Home / Roteiros / Brasil / Fortaleza Brasil – Um guia para uma viagem inesquecível.

Fortaleza Brasil – Um guia para uma viagem inesquecível.

Fortaleza Brasil
Estátua de Iracema em Fortaleza Brasil

Fortaleza tem tudo para atrair você. Tem praias fascinantes, roteiros de aventuras, destinos fora da cidade, praias paradisíacas e distantes e uma cidade de encher os olhos. Fortaleza é tudo isto e um pouco mais. A nossa certeza é que ela é uma cidade para se voltar em MUITAS OUTRAS OCASIÕES!!! Seja ela feriadão, fim de semana, estada curta…

Neste post iremos mostrar uma sugestão de roteiro de 4 dias intensos numa das capitais mais bonitas e ricas em atrações do Nordeste do Brasil.

1º Dia:

Praia do Futuro

Fortaleza possui um litoral extenso e belo de se ver. Entretanto, poucos se arriscam a se banhar em suas águas urbanas, uma vez que são consideradas impróprias para banho. A solução encontrada foi apostar nas praias fora do eixo urbano. A aposta deu muito certo e rende passeios espetaculares.

 

Itaparika
Itapariká
Fortaleza Brasil

A praia do Futuro é a mais famosa na cidade e se encaixa neste litoral fora do eixo urbano. Com uma extensa faixa de areia branquinha a praia é repleta de bares, que lá são chamados de barraca. A maioria possui áreas enormes e agradáveis, com piscinas, restaurantes, e uma excelente infra estrutura. Tem para todos os gostos e bolsos. Se você viaja com crianças, leve em consideração que elas vão precisar se reidratar com frequência, por isto procure por locais que elas possam ficar protegidas do sol intenso e sob seus olhos vigilantes. A mais famosa é a excelente CROCOBEACH. Para as crianças também sugerimos  a ITAPARIKÁ, que possui um excelente sistema de atendimento e piscinas bem vigiadas.

 

Crocobeach Fortaleza - Brasil
Crocobeach Fortaleza – Brasil

Fique atento na compra dos braceletes para as piscinas!!!

Aproveite bem a manhã e o começo da tarde por lá. O tempo vai passar voando!

 

Iracema Guardiã
Iracema Guardiã

A tardinha uma volta no calçadão da praia de Iracema é uma boa escolha. Lá você vai ver a estátua de Iracema Guardiã, do artista plástico Zenon Barreto , inaugurada em 1996. A estátua tem mais de 6 metros de altura e é um dos cartões postais da cidade.

Existe outra estátua mais antiga na praia de Mucuripe, também em homenagem a “virgem dos lábios de mel” do romance de José de Alencar.

 

Fortaleza - Brasil
Patinação em Fortaleza

Nessa área no fim da tarde e á noite você encontra aluguel de patins, skate, bicicleta, etc. Os moradores de Fortaleza e os turistas se misturam aqui! É bem movimentado. Os tombos compensam a aventura! Você não vai esquecer esta tarde!

 

Fortaleza - Brasil
Ponte dos Ingleses
Fortaleza – Brasil

Depois da estátua você pode caminhar um pouco mais e tirar fotos interessante. Logo chegará a Ponte dos Ingleses aonde o pôr do sol é imperdível. Programe-se para chegar lá a esta hora. vale a pena!

 

Fortaleza - Brasil
Ponte dos Ingleses à noite.
Fortaleza – Brasil

Segundo o portal do Ceará : ” Sua construção foi um projeto de Lucas Bicalho em 1921, que visava oferecer uma suficiente extensão do cais para o Porto de Fortaleza. A responsável pelas construções portuárias foi a firma inglesa Norton Griffths & Company Limited, ficando a cargo do do engenheiro J. H. Kirwood, assessorado por George Ivan Copo, Robert Bleaby e Sebastião Flageli. Como a nacionalidade dos engenheiros era inglesa, a ponte passou a se chamar Ponte dos Ingleses”. – http://conhecendooceara.diariodonordeste.com.br/principal/ponte-dos-ingleses

 

Fortaleza - Brasil
A caminho do Centro Dragão do Mar

Outra boa opção na área é o centro cultural Dragão do Mar , com exposições culturais, planetário e Museu da Cultura Cearense, Museu de Arte Contemporânea. Fique de olho na programação atualizada http://www.dragaodomar.org.br/index.php. É um lugar bem movimentado e estará assim na hora que você chegar após o por do sol. Durante o dia, é bem mais tranquilo e rende ótimas fotos. Mas à noitinha, o agito e o alternativo aqui se encontram.

