Puerto Varas, a jóia dos lagos Andinos

Puerto Varas

Puerto Varas é a maior cidade às margens do belíssimo lago Llanquihue, o segundo maior lago do Chile. Uma cidade encantadora que guarda atrações imperdíveis e serve como ponto de partida para outra espetaculares atrações ao redor do gigantesco lago. Um lugar imperdível que você não pode deixar de conhecer!

Chegando a Puerto Varas

Florido

Localizada a aproximadamente 20 km do aeroporto de Puerto Mont, a cidade de Puerto Varas, província de Llanquihue na Região dos Lagos no sul do Chile foi a cidade escolhida para ficarmos hospedados e de onde partimos para conhecer a região. Já no aeroporto, locamos um carro e seguimos em direção a pequena cidade colonizada por imigrantes alemãs, fundada em 1853 e que guarda até hoje o estilo de construir em madeira, com casinhas que mais parecem de boneca com seus jardins floridos. É conhecida como a cidade das flores. Fomos no verão e imagino como deve ser ainda mais encantadora na primavera.

 

Puerto Varas
Puerto Varas fica em uma região excelente para se conhecer muitas atrações!

Se sua intenção é locar um carro, faça antes de chegar ao aeroporto de Puerto Montt. Reserve pela internet através dos serviços especializados, pois o aeroporto recebe muitos voos diários e as locadoras esgotam muito rápido seu estoque de carros e você pode ficar sem aquele carro que programou ou até mesmo sem nenhum! Em Puerto Varas você irá encontrar locadoras, mas o estoque também é bastante resumido.

Muitos deixam de se hospedar em Purto Varas, fazendo uma opção por Puerto Montt. Sem dúvida é mais próxima do Aeroporto El Tepual, porém não compensa ficar lá. Você vai viver muito mais intensamente o clima do sul do Chile em Puerto Varas. Se programe com antecedência e reserve o tipo de acomodação que você busca e não perca tempo. A cidade é pequena! Apesar de oferecer uma incrível quantidade de quartos de diversos tipos de acomodações, é uma das mais procuradas do sul do Chile e logo tudo se esgota! Atenção super redobrada nas épocas festivas e feriados – INCLUSIVE feriados brasileiros!

 

A vista do espetacular Lago Llanquihue em Puerto varas.
A vista do espetacular Lago Llanquihue em Puerto varas.

Como se não bastasse, a cidade fica a beira do Lago Llanquihue , segundo maior do Chile com 86 mil hectares, e de onde em dias de céu límpido, tem-se uma linda vista dos vulcões Osorno e a proximidade com o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde se encontra o Vulcão Osorno (que no inverno é estação de esqui), Lago de Todos os Santos e os Saltos do Rio Petrohué faz com que a cidade seja muito procurada para o turismo de aventura. Das mais radicais as mais “normais”, podendo-se fazer esses passeios só para observar, como fizemos alguns, são paisagens incríveis! De uma beleza sem igual, realmente inesquecíveis!

Hospedagem em Puerto Varas

 

hospedagem em Puerto Varas.
Nossa hospedagem em Puerto Varas.

Apesar de pequena, a cidade tem muitas e variadas opções de hospedagem, desde hotéis 5 estrelas até hostel tudo muito concorrido, portanto quando programar sua viagem reserve logo sua hospedagem pois as acomodações mais acessíveis esgotam-se logo. Alugamos um apartamento pelo Booking.com, o Departamiento Mirador.

 

Um dos 3 quartos do Departamiento Mirador.
Um dos 3 quartos do Departamiento Mirador.

 

Vista do Osorno do nosso quarto!
Vista do Osorno do nosso quarto!

Apesar de ser um pouco afastado do centro gostamos muito da experiência, pois como estávamos de carro não tivemos problemas de locomoção. Como não tínhamos a comodidade de café da manhã de um hotel, nossa primeira parada na cidade foi em um supermercado, encontramos 3 na cidade bem completos.

Hospedando-se no Chile com segurança e conforto!

Vai ao Chile? Não sabe onde se hospedar? Não sabe nem como começar a procurar?

Quer se hospedar com segurança no Chile?

