O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

cancun-familia

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar todos os dias. Por esse motivo recomendamos que pesquise muito sempre o seu destino de férias, para não correr o risco de descobrir atrações que lhe interessariam só após voltar da viagem.

Além de conhecer as atrações é importante informações gerais sobre o lugar que você vai, no post anterior falamos de toda a região a qual se localiza Cancún, a melhor época para ir e até se vale a pena alugar carro por lá.

Como sempre falamos estas foram as nossas escolhas, isso não quer dizer que sejam as melhores pra você. Mas certamente muitas se não todas, vão te interessar também. Confira agora nossa lista das 10 melhores atrações em Cancún e região.

Vamos viajar?

10 lugares imperdíveis em Cancún que você não pode deixar de conhecer!

1

Resorts e Baladas

Um dos lugares mais alegres do planeta!

Cancúm possui Resorts de cair o queixo! E neles as festas são espetaculares e a diversão é garantida!
Cancúm possui Resorts de cair o queixo! E neles as festas são espetaculares e a diversão é garantida!

 

Com uma zona hoteleira muito bem estruturada os resorts all inclusive de Cancun são uma atração à parte. Para quem quer ficar só no hotel descansando ou quem sabe curtindo a lua de mel, garanto que não ficará entediado. A praia é maravilhosa, praticamente privativa e as opções de esportes náuticos são muitas como jet-ski, jetpack, flyboard, e muitos outros tudo em frente ao seu hotel. Além disso a estrutura dos resorts são excelente com piscinas, saunas, teatros e excelentes restaurantes!

Mesmo para quem vai perder os almoços por estar fazendo passeios, pode achar interessante pois o café da manhã, lanches e jantares vão compensar a perda de uma refeição, além do mais muitos dos passeios já incluem o almoço, se você for comprar com as operadoras. A nossa experiência foi bem positiva, tanto que voltando à Cancún certamente optaríamos mais uma vez por um All inclusive.

Divulgação https://www.cocobongo.com
Divulgação

https://www.cocobongo.com

Mas como sempre falamos cada viajante é diferente e só você pode analisar se compensa ou não. Certamente será mais cara a estadia mas acho que vale o investimento.

 

 

Próximo da zona hoteleira ficam as principais baladas de Cancun. São várias boates, restaurantes e bares para curtir a noite no Boulevard Kukulcan, entre as atrações mais famosas estão o Señor Frogs(misto de restaurante, bar e boate), a The city (maior boate da américa latina) e o famoso Coco Bongo (mistura de boate com casa de shows). Essas são apenas algumas das muitas opções, é só escolher o lugar e cair na noite!

 

2

Isla Mujeres

Aqui o mar tem uma cor impressionante! Você não verá igual!

isla-mujeres-vista

 

N a zona hoteleira você pode pegar o ferry boat para a Isla Mujeres ou ir com uma empresa de turismo, há 3 locais de embarque e mais um em Puerto Juaréz que tem o preço melhor que o da zona hoteleira. O passeio com a operadora é bem animado e tem uma parada para mergulho onde você pode ver umas esculturas submersas no que eles chamam de mini Musa. O verdadeiro Musa é um passeio à parte e um dos grandes atrativos de Cancún. No passeio com as operadoras o almoço já está incluso. Apesar da viagem ser bem animada, achamos tudo muito corrido, e recomendaria ir por conta própria, você terá muito mais liberdade para fazer tudo a seu tempo.

Na ilha, ou dentro do ferry mesmo você pode contratar vários passeios de barco ou apenas desembarcar e curtir a praia, pode ainda alugar um carrinho de golfe para conhecer a Punta Sur, local cheio de energia onde o sol ao nascer bate em primeiro lugar no solo mexicano, local sagrado para os maias onde encontra-se o templo da deusa Ixchel.

Outra opção são os beachs clubs, o mais famoso é Parque Garrafon onde pode-se fazer snorkel, tirolesa ou apenas curtir a praia. Não entramos no Parque mas a vista do mirante nos deixou com água na boca!

