Home / Destinos e Viagens / Florença: Um guia para uma cidade inesquecível!

Florença: Um guia para uma cidade inesquecível!

Florença da Piazzela

Llorença é a capital da Toscana, e uma das mais famosas cidades da Itália e do mundo! É o berço de nomes imortais como os Medici, que ativamente incentivaram as artes e o desenvolvimento do Renascimento financiando mestres como Donatello, Leonardo da Vinci e Michelangelo. É a casa de tesouros de arte de valor incalculáveis que se espalham através de seus incríveis museus como a Academia, onde se vê o indescritível e perfeito Davi de Michelangelo, as Galerias Uffizi, onde se vê a Vênus de Botticelli e tantas outras preciosidades. 

Como se não bastasse, a cidade inteira é um museu a céu aberto e uma aula de arquitetura, pois ali vemos exemplos fabulosos de espetáculos Arquitetônicos como Il Duomo de Brunelleschi, o Campanário de Giotto e ainda a Santa Croce! Você ainda vai ver os melhores restaurantes da Itália com seus pratos perfeitos e trattorias de cair o queixo e dar inveja a tantas outras da Itália!

E se você busca design e moda, Florença tem também as mais importantes marcas da Itália fervilhando em suas estreitas ruelas além de mercados impressionantes cheios de surpresas que irão agradar a todos os gostos! Florença é sem dúvida uma das cidades mais incríveis da Itália!

Neste nossos post, iremos mostrar para você um roteiro simples que fizemos mas que irá te trazer o melhor de Florença!

 

Florença: Primeiras Impressões!

Armani Florença

 

Localizada a aproximadamente 270 km de Roma que podem ser percorridos em pouco mais de uma hora e meia, a cidade de Florença ou Firenze em Italiano, na região da toscana não pode ficar fora do seu roteiro pela Itália.

Mesmo com tempo curto, muitos optam por fazer um bate e volta a partir de Roma. Não faça! Eu repito: Não faça! Fique e aproveite esta maravilha de lugar! Fique e durma, se divirta á noite, explore cada ruela e cada lugar dela… Seja um Florentino por algumas horas…você nunca vai ter outra experiência tão inesquecível como esta! Particularmente acho uma pena não fazer isto. Nós que passamos dois dias na cidade e já estamos pensando em voltar para ficar muito mais, pois estes não foram suficientes para conhecer tudo que pretendíamos.

Rolex Florença

Florença é uma daquelas cidades que quando você chega não quer mais ir embora. Cidade relativamente pequena, se comparada à Roma, mas gigante em cultura, arte e arquitetura. São tantas as suas belezas que se fosse você reservaria ao menos 3 dias para conhecer os principais pontos.

Ferragamo florença

Muito visitada por suas obras renascentistas, monumentos e obras de arte históricos para o visitante desavisado pode parecer uma cidade presa ao passado. Ledo engano! A cidade consegue manter suas obras do passado mas sempre olhando pra frente existem muitos bares e restaurantes cosmopolitas e consolida-se cada vez mais no mundo da moda.

Salvatore Ferragamo florença

São de Florença três grandes nomes do mundo fashion são de Florença Guccio Gucci, Salvatore Ferragamo e Emilio Pucci. Além dessas grifes, é possível encontrar loja de todas que desejar na cidade, que concentram-se principalmente nas vias Tornabuoni e dela Vigna Nuova. A cidade também produz mais da metade das roupas da Itália, inclusive muitas desenhadas em Milão.

 

Click to tweet:

Mesmo com tempo curto, muitos optam por fazer um bate e volta a partir de Roma. Não faça! Eu repito: Não faça!

 

Chegando em Florença

Florença Night

Chegamos em Florença viajando de trem a partir de Roma na estação Santa Maria Novella. Aliás tenha esta dica em mente: Viaje sempre que possível de trem, pois além de serem confortáveis, pontuais e rápidos, são bem acessíveis ao viajante com família e acima de tudo você poderá se surpreender com belezas que poucos conhecem, cenários que não veria se optasse por qualquer outro meio de transporte. Por viajarmos com criança optamos por um hotel próximo a estação, Hotel Rivoli da rede Best Werstern, localizado na Via della Scala, o que facilitou muito nossa chegada e também partida depois para Veneza.