Quer conhecer todos os tipos de hospedagens disponíveis por lá?

Estas dicas profissionais irão facilitar sua busca!

Onde ficar no Chile? Dicas profissionais para enriquecer sua hospedagem.

Nós utilizamos o Booking.com. Você pode usar também e conseguir boas ofertas em hospedagem!


Booking.com

El Puro Toro Restaurante

Puro Toro, excelente restaurante bem próximo ao nosso Departamiento.
Puro Toro, excelente restaurante bem próximo ao nosso Departamiento.

Além da variedade de acomodações, há também muitos restaurantes bons, o que mais gostamos foi o Puro Toro, localizado as margens da rota 225, Km 1,5 ficava pertinho do nosso apartamento.

Excelente decoração rústica no Puro Toro. O restaurante tem um cardápio de dar gosto!
Excelente decoração rústica no Puro Toro. O restaurante tem um cardápio de dar gosto!

O restaurante possui decoração rústica, com elementos naturais da região como madeira e pedras vulcânicas, o ambiente é agradável e ainda possui uma área infantil com tv e brinquedos. A comida é de excelente qualidade! Tanto os pratos de carne, quanto os de peixe (inclusive o salmão, típico da região) que foram pedidos na nossa mesa, estavam muito saborosos, como também a sobremesa!

O espetacular Salmão Chileno!
O espetacular Salmão Chileno! Se você gosta, não deixe de experimentar!

Puro Toro Puerto Varas

El Puro Toro Puerto Varas

A cidade e atrações

Direcciones en Puerto Varas
Para onde você quer seguir?

A avenida que margeia o Lago chama-se Costanera Vicente Peréz Rosales e no fim da tarde, torna-se um ponto de encontro onde moradores e turistas se juntam para admirar a paisagem, lanchar nos food trucks (nos quais encontramos muitas opções de lanches rápidos inclusive as tradicionais empanadas), passear no píer, fotografar as esculturas na beira do lago, praticar atividade física assim por diante. É um lugar cheio de vida e um passeio imperdível na cidade.

Fim de tarde na Costanera!
Fim de tarde na Costanera!

 

A famosa escultura de Puerto Varas à beira do llanquihue.
A famosa escultura de Puerto Varas à beira do llanquihue.

 

À beira do Lago Llanquihue e mirando o gigantesco Osorno.

Na orla você irá encontrar excelentes oportunidades para boas fotos! Aproveite bastante, especialmente se o dia estiver ensolarado. Não se engane com o sol, leve sempre agasalhos, mesmo no verão! O lago Llanquihue é gigantesco e muito bonito. Se estende por quilômetros e quilômetros e a visão do vulcão Osorno é espetacular! Em diversas partes da cidade você irá encontrar mirantes oficiais e não-oficiais para admirar o lago e seu imponente companheiro, o Osorno.

Barcos em Lago Llanquihue Puerto Varas

O circuito Patrimonial de Puerto Varas

O circuito Patrimonial de Puerto Varas.
O circuito Patrimonial de Puerto Varas.

Se você gosta de arquitetura, outro passeio muito legal é fazer os circuitos patrimoniais que existem na cidade. Um passeio a pé que irá agradar até aqueles que não tem grande interesse em arquitetura! Trata-se de um mapa que mostra dois circuitos possíveis de serem feitos, um com as construções mais antigas e de importância histórica e arquitetônica chamado de Casas Patrimoniales e outro com pontos de interesse como praças, locais de informação turística, parques, museus, entre outros intitulado Lugares de Interés. Muito legal mesmo!

Seguindo as indicações nas calçadas você poderá cobrir toda a cidade e todo o circuito! Uma ideia bem legal!
Seguindo as indicações nas calçadas você poderá cobrir toda a cidade e todo o circuito! Uma ideia bem legal!

 

Fizemos o circuito das casas, que começa na Plaza de la Colonizacion onde o mapa é afixado. Seguindo-se as placas que são pintadas no chão encontramos as casas que estão espalhadas pelo caminho, nelas há placas em frente contando um pouco da história da edificação. Sugiro tirar uma foto do mapa, já que como as setas são bem espaçadas, em alguns trechos fica difícil encontrar o caminho.

