Hotel Peabody em Memphis, se reúnem no lobby, mas não é para o seu famoso coquetel ou seu famoso brunch. Eles estão ali para acompanhar a chegada dos mais ilustres hóspedes do hotel. Eles estão ali para ver a chegada de uma das famílias mais inusitadas do hotel….

A família é composta de cinco patos! Não, você não leu errado! São patos mesmo!

Os patos do Peabody Memphis
Os patos do Peabody Memphis. Diariamente eles fazem o espetáculo do hotel!
A cena parece saída de um filme da Disney!
Fonte: Peabody Hotel, Memphis.

Todo dia por volta da 4 horas, os cinco patos, que vivem no telhado do hotel, descem, pelo elevador, escoltados pessoalmente e passam através do lobby e se dirigem ao exterior, onde tomam banho de sol e se banham nas fontes que ali se encontram por horas e horas, para em seguida repetirem o mesmo trajeto de volta ao telhado do hotel! O fato virou notícia Nacional e Internacional e o hotel hoje recebe hóspedes que pagam uma pequena fortuna apenas para ver a família de patos que ali reside.

Interessantemente, o hotel fez uma promessa pública de nunca servir “Pato” em seus cardápios! Você pode ler um pouco mais sobre este e outros fatos curiosos nesta reportagem sobre hotéis que levam o cuidado com animais de estimação a outro nível.

Mas isto não é um fato isolado. Ele ilustra como a mentalidade da indústria do turismo tem mudado ao longo dos anos. E você nem imagina o quanto!

O crescimento deste mercado vai assustar você!

Flying with Pets
Vai viajar e agora?Fonte: http://blog.sfgate.com/

De acordo com um relatório atualizado da Travel Industry Association of America, a indústria do turismo é hoje em dia muito mais que apenas diversão. O relatório mostra que cada vez menos adultos estão viajando com seus filhos. Por outro lado, um número estimado de 30 milhões de americanos tem viajado com seus pets, nos últimos 3 anos, de acordo com o relatório.

No Brasil, os números não são diferentes.

Nosso país tem o segundo maior faturamento do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Em 2013 este mercado movimentou mais de 13 bilhões em vendas e chegou a mais de 16 bilhões puxado especialmente pelas classes C e D.

Segundo Larissa Rios, a fundadora do Turismo 4 patas, um excelente e único guia online do país, viajar com seu Pet permite que este saia da rotina, faça exercícios e fique saudável. Além de ser uma forma de melhorar a relação entre o pet e seu dono! O site é uma excelente fonte de informações para quem tem animais de estimação.

Viagem com seu Pet? Não ignore estas dicas!

Viajar com Pets para Praia
Viajar com seu Pet requer algumas dicas importantes!

Decidimos Viajar. E agora?

Decidiu viajar? Decidiu levar seu pet? Então algumas regras básicas devem ser seguidas.

Decidiu viajar com seu Pet-Compartilhe este gráfico:

      • Assim como as pessoas, os animais também ficam ansiosos com novas situações. Faça uma opção por uma viagem curta, se esta for a primeira vez. E não esqueça de fazer seu bichinho se acostumar com o seu transporte. Em geral, aqueles que nunca ficaram em um box de transporte, dificilmente irão aceitar facilmente.
      • Faça trajetos curtos com ele dentro do box de transporte. Não o leve ao veterinário apenas, pois ele pode associar com algo temeroso. Há animais que temem o box pois sabem que irão ao veterinário. Nossa Labrador fica trêmula e assustada!
      • Se a viagem planejada for longa e com poucas paradas, não tente reduzir a ansiedade com tranquilizantes sem a supervisão de um veterinário. Se a viagem for realmente traumática, talvez seja melhor poupá-lo de tal experiência, não é mesmo?
      • Evite viajar com seu pet se este for idoso, doente ou em caso de gravidez ou mesmo no cio.
      • Se certifique que todas as vacinas estejam em dia e devidamente certificadas para as autoridades competentes aqui e fora do Brasil. Isto é muito importante!