Mapa Florença

Um hotel de qualidade excelente e bem próximo a tudo, com um staff de primeira qualidade e como sempre com aquela atenção toda especial com as famílias e em especial com as crianças! Como chegamos antes do previsto, nosso quarto ainda não estava pronto. Ficamos no lobby esperando. Tivemos uma grata surpresa quando a recepcionista, muito atenciosa nos veio com um kit infantil com brinquedos e quebra cabeças para nosso pequeno viajante. Ele, nem preciso dizer, ficou encantado!

Crianças na Itália!

Roma com Crianças

Viajar na Itália com crianças é sempre algo muito especial! Você vai se surpreender com a incrível hospitalidade Italiana às famílias e em especial às crianças!

Em nosso post sobre Roma Com Crianças você irá conhecer roteiros completos para você e suas crianças com atividades que irão incentivar a curiosidade não apenas delas… mas sua também! Vale a pena conferir!

Como em Florença as atrações são em sua maioria localizam-se no centro da cidade, um passeio a pé vai te revelar rapidamente o clima do lugar passando por vários pontos turísticos imperdíveis.

Um Passeio por Florença

Officina Profumo-Farmaceutica

Vou falar um pouco sobre os pontos que conseguimos visitar, já que só ficamos dois dias e um deles foi de muita chuva, uma destas coisas que viajar no inverno na Europa te reserva!

1 – Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella

Quase em frente ao hotel já tinha um lugar incrível, para se visitar, a Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella uma farmácia que inicialmente servia apenas aos frades dominicanos da Igreja de Santa Maria Novella, que cultivavam ervas para preparar pomadas e bálsamos. Passou a ser aberta ao público em 1612! A decoração é ainda como os antigos boticários e lá você vai encontrar perfumes, sabonetes, cosméticos e outros produtos incríveis, um belo lugar para se comprar um presente único e carregado de história.

Officina Profumo Florença

Nada é barato, mas ao menos um sabonete ou uma caixinha de pastilhas dá pra levar e mesmo sem levar nada só a visita já vale apena, afinal trata-se da mais antiga farmácia do mundo com fórmulas criadas na idade Média pelos frades.

 

2 – Igreja de Santa Maria Novella

Santa Maria Novella Interior

Ali próximo encontra-se a igreja de Santa Maria Novella, consagrada em 1420 mas existente como capela desde 1221. A igreja inicialmente tinha o estilo gótico, o qual tinha a verticalidade como elemento marcante o que deixava uma aparência mais delgada tanto externas quanto na nave central. Em 1458 com o surgimento do renascimento, onde as igrejas eram inspiradas na arquitetura clássica, uma intervenção realizada Santa Maria Novella pelo arquiteto Leon Battista Alberti, percebe-se os acréscimos classicistas que foram executados e que transformaram essa em uma das mais famosas igrejas do renascimento com o frontão triangular, as pilastras, os arcos decorativos e as volutas para disfarçar a verticalidade existente na igreja anterior em estilo gótico.

Novella Interior

O interior da igreja, apesar de algumas modificações como o encurtamento das janelas, permaneceu com predominância do estilo gótico nos elementos marcantes desse estilo como muitos vitrais, janelas no clerestório (janelas laterais altas abaixo do telhado), uso de arcos ogivais, abóbada sextapartida e planta mais compacta. No gótico o altar não era mais o destaque e sim a cruz que ficava entre este e a nave, neste caso a cruz é o belíssimo crucifixo pintado por Giotto.

Santa Maria Novella Croce

Como há uma mistura de estilos, aqui o altar também tem destaque e foi desenhado por Enrico Romoli, que dirigiu a restauração da igreja em 1860, no seu entorno belos afrescos pintados por Domenico Ghirlandaio, retratam a história da Virgem Maria e de São João Batista. Atrás do altar grandes vitrais completam esta que é a maior capela da igreja, a Cappella Tornabuoni, que leva o nome do banqueiro Giovanni Tornabuoni que em 1485 financiou sua pintura.

Afrescos Florença

A igreja é repleta de obras como autoria nomes dos grandes mestres de Florença como Filippino Lippi, Brunelleschi, Domenico Ghirlandaio e Giotto. No claustro da igreja há um museu onde pode-se apreciar belos afrescos em duas capelas uma delas, conhecida como Claustro Verde, por ter a parede recoberta por pinturas em tom esverdeado. Essas pinturas foram realizadas no século XV por Paolo Uccello e em alguns pontos percebe-se que elas estão sumindo. Portanto, quando for à Florença não deixe de visitar!

Novella Subterrâneos
Não deixe de descer aos subterrâneos! Há coisas interessantes por lá!