O Ferry que leva a Isla Mujeres! A melhor opção para curtir bem a ilha!
O Ferry que leva a Isla Mujeres! A melhor opção para curtir bem a ilha!

 

O mar na ilha e em todo o trajeto para se chegar lá é de um azul sem igual!

3

Rio Secreto, O Infra-Mundo

O melhor de Cancún! Uma viagem a Xibalbá!

rio-secreto

 

D escoberto há pouco tempo, por um caçador quando sua caça caiu em um suposto buraco, o Riu Secreto é um conjunto de cavernas e rios subterrâneos que há milhares de anos enchiam e secavam formando belíssimas formações geológicas e foi aberto ao público em 2007. Na minha opinião foi o melhor passeio na Riviera Maia!

Esse passeio precisa ser comprado com antecedência pela internet ou com as operadoras lá mesmo nos hotéis. Existem três tipos de tarifas, compramos a intermediária que custou 99 dólares por adulto e 49 dólares por crianças o horário é agendado na hora da compra, esse preço foi sem transporte já que estávamos com carro alugado.

Caso você prefira que peguem no hotel o preço com transporte incluso fica em torno de  $ 129,00 USD / Crianças: $ 64.50 USD (7 a 12 anos) parte desse dinheiro é revertido para a ações de preservação do local. Um guia em espanhol ou inglês vai te acompanhar em um pequeno grupo de no máximo 10 pessoas.

rio-secreto-geral

Lá você receberá roupa de neoprene (a água é bem gelada!), capacete, sapatilhas, toalhas e armários para guardar seus pertences, inclusive a máquina fotográfica. Isso mesmo não pode filmar nem fotografar, mas um fotografo acompanha o grupo e no final você poserá optar ou não por comprar as fotos. O nosso passeio durou cerca de 4 horas, e no final você tem um almoço com comidas regionais.

Esta é uma rara oportunidade de adentrar na Cultura maia, que valoriza o Infra-mundo ou Xibalbá como seu doador de todas as riquezas que eles um dia possuirão.

Um passeio por Xibalbá é inesquecível!

 

4

As Ruínas Maia

Conhecendo as Cidades Maia!

chichen-itza

S ão várias as ruínas dos povos Maias espalhadas na península de Yucatan, as mais famosas são Chichen Itza, Cobá e Tulum. Cada uma com sua beleza e peculiaridade.

 

Chichen Itza

Chichen Itza foi a capital do povo maia e tem a pirâmide de Kulkucan que hoje é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno e fica a 197 km de Cancun. Quem opta por visitar apenas uma geralmente escolhe essa, afinal seria uma pena estar tão pertinho de uma “maravilha do mundo” e não conhecê-la. Leia mais no post anterior.

Tulum

tulum

Tulum era a única cidade maia no litoral e dela pode-se acessar uma praia linda! Seguindo mais uns 20km de praias paradisíacas e com pouca infra estrutura, a maioria dos trechos o aceso é privado por pequenos hotéis e restaurantes. Do ponto mais alto das ruínas, no castelo, existe uma escadaria para um pequeno trecho de praia. Tente programar seu passeio com tempo para um mergulho vale muito a pena!

Cobá
Nesta Pirâmide de 42 metros você pode subir.. se tiver sangue MUITO frio!
Nesta Pirâmide de 42 metros você pode subir.. se tiver sangue MUITO frio!

Das três ruínas essa foi a que tinha menos turistas, e é a única em que se pode subir na pirâmide que tem aproximadamente 42 metros de altura. A subida é íngreme, tem até uma corda para ajudar, mas a vista e a emoção de subir em uma pirâmide maia é indescritível!

Como somos apaixonados por história e arquitetura essas visitas estavam em nosso roteiro desde o início e conseguimos visitar as três. Claro que com isso deixamos de fazer outros passeios, mas essa era nossa prioridade.

5

Playa Del Carmen

Um dos melhores lugares do Caribe!

