Home / Destinos e Viagens / Destinos Internacionais / Europa / Itália / Alberobello / Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

alberobello

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela UNESCO e lembra muito um cenário saído direto de um filme dos Hobbits ou do Senhor dos Anéis. Mas nenhum de seus habitantes usa chapéus pontudos nem são mais velhos que o século XIV. Não, este um lugar espetacular se chama Alberobello e fica na Itália e é um dos segredos que os Italianos guardam apenas para si!

Vamos conhecer neste relato de viagem?

Um Lugar Mágico

mapa

N ão só as grandes cidades da Itália como Roma, Milão e Veneza são passeios maravilhosos nesse país. Você pode se surpreender com tantas cidades menores no tamanho mas com um charme enorme que pode-se encontrar por lá.

Nosso relato de viagem feito por Pollyanna Teotônio, vem nos apresentar hoje a cidade de Alberobello na região de Puglia, sul da Itália. Uma região pouco explorada por nós, brasileiros, mas que possui encantadoras cidades e belíssimas praias dos mares Adriático e Jônico.

Para chegar no nosso destino de hoje, o aeroporto mais próximo é na cidade de Bari,a capital da Puglia. Ou você pode fazer como Pollyanna e ir conhecer a região de carro á partir de alguma cidade da Itália,claro!

Alberobello fica perto de um bosque de carvalhos e é daí que vem seu nome “selva das árvore de guerra”, em italiano ““Sylva Arboris Belli”, além do bosque a região é agrícola com muitas plantações de oliveiras. A característica principal da cidade é sua arquitetura peculiar, com casas em forma de cilindro coberta por um cone, tudo com pedra calcária e junta seca, ou seja, sem argamassa.

Essa técnica  milenar é chamada de  trulli e não existe só em Alberobello, mas nessa região norte da Puglia, e é nesta cidade que encontra-se a maior concentração, são cerca de 1000 trulli distribuídos em dois quarteirões, Monti e Aia Piccola. É o que chamamos de arquitetura vernacular, ou seja  construída com materiais locais, usando técnicas tradicionais e com uma tipologia regional  adequada ao lugar.

Historiadores acreditam que a técnica construtiva chegou a região por tribos antigas que vieram da Ásia Menor, pois habitações com este tipo de cúpula com pináculo e símbolos mitológicos existem no território Assírio. Apesar de ser uma tradição antiga só começaram a ser construídos em Alberobello por volta de 1500, quando o vice-rei de Nápoles permitiu a construção de “casas a secco” .

A palavra trullo (trulli no plural) pode ter vindo do latim turris, trulla, ou do grego tholos em ambas as origens o significado é o mesmo, “cúpula” ,que é a parte mais característica desta construção. O telhado é autoportante e não é pintado ficando a pedra bruta aparente, dentro dos Trullis não há divisórias e eles são construídos juntos um do outro para o caso de haver necessidade de ampliação. Com relação ás aberturas, possuem apenas uma porta e uma janela o que permite um ótimo isolamento térmico, deixando o trollo confortável tanto no verão quanto no inverno. Alguns telhados ainda apresentam símbolos de várias origens: primitivos, cristãos ou pagãos e geralmente significavam uma forma de proteção para a família que ali residia.

Após ter uma noção geral sobre essa interessante cidade e sua arquitetura que é o motivo maior de atrair visitantes, vamos ao relato da nossa viajante:

Relato de Viagem: Alberobello

 

Piazza Vittorio Emanuele com torre do Relógio
Piazza Vittorio Emanuele com torre do Relógio

M oro na Itália há mais de 10 anos, e como meu marido adora viajar e dirigir fazemos a maior parte das nossas viagens de carro. Este ano nas férias de agosto ficamos em Cisternino, que è a cidade natal dele. E de lá fomos conhecer Alberobello que fica bem próximo, ali na região da Puglia.

