Como dar gorjetas em Viagens. Um Guia Rápido para você não errar mais em suas próximas viagens!

Infográfico gorjetas Capa

Não há nada mais inconveniente e vexatório que estar diante de uma situação onde você precisa definir rápido se dá ou não dá uma gorjeta, especialmente quando você está fora de seu país! Não há como fugir! Você certamente vai se ver cara a cara com carregadores no aeroporto, taxistas, concierges, porteiros em hotéis seja qual for o nível, garçons e garçonetes, bartenders e tantos outros! O que fazer em cada situação? E será que em todos os países as gorjetas são obrigatórias? Todos acham que elas são bem vindas? Alguém ficaria ofendido se eu não der?

São tantas as dúvidas… até nossas mesmo!

A verdade é que as regras variam MUITO de lugar para lugar! Por isto é tão difícil determinar o quanto se deve deixar de gorjeta em cada situação!

Pensando nisto foi que trouxemos para você mais um guia rápido com algumas dicas que você pode usar IMEDIATAMENTE!

Espero que te ajude em sua próxima viagem!

 

Gorjeta não é obrigação! É apreciação!

 

San Giorgio maggiore

No Brasil não temos este hábito de forma que levamos este costume para nossas viagens. Isto pode parecer uma coisa muito óbvia para nós, mas é preciso pensar que cada país tem a sua cultura e desrespeitá-las pode nos trazer sérios problemas!

A gorjeta traz a impressão de que estamos pagando duas vezes por um mesmo serviço, no caso dos restaurantes, ou nos dá a impressão de que a pessoa já está sendo paga para aquela função, como é o caso dos carregadores dos hotéis ou  porteiros e que não necessitamos pagar de novo.

Em geral, se você não deixar as gorjetas não receberá um olhar furioso ou mesmo um olhar de desprezo. Em todas as partes do mundo os funcionários dos inúmeros lugares são treinados para as mais diversas situações, inclusive esta. Você não será expulso do hotel ou enxotado do restaurante. Não, isto não acontece. Mas com certeza você não será a pessoa mais popular do mundo!

Recentemente, em uma viagem à Turquia, fiquei hospedado no Crowne Plaze Floryia, que fica bem próximo ao Aeroporto de Ataturk. Em minha chegada, na recepção fui presenteado com um upgrade de categoria e fui para um quarto muito melhor. Eu fiquei tão contente e surpreso com o presente inesperado que após me acomodar no quarto desci e agradeci pessoalmente ao atendente. E claro… deixei uma gorjeta simples calculada na hora e de cabeça! Ele ficou muito contente, acho que também nem esperava! No check out eu agradeci a todos a excelente hospitalidade e novamente deixei uma gorjeta ao Concierge e aos atendentes. Ao chamar o táxi, mais uma vez outra surpresa! O porteiro abriu a porta do táxi, pôs minhas malas no carro e falou algo ao taxista… em turco, claro! Em seguida, muito solícito me disse:

“Este Táxi é por conta do Hotel, Sr. Costa! Esperamos que volte mais uma vez”!

Fiquei sem palavras!

Você pode perguntar: Mas foi a gorjeta que fez tudo isto?

Pode ter sido, mas minha opinião é que foi a apreciação do serviço que fez com que as portas se abrissem.

Meu conselho? Mostre que você aprecia o serviço, se interesse pelo que eles fazem e elogie com sinceridade.

A gorjeta é apenas uma pequena parte deste processo!

O pouco pode significar muito!

visitors-guide-curtis-hixon-park

Em alguns lugares você pode até encontrar uma sugestão de Gorjeta ( Tip ou Gratuity) em sua conta não importando se ela for grande ou pequena, mas isto é um caso muito raro! Desta forma, os Brasileiros dificilmente se lembram de deixar a preciosa gorjeta.

Ao contrário do que se pensa, ela não é obrigatória. Mas ela é SEMPRE esperada por alguém que presta um serviço, seja ele qual for! Inclusive na rua! A gorjeta faz parte essencial do complemento salarial de muitos empregados em diversos lugares do mundo. Imagine um atendente de restaurante, que recebe cerca de $2 por hora! Dá para entender o quanto ela se torna importante!

Quais as regras?

Luzes na Praça João Pessoa.

Como você vai saber a quem, quando e quanto dar de gorjeta? Quanto é demais e quanto é de menos? Uma regra bem fixa é que o valor irá depender do serviço que foi prestado. Alguns funcionários irão esperar pela gorjeta a cada serviço realizado como por exemplo os serviços de hotel, restaurantes, taxi e guias de turismo. Em outros as regras são mais flexíveis. A regra é perguntar em certos casos, deixando a vergonha de lado.

Você vai viajar para um país onde gorjetas são importantes e esperadas? Talvez elas não sejam esperadas, apenas importantes! Ou quem sabe não sejam nem bem vistas! A verdade é que as regras irão variar de acordo com cada região, cada cenário e cada país! Um simples arredondamento de uma conta, tão comum entre nós brasileiros pode não ser suficiente em outros! O ato simpático de deixar algumas notas de pequeno valor podem ser super importantes para a arrumadeira de seu quarto de hotel, mas podem ser ofensivas em alguns países da América Central!

