Vença agora seu medo de voar! Siga estas dicas e tenha a viagem de seus sonhos!

Tam Landing Miami

Atenção tripulação, preparar para a decolagem! Este é o início de uma jornada de tensão e medo para muita gente. Quem nunca teve mãos trêmulas, tonturas, dores de cabeça, vontade de chorar? Quem nunca rezou antes do avião iniciar a rolagem na pista para decolar? E nas turbulências? Quem nunca chorou ou quem nunca pensou que nunca mais veria sua família? Para muitos a viagem de avião é a parte mais terrível de toda a viagem. Todos querem conhecer lugares, experimentar novas sensações, conhecer novas culturas, viajar pelo mundo, mas…se não fosse de avião! Eu conheço pessoas que nunca saíram de sua cidade apenas pelo medo de entrar em um avião e se lançar aos céus nas mãos de um piloto. Atenção! Você pode estar perdendo grandes oportunidades! [/intense_lead]

Se você é assim, fique tranquilo, pois você não está sozinho. Um estudo americano fez uma estimativa de que cerca de 60 milhões de pessoas no mundo todo apresentam fobia de voar. É medo de verdade. Um medo irracional. Assim como tanta outras espécies de fobias, como por exemplo medo de aranhas, medo de escuro, medo de lugares abertos, etc… Mas existem aqueles que possuem simplesmente o “medo racional”, seja ele de uma turbulência, de voar à noite, de uma arremetida, que é quando o avião não apresenta condições de segurança para pouso e resolve subir para pousar novamente e outras situações técnicas comuns em um voo. E ainda encontramos aqueles com medo humano, pouco comum em nosso país, que é quando encontramos pessoas agindo, pelo menos aos nossos olhares, forma incomum, suspeita. Desde 11 de Setembro este é um dos medos mais comuns nos Estados Unidos, o que levou o TSA, órgão regulador da segurança Americana a imprimir medidas agressivas para garantir a segurança dos passageiros. Você pode conhece-las aqui em Vai Viajar aos EUA?

Este post traz algumas dicas comprovadas para você vencer seu medo e conquistar a segurança que você tanto precisa para sair do chão! E acima de tudo, não perder as oportunidades que são abundantes hoje em dia! Vamos conferir?

O Medo Existe.

TAM Recife

Ainda me lembro de duas ocasiões que marcaram nossa vida de viajantes.

A primeira em Em 17 de julho de 2007. O jato A320 da TAM ultrapassou o fim da pista 35L do Aeroporto de Congonhas durante o pouso e causou um dos mais terríveis acidentes aéreos que se tem lembrança no país. No dia seguinte, nós estávamos de passagens marcadas para São Paulo, neste mesmo aeroporto.

Manhã de 13 de julho de 2011, um pouco antes da 7 da manhã, o avião da NOAR linhas aéreas decola do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife e cai cerca de 3 minutos depois, ceifando a vida de 16 pessoas entre passageiros e tripulantes. Neste mesmo dia, horas mais tarde, embarcamos para o Chile, saindo deste mesmo aeroporto.

Voar é uma Paixão.

Iberia Santiago
Iberia A340 Taxiando para decolagem. Santiago – Chile.

Não há como negar, são situações que marcam qualquer pessoa. Imediatamente o corpo reage temendo o que há pela frente e transforma sua viagem em um pesadelo que só vai acabar quando seus pés tocam novamente o solo. Você provavelmente já ouviu falar que “é muito mais fácil morrer de um acidente de carro que um avião cair!” ou quem sabe: “As chances de um avião cair são mínimas” ou até mesmo que a chance de que ALGUMA COISA dê errada em seu voo é ridiculamente pequena. Mas estas coisas raramente ajudam!

 

Vença agora seu medo de voar com estas dicas.

Guarulhos Airport
Alitalia e British Airways em Guarulhos-São paulo.

Identificar em você mesmo aquilo que desencadeia o seu medo de voar é o primeiro passo para vencer o medo de voar. Há diferentes aspectos de um voo que podem chamar o seu medo, como por exemplo, alguns são relutantes devido ao risco que uma decolagem envolve, de forma que todos os sons, movimentos, anúncios de um processo de decolagem irão assustá-lo mesmo durante uma perfeita decolagem. Outros podem sentir-se nervosos durante uma turbulência, outros podem sentir-se tensos por estarem confinados em um ambiente de onde não se pode sair. Identificar seu medo é o primeiro passo para vencê-lo.