Não esqueça de planejar as malas dele também!

Mala cheia

Já é difícil arrumar as nossas malas, imagine agora para um cachorro, ou um gato. O que devo levar?

Você faz alguma ideia?

Viajar com animal de estimação não é tão simples, mas também não é tão difícil.

Bem… fazer as malas para um pet é como fazer as malas de uma criança. É melhor estar preparado para TUDO!

Viajar com Pets

Certifique-se que seu bichinho esteja propriamente identificado, com o nome, telefone de seu dono e outros meios de contato. Na Europa, os animais devem ser marcados com microchip, o que facilita o retorno ao seu dono.

Leve comida suficiente para pelo menos pouco mais que a duração da viagem, de preferência em pequenas bolsas ou potes já prontos para servir. Isto facilita muito as coisas.

Leve água em abundância, pois nunca deixe de se preparar para os imprevistos da viagem.

Nas viagens de carro, opte por protetores de assento e faça opção por aspiradores portáteis para que o automóvel escolhido, caso alugado, ou mesmo se for o seu, esteja sempre limpo.

Outro item importante é sacos para recolher os dejetos durante as viagens de carro durante as paradas!

Nunca se esqueça de levar as medicações de seu animal, caso ele as tome de forma regular. Leve algumas outras, como para vômitos e náuseas.

Meu pet pode ir para qualquer lugar?

Downtown Miami e seu Skyline
Downtown Miami e seu Skyline

Dependendo do seu destino, diversas exigências vão aparecer, sendo ele nacional ou internacional.

Para viajar dentro do país, seu Pet vai precisar ser transportado com um atestado de saúde, emitido por um Veterinário, válido para cães e gatos. Um processo mais simples que a viagem internacional.

Para os Estados Unidos, por exemplo, seu Pet vai precisar de diversos documentos como por exemplo:

      • Implantação de microchip de identificação padrão internacional (opcional)
      • Carteira de Vacinação atualizada (especialmente anti-rábica)
      • Atestado veterinário comprovando que o animal está em boas condições de saúde e em condições de viajar
      • Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), emitido pelo Ministério da Agricultura Brasileiro

Você pode encontrar todos os documentos necessários e as demais exigências para cada país, no site DOC-DOG.  Este site é super completo e cheio de informações oficiais e muito precisas. Acredito que seja o melhor do país com relação a documentos para viagem de animais. Vale a pena conferir.

Fonte: DOC-DOG

Regras PET Viagens

Meu bichinho precisa de Passaporte também?

“O trânsito de cães e gatos entre países exige algum documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem e aceito pelos países de destino, que ateste as condições e o histórico de saúde do animal de estimação bem como o atendimento às exigências sanitárias do país de destino. No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos que são expedidos pelo Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), órgão vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do MAPA.” – Ministério da Agricultura.

Se você vai viajar com seu cachorro ou seu gato para o exterior, no site você vai encontrar informações bastante valiosas separadas por países.

E tem mais:

Folder do Ministério da Agricultura
Folder do Ministério da Agricultura. Dicas muito úteis!

Clique e faça o download!

O Ministério da Agricultura do Brasil fornece este folder com informações bastante interessantes para sua viagem com seu animal de estimação.

Animais de Estimação em Avião!

TAM Miami international Airport
TAM Miami International Airport

Viajar com animais de estimação em avião? Isto pode ser um problema e talvez visto com desconfiança por alguns, mas é uma realidade hoje em dia. Não há como escapar dela!

Várias companhias aéreas já aceitam pequenos animais de estimação junto com seus respectivos donos na cabine. Mas o conforto passa longe de ser uma prioridade. Em geral, os animais de estimação devem viajar confinados a suas caixas de transporte, fechados e disputando o mesmo espaço que seu dono. Hoje em dia não é raro vê-los a bordo de aeronaves.

O que irá determinar se o animal viajará com seu dono na cabine ou irá sozinho no compartimento de cargas serão as dimensões e o peso da caixa de transporte. Em geral ao se viajar com cachorro filhotes, a caixa de transporte permite que ele vá na cabine. Mas e se não for?