 

Fonte: www.ci.com.br/guia-mundo/paises/mexico/cidades/playa-del-carmen
Fonte: www.ci.com.br/guia-mundo/paises/mexico/cidades/playa-del-carmen
P raia vizinha a Cancun, aqui você encontrará um clima menos suntuoso apesar de também possuir grandes resorts. A praia aqui não é particular dos hotéis e pertinho da praia há também hotéis mais baratos e até Hostels.

Playa fica mais próximo de muitas atrações da região, como por exemplo os principais cenotes, os parques aquáticos e as ruínas de Tulum. Além disso, é de lá que saem os barcos para a ilhas de Cozumel, um verdadeiro paraíso para mergulhadores!

Como sugerimos no post anterior, uma boa opção seria dividir a hospedagem entre Playa e Cancún, isso economizaria seu precioso tempo.

CANCUN PLAYA DEL CARMEN
Tulum 131 km 65 km
Cobá 135 km 109 km
Chinchen itza 197 km 181 km
Xel Ha 114 km 48 km
Xcaret 76 km 10 km
Gran Cenote 133 km 67 km
Playa Akumal 107 km 41 km
Rio Secreto 75 km 9 km

 

 

6

Akumal

Um mergulho com as tartarugas mexicanas!

Uma das praias mais disputadas!
Uma das praias mais disputadas!
D istante 41 km de Playa del Carmem, a praia de Akumal fica em uma baía cuja principal a tração são as tartarugas marinha que vivem nesse local há muitos anos. A praia é linda e para nadar não é necessário pagar, mas se você preferir pode alugar equipamento de mergulho livre (snorkel, colete,etc) e contratar um guia para acompanhar, foi o que fizemos e não nos arrependemos, vimos muitas tartarugas e até arraias. Passeio maravilhoso!

7

Cenotes 

Um espetáculo Geológico único!

Cenote Ik Kil! Não se engane! Aí em baixo a profundidade chega a 50 metros!!!
Cenote Ik Kil! Não se engane! Aí em baixo a profundidade passa dos 100 metros!!!

 

Os cenotes são formações geológicas típicas da península de Yucatán. Por apresentar solo com rocha calcária em alguns lugares da península o solo foi perfurado por água da chuva formando um poço no subsolo, com o passar dos anos em alguns lugares o solo cedeu e a água ficou aparecendo. São mais de   cenotes na região e cada um é diferente do outro, em alguns a água fica bem próximo a superfície e em outros fica muitos metros abaixo sendo o acesso por escadas como no Ik kil que fica pertinho das ruínas de Chichen Itzá e além de ser preciso descer muitas escadas, a profundidade da água é de aproximadamente 130 metros.

Este é o Grand Cenote. Sua profundidade chega a mais de 25 metros.
Este é o Grand Cenote. Sua profundidade chega a mais de 25 metros.

Em outros cenotes o acesso não é tão profundo mas podem ser cavernas subterrâneas como no Grand Cenote, com formações geológicas belíssimas embaixo d’água também. Não é incomum ver mergulhadores por aqui explorando as profundezas do Cenote. Outro espetáculo é o Cenote Dos Ojos, que é um dos mais desafiadores do mundo! Você pode conhecer o Cenote Dos Ojos neste nosso post sobre Cancún!

Enfim nenhum Cenote vai ser igual ao outro, de belezas únicas e surpreendentes é um dos passeios que você não pode deixar de fazer na região de Cancún, afinal você não encontrará em outro lugar esse tipo de passeio nem de formação geológica.

8

Parques Aquáticos

Não são como você imagina! Se prepare para um espetáculo de beleza!

Mergulho nas águas cristalinas do Parque Xel Ha.
Mergulho nas águas cristalinas do Parque Xel Ha.
Diferentemente dos parques aquáticos que temos no Brasil, que geralmente são com piscinas, lá os parques são em meio a natureza com cenotes, rios subterrâneos e muito local para se fazer snorkel. Os três parques mais famosos são o X-Carret, X-Plor e Xel-Há, visitamos o último e amamos a experiência!

O X-Carret parece ser o mais completo deles e também o mais caro $ 129,00 USD ou $ 116,10 USD quando comprado on line. Já a entrada do Xel-Há fica em torno de $ 80,00 USD nos dois, as atividades opcionais como nado com golfinhos ou com peixe boi são pagas a parte.