Novella Piazza

Não deixe de apreciar a praça em frente a igreja, olhando atentamente podemos observar algumas curiosidades como o apoio dos obeliscos que se fazem em tartarugas de bronze. Esses obeliscos serviam como marco para a virada dos participantes das corridas de cavalo promovidas por volta de 1563 por Cosimo 1º de Medici.

Novella tartaruga

 

Estilos Arquitetônicos
Frontão, Estilo Gótico, Pilastras, Volutas! Ufa… Confuso com tantos estilos arquitetônicos e com tantos nomes? Não se preocupe! Nós podemos ajudar você! Este post vai explicar para você tudo o que você precisa para entender os estilos arquitetônicos e as nomenclaturas arquitetônicas da história! Tudo em uma linguagem fácil e divertida! Dá uma conferida lá!

Um Tour Arquitetônico por 5 mil anos de Design e Estilo

 

3 – Galleria dell’Accademia

David de Michelangelo
O impressionante Davi de Michelangelo. A foto não faz jus ao que ela realmente transmite!
Fonte:http://www.accademia.org/

É aqui, na Academia de Belas Artes da cidade, que fica a famosa e magnífica escultura do Davi! Esculpida a partir de um único bloco de mármore, que encontrava-se abandonado no jardim da catedral por ser considerado inútil, já que um outro escultor muitos anos antes havia começado uma obra e botado o bloco a perder.

As mãos de Davi de Michelangelo
Os detalhes impressionam tanto quanto o conjunto! Sem dúvida a maior obra prima da humanidade!
Fonte: http://www.accademia.org/

“Quando estava terminado, ninguém poderia negar que este trabalho ultrapassou qualquer outra estátua seja ela Grega, Romana, moderna ou antiga. Nenhum outro trabalho na humanidade será capaz de igualá-lo em nenhum aspecto, com suas proporções perfeitas, beleza e excelência com a qual Michelangelo o completou!” – Giorgio Vasari

Michelangelo aos 29 anos de idade, trabalha então nesse bloco de mármore e produz o herói bíblico Davi, que logo vira símbolo de coragem da cidade. Desde 1504, quando foi esculpida, até 1873, a estátua ficou exposta na Piazza dela Signoria, por ser muito alta (5,2m) e ficar exposta às intempéries, a estátua começou a perder seu ponto de equilíbrio e foi então transferida para a Accademia. É realmente incrível a perfeição de detalhes e justifica as enormes filas para visitar a Accademia. Infelizmente é proibido fotografar, aliás nem pudemos entrar com bolsa ou máquina fotográfica, mas a sensação de ver essa obra prima ao vivo, nunca sairá da memória.

sala-colosso-panoramic-760x506

Como nosso tempo na cidade era curto e não queríamos desperdiça-lo em fila para comprar ingresso, adquirimos o mesmo ainda no Brasil. Chegando lá constatamos que nem teria sido necessário, já que viajamos no inverno e o número de visitantes era pequeno. Esta é mais uma das vantagens de se viajar no Inverno!

Além do Davi, outras obras fantásticas como a Árvore da Vida de Paccino di Bionaguida; Cristo in Pietá de Lorenzo Monaco e muitas outras fazem a visita valer muito a pena. Aliás, pra quem gosta de arte, todos os museus e galerias de Florença são repletos de belas e famosas obras.

 

Brennand
Davi de Michelangelo no Brennand
Davi de Michelangelo no Brennand

Você sabia que o Brasil possui um museu que está entre os melhores do mundo? E lá você também poderá encontrar obras interessantes como o Davi de Michelangelo em uma reprodução perfeita?

Você conhece? Ele fica no Instituto Ricardo Brennand, em Recife Pernambuco, um dos melhores museus do País e do Mundo!

4 – Ponte Vecchio

Florença Ponte vecchio

Projetada por Taddeo Gaddi em 1345, esta ponte que foi a única poupada pelos nazistas na cidade, é hoje um dos cartões postais de Florença. Sempre possuiu ligação com o comércio. Na Idade Média ali se vendiam carnes e peixes e em suas inúmeras lojinhas se viam artesãos que curtiam o couro para trabalhar.

Ponte Vecchio - Florença.
Florença – Muito frio e muita chuva no segundo dia. Ponte Vecchio – Florença.