A lindíssima Casa Kuschel.
A lindíssima Casa Kuschel.

Seguindo para esquerda de onde está o mapa e depois de subir uma ladeira chega-se na primeira casa, a Casa Kuschel, construída em 1910 e declarada monumento histórico em 1992, teve como primeiro proprietário Wilibaldo Klenner, cujo sobrenome hoje dá nome a rua. Segundo o site Puerto Varas Virtual, possui uma área de 667 m² e foi construída por Bernardo Kuschel com características típicas do período eclético como barroco bávaro na torre (revestida de metal), gótico nos beirais e frisos neoclássicos nas janelas. Possui na sua estrutura paredes de treliças de carvalho horizontais no andar térreo e verticais no segundo andar, além de um andar subterrâneo.

É uma das edificações mais bonitas e bem conservadas do circuito e por abrigar uma loja de artesanato e uma agência de viagens. Na loja são vendidos além de lembranças de viagem, mapas, livros e objetos em madeira e lã, típicos da região e confeccionados por artesãos locais.

A maioria das casas é residencial e não é possível conhecê-las por dentro, outras são repartições públicas e há ainda uma que transformou-se em um Hostel. Só sendo possível ter acesso a duas, uma citada anteriormente que abriga a loja de artesanatos e outra a casa Hadaz em que abriga uma galeria de artes, além claro, das duas igrejas existentes no circuito uma católica e outra luterana, essa última não encontramos aberta.

La Iglesia Sagrado Corazón de Jesús

Sagrado Corazon de Jesus

A igreja do Sagrado Coração de Jesus que tornou-se o símbolo da colonização alemã nessa região. Como as outras edificações, é construída toda em madeira nativa Pellin e Ulmo entre os anos de 1915 e 1918 no estilo Neo-românico. A igreja foi construída por Edmundo Niklitschek com a colaboração de Bernardo Klenner (o mesmo da Casa Kuchel) e Adalio Morales , sua construção foi baseada na igreja de Baden-Wurtemberg na Alemanha e em 1992 foi declarada Patrimônio Nacional do Chile ( site Puerto Varas Travel).

La Iglesia Sagrado Corazón de Jesús, vista da gruta de Lourdes em Puerto Varas.
La Iglesia Sagrado Corazón de Jesús, vista da gruta de Lourdes em Puerto Varas.

Sagrado Corazon de Jesus

O interior Barroco de La Iglesia Sagrado Corazón de Jesús.
O interior Barroco de La Iglesia Sagrado Corazón de Jesús.

O interior Barroco de La Iglesia Sagrado Corazón de Jesús.

O telhado e as torres de madeira pintado de vermelho em algumas partes destaca-se na paisagem de vários pontos da cidade o que tornou a edificação um cartão postal de Puerto Varas. No interior piso, paredes e altar são todos em madeira e o teto pintado de azul destaca ainda mais as abóbadas. Em frente a igreja fica uma praça com uma gruta que faz parte do outro circuito.

Sagrado Corazon Puerto varas

Descobertas pela cidade

Casa em Chamas

O percurso feito a pé, tem a vantagem de fazermos descobertas na cidade que de carro as vezes não seria possível. Durante este percurso passamos por uma casa centenária que foi incendiada e ao invés de demolirem fizeram uma intervenção artística que indica o caminho para uma mostra de paisagismo que acontecia ali perto. Uma boa surpresa que rendeu belas fotos!

Não fizemos o outro circuito a pé, mas conhecemos muitos dos lugares em dias variados, por alguns desses lugares passa-se durante o circuito das Casas.

Kunstgarten um dos mirantes em Puerto Varas.
Kunstgarten um dos mirantes em Puerto Varas.

 

Jardim Puerto varas

3d postman with envelope and bag

Está gostando deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

Não fazemos spam! Odiamos isto também!
E você pode se descadastrar a qualquer momento!

Pablo Fierro

Museu Pablo Fierro em Puerto Varas. Imperdível!
Museu Pablo Fierro em Puerto Varas. Imperdível!