Vamos conhecer algumas dicas que podem ser úteis e elas têm um fundo científico e não são apenas ditados populares.

As Estatísticas são reais.

O medo não consegue resistir aos fatos. As estatísticas refletem a realidade e estão aí para nos ajudar a entender o mundo e como ele realmente se comporta. Vamos a alguns exemplos de estatísticas que todos nós acreditamos.

  • As chances de ganhar na Mega Sena da virada são quase zero. Na verdade as chances são de 1 em 50 milhões. Essas chances irão aumentar caso aumentemos o número de apostas.
  • No Brasil, 1 em cada 4 quatro páginas vistas pelo usuário de Internet pertenciam ao Facebook (27,08%).
  • O número de Brasileiros que viajam aumentou de 43 para mais de 60 milhões.
  • As chances de algum brasileiro comer pizza no café da manhã é de 1 para 4 nas segundas-feiras.
  • As chances de alguém esquecer de tomar o café da manhã em uma sexta-feira são de 1 em 3
  • As chances de um meteorito cair em cima de seu telhado é de 1 em 10 milhões.
  • As chances de um tsunami ocorrer no Brasil é de 1 em 10 milhões. Isto poderia levar cerca de 10 mil anos para ocorrer dado um abalo sísmico nas ilhas Canárias.

Faça aquela viagem de sonhos!

E assim você também pode encontrar um sem número de estatísticas em seu dia a dia, que você lê, se surpreende e por vezes confia. Não é diferente com as estatísticas aéreas.

  • Suas chances de morrer em um acidente de avião é de 1 em 11 milhões. Enquanto isto suas chances de sofrer um acidente de carro são de 1 em 5000. É mais perigoso ir ao aeroporto de carro, do que sair dele em um avião! Aparentemente a parte mais perigosa é chegar ao aeroporto!
  • Você tem muito mais chance de sofrer uma intoxicação alimentar ou mesmo uma grave infecção por alimentos e morrer do que sofrer um acidente aéreo. Isto significa que a comida de um hotel pode ser mais perigosa que voar em direção ao Rio de Janeiro ou passar o ano novo em Veneza ou Los Angeles.
  • Tem medo de cobras também? As suas chances de ser atacado por uma cobra, ser atingido por um raio são muito maiores que um acidente aéreo.

Sejamos realistas! Você alguma vez teve medo de ser atingido por um raio a ponto de não sair de casa? Ou quantas vezes você deixou de ir à praia por medo de um Tsunami? Pouco provável. Tudo isto parece muito ridículo, mas estas coisas são tão difíceis de acontecer quanto um acidente aéreo. Pelo simples fato destas coisas serem extremamente difíceis de acontecer, nunca direcionamos nossos medos para elas. O mesmo pode ser dito para o medo de voar!

Turbulências, a causa número um do medo de voar.

Cordilheira dos Andes
Voando sobre a cordilheira a Caminho de Santiago

Não há aquele viajante que não tenha medo quando seu avião começa a balançar, ou quando o comandante nos avisa em pleno voo para apertarmos os cintos pois há turbulência à frente. As turbulências são eventos bastante comuns nas viagens aéreas e são o fator primordial para o medo de voar. Há realmente com o que se preocupar?

Turbulências.

American 757 - Miami
American 757 pousando em Miami

Em um voo recente Recife-Miami, o Boeing 757 da American Airlines ao entrar em uma camada de nuvens pesadas foi sacolejado por uma violenta turbulência. E para piorar, o fato aconteceu durante o serviço de bordo. Segundo relatos, não houve tempo para que os avisos fossem acesos. Passageiros disseram posteriormente que um comissário foi arremessado para longe e que pessoas bateram com a cabeça no bagageiro interno do avião. O piloto imediatamente cancelou o serviço de bordo e pediu apoio ao aeroporto em Miami. À chegada as equipes estavam a postos e alguns foram conduzidos de maca. Mas o que a maioria dos passageiros reclamou foi a ausência do serviço de bordo no restante do voo, pois ele continuou tranquilo e o pouso foi perfeito.

