Home / Destinos e Viagens / As melhores praias desertas do litoral de Pernambuco.

As melhores praias desertas do litoral de Pernambuco.

As mais belas praias desertas de Pernambuco

Estas praias desconhecidas são consideradas adormecidas, secretas, intocadas. Os que as frequentam guardam sua localização e as revelam apenas para muito poucos. Estes refúgios secretos são recantos inexplorados que pelo menos por enquanto se encontram ao alcance de muito poucos!

E sem sombra de dúvida são as melhores praias de pernambuco! Vamos conhecer?

 

Fugindo para praias desertas

 

Praia de Ipanema no Rio de Janeiro Fonte: National Geographic
Praia de Ipanema no Rio de Janeiro
Fonte: National Geographic

Mesmo para aqueles que amam o sol o mar e a diversão que uma praia proporciona, mesmo para aqueles que amam o surfe, os esportes aquáticos, mesmo para aqueles que amam se estender nas areias de uma praia e ali ficar por horas se bronzeando, há ocasiões que nada disto nos trás aquela sensação tão prazerosa de estar na praia!

Há ocasiões em que o burburinho de pessoas perturba, o aglomerado de sombrinhas de praia lhe rouba a paciência, crianças correndo e surfistas na água disputando o espaço braço a braço com você transforma o descanso em pesadelo. Nestes momentos você se sente muito longe do verdadeiro objetivo de se estar em uma praia: A serenidade do mar e a tranquilidade que aquelas areias brancas e aquele céu azul nos traz. Mas será possível conseguir isto nestes dias de praias tão congestionadas?

A boa notícia é que ainda há praias desertas em que se pode descansar tranquilamente sem que se veja uma única pessoa em um raio de quilômetros. Ainda há lugares conhecidos apenas por MUITO poucos, recantos secretos mesmo, que aqueles que conhecem se negam a mostrar o caminho! Há praias tão desertas – e tão maravilhosas! – que até mesmo as placas de sinalização são derrubadas ou escondidas pelos que ali frequentam para que estas continuem desertas, intocadas! Há praias que para se chegar a elas você precisa se aventurar por dentro de canaviais, caminhos de barro ou areia, subir montanhas – isso mesmo! – para se chegar a elas!

Neste post, vamos revelar algumas das mais impressionantes praias desertas que existem no litoral de Pernambuco! Obras primas da natureza que com certeza você não vai conhecer sem a ajuda de algum morador local muito disposto a revelar estes segredos.

O litoral de Pernambuco

 

Litoral de Pernambuco
Litoral de Pernambuco

Praias são lindas por natureza! Quem não ama se deitar em uma areia branquinha e se expor ao sol quente de um praia de águas azul-turquesa? Praias são uma das coisas mais maravilhosas da natureza e o Brasil tem milhares delas esperando por você! Mas não é de Ipanema que estou falando. Muito menos de Boa Viagem ou mesmo da Praia do Francês. Estas praias secretas do litoral de Pernambuco vão te dar uma nova visão do que realmente é estar em uma praia, descansar ao sol, se banhar em águas tranquilas, se divertir com as crianças e muito mais.

O litoral de Pernambuco é pequeno em comparação ao de outros estados do Nordeste do Brasil, porém apresenta uma variedade imensa de lugares remotos e praias intocadas que poucos estados possuem. Muitos que desembarcam em Recife, buscam logo as badaladas águas de Porto de Galinhas ou até mesmo a controversa praia de Boa Viagem. Poucos – MUITO POUCOS – sabem que há lugares infinitamente melhores que esses! Infelizmente poucos estão dispostos a revelar!

Vamos conhecer alguns destes lugares? Lembre-se que são lugares praticamente INTOCADOS, praias DESERTAS, em que poucos entram. Quando visitar algumas destas devemos agir como agem os que ali frequentam: com respeito pela natureza intocada do lugar, sem abusar do excesso de visitantes, não poluir as praias e tratá-las como elas são…Refúgios Secretos!

Vamos conhecer alguns deles?

Praia do Paiva

 

Praia do Paiva - Uma praia Deserta do Litoral de Pernambuco
A Espetacular Praia do Paiva – Refúgio quase intocado!
Fonte: http://www.portaldocabo.com.br

Um refúgio intocado pertinho da cidade e do agito!

Antes era uma praia completamente deserta. Hoje é semi-deserta devido à ocupação do local por alguns condomínios de luxo e pela construção de acessos modernos ao lugar. Mas é uma praia de uma beleza estonteante que reserva surpresas a quem ali se aventura. Quem olha em seu horizonte percebe que se pode ver a cidade de Jaboatão dos Guararapes e ao longe a cidade do Recife. Isso mesmo! Ela fica bem próxima da agitada orla destas duas cidades e ainda assim tão desconhecida e tão deserta!