Gostamos muito do Museu Pablo Fierro que fica na avenida Costanera e é impossível não ser notado! A casa foge todos os padrões, tem um grande relógio cuco do lado e carros saindo de sua estrutura. Não há nada igual!

Muitas antiguidades em um museu que foge do tradicional!
Muitas antiguidades em um museu que foge do tradicional!

O museu é uma casa onde o artista plástico Pablo Fierro, guarda objetos antigos da comunidade e pinturas produzidas por ele das casas antigas da região dos Lagos. As pinturas são lindas e muito realistas e ajudam a manter viva a memória da região colonizada por alemãs, principalmente sua arquitetura, já que as casas antigas são o tema principal de sua obra.

Acervo de Gravuras em Pablo Fierro

O lugar é pequeno e sempre tem visitantes que tradicionalmente deixam recadinhos em pedaços de papéis. Por ser pequeno e possuir muitos objetos o ambiente acumula poeira, portanto se for alérgico vá preparado!

Um acervo em Pablo Fierro que irá deixar você bastante curioso!
Um acervo em Pablo Fierro que irá deixar você bastante curioso!

Se a originalidade do museu já vale a pena, o artista então nem se fala. De uma simplicidade e simpatia incríveis, Pablo é um sonhador que não desiste dos seus sonhos e andando pelo museu encontramos muitas frases inspiradoras colocadas ali por esse artista de talento e sensibilidade contagiante.

 

Pablo Fierro

Não paga-se nada para entrar no museu que se mantém com as doações dos visitantes. As obras são tão lindas que vale a pena levar uma pra casa de recordação e ainda contribuir com o artista.

Fundo Playa Venado

O Manjar de Doce de Leite. O melhor do Chile e um dos melhores que já provamos!
O Manjar de Doce de Leite. O melhor do Chile e um dos melhores que já provamos!

Outro passeio pertinho de Puerto Varas, no caminho para Ensenada, que também agradou a todos, principalmente as crianças foi a uma fazenda que produz um doce de leite delicioso, Fundo Playa Venado – Ruta, 225 Km 16. Lá, pode-se fazer um passeio guiado por todo o processo desde a ordenha até a fabricação, sucesso garantido com a garotada. A fazenda preocupa-se com a sustentabilidade eliminando de maneira correta o lixo e fazendo economia no consumo de água e energia e os produtos são divinos!

Fundo Playa Venado
Fundo Playa Venado

 

Hasta Pronto

 

Playa Venado visita guiada

 

A partir de Puerto Varas conhecemos também a pequena e fascinante Frutillar, mas essa será tema do próximo post sobre a região dos Lagos Andinos. Região que nos deixou fascinados e com a certeza de que foi o lugar mais lindo em que já estivemos. Se você gosta de cidades pequenas e pitorescas e belezas naturais não deixe de conhecer o sul do Chile, garanto que sairá de lá tão apaixonado quanto nós saímos e com uma vontade enorme de voltar.

 

Checklist Puerto Varas: Lugares de Interesse

Puerto Varas e seus arredores
Puerto Varas e seus arredores
Fonte: Turistour Chile

A região dos lagos Andinos é muito valorizada pela travessia dos famosos lagos, o Cruce Andino. Nós acreditamos que a travessia em direção a Bariloche guarda suas belezas, mas ficar em Puerto Varas e conhecer esta região riquíssima de belezas naturais em muito ultrapassa o que é oferecido apenas pela travessia em direção a Bariloche, que é cansativa e estressante na fronteira com a Argentina.

O passeio pelos lagos pode ser feito de diversas maneiras sem precisar ir até a Argentina, além do mais conhecer os vulcões e parques e Cataratas que se encontram na região de Puerto Varas é algo que dificilmente alguém irá esquecer.  Confira o checklist em conjunto com o mapa acima.

A Turistour Chile é uma empresa que faz passeios para estes lugares de forma segura e bastante econômica. Não utilizamos os serviços pois locamos carro, o ainda é melhor. O site deles fornece muitas informações úteis. – http://www.turistour.cl/

Vulcão Osorno

O gigantesco Vulcão Osorno, no Sul do Chile! 2690 metros de altitude.
O gigantesco Vulcão Osorno, no Sul do Chile! 2690 metros de altitude.