Com cerca de doze mil habitantes, Cisternino também é uma belíssima cidade que merece uma visita. Há 393 metros acima do nível do mar, Cisternino possui ruas estreitas e casas branquinhas além de uma vista para o Valle d’Itria. Habitada há muito tempo, a cidade ainda tem em alguns locais, partes das antigas muralhas da cidade, usadas no passado como proteção contra possíveis invasões. Destaque para a Piazza Vittorio Emanuele, com sua torre do relógio.

familia-alberobello

A viagem de carro de Milão até a região de Puglia é de  mais ou menos 10 horas, isso por que como temos filhas gêmeas paramos bastante nas estações de serviço, que por sinal são muito preparadas para famílias. Como ficamos em Cisternino, de lá  para Alberobello são apenas 20 minutos de carro.

Alberobello é uma das cidades  mais visitadas da região da Puglia no sul da Italia, principalmente pelos italianos. Por causa das suas construções, ela é considerada Patrimonio da Humanidade pela Unesco desde 1996. Sua maior atração são seus Trulli, que são essas construções feitas em pedra calcária, somente pedra sobre pedra sem nenhuma sustentação. Diz a lenda que as casas eram assim construídas para que quando passassem os fiscais para cobrar impostos feudais pelas casas, tirava-se a pedra principal e tudo caía, assim sendo, os moradores do trullo podiam constatar que não possuíam nada e, desta forma livravam-se dos impostos.

 

streets-alberobello

Mesmo no verão o clima è muito agradável porque sempre venta muito, o que torna o passeio muito agradável pelas ruas estreitas dos dois bairros aonde ficam os trulli .A maioria dos trulli no Rione Monti foram transformados em lojas, ou ateliês ou restaurantes. Já no Rione Aia Piccola todos os trulli ainda são destinados ao uso residencial.

Antigamente cada trollo tinha uma símbolo em sua cúpula, essa tradição foi se perdendo e hoje só alguns ainda a mantém. Esses símbolos são de origem variada  e cada um  tem o seu significado.

O que visitar?

 

trulli-alberobello

Recomendo alguns lugares para visitar em Alberobello:

main-church-alberobell

Basilica de Sao Cosme e Damiao – Já foi reformada várias vezes durante os séculos e a fachada atual é de 1885 em estilo Neoclássico. Foi construída pelo arquiteto Antonio Curry no século XVIII e é a catedral da cidade.

Trullo Soberano de 1700 – único da cidade com dois andares, foi construído pela família Perta, e desde 1930 é um Monumento Nacional.

 

Igreja Trullo de Santo Antonio entre 1926 e 1927 com uma cúpula de 21 metros.”

Como moro na Itália, sou suspeita para falar, mas acho encantadora a região da Puglia e essa é minha dica de viagem pela Itália.”

Vamos viajar?

Igreja Trullo de Santo Antonio
Igreja Trullo de Santo Antonio
N ão sei quanto a vocês, mas depois conhecer mais sobre a região de Puglia (Apúlia para nós) fiquei louca para conhecer e será mais um destino na minha lista de desejos.

Espero que vocês tenham gostado do Relato de Viagem da Pollyannna, e se quiser compartilhar conosco um lugar que é especial para você entre em contato por email, direct no instagram @viagemearquitetura ou na nossa página do facebook que vamos adorar mostrar sua viagem.

Quem sabe você não inspira também outros viajantes!

Até a Próxima!

 

Créditos:

Imagem Capa: Lonely PLanet

Demais fotos: Pollyana Teotônio – Arquivo Pessoal

 

Você já conhece o Canal Viagem e Arquitetura?

Você já conhece o nosso canal?

 

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

cancun-capa

30 Dicas para você planejar sua viagem para Cancún

Cancún é um dos destinos mais badalados e visitados do mundo! Suas praias são paradisíacas e …

4 comments

  1. ADOREI A MATERIA SOBRE ALBEROBELLO. PARABENS.

  2. Achei ótimo e super informativo o artigo. Deu vontade de conhecer esse lugar fascinante. Ótimo blog! Parabéns!

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?