Home / Destinos e Viagens / Destinos Nacionais / Nordeste / Alagoas / Conhecendo Japaratinga Alagoas – O que fazer e onde ficar.

Conhecendo Japaratinga Alagoas – O que fazer e onde ficar.

Praia de Japaratinga Alagoas

Japaratinga, é a porta de entrada para a Rota Ecológica de Alagoas. Uma região maravilhosa! Japaratinga faz parte da Costa dos Corais e como as outras praias se incluem na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais que é hoje a segunda maior barreira de corais do mundo só ficando atrás da grande barreira da Austrália.  Uma região de litoral belíssimo, de um azul turquesa hipnótico com águas mornas e relaxantes, com um poder de atração turística que cresce a cada dia com novos hotéis, pousadas charmosas, bares e restaurantes à beira-mar de altíssima qualidade.

 

História de Japaratinga

 

A Praia de Japaratinga, Alagoas
Um espetáculo visual! Japaratinga!

A cidade originou-se a partir de uma colônia de pescadores e até hoje muita gente ainda vive da pesca e agora também do turismo. A cidade ainda mantém o jeito simples de vila de pescadores com televisão pública na praça principal e uma igreja simples construída no início do século XVIII . Muitos falam que foi construída pelos Holandeses, mas como os holandeses eram calvinistas e não católicos, provavelmente a construção se deva aos colonos portugueses.

 

Japaratinga, praça da Igreja.
Um povoado rústico. Na praça da igreja se pode assistir TV com os amigos!

Japaratinga vem do tupi, que significa “Sítio dos Arcos” (yapara + tiba), ou seja, o lugar onde a tribo fazia arcos e flechas com a madeira das suas matas. Japaratuba foi seu primeiro nome dado pelos Índios que habitavam a região chamada Japaratuba. Com a chegada dos colonos, passou a ser chamada de Japaratuba da Praia, para evitar a confusão com a Japaratuba da Mata, que ficava na região das matas mais úmidas. Recebeu o nome definitivo em Julho de 1960 pela Lei 2.26.

 

Brasao Japaratinga

“Os japaratinguenses não se orgulham apenas de suas fascinantes paisagens, sua diversidade de ecossistema, suas águas mornas e calmas e de suas pousadas, um bom número delas fazendo parte do chamado “circuito turístico do charme”. Desmembrado de Maragogi e próximo a Porto Calvo, o município de Japaratinga é lembrado por seus moradores por sua descendência indígena, sua ligação a fatos históricos importantes que ocorreram na região, como a revolta dos “papa-méis”, os chamados cabanos, e principalmente, pela presença holandesa,  a quem erroneamente atribuem a construção de sua igreja matriz, há quase quatro séculos, o que é improvável, pelo antagonismo de sua formação religiosa, no caso, protestante. Mas é verdade que a região conheceu muitos lances do período neerlandês, uma vez que a área era rota de passagem de soldados e colonos.”

Fonte Literal – http://www.japaratinga.al.gov.br

[/intense_content_box]

Conhecendo Japaratinga

Foz do Rio Maragogi na Rota Ecológica
Foz do Rio Maragogi na Rota Ecológica. Indo em direção a Japaratinga – na curva ao longe! Uma das mais belas estradas do Brasil!
Fonte: http://www.icmbio.gov.br

 

Japaratinga fica a aproximadamente 115 km de Maceió e 135 km de Recife, entre a Praia de Maragogi e Porto de Pedras. Para quem vem de Maragogi a estrada margeia a praia e o cenário é lindo! Uma das mais belas estradas litorâneas do país! É aqui que se inicia a Maravilhosa Rota Ecológica, a espetacular Área de Preservação dos Corais, que é um dos roteiros mais fantásticos do Brasil! Um exemplo de preservação da fauna e meio ambiente!

Barcos na Praia de japaratinga.
Barco na praia de Japaratinga. Quando o mar seca eles ficam encalhados!