Suas águas são tranquilas e o clima de sossego é ideal para quem busca relaxar e se entregar à natureza. Fica protegida por uma área extensa de mata nativa que parece querer esconder a praia dos olhos alheios. Quem for até ela irá encontrar muito poucas pessoa, exceto moradores locais, surfistas em buscas de suas ondas e alguns turistas.

Ylka Oliveira, do Blog “De mala e Cuia” esteve por  lá e você pode conferir o review dela sobre a Praia do Paiva. É muito legal o relato dela!

 

Este vídeo da equipe do Turismo no Cabo de Santo Agostinho, mostra um pouco das belezas deste lugar!

 

Praia do Paraíso

Praia do Paraíso - Praia Deserta do litoral de Pernambuco
Praia do paraíso. O nome já diz tudo!
Fonte: www.portaldocabo.com.br

 

Mata Atlântica protegendo a praia

Um outro refúgio do litoral Pernambucano. Outra de suas Praias desertas. Hoje um pouco mais conhecida que antes, já recebe um número maior de turistas mas nada que atrapalhe o clima aconchegante do lugar. É considerada uma das menores praias do estado, por sua estreitíssima faixa de areia que possui uma cor diferente da habitual, uma cor amarelada quase dourada! O mar é calmo o suficiente para deixar os pais à vontade e em suas águas transparentes os esportes aquáticos podem ser praticados tranquilamente. Você poderá encontrar bangalôs de palha que te ajudarão a vencer o sol inclemente do verão, mas nosso conselho é para ir preparado ao lugar. Por ser uma praia deserta, dificilmente você encontrará onde comprar alguma coisa. O lugar é frequentado por moradores e pescadores mas é possível ver alguns bares bem rústicos por ali. Praia do Paraíso, o nome já diz tudo! Um espetáculo!

Este outro vídeo da equipe do Turismo no Cabo de Santo Agostinho, mostra um pouco da praia do Paraíso!

 

 

 

 

 

Praia do Porto

Praia do Porto. Uma praia deserta e impressionante!
Praia do Porto em Barreiros Pernambuco. Uma praia deserta e impressionante!

Paraíso cenário de Novela

Este paraíso intocado e de acesso muito difícil serviu de cenário para a gravação da novela A Indomada. Por estas épocas teve grande repercussão nacional, mas aos poucos foi desaparecendo da memória da multidão e hoje retornou ao seu lugar de sempre. é uma das praias mais desertas e de difícil acesso que eu já conheci. muito embora eu recomende neste post que se deva visitar todas estas praias, para esta praia em especial eu recomendo que busque o auxílio de um guia local ou alguém experiente. Chegar a este paraíso pode ser uma tarefa árdua e de caminhos traiçoeiros! Mas a recompensa é garantida. É um lugar para não se esquecer jamais.

A sinuosa estrada que leva até a praia foi feita para caminhões de cana e tratores. Você pode encontrá-la em boas condições em algumas épocas do ano, mas isto não ocorre sempre. Vá preparado para os buracos e solavancos! O caminho em si já vale a viagem pois possui vistas belíssimas por entre a Mata Atlântica.

Praia do Porto. Praia Isolada e Deserta em Pernambuco.
Praia do Porto. Isolada e Deserta!

Sua principal característica são as formações rochosas que parecem esconder a praia e separá-la da civilização. De fato, adentrar os limites da Praia do Porto é penetrar no âmago do primitivo, do intocado, do selvagem. Um lugar para se tomar banho de mar e descansar em suas areias ouvindo o cantarolar dos pássaros. O mar é calmo e você verá alguns maceiós se você caminhar um pouco pelas areias dela. Mas atenção, em determinadas horas do dia o mar se torna bastante agitado e pode ser perigoso.

Ilha do Coqueiro Solitário na Praia do Porto.
Ilha do Coqueiro Solitário na Praia do Porto.

Ali você encontrará a interessante ilha do Coqueirinho, ou coqueiro solitário, como se costuma falar é a marca registrada desta praia deserta e encantadora! Você sempre irá encontrar surpresas e espetáculos da natureza em praias desertas.

Ilha do Coqueiro Solitário.
Ilha do Coqueiro Solitário na maré baixa.
Fonte: Museu do Una

Na maré seca ela é acessível a pé. Na maré cheia ela fica bastante distante da areia. Imperdível!

Fizemos este passeio várias vezes, pois é sempre acabamos retornando a este paraíso. em uma destas vezes resolvemos vir de lancha. Passeios como este podem ser agendados com saída da Praia dos Carneiros. É uma opção muito legal pois dá para se conhecer lugares belíssimos e ver a Praia do Porto por outro ângulo.