Veja o que cada região pensa em termos de gorjetas.

Oriente Médio

Deixar a gorjeta nesta parte do mundo está intimamente ligada à cultura. É uma arte complexa e sutil! A cultura obriga ao visitante que ele barganhe em TODAS AS OCASIÕES. É ofensivo comprar tudo na primeira menção de preço. Barganhar é a palavra de ordem. Da mesma forma as gorjetas. Estas são muito apreciadas, mas devem ser dadas aos poucos, em pequenas partes. Isto deixa os que trabalham muito felizes e abre as portas para você!

África

No continente Africano, uma das áreas mais pobres do planeta, seu gesto será muito apreciado e importante. Você será visto não apenas como uma pessoa generosa, mas como alguém que se importa. Sempre deixe as gorjetas em notas e nunca em moedas.

Américas

Mesmo pertinho de nós, os costumes dentro da América Latina e América do Norte irão variar muito em relação aos nossos! Nos Estados Unidos a gorjeta é considerada parte integrante do serviço e é requerida e ela sempre simboliza o que você achou do serviço chegando até aos 25%. Na América latina, este valor cai para 8 a 12%. No Brasil ela quase não existe e a taxa de serviço é de 10% e hoje nem é mais obrigatória.

Caribe

Nos Resorts All Inclusive do Caribe a regra é perguntar sempre. Você vai encontrar aqueles onde a gorjeta é proibida e também aqueles que são indiferente e também aqueles onde elas são incentivadas sem serem obrigatórias. Em geral uma taxa de 10% já é cobrada, o que não indica que você não deve deixar a gorjeta.

Ásia

As expectativas vão ser bastante diferentes de país para país. Enquanto na Índia você vai ser quase obrigado a deixar a gorjeta, na China, Japão e Coréia este hábito não ocorre e é até mesmo considerado ofensivo!

Infográfico – Guia Rápido: Você sabe dar Gorjetas?

Este Infográfico traz de maneira simples e rápida algumas dicas para você não errar mais e não ficar mais em dúvida na hora de demonstrar sua apreciação em algum serviço em sua próxima viagem.

Gorjetas Infográfico

3d postman with envelope and bag

Gostou deste artigo? Faça como muitos outros leitores!

Seja um assinante Viagem e Arquitetura!

E receba atualizações, dicas e muita coisa legal para tornar ainda melhor sua próxima viagem!

É super simples e não leva nem 2 minutos!

E você pode se descadastrar a qualquer momento!

Aplicativos

Global Tipping

Sim, existem aplicativos para isto também!

 

Nós testamos o Global Tipping, que está disponível em todas as versões. É um aplicativo muito inteligente que te dá, além de dicas de turismo bem legais, orientações sobre como deixar a gorjeta de forma científica! Ele usa, por exemplo, contas de restaurante e ensina como dar o valor exato da gorjeta! Muito bacana e muito útil!

Global Tipping 2

Estes outros aplicativos escolhidos por nossa equipe também irão ajudar muito em sua próxima viagem! Os 17 melhores Aplicativos de viagem!

Tire Fotos Melhores: 20 dicas para criar imagens inesquecíveis em suas viagens!

Não erre em sua próxima viagem!

Chicago from the Park

[fusion_dropcap]E[/fusion_dropcap]spero que estas dicas rápidas possam ajudar você em sua próxima viagem! Nós mesmos já erramos diversas vezes e à medida em que escrevia este artigo ia me lembrando das bobagens que eu já fiz ao longo de tantas viagens!

E você? Você tem alguma dica para quem vai viajar? Qual é a sua experiência com gorjetas? Já teve alguma ocasião marcante em que as gorjetas abriram as portas em sua viagem? Ou quem sabe uma ocasião embaraçante? Conta pra gente nos comentários!

Um grande abraço e até a próxima!

Ilustrações:

http://www.freepik.com/

As ilustrações pertencem a seus respectivos autores

<a href=”http://www.freepik.com”>Designed by Freepik</a>[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

About Giovani da Costa

Giovani é médico. Junto com sua esposa criaram o blog Viagem e Arquitetura( viagemearquitetura.com.br) com uma proposta diferente do que há no mercado de blog de viagens. Trazer informações sobre Arquitetura e História relacionada aos destinos. Você pode encontrá-lo no Google+, Twitter e Facebook.

Check Also

alberobello

Alberobello, Itália. Um tesouro escondido que poucos conhecem!

Esta cidade da Itália, que poucos além dos próprios Italianos conhecem, é Patrimônio Mundial pela …

cancun-familia

O que fazer em Cancún: Dez coisas que você não pode perder!

Mesmo que você passe um mês em Cancún não faltarão atrações diferentes para você realizar …

bem-vindos-ao-nosso-canal

Seja muito bem vindo ao seu canal de Dicas de Viagem!

Olá viajantes! Nós temos o grande prazer de anunciar o início do nosso canal de …

Obrigado por ler nosso post! Você gostou? Qual a sua opinião sobre ele?