Por possuir esse tipo de comércio, não era muito agradável atravessar a ponte, o mal cheiro era uma constante e isso acabou por incomodar o grão-duque Ferdinando 1º, já que o mesmo atravessava a ponte todos os dias para chegar ao Palazzo Pitti, do outro lado do rio Arno. Em 1593, o grão duque expulsou os comerciantes e seus produtos mal cheirosos e liberou o comércio para ourives e joalheiros tradição que se mantém até os dias atuais. E olhe que ele atravessava a ponte pelo corredor Vasariano, uma passagem elevada em cima da ponte. Esse corredor fez parte da trama de Dan Brown no livro Inferno, aliás, nesse livro o cenário é Florença e Veneza.

Entardecer em Firenze

Atravessar essa ponte histórica é obrigatório na ida à Florença, assim como observá-la ao pôr do sol da outra ponte próxima a Santa Trinitá, com a iluminação do entardecer ela fica ainda mais poética.

 

5 – Santa Maria del Fiori e Battistero

Campanille Firenze

Um dos maiores marcos de Florença, a catedral, tem a cúpula considerada a maior obra da engenharia no Renascimento com uma altura total de 106 metros e 42 metros de diâmetro domina a paisagem. A famosa cúpula de Brunelleschi que encanta por fora e por dentro, a pintura no interior da cúpula realizada por Giorgio Vasari e Federico Zuccari retrata o juízo final e é de tirar o fôlego.

Fiori e Campanille
Igreja, campanário de Giotto à direita e batistério à frente em formato octogonal

Ao lado da igreja há um belo campanário de forma quadrada, projetado por Giotto em 1334, este não chegou a ver sua conclusão que só foi realizada 22 anos após sua morte. Fazendo parte do conjunto arquitetônico, há também o Batistério que é a edificação mais antiga da cidade, sua arquitetura atual é do século XI mas ali já existiu um templo romano pagão e depois uma igreja católica. Os portões de bronze são as obras mais imponentes do Batistério, o mais antigo foi projetado por volta de 1330 por Andrea Pisano.

Santa Maria del Fiori

 

Como esse conjunto é muito rico e cheio de detalhes, escreveremos um post especial sobre ele. Não deixe de ler.

6 – Piazza dela Signoria

Florença Noite

Você já deve ter ouvido que Florença é um “museu à céu aberto”, e nenhum lugar reflete tanto isso quanto essa praça que é uma verdadeira galeria de arte à céu aberto. A praça sempre foi o centro da vida da cidade

Leão de Florença

Aqui encontra-se o Palazzo Vecchio que é do final do século XIII, com seu campanário que era usado para chamar os cidadãos até a praça para reuniões públicas. Na entrada do Palácio algumas esculturas trazem ainda mais encanto ao lugar como as réplicas do Marzocco, leão com brasão da cidade, e o Davi de Michelangelo. Os dois originalmente ficavam aqui.

Netuno Florença

A grande Fonte de Netuno que há na praça foi motivo de críticas ao seu autor pelos artistas da época. Projetada por Bartolommeo Ammannati para celebrar as Vitórias navais de Cosimo 1º um dos governantes mais poderosos da cidade que usava a violência para mostrar seu poder.

Perseus Florença

A praça inclusive foi palco da execução dos seus oponentes quando assumiu o poder. Assim como a fonte, a arte que ele patrocinava era para seu enaltecimento e uma estátua sua em um cavalo pode ser vista na praça. Sobre a Fonte, dizem que Michelangelo falou: “ Ammannati, Ammannati, que mármore mais lindo você arruinou!”.

Loggia dei Lanzi

É…ser artista naquela época não era nada fácil! Muitos gênios concentrados em uma só região sempre de olho nas obras dos colegas!

7- Mercatto Nuovo

Il mercatto nuovo

Com planta simétrica, retangular, com arcadas laterais e pátio interno descoberto, o mercado de Florença é um exemplar da tipologia antiga de mercado público que lembram o átrio romano, existente neste local desde o século XI o mercado atual foi construído no século XVI e hoje vendem-se artigos em couro.

 

Il Porcellino
Os Florentinos acreditam que a sorte está aqui em Il Porcellino!

Curiosidades:

  • Procure no centro uma roda de mármore no piso, esse local era usado para jogar frutas e legumes podres nos comerciantes desonestos.
  • Se para voltar em Roma você tem que jogar uma moeda na Fontana di Trevi , em Floreça você precisa passar a mão no focinho do Il Porcellino, um javali de bronze do século XVII que é cópia de outro feito em mármore pelos romanos exposto na Galeria Uffizi. Faça isto e você terá muita sorte no futuro! Os florentinos acreditam!

