Viajar no inverno vale a pena?

Veneza - Inverno

Com a proximidade das férias chegando muita gente já está de viagem marcada e outros ainda resolvendo qual será o seu destino. Ano passado nessa época, com pacote comprado para Europa em janeiro começamos a fazer a programação da viagem, o que sempre enfatizamos aqui e que é de extrema importância para o sucesso do seu passeio. Ou seja, pesquisar sobre o lugar a ser visitado, resolver quais atrações eram indispensáveis (já que dificilmente é possível fazer tudo que se queria), saber como estaria o clima, etc.

Era nossa primeira viagem para Europa no inverno com uma criança. Confesso que estava bastante apreensiva, e fiquei ainda mais depois de ler algumas experiências e relatos sobre o frio. Tive medo da chuva atrapalhar os passeios, do pequeno adoecer por conta do frio e por aí vai. Mas mesmo assim optamos por esse período por ser a época que estávamos todos de férias .

Nossa viagem era de 15 dias passando por Lisboa, Roma, Florença e finalizando com Veneza e a cada lugar que passávamos gostávamos mais, a viagem foi incrível mesmo com frio e chuva aproveitamos bastante e certamente viajaremos outras vezes no inverno sem dúvida nenhuma.

Relataremos um pouco da nossa experiência com algumas dicas que nos foram bastante úteis e mostraremos pra vocês algumas vantagens de se viajar para Europa no inverno.

O Frio

Gelato na Fontana di Trevi
Gelato na Fontana di Trevi

O que para alguns pode ser insuportável, causar desconforto; para outros mesmo estando nos Alpes não é incômodo algum, portanto cada caso é único e você não deve tomar como verdade absoluta as opiniões sobre o frio. Claro que estar bem protegido é essencial, até porque como vivemos em um país tropical a mudança da temperatura pode ser brusca para alguns. Nossa maior preocupação era com o pequeno e já caiu por terra em Lisboa. Acreditem, ele sentia muito menos frio que eu. Na primeira noite em Roma, ele pediu pra tomar um gelato. Não dava pra recusar, o primeiro gelato em frente a Fontana de Trevi. Inesquecível! Depois desse vieram muitos outros durante a viagem e em dias bem mais frios sem problema algum.

A Chuva

Florença - Muito Sol!
Florença – Muito Sol no primeiro dia!

Sim, ela pode atrapalhar um pouco seu roteiro, portanto faça um roteiro flexível e deixe para visitar igrejas e museus nesses dias pois dificilmente todos os dias serão de chuva. Para se preparar bem para sua próxima viagem, existem muitos Aplicativos que deixam tudo muito mais fácil para você. Confira aqui em Conheça os 17 Melhores Apps de Viagem.

Claro que nem sempre é possível já que em alguns lugares como nos museus do Vaticano por exemplo o ideal é já ir com o bilhete comprados pois sempre haverão filas (apesar de serem beeem menores), mesmo no inverno e se você quer otimizar seu tempo é bom se antecipar nas atrações mais concorridas. Na nossa viagem a chuva só nos atrapalhou em uma dia, nos outros conseguimos adaptar a programação e não deixamos de fazer nada do que queríamos, só mudamos os dias. Passamos só 2 dias em Florença e no primeiro dia o sol estava incrível! Mas no segundo dia a chuva não deu trégua o que nos impediu de conhecer um lugar lindo em Florença ao ar livre, a Piazzela Michelangelo pois com o frio intenso e a chuva forte mudamos os planos para não expor demais o pequeno viajante. Mesmo deixando de fazer alguns programas, adaptamos o roteiro e nos divertimos muito.

Ponte Vecchio - Florença.
Florença – Muito frio e muita chuva no segundo dia. Ponte Vecchio – Florença.

As dicas para se proteger do frio:

Torre de Belém Inverno
Dias de sol em pleno inverno europeu.
  • VISTA-SE EM CAMADAS – É o que você sempre vai escutar, mas acredite é o que funciona. Calça e blusa térmica são ótimas e encontramos facilmente por aqui e deve ser sua primeira peça da camada de roupas. As camadas subsequentes vão depender do seu grau de frio, mas o indispensável mesmo é um bom casaco por cima de tudo, meias e luvas.
  • Quanto ao casaco, a dica é DEIXE PARA COMPRAR LÁ. Leve um com você para usar enquanto não vai às compras, pois janeiro é o mês das promoções e você vai encontrar um bom casaco por um preço que pode chegar a ser até 70% mais barato. Nossa primeira parada em Lisboa foi na ZARA por lá as opções são muitas e para todos os gostos, opte de preferência por um modelo impermeável, escolhi para nosso filho um modelo com capuz reversível o que em alguns momentos ajudou muito a proteger da chuva.
  • Leve calçados confortáveis e se forem impermeáveis melhor ainda, ficar com os pés molhados no frio não é nada agradável. Além disso, calçados antiderrapantes podem ser indispensáveis na chuva pois quando chove os caminhos podem ficar escorregadios. Não esqueça as meias, se forem de lã melhor ainda para AQUECER OS PÉS.
  • LEVE POUCA BAGAGEM andar na chuva e carregado de malas ninguém merece.   Um bom casaco é o suficiente acredite, apenas 1. Lembre-se que nos lugares fechados tem aquecedor e provavelmente você vai tirar o casaco e vai variar as roupas por baixo. E as fotos? Vou aparecer com a mesma roupa em toda foto? Claro que não, seja criativo! Leve vários lenços e cachecóis de cores variadas, chapéus, gorros, enfim, os acessórios são ótimos nessa hora. Nos dias que o frio não estiver muito intenso vale tirar o casaco rapidinho para uma foto. Veja aqui dicas de como arrumar suas malas: 10 estratégias para arrumar corretamente suas malas de viagem.
Torre de Belém - Família

Click to Tweet:  Leve calçados confortáveis e se forem impermeáveis melhor ainda, ficar com os pés molhados no frio não é nada agradável.

A Neve

Pequenos viajantes vão se deslumbrar com as paisagens e com as opções a bordo!
Pequenos viajantes vão se deslumbrar com as paisagens e com as opções a bordo!

A neve não é comum nos lugares que visitamos e o único contato que tivemos com ela foi dentro de um trem a caminho de Veneza. Mesmo assim foi encantador e especial ver a alegria do pequeno com os olhos vidrados lá fora, as paisagens eram lindas e nós também nos encantamos. Momento único que só foi possível por ser no inverno. Viajar de trem pela Europa te abrirá muitas possibilidades! Leia mais sobre esse momento e a viagem de trem pela Itália aqui em Viaje de Trem pela Itália.

Acqua Alta

Acqua Alta e as Lojas de Veneza
Acqua Alta. As lojas não fecham as portas apesar da maré.

Presenciamos esse fenômeno em Veneza e apesar de dificultar o acesso a determinados locais durante as horas de maré alta achamos fascinante a forma de adaptação dos moradores nessa ocasião. Então a dica é : tire proveito dos imprevistos, sempre temos algo novo para aprender em uma terra que não é a nossa e não deixe que nada tire seu bom humor nem atrapalhe sua viagem. Você pode conhecer este espetacular fenômeno aqui em Acqua Alta em Veneza, Italia.

Acqua Alta - Veneza
Acqua Alta – Veneza

Depois dos efeitos climáticos vamos enumerar algumas vantagens de se viajar no inverno.

  • Os hotéis e passagens são bem mais baratos que no verão, alta temporada. Portanto você vai gastar bem menos.
  • As promoções – alguns artigos de inverno, como já falamos, podem ter um desconto de até 70%.
  • Suas fotos ficarão diferentes, bem diferentes! Tirar uma foto na Fontana de Trevi , por exemplo, sem que apareça nenhum intruso em sua foto é tarefa quase impossível no verão.
  • As refeições tornam-se um grande programa e com os restaurantes menos lotados tornam-se um programa e tanto. Não esqueça de já sair do hotel sabendo para onde vai, procurar um lugar pra comer no frio não é nada agradável.
Chocolate Quente na Gilli - Florença
Chocolate Quente na Gilli – Florença

A grande vantagem

A Loggia Dei Lanzi em Florença
A Loggia Dei Lanzi em Florença – um museu a céu aberto só para mim – Paz e calmaria, a grande vantagem de se viajar no inverno.

E a vantagem que consideramos a mais importante de todas:

  • O número de turistas é bem menor e consequentemente as filas nos museus e o número de pessoas nas principais atrações turísticas também. Além disso os moradores locais também fogem para lugares mais quentes o que torna sua viagem bem mais tranquila!
Praça de São Pedro - Vaticano
Praça de São Pedro – Vaticano

Conclusão

Pallazzo Ducale no verão.
Pallazzo Ducale no verão.
Fonte: Wikipedia

A conclusão que chegamos foi que viajar é sempre bom não importa a estação do ano, e o inverno traz com ele muitas vantagens para o viajante.

Há uma frase muito sábia do escritor inglês Aldous Huxley que diz: “Viajar é descobrir que todo mundo está errado sobre os outros países”. Concordo plenamente por que cada viagem é única, e cada indivíduo comporta-se de uma forma diferente perante situações que parecem ser iguais para todos. Portanto nosso conselho é: Na dúvida, VIAJE!

Palazzo Ducale, Veneza no Inverno.
Palazzo Ducale, Veneza no Inverno.

About Hyparrhenia Queiroz

Hyparrhenia é Arquiteta e apaixonada por viagens.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?