Praia da Várzea do Una

Mirante da Várzea do Una.
Mirante da Várzea do Una. Subida para uma vista espetacular!

Na várzea de um dos maiores rios de Pernambuco

A primeira coisa que se percebe ao se partir em busca da Várzea do Una é o caminho que você irá percorrer. O acesso é feito pela BR que leva a São José da Coroa Grande e Maragogi. Mas deve-se ficar atento para as placas indicativas que apontarão o caminho a ser seguido. E aí deve começar a preparação para uma das trilhas mais bonitas do litoral de Pernambuco.

Fique Atento!

Placas Praias Desertas

Fique atento para as placas pelo caminho! E fique atento também pois os acessos nem sempre lembram caminhos de uma praia.

Acesso Praia Varzea do Una

Acesso para Praia Deserta

O caminho vai te levar morro acima – isto mesmo! – subindo cada vez mais alto em uma sucessão de morros, através de uma estrada de barro, muito bem conservada até a chegada a um mirante de onde se pode contemplar uma dos mais bonitos espetáculos que se tem ideia. A vista é de cair o queixo. A visão se estende através do trajeto sinuoso do Rio Una até sua foz enorme formando um quadro de grande beleza. Pare ali e tire fotos no mirante. Vale a pena!

Miirante da Várzea do Una e Pernambuco
O Rio Una e o mar visto do Mirante

Dali em diante se prepare para a descida. Você vai encontrar vários caminhos que se cruzam. O que você seguir te deixará em destinos diferentes. Um deles te deixará dentro do povoado de Várzea do una. Outro te deixará na estrada que levará ao mesmo destino. Mas aconselhamos seguir sempre o caminho da esquerda, pois a descida – e que descida! – é mesmo sinuosa e vai te deixar dentro da cidade.

Uma vez lá, dentro do povoado se você perguntar a alguém para onde fica a praia, a resposta vira com um olhar de estranheza e um balançar de cabeça: ” Aqui não tem praia, não. A praia aqui é MUITO perigosa!” Lembre-se: Praias desertas são quase sempre desprovida de qualquer auxílio ou comunicação, portanto sempre seja cuidadoso ao explorá-las!

Rio Una e Várzea do Una
O Rio Una termina no mar. Logo à frente a espetacular praia da Várzea do Una.

De fato, Várzea do una é um lugar pacato, um vilarejo esquecido no tempo que é pouco conhecido das rotas de turismo habitual. A praia da Várzea do Una é um mar agitado, com ondas fortes por vezes, mas oferece uma extensa faixa de areia grossa e branquinha. O acesso é realmente difícil, e deve ser feito de jangada que te levará até a praia atravessando a foz do Una ou de carro contornando todo o vilarejo através de acessos que só os locais sabem informar. As águas são quase transparentes e o contato com a natureza selvagem é um presente para aqueles que ali se aventuram. Você irá encontrar por ali uns poucos surfistas, moradores locais e pescadores.

O Museu do Una

Museu do Una
O Museu do una. Passeio muito legal especialmente para crianças!

Um passeio a esta região não seria completo se não for feita a visita ao Museu do Una. O museu é fruto de uma iniciativa pioneira de um empreendedor que destina recursos à pesquisa, preservação e divulgação da história, cultura e meio ambiente desta região. Foi fundado em Abril de 2000 e recebe em média 1000 a 1500 visitantes ao ano. O lugar é muito interessante e tem relíquias muito legais. As crianças irão adorar vez as carcaças de peixes exóticos, Piranhas e até fósseis preservados!

Filhote de Peixe-Lua encontrado na região da Várzea do Una.
Filhote de Peixe-Lua encontrado na região.

O que mais chama a atenção é o raríssimo e pré-histórico Peixe-Lua que foi encontrado nas margens do rio Una. O peixe lua pode ser visto no Oceanário de Lisboa e pode acreditar, ele é impressionante! As crianças irão aprender muito sobre Ecologia, História e Cultura. Um lugar muito legal que nós recomendamos! A entrada custa R$2,00 por pessoa, mas as crianças não pagam.

Viagem e Arquitetura: Vamos viajar?
Vamos viajar?

 

3d postman with envelope and bag

Está gostando deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

Não fazemos spam! Odiamos isto também!
E você pode se descadastrar a qualquer momento!

 

Praia de Gravatá

Praia de Gravatá, Pernambuco. Uma praia deserta espetacular!
Praia de Gravatá, Pernambuco.

Aqui pouca gente chega!