 

Centro Cultural Dragão do Mar Fortaleza - Brasil
Centro Cultural Dragão do Mar
Fortaleza – Brasil

O termo “Dragão do Mar” foi uma homenagem que o escritor Aluízio de Azevedo fez a Francisco José do Nascimento, um trabalhador da zona portuária de Fortaleza que teve participação ativa na guerra abolicionista no Ceará. A história é contada em uma parede do Centro Cultural e vale a pena conferir.

 

Centro Cultural Dragão do Mar Fortaleza - Brasil
Centro Cultural Dragão do Mar
Fortaleza – Brasil

As linhas arquitetônicas chamam muito a atenção de quem ali chega, especialmente à noite. A visita é obrigatória.

 

Centro Cultural Dragão do Mar Fortaleza - Brasil
Centro Cultural Dragão do Mar
Fortaleza – Brasil

 

No térreo há bares e restaurantes que no fim da tarde ficam bem movimentados! A comida servida por ali não é das melhores, mas a variedade é grande. Há sempre uma opção para cada tipo de gosto.

 

No térreo há bares e restaurantes que no fim da tarde ficam bem movimentados!
No térreo há bares e restaurantes que no fim da tarde ficam bem movimentados!

 

2º Dia

Praia de Cumbuco

Cumbuco é uma das praias “distantes” que ficam mais próximas de Fortaleza. Fica a apenas 28 km de Fortaleza e vale a visita. E vale muito! Caso você não queira passar o dia, é melhor ir de carro, pois os passeios turísticos que contratam-se nos hotéis apesar de serem confiáveis e de boa qualidade só voltam no final da tarde.

Praia de Cumbuco Fortaleza - Brasil
Praia de Cumbuco
Fortaleza – Brasil

Geralmente eles levam os grupos de turistas para barracas com boa infraestrutura, serviço de bar e restaurante. Por lá você encontra também passeios de jangada, cavalo e até burro. Uma coisa que deve ser levada em consideração em Fortaleza é o aluguel de carros, pois você pode ficar livre para se deslocar sem depender das imposições das operadoras de turismo contratadas. Algo a se pensar.

Na barraca os passeios de buggy são contratados para se conhecer as dunas. Os passeios são tipicamente classificados como: COM EMOÇÃO  ou SEM EMOÇÃO! O nome já diz tudo! A aventura é de perder o fôlego, sem emoção! Imagina “com emoção! Em certos momentos os motoristas param em áreas emblemáticas de Cumbuco e aí o espetáculo se descortina!

 

Praia de Cumbuco com Fortaleza ao fundo.
Praia de Cumbuco com Fortaleza ao fundo.

As vistas são lindas! Tire fotos! Muitas fotos!

 

Feirinha de Artesanato em Meireles - Fortaleza Brasil
Feirinha de Artesanato em Meireles – Fortaleza Brasil

Retornando para Fortaleza, caso não esteja muito esgotado, à noite você pode ir na feirinha de artesanato da praia de Meireles (aberta todos os dias á partir das 17:00 horas), passear pelo calçadão e visitar um pouco mais a frente o polêmico jardim japonês.

 

Jardim Japonês Fortaleza - Brasil
Jardim Japonês
Fortaleza – Brasil

Construído no metro quadrado mais caro de Fortaleza custou cerca de 2 milhões de reais para ser construído.

 

Jardim Japonês Fortaleza - Brasil
Jardim Japonês
Construído em meio a prédios de Altíssimo Padrão. Fortaleza – Brasil

Não dê muita atenção às polêmica. Vale a visita e vale muito. O lugar é atraente e relaxante. Além do mais pode render fotos muito boas! A visita é gratuita.

3º Dia

 

Centro de Fortaleza
Centro de Fortaleza

Para descansar um pouco das praias, o centro da cidade é uma visita interessante.A palavra centro traz sentimentos diversos entre as pessoas. Mas em Fortaleza, isto é um passeio mais que obrigatório. Ali se encontram três pontos turísticos muito interessantes e bem próximos: A Catedral de Fortaleza, o Mercado Central e o Passeio Público.

 

Catedral de Fortaleza.
Catedral de Fortaleza.