Você também tem a opção de comprar com ou sem refeições. Nós optamos pelo pacote com refeições e não nos arrependemos, o tempo lá dentro corre rápido e logo a fome bate! Chegando cedo você já tem direito ao café da manhã.

O X-Plor é um parque mais de aventuras com tirolesas maiores e mais altas, com altura mínima de 1,40m para crianças, portanto é bom ficar atento para estas restrições caso esteja viajando com crianças.

 

9

MUSA

Um dos Lugares mais incríveis da Região! Um mergulho inesquecível!

Fonte: musamexico.org
Fonte: musamexico.org
O MUSA é um Museu Subaquático de Arte é um passeio indispensável se você gosta de mergulhar, são mais de 500 esculturas submersas que desde 2009 transformou-se em mais uma atração de arte na região tornando-se uma das maiores atrações de arte artificial subaquática no mundo.

As esculturas foram pensadas para serem colonizadas e tornar-se habitat de corais e animais marinhos, sendo por isso feitas com material específico para promover a vida nos corais. Uma curiosidade é que o artista utilizou pessoas da região para fazer seus moldes.

10

Mergulho com o Tubarão Baleia 

O Gigante dos Mares!

O Gigante dos mares
O Gigante dos mares

 

M ais uma opção para os muito aventureiros é o mergulho com o gigante do mar, o tubarão baleia. O que tem de gigante tem de dócil e tranquilão não oferecendo nenhum perigo ao ser humano, já que se alimenta de plânctons.

Além da coragem, prepare também o bolso pois não é um passeio barato. Como a temporada para encontrar o gigante vai de maio a setembro os valores vão oscilar um pouco, quando fomos em setembro, o último dia de passeio tinha sido o anterior ao que chegamos e estava girando em torno de 500 dólares por pessoa. Acredito que tenha sido por ser os últimos dias, mas vá preparado!

Contratando o passeio o barco te levará para as ilhas Holbox e Contoy e incluem o equipamento, guia e alimentação pois é um passeio demorado, cerca de 6 horas. Deve ser incrível e espero fazer um dia!

 

 

Venha para Cancún e se divirta muito!

xel-ha-placas

E stas são só algumas das opções de passeios na região, mesmo que você passe um mês de férias por lá tenho certeza que não faltarão opções de passeios incríveis!

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários que teremos o maior prazer em responder.

 

Conte suas experiências! Você já foi em algum destes lugares? Tem mais algum que gostaria de acrescentar?

Obrigada pela companhia e até o próximo post!


3d postman with envelope and bag

Gostou deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

 

E você pode se descadastrar a qualquer momento!

Você já conhece o Nosso Canal?

bem-vindos-ao-nosso-canal

 

Você ainda não conhece o nosso canal de Dicas de Viagens? Pois venha conhecer o seu canal de Dicas de Viagem. É com enorme prazer que apresentamos a você o nosso canal! —— https://goo.gl/1hlTYZ ——-
Estamos aqui para te ajudar a enriquecer ainda mais tua viagem, trazendo aquelas dicas bem legais com roteiros e muita informação sobre os melhores pontos turísticos!
Se você precisa de dicas para viajar ou não consegue encontrar aquela informação ou está em dúvida sobre algum destino, nós podemos te ajudar!

Se inscreva em nosso canal!
—— Viagem E Arquitetura ——-

Teremos o imenso prazer de transformar sua viagem naquela viagem de sonhos!

Conte conosco!
Viagem e Arquitetura, o seu canal de dicas de viagens!

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

Roma

10 Regras de etiqueta a bordo de aviões que você precisa conhecer hoje mesmo! – Infográfico

iajar é sem dúvida o desejo e aspiração de muita gente! Quem afinal de contas …

La mano Punta del este

Um passeio por Punta del Este, Uruguai – O que fazer e o que conhecer!

  Uruguai é o país mais surpreendente da América do Sul! Neste post vamos passear por …

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?