A parte da praia onde fica a cidade é o trecho de Japaratinga propriamente dito, as próximas praias são Bitingui, Barreiras do Boqueirão, Boqueirão (mais deserta) e a Praia do Pontal onde o Rio Manguaba se encontra com o mar. Ao todo são 15 km de praias lindas que na maré baixa formam pequenas piscinas. Um vasto coqueiral, falésias, fontes de água mineral e um visual de tirar o fôlego é o que você vai encontrar por aqui.

Igreja na Beira mar de Japaratinga.
Igreja a Beira-mar de Japaratinga. Antes aqui passava uma movimentada rua, conforme nos disseram. Dá pra acreditar?
Cemitério Japaratinga
Cemitério à Beira-Mar em Japaratinga. Não deixe de visitar! É uma visão interessante!

Japaratinga guarda também surpresas a beira-mar, não é que existe um cemitério e as ruínas de uma igreja! Ouvi histórias que em frente ao cemitério passava uma estrada há muitos anos, não sei se é verdade ou história de pescador, mas só sei que o avanço do mar provocou a destruição da igreja e do cemitério. Hoje lá só há ruínas e cabanas de pescadores onde guardam o material de trabalho.

Fonte do Boqueirão Japaratinga.
Fontes de Água Doce e potável! Não deixe de relaxar nestas águas super geladas!

Outro atrativo na cidade são as fontes de água doce que aqui são conhecidas como bicas das Barreiras do Boqueirão. Essas bicas aparecem no mapa feito por George Marcgrave, holandês e um dos primeiros a documentar as riquezas da natureza no Brasil, como Bica de São Tomé.

Antes eram improvisadas com caule de coqueiro, mas já faz um tempo que no lugar foram construídos banhos públicos, um feminino e outro masculino. Confesso que entrei com certo receio pois a entrada parece um banheiro público e não é muito convidativa, quando entrei achei bem interessante, parece um banho turco e a água é maravilhosamente gelada um banho muito refrescante para amenizar o calor ou tirar o sal da praia. Não deixe a aparência te afastar das águas frias desta bica! Vale muito depois de um dia de sol ou de um passeio de buggy!

Você conhece a Rota Ecológica de Alagoas? Ela é um dos maiores espetáculos do Litoral brasileiro! Conheça ela agora!

Um guia para a maravilhosa Rota Ecológica de Alagoas

Onde ficar em Japaratinga

Entardecer em Japaratinga.
Velas no entardecer de Japaratinga.

Onde ficar em Japaratinga com certeza não vai ser nenhum problema! Você vai encontrar muitas opções interessantes, que variam desde as pousadas mais famosas como Bitingui e Pousada do Alto até aquelas menores e super charmosas.

Japaratinga - Mirante Aruanã.
O belo mirante Aruanã, da Pousada Aruanâ. O melhor e mais bem cuidado de Japaratinga. Parada obrigatória!
Escada para praia de japaratinga
Escadaria para a Praia do Mirante Aruanã.

As opções de hospedagem são muitas tanto hotéis quanto pousadas, a maioria a beira mar, e até chalés para alugar por diária. É o caso do Aruanã que em janeiro estavam sendo alugados por R$250,00 para 4 pessoas. Uma pechincha nesta época do ano! Não conheci os chalés, mas gostei bastante do Mirante que construíram em frente com um quiosque para lanches e um acesso a praia. É o único mirante decente pois nos outros não existem estrutura nenhuma só a bela paisagem. Parada obrigatória para fotos.

Pousada do Alto

Pousada do Alto Japaratinga, Alagoas.
Visão da Pousada do Alto e sua falésia.

Outra pousada que merece destaque é a Pousada do Alto. O nome diz tudo, pois ela fica no alto mesmo, a 120 m e a vista é fantástica! Seu acesso é exclusivo aos hóspedes. Este acesso restrito proporciona uma paz lá em cima que é um convite para o romance! Fica a dica! Um ótimo lugar para lua de mel. A piscina de borda infinita é o cartão postal da pousada.

POusad do Alto, Japaratinga Alagoas.
Pousada do Alto e seu cartão postal. A piscina de borda infinita!
Fonte: Divulgação.