O impressionante Vulcão Osorno é o ponto máximo da região. Tem o formato de um cone perfeito se assenta às margens do lago Llanquihue e de seu topo a vista é simplesmente inesquecível! Ele é visto perfeitamente de toda a região e de todas as cidades da região – Puerto Octay, Puerto Varas, Puerto Montt, Frutillar – que tem simplesmente a vista mais perfeita e cênica de todas, Osorno e até mesmo da ilha de Chiloé ainda é possível avistá-lo. Seu topo tem mais de 2600 metros e é possível subir até bem próximo! Tem cerca de 40 crateras espalhadas em sua base! Segundo os dados históricos, ele entrou em erupção 11 vezes entre os séculos XVII e XIX, sendo sua última em 1869. Ao se andar pelos arredores de Ensenada e Petrohue se pode ver as marcas deixadas pela violência da erupção que persistem até hoje e é muito assustador! ele tem cerca de 200.000 anos de idade geológica.

Para conhecer mais!

O Chile é um dos países mais sísmicos do planeta e suas montanhas situadas ao sul oferecem um desafio impressionante. São os conhecidos Gigantes da Patagônia e a beleza deles é de tirar o fôlego! Você já os conhece? venha ver os aventureiros escalares estes gigantes de gelo e pedra!

Patagônia: A Fronteira inexplorada da América do Sul

Vulcão Pontiagudo

O vulcão Pontiagudo visto do Lago de Todos Los Santos
O vulcão Pontiagudo visto do Lago de Todos Los Santos

O Pontiagudo recebe este nome devido ao seu cume ser realmente em forma de agulha e é na realidade as ruínas geológicas de uma chaminé vulcânica. Se ergue nos Andes às margens do Lago de Todos os Santos e Rupanco. Se eleva a impressionantes 2493 metros e sua única erupção ocorreu em 1850. Seu cume é um dos mais difíceis de serem vencidos.

Vulcão Calbuco

Vulcão Calbuco
Vulcão Calbuco
Espetacular foto de Alejandro Medina -Flickr

Este é um dos mais ativos do Chile e se encontra continuamente em atividade. Se situa ao sul de Ensenada e seu nome foi dado pelos Hulliches, povo indígena que habitava esta região. Na lingua Hulliche se escreve “Kallfu-Ko” que significa águas azuis. Tem pouco mais de 2000 metros de altura e sua última grande erupção ocorreu em 1961, mas vez por outra ainda se pode ver vestígios de fumaça em seu cume. Seu acesso é mais fácil saindo-se de Puerto Montt através do Velle del Rio Blanco no setor do Lago Chapo, você irá encontrar abrigos e cabanas ao longo do caminho, tudo bastante rústico. A caminhada é interessante e dura várias horas através de belíssimas paisagens. Para fazê-la é necessário fazer um registro na CONAF – órgao responsável pela fiscalização, bastante rígido e conservador por sinal. É possível chegar ao topo através do Valle de Los Ulmos em Ensenada – o acesso é privativo e necessita um pagamento. Vai arriscar?

Cerro Tronador

Cerro Tronador
Cerro Tronador
Foto de TOM )º( – Flickr

O lindíssimo Cerro Tronador separa os 2 parques nacionais: O Vicente Perez Rosales no Chile e O Nahuel Huapi, na Argentina. É outro vulcão geológicamente ativo, mas é considerado de baixa probabilidade de uma erupção completa. Seu nome é dado devido aos estrondos frequentes causados pelo desprendimento  de suas geleiras nos glaciares. Tem mais de 3000 metros de altura e possui 7 glaciares espetaculares que infelizmente estão sofrendo com o aquecimento global.

Lago Llanquihue

Lago Llanquihue
O lago Llanquihue tem muitas atrações ao seu redor. Não deixe de conhecer!

O Lago Llanquihue será seu grande anfitrião ao se chegar na região. Depois do Lago General Carrera, este é o maior do Chile e merece muito respeito pois é lindo demais. Aproveite para conhecer todas as cidades ao redor dele, vale a pena. Um cuidado ao se chegar às estradas não pavimentadas. Sempre viaje de dia, evite o por do sol e tenha sempre o tanque cheio. Contornar o Llanquihue é uma viagem espetacular!