 

As turbulências ocorrem quando uma aeronave voa através de uma área de baixa pressão para uma de alta pressão, o que dá a sensação de balanço em seu voo. Em linguagem bem simples, é como sair de uma área baixa para uma área alta em uma estrada, ou como passar por um buraco na estrada, ou vários. Você sabia que apesar de tudo que se fala sobre ela, as turbulências NUNCA derrubaram um avião comercial? E ainda mais, grande parte dos números de acidentes com passageiros acontece por que não estão usando o cinto de segurança, como foi caso do voo da American Recife-Miami. Portanto nunca deixe de obedecer as dicas de segurança de sua tripulação aérea. Eles são treinados para isto! E muito bem treinados!

A manutenção não é adequada!

ANZ - EDC 'Green Initiatives'K65500
Fonte: Boeing.com

Muitos se assustam ao verem que um avião pousa em um aeroporto e poucos minutos depois já levanta voo em outro destino. Como é comum se dizer por aí, ele nem descansa e já sai! Para sua segurança, entenda que para cada hora voada por uma aeronave, são realizadas 11 horas de manutenção. Ou seja, para que seu voo de 3 horas de São Paulo a Recife aconteça, um mínimo de 33 horas de manutenção ocorreu. Você acha que é muito tempo? Pois com certeza, é bastante tempo!

Os pilotos podem cometer erros. Os instrumentos podem falhar!

787 Cockpit
Cockpit do moderníssimo Boeing 787.

O ditado é conhecido: Não ponha todos os ovos em uma só cesta!

Isto vale para tudo, até em viagens e até na segurança aérea.

  • Não leve todo seu dinheiro em uma só Leve uma bolsa acoplada ao seu peito.
  • Não leve todas as suas roupas em uma só mala! Divida as roupas de todos em várias malas. O extravio pode acontecer!
  • Documentos! Não os leve com você. Faça cópias – várias cópias juramentadas – e os leve consigo em vários locais. Nunca se sabe! Certa vez em Paris, fomos abordados pela polícia, um fato comum lá. Mostramos as cópias e os comprovantes de hotel e tudo que tínhamos. Fomos liberados de imediato. O mesmo não aconteceu com certos turistas que estavam no local, que tiveram uma grande dificuldade para se explicar. A polícia Francesa não é tão amigável quanto o país.

O mesmo acontece com um avião durante o voo. A segurança aérea trabalha com o princípio da REDUNDÂNCIA, ou seja, haverá sempre outro igual ao anterior.

Fonte: Boeing.com
Fonte: Boeing.com
  • As aeronaves, desde as mais simples até os grandes jatos comerciais possuem tudo em dobro! 2 GPS, 2 comandos, 2 sistemas de rádio e mais 2 de backup, instrumentos extras caso os principais parem de funcionar.
  • Nunca é um piloto apenas. Você encontra no mínimo 2 deles. Há aeronaves que requerem 4 pilotos experientes para sua segurança.
  • As aeronaves possuem sempre mais de um motor, o que garante que ela continue voando mesmo que um deles pare de funcionar.

O que acontece de ambos os motores param de funcionar?

787 Cockpit
Cockpit do moderníssimo Boeing 787.
Fonte: Airliners.net

A aeronave, ao contrário de um carro de passeio, pode continuar voando, planando seguramente até que o controle seja assumido pelo segundo grupo de motores. Em caso de falha mais grave, a aeronave voará perfeitamente até que encontre sua alternativa de pouso em aeroportos previamente planejados na fase preparatória.

 

Prepare seu corpo para uma viagem de avião.

Não faça automedicação

TAM - João Pessoa

Usar medicações de cunho tranquilizante ou calmantes sem consultar seu médico é em geral mais perigoso do que enfrentar seu voo de cabeça lúcida. A letargia imposta pela medicação pode diminuir sua capacidade de resposta frente a uma solicitação da tripulação. Estudos mostram que o uso de um tranquilizante, mesmo natural, diminui sua capacidade de alerta posteriormente e reduz sua vontade de ir a ambientes abertos no dia seguinte e ainda é capaz de AUMENTAR sua sensibilidade a qualquer evento durante o voo, como por exemplo às turbulências leves. Se for a Nova York, há chances de você não querer ir a Times Square assim que chegar. Uma perda!