Este acesso restrito proporciona uma paz lá em cima que é um convite para o romance! Fica a dica! Um ótimo lugar para lua de mel. A piscina de borda infinita é o cartão postal da pousada.

Pousada Vila de Taipa

Pousada Vila de Taipa - Japaratinga, Alagoas.
Pousada Vila de Taipa. Charmosa até nos pequenos detalhes!

Ficamos na praia de Barreiras do Boqueirão, na pousada Vila de Taipa. Um lugar muito agradável! E fomos muito bem recebidos! Um lugar charmoso até nos mínimos detalhes! A pousada possui um restaurante aberto ao público o “Companhia da Lagosta” que é muito bom! Com espaço climatizado se assim se desejar. Mas como fica à beira da praia, dificilmente alguém vai querer ficar entre quatro paredes de um restaurante!

Vila de Taipa Pousada Japaratinga

Isso mesmo! É tudo de frente para o mar. Um luxo!  Um prato para duas pessoas fica em média R$80,00. O café da manhã é servido no restaurante que fica a beira mar e é separado da pousada por uma ruazinha de terra com um grande Oitizeiro, igual ao famoso “Oitizeiro do imperador” em Porto de Pedras.

Piscina Vila de Taipa
A piscina é pequena, mas as águas são quentinhas e a vista é demais!

Não ficamos em um quarto com vista para o mar, mesmo assim não sentimos falta. A piscina é pequena mas com uma vista que nos convida para o mar, que é muito bom mas na maré cheia merece cuidado. Ali perto ficam as falésias e em frente na maré baixa formam-se piscinas.

 

Piscinas Naturais em Japaratinga
Piscinas Naturais próximas da praia. As crianças vão adorar!

A surpresa ficou por conta da visita do peixe boi que é frequente, vindo do Projeto Peixe Boi em Porto de Pedras. Dócil mas enorme! Estava rondando as pranchas de stand-up e chegou a se apoiar em uma derrubando o banhista! Mas nada perigoso e quando eles chegam muito próximos da praia sempre chega alguém do IBAMA para monitorar.

Não esqueça que é um animal ameaçado de extinção e por isso as leis ambientais não permitem tocar nem alimentar o animal. A dica é: quando ver algumas pessoas se juntando e olhando para o mar corra até lá que deve ser ele. Já tivemos diversas experiências com o Peixe-boi nesta região de Maragogi e Japaratinga. É algo inesquecível!

O que fazer em Japaratinga?

Falésias de Boqueirão Japaratinga
As maravilhosas falésias de Japaratinga.

Piscinas Naturais

 

Passeio às Piscinas de Japaratinga
Passeio às Piscinas de Japaratinga

Além das praias lindas, um passeio imperdível são as piscinas naturais a mais ou menos 3 km da costa. Como falei anteriormente, toda a Costa dos Corais é protegida por arrecifes e em muitas praias encontramos esse passeio, e nunca é igual claro.

Japaratinga Piscinas Naturais
Japaratinga Piscinas Naturais

Já tive a oportunidade de fazer o da Praia dos Carneiros, São José da Coroa Grande, Maragogi e agora em Japaratinga, cada um com suas particularidades e atrativos. Mas sempre com águas pra lá de transparentes, lindos corais e peixinhos. No passeio de Maragogi se vê muito mais peixes, ao menos foi assim no dia que fui. Em compensação o passeio de Japaratinga é bem mais tranquilo, com pouca gente.

Japaratinga Litoral e Recifes
Japaratinga Litoral e Recifes

Valeu muito a experiência! Vale lembrar que quanto mais baixa a maré mais legal é o passeio. Portanto não esqueça de conferir a tábua de maré antes.

Litoral de Japaratinga
O litoral de Japaratinga é surpreendente!

