Acqua Alta em Veneza, Italia. Um surpreendente fenômeno que você precisa conhecer!

 

Veneza - Itália.
Veneza – Itália.

Acqua Alta é um fenômeno interessante que surpreende o turista que chega a Veneza pela primeira vez.

Apesar de ter lido antes sobre este fenômeno que ocorre geralmente entre o outono e o inverno em Veneza, confesso que me surpreendi muito. Quando estávamos já prontos para passear em nosso segundo dia em Veneza, chegamos ao saguão do hotel e na porta havia uma barreira, uma espécie de contenção.

Não entendendo muito bem o por que daquilo e nos aproximamos da porta. Foi aí que percebemos o que estava acontecendo. A cidade estava quase toda alagada! Conclusão: não havia como sair sem molhar os pés, o que não seria nada bom num friozinho de 8°. De início pensamos que perderíamos o dia, mas logo soubemos que não eram todas as ruas que ficavam alagadas e que o fenômeno duraria por mais 3 horas e depois tudo voltava ao normal.

Mas não ficamos sentados esperando. Interessantemente e providencialmente, os hotéis fornecem galochas aos seus hóspedes! Elas são indispensáveis para se locomover.

 

Acqual Alta e botas altas!
Acqua Alta. As botas foram obrigatórias!

E foi assim que saímos pra passear na belíssima e inesquecível Veneza, sob o fenômeno da ACQUA ALTA, ou Maré Alta.

 

Acqua Alta e as Lojas de Veneza
Acqua Alta. As lojas não fecham as portas apesar da maré.

Se bem que, os moradores se adaptaram perfeitamente a esse fenômeno e a cidade funciona normalmente, na medida do possível. Lojas e até feira livre tudo fica aberto normalmente.

 

Lojas e Acqua Alta.
Lojas em Veneza durante a Acqua Alta.

É impressionante observar a luta da cidade para se manter apesar das condições geográficas que deixam a cidade e suas edificações cada vez mais frágeis.

 

Feiras livres em Veneza sob a Acqua Alta
Até as feiras livres são afetadas pela Acqua Alta. Mas tudo funciona normalmente.

Plataformas elevadas são instaladas por toda a cidade para que as pessoas possam se locomover. E quando a água baixa, elas são desmontadas esperando a próxima maré.

 

Passarelas para o público
Passarelas para os pedestres na Maré Alta.

O local mais afetado é a Praça de São Marcos, por ser mais baixa, portanto se estiver em Veneza durante a Acqua alta e tiver tempo, espere a maré baixar pra conhecer a praça, que é belíssima!

Há relatos de situações extremas durante a Acqua Alta em Veneza, onde o nível da água chegou a inundar até mais de 90% da cidade. Claro que sempre traz alguns transtornos. Para a cidade, transtornos econômicos, por horas não trabalhadas. Para os que a visitam, transtornos de ordem logística.

Por exemplo, para nós foi um suplício chegar até ao aeroporto. A ideia era irmos de táxi até lá. Porém, apesar de ficarmos em um hotel que tinha píer, pois em geral, os táxis – que em Veneza são lanchas – chegam até o seu hotel. Neste dia entretanto,  não tinham como chegar,  pois com na maré alta eles não passam pelas pontes.

E aí começou o sofrimento!

 

Acqua Alta e passagens elevadas.
Pessoas se amontoam nas passagens elevadas na Acqua Alta. Evite malas nestas passarelas.

Imagina só andar nessas passarelas com criança e malas!

Aliás, as malas são um caso a parte que falarei em outro post.

Mas já adianto: Evite levar muitas malas! Leve o mínimo possível para Veneza!

 

 

Acqual Alta atinge pontos da cidade.
Os pontos mais distantes da cidade são igualmente atingidos.

Enfim, a Acqua Alta não tirou o encanto de Veneza. Ao contrário, são essas peculiaridades que tornam cada cidade única e fascinante. E um bom viajante tem que saber tirar partido das adversidades, pois sempre existe um lado bom. As fotos por exemplo, podem ficar fantásticas! E as lembranças inesquecíveis! Veneza é um dos 10 melhores destinos do planeta para se conhecer, como conta o artigo 10 incríveis lugares no planeta.

Você já teve alguma experiência em Veneza ou em qualquer lugar que gostaria de contar e compartilhar? Reparta conosco em nossos relatos de viagem. Será com certeza muito gratificante!

Até a próxima!

Review Overview

Gostou?

Gostou deste artigo? Então deixe seu voto nas estrelinhas abaixo! Ele é muito importante.

User Rating: Be the first one !

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

2 comments

  1. Muito bom ler seu post!! Eu estava aqui com receio de como lidar com esse fenômeno, pois vou no mês Novembro e comentaram que esse mês pode ocorrer a Acqua Alta. Acha que devo já comprar a bota impermeável, galocha…. Ou melhor comprar lá se precisar? Obrigada pelas informações! Abraços!

    • Olá minha amiga viajante! Sua viagem a Veneza será marcante com Acqua Alta ou sem Acqua Alta. O lugar é de impressionar! Torço por uma excelente viagem para você! Com relação ao fenômeno, não há com o que se preocupar! É muito interessante e os hotéis vão te dar as galochas, com certeza. Em caso de dúvida, consulte seu hotel através de e-mail antes para ter certeza. Em caso de precisar comprar, não o faça, não leve nada daqui do Brasil…aliás, Veneza é igual a POUCA bagagem! Pode acreditar! Caso precise, compre lá mesmo e deixe por lá mesmo, não vale a pena investir em galochas. Tire milhões de fotos e se quiser contar sua viagem depois, mande um relato pra nós e publicaremos com prazer! Obrigado e excelente viagem!

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?