8 – Experiências Gastronômicas

Cafe Pitti

Restaurantes maravilhosos você encontra na cidade, a gastronomia toscana é muito famosa e deliciosa! Não deixe de experimentar a famosa Bisteca Fiorentina, as opções são muitas. Por comodidade, experimentamos o prato no restaurante do hotel no qual estávamos hospedados, o Rivoli e não nos arrependems. O restaurante Benedicta é aberto ao público e tem um serviço e pratos maravilhosos!

http://www.ristorantebenedicta.it/

Cafe Pitti Firenze

O melhor macarrão a carbonara que comemos foi no Caffe Pitti, em frente ao Palazo Pitti. E o chocolate quente  mais delicioso foi no Caffe Gilli, que está na Piazza dela Republica desde 1910 mas já existia em outro local desde 1733, a linda decoração clássica já valeria a visita!

Alguns Aplicativos Essenciais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

[fusion_dropcap]Q[/fusion_dropcap]ue tal ter Florença na palma de sua mão, em seu Smartphone? Isto mesmo, a cidade de Florença através de seus órgãos de Turismo e Cultura, oferecem gratuitamente vários Aplicativos para Android que podem ajudar muito durante sua visita à cidade! Listamos aqui dois dos mais interessantes.

Firenze Turismo

Este é um dos mais interessantes. Ele permite que o viajante e até mesmo os cidadãos florentinos possam conhecer os eventos e atividades que estão acontecendo pela região. Ainda possui história e descrição completa dos pontos históricos.  Foi criado pelo Firenze Turismo que pode ser acessado aqui: http://www.firenzeturismo.it/en/
firenzeTurismo_logo

firenzeTurismo_1
firenzeTurismo_3
firenzeTurismo_4

Firenze The Walking City

app_icon

Para aqueles que como nós gostam de explorar as cidades a pé! Este é o APP ideal! O App mostra caminhos e alternativas de norte a sul e de leste a oeste, atravessando todo o território com informações precisas e muita história. Mostra caminhos pouco conhecidos e atrações que pouquíssimos ouvirão falar. O App ideal para os viajantes solitários! Produzido pela Comune di Firenze e o seu website fica aqui: Firenze The Walking City

Você ainda não usa APPS em suas viagens? Pois repense isto. As melhores viagens começam com os melhores Aplicativos. E atualmente você irá encontrar aqueles que fazem tudo para você em cada fase de sua viagem! Só não fazem viajar por você, é claro!  Selecionamos os 17 melhores APPs de viagem! Venha conhecer alguns deles.

Checklist Florença: Outras visitas obrigatórias!

Firenze Signoria
Fonte: http://www.comune.fi.it/
[fusion_dropcap]B[/fusion_dropcap]om, esses foram os locais que conseguimos visitar em dois dias, percebe-se a infinidade de detalhes e obras de arte existentes em cada um deles. Como prometi no início vou listar outros lugares que pretendia ir mas não foi possível:

                • Galeria Uffizi
                • Pallazo Pitti
                • Jardim de Boboli
                • Museo Nazionale del Bargello
                • Igreja de Santa Croce
                • Casa de Dante
                • Museo dell’Opera del Duomo
                • Palazzo Medici- Ricardi
                • Palazzo Strozzi
                • San Miniato al Monte
                • Piazzela Michelangelo

 

 

Florença irá encantar você, disso nós não temos nenhuma dúvida! Como se pode ver, aqui há de tudo para todo mundo. Há muito o que se explorar e não deixe de fazê-lo! Lembre-se que você não está em Roma ou Nova York, onde tudo é feito às pressas. Aqui, se anda mais devagar, se come mais devagar e se aprecia o por do sol até os últimos filetes de luz se esvaírem do horizonte. Não há como não amar!

 

Venha Conhecer Florença!

 

http://www.comune.fi.it/
http://www.comune.fi.it/
Com tantas atrações, tanta arte e tanta cultura você deve concordar agora comigo quando falei no início deixar apenas um dia para Florença é muito pouco. Se for possível reserve mais dias da sua viagem para essa cidade que é considerada o berço do renascimento, certamente você não se arrependerá.

Você já conhece Florença? Qual foi a sua impressão desta cidade? Tem mais alguma dica para acrescentar?

Um grande abraço e até a próxima!

 

 

3d postman with envelope and bag

Gostou deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

E você pode se descadastrar a qualquer momento!

 

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?