Aqui pouca gente chega. MUITO poucos conhecem esta praia ou sequer ouviram falar! A praia de Gravatá é considerada pelos poucos que a conhecem um dos refúgios mais bem guardados do Litoral de Pernambuco. O lugar é simplesmente deslumbrante. Lá você não vai encontrar simplesmente NADA além de coqueirais e o belíssimo mar!

Acesso a Praia de Gravatá Pernambuco.
O acesso é complicado e sinuoso. Esqueça a sinalização. ela não existe!

A chegada até o lugar exige muita experiência e conhecimento do lugar, pois a estrada é de barro – bem cuidada – mas muito sinuosa e praticamente sem nenhuma sinalização. Até a sinalização que aponta para o caminho foi derrubada para não deixar que se chegue até ela!

Praia de Gravatá Pernambuco. Praia deserta e espetacular.
As placas foram derrubadas para não fornecer nenhuma indicação.

O caminho que te leva à praia é feito através de canaviais, plantações e coqueirais abundantes. Muito tempo após se deixar a estradinha principal se verá os primeiros vislumbres do mar e aí você percebe que está em um lugar como nunca se esteve antes. O lugar nunca foi explorado pelo turismo e espero que continue assim, intocado, selvagem e preservado! Um refúgio para quem ama a natureza!

Praia de Gravatá deserta e sem ninguém à vista!
Chegando à Praia de Gravatá. Ninguém à vista!
Um Paraíso Deserto no Litoral de Pernambuco
Poucos conhecem este paraíso deserto de Pernambuco!

A praia é maravilhosa e completamente deserta. Você poderá ter a sorte de encontrar algum morador local mas a chance é muito pequena, pois poucos a conhecem. O mar é um pouco mais forte aqui e mais fundo de forma que as crianças não devem se aventurar tanto.

Praia de Gravatá com Várzea do Una
Praia de Gravatá com Várzea do Una ao fundo

Se você caminhar pelas areias no sentido da esquerda verá que a praia irá se encontrar com a foz do Rio Una que falamos anteriormente. E você poderá ver à distancia a praia da Várzea do Una e o vilarejo logo ao fundo. Tire muitas fotos!

Quer conhecer mais praias espetaculares?

Veja este post: 12 incríveis praias no Nordeste para você conhecer neste verão!

Conselhos Finais

Amanhecer na Praia de São José da Coroa Grande
Volte pra casa com lembranças inesquecíveis!

E aí gostou destas praias espetaculares? Difícil não gostar não é mesmo? Deixo aqui meus conselhos para vocês que quiserem conhecer alguns destes lugares fantásticos.

  • Prepare tudo com muita antecedência. Estude as marés, leve mapas ou aplicativos com GPS. Nós temos algumas sugestões de  Aplicativos de Viagem que podem te ajudar.
  • Leve sempre água e comida. Esteja preparado para os imprevistos. Praias desertas não te oferecem nenhum tipo de infra estrutura.
  • Sempre, eu repito SEMPRE cuide da manutenção do seu veículo antes de ir a algum destes lugares. São afastados de tudo e você não quer ter que ficar dias e dias ali esperando alguém passar para ajudar, não é?
  • Sempre busque informações antes de ir. Há sites e blogs que podem te ajudar, mas sempre procure ajuda de pessoas locais. Não se aventure sozinho.
  • Programe sempre o que vai fazer, a que horas vai chegar e a que horas vai sair. Os lugares são fantásticos e sempre há MUITA  coisa para se fazer e será muito fácil perder a hora!
  • Leve baterias extras para celulares e câmeras. Pode acreditar, você vai precisar!
  • Respeite sempre o lugar onde você está. A natureza nestes lugares é intocada e merece muito respeito. Não jogue lixo nas areias nem perturbe o habitat. Há lugares onde você verá animais que se aproximaram de você. Estes também devem ser respeitados. Lembro bem da ocasião em que mergulhava na águas de uma outra praia selvagem no litoral de Alagoas quando fui surpreendido pela aparição de um Peixe-Boi. O susto foi enorme, mas mantive a calma, pois qualquer manobra brusca poderia assustar o frágil animal e ele se machucar de alguma forma. Há um projeto do Peixe-Boi em Japaratinga, Alagoas que você pode conhecer aqui neste guia completo para a Rota ecológica das Alagoas. Um roteiro espetacular que vem encantando os viajantes!
  • Divirta-se muito! A experiência é para sempre!

 

Você conhece alguma destas praias? Já foi a alguma praia deserta? Conta pra gente aqui!

Grande abraço e até a próxima!

Review Overview

Gostou?

Dê vida a este Blog! Deixe seu voto nos artigos!

User Rating: 4.79 ( 5 votes)

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?