Controle sua ansiedade

 

Air France Boeing 777 in Santiago
Air France Boeing 777 em Santiago

 

Uma das formas mais comuns de ficar ansioso em voos é através da ingesta de cafeína. Ela deixa seu cérebro mais alerta e sensível às pequenas alterações do voo. Faça um favor a você mesmo, nestas horas que está abordo, evite o café, mesmo o descafeinado. Abuse da hidratação com líquidos, especialmente a água. Peça uma garrafa e deixe-a com você. Nos voos internacionais ou nos mais longos, ela já é oferecida naturalmente.

Evite ler sobre acidentes aéreos

Não há nada pior do que estar em meio a uma turbulência pesada e relembrar que semana passada uma avião caiu nesta mesma rota. Isto realmente não ajuda.

Evite as bebidas alcoólicas

American Business Class

O álcool é um grande excitante do sistema nervoso assim como a cafeína. Além disto, uma pequena quantidade dele poderá te deixar em um estado de euforia além do que aconteceria em solo, podendo levar você a tomar decisões que você nunca faria estando sóbrio. Quantos vídeos você já viu no YOUTUBE de passageiros sendo presos em aeroportos antes mesmo do avião decolar, ou mesmo assim que as portas são abertas? Evite o álcool e aproveite a viagem.

Planeje sua viagem nos mínimos detalhes

Lufthansa A380 Miami
Lufthansa A380 Miami

Não há nada melhor do que viajar! Não há ansiedade mais perfeita do que aquela que aparece nas últimas horas que antecedem a viagem. Esta deve ser sua grande aventura e não o grande terror! Não se preocupe com as horas que vai passar lá dentro. Leve revistas, leve um kindle, leia um livro, converse, durma! Pense em como vai ser legal andar em Times Square, ou andar em Copacabana ou mesmo cair na piscina do hotel ou mesmo rever seus amigos e parentes! Pense nisso! Planeje com detalhes cada centímetro do seu lugar, cada hora de sua viagem, cada passo que você vai dar e trabalhe neles em sua própria viagem. Caso precise de alguma ajuda para planejar sua viagem este artigo vai te ajudar MUITO: Conheça os 17 Melhores Apps de Viagem. A maioria dos aviões possui tomadas e entradas USB de forma que você pode usar seu notebook, seu ipod ou mesmo seu kindle. Mas tenha muita atenção com seus aparelhos eletrônicos se for viajar aos Estados Unidos. As novas exigências da TSA são bastante rígidas. Conheça elas aqui neste post – Vai viajar aos EUA?

Voos ao vivo!

Florida Coast
A Costa da Flórida num voo Nova York – Miami

As fotos deste post foram feitas em diversos aeroportos do mundo. Ir a um aeroporto te dá uma ideia da complexidade que é uma viagem aérea. Você sabia que o número de aviões que cruza o atlântico em uma noite é superior ao número de carros que cruza um avenida movimentada de uma cidade grande? Eis aqui alguns links para que você tenha uma ideia da quantidade de aviões que se vê em algumas áreas importantes do mundo neste exato momento.

Do website Flightradar24:

Nova York: http://www.flightradar24.com/42.87,-70.88/6

Este é da área de São Paulo: http://www.flightradar24.com/-23.51,-46.32/6

Isto te dará uma ideia de como é difícil que algo saia errado em seu próximo voo.

Vença seu medo e faça uma excelente viagem!

American Airlines em um voo Nova York - Los Angeles
American Airlines em um voo Nova York – Los Angeles

 

Faça uma excelente viagem e espero que tenhamos ajudado! A informação é algo muito poderoso, não é mesmo! Compartilhe suas experiências conosco! Você tem medo de voar? Qual seu método para vencer o medo?

Gostou deste artigo? Foi feito para ajudar você. Dê seu voto! Ele é muito importante. Compartilhe este post e ajude outras pessoas!

Um grande abraço e até a próxima!

 

Review Overview

Gostou?

Gostou deste artigo? Foi feito para ajudar você. Dê seu voto! Ele é muito importante. Compartilhe este post e ajude outras pessoas!

User Rating: 4.53 ( 8 votes)

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?