 

Reservamos o passeio no hotel mesmo, com um barco menor, e como fica um pouco longe do ponto das piscinas foram nos pegar de buggy e depois nos levaram de volta ao hotel. Custou R$ 60,00 mas no início da cidade há um ponto de onde saem os catamarãs . A associação de turismo de Japaratinga e Maragogi indica receptivos confira:

http://www.japaratinga.org.br/index.html

Festividades

Festival da lagosta de Japaratinga!
Festival da lagosta de Japaratinga!

No mês de setembro acontece o Festival da Lagosta de Maragogi e Japaratinga, onde chefs dos principais restaurantes desenvolvem pratos exclusivos para o evento e que são servido com descontos que variam de 20 a 40% em 2014 foi o 5º ano do evento.Veja um dos cardápios deste que passou:

Festival da Lagosta de Japaratinga

Não é de dar água na boca?Você pode conhecer esta e outras receitas e mais informações aqui no site oficial! Tem cada receita!

Se pensa em conhecer a região por essa época, vale a pena confirmar antes a data exata do festival.

Passeios de Buggy

Passeio de Buggy

Além disso tudo,como Japaratinga fica entre Maragogi e Porto de Pedras há opções de passeios para os dois lugares ali pertinho. Inclusive de Buggy. Há passeios inclusive até a divisa com Pernambuco, passando por outras praias incríveis como Barra Grande, Burgalhau e Peroba.

Empresas:

http://www.costazulvt.com.br/

http://www.tropicanaturismo.com.br/

http://www.maragogionline.com.br/transtur/index.htm

http://www.sargtur.maragogi.com/

Passeios Diversos

Maragogi
Rota Ecológica Maragogi, Alagoas.
Maragogi, uma praia que reserva belezas intocadas!

Maragogi é um dos passeios legais que se podem fazer saindo de Japaratinga. Pega-se um buggy, que é uma ótima opção e vai se descobrindo os encantos das praias desta região. Olha o passeio vale muito a pena mesmo! Em breve traremos um post sobre Maragogi!

Rota ecológica

Como já dissemos no post anterior sobre a Rota Ecológica, este é um dos destinos mais impressionantes do litoral Brasileiro e fica aqui em Alagoas. Neste roteiro de sonho você vai ver praias de beleza intocada e impossíveis de serem comparadas com alguma outra no Brasil ou no mundo. Vai conhecer o refúgio do Peixe-boi marinho que parece querer conversar com você, pois ele praticamente sobe nos barcos e pranchas para olhar para você, vai ver lugares onde criança não entra…só os casais em busca de paz e tranquilidade! enfim…um lugar mágico. O passeio de buggy custa em média R$ 200,00 reais e vale MUITO  a pena! Confira o guia que fizemos sobre a  Rota Ecológica e se surpreenda com o que o Brasil tem de belezas ainda pouco conhecidas!

Praia de Tamandaré e Carneiros

Ficam um pouquinho mais distantes mas os lugares são espetaculares. A Praia de Tamandaré e a Praia de Carneiros também estão dentro da Área de Preservação dos Corais e dá para imaginar o cenário belíssimo que elas tem não é verdade? Carneiros foi considerada uma das praias mais belas do mundo em uma pesquisa mundial! Caso deseje ir, vá de carro e alugue um buggy por lá mesmo! Ou mesmo você pode alugar uma lancha e conhecer ainda mais lugares impressionantes como as praias desertas do litoral próximo dali!

3d postman with envelope and bag

Está gostando deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

Não fazemos spam! Odiamos isto também!
E você pode se descadastrar a qualquer momento!

Japaratinga espera por você!

Japaratinga Litoral
Japaratinga te espera! Vem conhecer!

E então? O lugar não é maravilhoso? Não deixe de vir conhecer estas praias encantadoras, desfrutar da melhor cozinha Alagoana, da hospitalidade tipicamente Nordestina neste lugar que é impossível não querer voltar!

Você já esteve por aqui? Quais foram suas impressões? Apreciou as comidas? E as praias? Conta pra gente!

Um abraço e até a próxima!

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

3 comments

  1. Quanta beleza em nosso querido nordeste! Obrigado ao blog por divulgá-lo!
    Excelente ferramenta pra quem deseja informações acuradas e de qualidade!

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?