Ah, o temível compartimento de cargas!

E agora o que fazer?

Se este for o seu caso, você não deve se preocupar, pois os aviões modernos possuem compartimentos pressurizados assim como as cabines e com temperatura controlada, proporcionando relativo conforto ao seu bichinho.

Mas há uma maneira mais confortável de seu pet voar!

American Airlines e as Pet Cabin

 

Pet cabin American Airlines
Pet Cabin da American Airlines! revolucionando o transportes!

 

Que tal deixar seu bichinho de estimação viajar em grande estilo, com uma cabine só para ele?

Pois é esta a novidade que a American Airlines vem trazendo aos céus. Em voos selecionados entre JFK e LAX ou SFO, os animais podem ser levados nas Pet Cabins, ou cabines exclusivas para eles. Terão todo o conforto e segurança de uma viagem de 1ª classe! Nada daquelas viagens claustrofóbicas debaixo do assento nem nada de passar aperto naquelas caixas apertadas!

Pet Cabin America Airlines

A cabine é um local bem espaçoso, com capacidade para receber um transportador de médio porte e ainda conta com kit de primeiro socorros, com máscara de oxigênio própria para cães e gatos, para evitar qualquer complicação devido a uma possível despressurização. Impressionante!

Ah… o dono também precisa estar na primeira classe!

E no Brasil?

TAM - João Pessoa

No Brasil as regras estão mudando rapidamente. Veja como reagiram algumas companhias aéreas Brasileiras:

 

Gol e suas regras para Pets.
Gol e suas regras para Pets.

Ao se viajar com Pets pela GOL, deve-se atentar que apenas cães e gatos são permitidos – quaisquer outros animais de pequeno porte não podem embarcar.

 

Regras da TAM para o transporte de animais.
Regras da TAM para o transporte de animais.

Para viajar com Pets pela TAM, vamos encontrar regras diferentes e bem mais rígidas para o transporte, que pode tanto ser na cabine quanto no compartimento de cargas.

A AZUL também tem suas regras para transporte de animais e segundo eles “Na Azul, quando você viaja com seu animal de estimação, ele vai pertinho de você na cabine da aeronave!” – Fonte AZUL Linhas Aéreas

 

Está gostando deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua

próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

Não fazemos spam! Odiamos isto também!
E você pode se descadastrar a qualquer momento!

 

Hospedagem para animais?

Cardozo Hotel
Cardozo Hotel

Assim como os hotéis possuem certificações por categorias e estrelas, o Brasil possui agora um sistema de classificação de hotéis que aceitam animais. Este novo selo certifica hotéis e pousadas com serviços para pets que viajam com seus donos.

Isso mesmo!

Hotel para animais deve também ser certificado! Você deve sempre checar seu o estabelecimento recebe pets ou não antes de ir. E se aceitar, cheque se possui o selo “Pet Friendly”.

A certificação, única no Brasil, foi criada em 2012 pelo Turismo 4 Patas. O hotel ou pousada que decidir receber a certificação deve atender a critérios bem específicos.

  •    Lixeiras exclusivas
  •    Bebedouros de água fresca para os animais
  •    Possibilidade de dormir com o dono
  •    Veterinários e pet shop associados

No site Turismo 4 Patas, você vai encontrar um motor de busca de hotéis certificados. Os motores de busca comuns como o booking.com, hoteis.com ou trivago.com vão te fornecer resultados de acomodações que aceitam animais de estimação. Porém, nem sempre você vai encontrar o selo “Pet Friendly”

Com a palavra a Especialista:

Com o crescimento do mercado pet, o numero de animais nas famílias aumentando e a exigência das pessoas em ter seus mascotes os acompanhando, ser “pet friendly”, pura e simplesmente, deixou de ser diferenciação. Agora é preciso ser mais que isso… praticamente “pet lover”. E é ai que entra a diferença entre “receber e aceitar” que tanto pregamos em nossas mensagens. ” – Larissa Rios do Site Turismo 4 Patas (www.turismo4patas.com.br)

Quer conhecer um pouco mais?