Começando nosso dia no centro de Fortaleza, faça primeiro a visita à Catedral de Fortaleza. ela é espetacular e você irá gastar um bom tempo ali. Foi projetada pelo arquiteto francês George Maunier, em estilo eclético – com predominância do gótico e do românico – entre 1938 e 1978. O altar-mor foi trazido de Verona – Itália e os belíssimos vitrais são o destaque.

 

Catedral de Fortaleza.
Catedral de Fortaleza e seu interior.

 

Catedral de Fortaleza e seus vitrais
Catedral de Fortaleza e seus vitrais

 

Ao lado no Mercado é hora das compras, muito artesanato em couro, bordados, lembrancinhas e produtos regionais como cachaça, rapadura, doce de caju, etc A oferta é grande prepare-se para andar e pesquisar os melhores preços. Muitos dos produtos daqui são encontrados também na Feirinha de Meireles.

 

Passeio pelo Centro de Fortaleza - Brasil
Passeio pelo Centro de Fortaleza – Brasil

Uma pausa no Passeio Público vai ser bem vinda, pode acreditar, o calor na cidade é grande! Projetada em estilo neoclássico por Silva Paulet em 1891, a praça foi tombada pelo IPHAN em 1965 foi revitalizada em 2007. Possui árvores centenárias (como o Baobá plantado pelo Senador Pompeu) e vista para o mar. Lugar ideal para descansar antes de continuar o passeio até o centenário Teatro José de Alencar (inaugurado em 1910 tem arquitetura eclética e sala de espetáculos no estilo Art Nouveau).

 

Passeio pelo Centro de Fortaleza - Brasil
Passeio pelo Centro de Fortaleza – Brasil

A próxima parada é o centro administrativo . Este Complexo de arquitetura Modernista foi projetado por Sérgio Bernardes e concentra o Palácio da Abolição (sede do governo Estadual), o Mausoléu (Em homenagem ao ex presidente cearense Castelo Branco, consiste em um bloco de concreto com um balanço de 30 metros sobre uma praça escavada), a capela e os jardins projetados por Fernando Chacel.

 

Passeio pelo Centro de Fortaleza - Brasil
Passeio pelo Centro de Fortaleza – Brasil

Se você gosta de arquitetura vale a pena fazer a visita guiada, é gratuita.

 

4º Dia

Beach Park

 

Fortaleza - Brasil
Beach Park – Fortaleza – Brasil

Se você estiver com crianças e/ou gostar de emoções fortes, esse passeio é obrigatório.

Para chegar lá você pode contratar serviços de receptivo que saem de seu hotel e voltam para deixá-lo lá ao final do passeio, tudo muito confortável. este passeios geralmente são realizados em ônibus. Aconselhamos não ir de carro alugado, pois é muito longe e as estradas são um tremendo problema, ruins e esburacadas. Mas se você já alugou seu veículo, se informe ou utilize GPS pois há vias alternativas, bem melhores, mas que consomem um tempo precioso.

 

Beach Park. Parada obrigatória especialmente com crianças!
Beach Park. Parada obrigatória especialmente com crianças!

Os receptivos permitem que você descanse, pois acredite você vai precisar e tem a praticidade de não precisar dirigir e poder voltar dormindo depois de um dia exaustivo, em compensação você é obrigado a esperar a hora marcado para a volta que geralmente é no final da tarde.

 

Beach Park. Parada obrigatória especialmente com crianças!
Beach Park. Aqui a emoção é garantida!

O bilhete de entrada pode ser comprado antes para evitar as filas que sempre são grandes. Na praia de Meireles, próximo a feirinha há um ponto de venda, como também em alguns hotéis ou diretamente no site do Parque http://ingressos.beachpark.com.br/ .

 

Beach Park. O Aqua Show é parada obrigatória especialmente com crianças!
Beach Park. O Aqua Show é parada obrigatória especialmente com crianças!

Não é permitido levar alimentos e logo na chegada você precisará comprar um cartão de consumo e alugar um armário para colocar seus pertences. Tente levar pouca coisa pois os armários são pequenos e levando muita coisa você correrá o risco de ter que alugar mais de um.

Agora é relaxar e aproveitar!!!

 

Até a próxima!

3d postman with envelope and bag

Está gostando deste artigo? Que tal conhecer outros semelhantes a este?

Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

Não fazemos spam! Odiamos isto também!
E você pode se descadastrar a qualquer momento!

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?