Lago Todos los Santos

 

Também conhecido como o “Lago Esmeralda” devido à cor intensa de suas águas verdes é simplesmente belíssimo e não deve ser deixado de lado. Seu passeio é feito em conjunto com os Saltos do Rio Petrohue. Tem mais de 17000 hectares de extensão e sua origem é glacial. É muito usado para atividades recreativas. Aproveite bastante, ande de barco faça passeios às ilhas próximas pois o lugar é muito legal!

Saltos Del Petrohue

Los Saltos del Rio Petrohue
Los Saltos del Rio Petrohue

Um dos mais conhecidos do país, ficam no Rio Petrohue e é sem sombra de dúvida uma das atrações mais belas do Chile. As águas verde-esmeralda associadas à visão do Osorno criam um cenário que você dificilmente ia esquecer!

Petrohue e Peulla

Petrohue
Petrohue a pequenina cidade portuária que te levará a Peulla e à passagem Andina até Bariloche se você desejar fazer este passeio.

Petrohue é um povoado pequenino que se encontra às margens do Lago los Santos e funciona como um pequeno porto que te dará acesso aos passeio de barco em volta do lago.

Peulla, a pequenina cidade é considerada de passagem para aqueles que fazer a travessia dos lagos. Se embarca em um catamarã e se cruza o lindíssimo Lago de Todos Los Santos. O passeio dura cerca de 1 hora e 45 minutos,

Parque Nacional Vicente Perez Rozales

É o parque mais antigo do Chile e tem origem vulcânica. Engloba todos os 4 vulcões mais importantes bem como as termas de Ralún. Vá com bastante tempo para conhecer todas as atrações que ele guarda em seu interior!

Puerto Varas em detalhes!

Conheça um pouco de Puerto Varas neste vídeo que fizemos na nossa viagem ! Você vai poder ver alguns lugares em detalhes interessantes! Vale a pena conferir!

 

 

Vou encerrar esse post com uma frase que vi na escada do Museu Pablo Fierro : “ Se armó la historia com pedazos de recuerdos” Assim também construímos nossa história, com pedaços de recordações!

Museu Pablo Fierro em Puerto Varas
Soñar es una arte!

 

 

E você já conhece Puerto Varas? O que você gostou lá? Conta pra gente! Pretende ir para lá? Gostaria de mais alguma informação?

Deixe seus comentários!

Até a próxima!

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

Roma

10 Regras de etiqueta a bordo de aviões que você precisa conhecer hoje mesmo! – Infográfico

iajar é sem dúvida o desejo e aspiração de muita gente! Quem afinal de contas …

La mano Punta del este

Um passeio por Punta del Este, Uruguai – O que fazer e o que conhecer!

  Uruguai é o país mais surpreendente da América do Sul! Neste post vamos passear por …

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

4 comments

  1. Oi. Meu nome é Luciana e estamos planejando uma viagem para a região em março/2016 e inclusive Pucon.

    Achei lindo o seu relato. Mesmo. E que imagens?

    Em que época do ano vocês foram e como estava o clima?

    Vi que você comentou que vai escrever sobre Frutillar.

    Vou aguardar com ansiedade.

    obrigada

    Luciana

    • Olá Luciana,
      Obrigado pelo comentário! Olha o Chile, em especial a região Sul e a Patagônia são simplesmente espetaculares. Neste post estivemos lá em Fevereiro, mas já fomos em outras épocas e com certeza todas são especiais. Mas o verão na região, que foi a época em que estivemos neste post, é sem sombra de dúvida a melhor de todas. Dá para aproveitar muito, mais muito mesmo.
      Frutillar é um dos lugares mais bonitos que nós já vimos! Tem uma atmosfera que você vai encontrar em pouquíssimos lugares do Chile e de quebra tem a MELHOR vista do Osorno! Já já o post vai ao ar!
      Grande abraço e obrigado pela visita e pelo comentário!

  2. Parabéns pelo ótimo artigo!

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?