Quer conhecer um pouco mais? Leia este artigo de Larissa Rios:

6 Passos para escolher um hotel pet friendly

Para saber um pouco mais!

 

Encontrar um hotel “Pet Friendly” em viagens internacionais está se tornando uma tarefa mais fácil. Aqui vão alguns sites que podem auxiliar na busca:

GoPetFriendly.com,

PetTravel.com

PetsWelcome.com

Uma dica interessante é alimentar seu animal no banheiro para facilitar a limpeza da equipe do hotel. Sempre deixe uma gorjeta pelo serviço!

10 dicas extras para viajar com seu Pet [Infográfico]

1Mais dicas para você!

Neste infográfico trazemos para você mais 10 dicas importantes sobre comportamento, higiene e muito mais!

Faça seu download agora e tenha uma boa leitura!

 

 

 

Você sabia?

 

"woof top" pet exercise area
“woof top” pet exercise area em JFK, Nova York

Que o Aeroporto JFK em Nova York, vai abrir um terminal Pet Friendly em 2016? As primeiras imagens já foram divulgadas! A área já existe e se chama “Woof Top” e se encontra no novíssimo terminal 5, que possui uma gigantesca área verde de 4 mil metros quadrados. Que já é aberta para os passageiros e seus pets. É neste local que será criado a “woof top” pet exercise area.

Espetacular, não é mesmo?

 

Cães na Secular Piscina do Venetian pool
Cães na Secular Piscina do Venetian Pool em Coral Gables,
Miami.Fonte: http://coralgables.com/

Que em Miami, existe o Dog’s Day no Venetian Pool? É considerado uma das melhores épocas do ano e é aguardada com ansiedade por donos de cães de qualquer raça e qualquer tamanho. Estivemos por lá e pudemos constatar! É muito alegre, muito exótico e divertido. Você pode tirar fotos na área externa, mas na área interna apenas pessoas “acompanhadas” com seu cão podem entrar. Esteja preparado para limpar quando necessário e traga o cãozinho vacinado e saudável! Ele deve estar sempre na coleira quando não estiver na água! Lembre-se! Cães ferozes serão expulsos! Portanto, boas maneiras são a ordem do dia! O Venetian Pool tem lotação máxima para 200 cachorros por sessão, portanto reserve antes!

Um dos melhores lugares de Miami. Um segredo bem guardado de Coral Gables.
Um dos melhores lugares de Miami. Um segredo bem guardado de Coral Gables.

Não conhece o Venetian Pool? Pois ele é um dos lugares mais legais de Miami. Fica em Coral Gables e pouquíssima gente conhece! Você pode conhecê-lo e também muitas outras atrações legais da Flórida aqui em 30 Coisas para se fazer na Flórida!

Praia de Ipanema no Rio de Janeiro Fonte: National Geographic
Praia de Ipanema no Rio de Janeiro
Fonte: National Geographic

Que o Rio de Janeiro é considerada uma das cidades mais Pet Friendly do mundo? Lá você encontra parques, restaurantes e muitas áreas para seu bichinho se divertir a valer!

 

Click to tweet: Você sabia que o Rio de Janeiro é considerada uma das cidades mais Pet Friendly do mundo?

Viajar com seu pet pode ser legal!

Helga na Praia.
Helga descansando enquanto almoçamos. esperando a chance de cair na água mais uma vez!

Viajar com seu amiguinho canino ou felino pode ser uma experiência bastante diferente e uma nova opção para as férias em família! O mercado vem crescendo muito e as oportunidades de diversão são crescentes! Com certeza não vai faltar o que seu bichinho fazer e para aqueles mais preocupados uma coisa a menos sobre seus ombros, não é mesmo?

E você já levou seu Pet com você? Nós quase sempre levamos em viagens de carro nossa Labrador Helga, que já é bastante conhecida pelos lugares por onde ela passa!

Quais foram as suas experiências? Tem alguma informação a nos acrescentar?

Conta pra gente!

Um grande abraço e até a próxima!

 

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?